Alessandro e Alamanda, candidatos a reitor e vice-reitora, abordaram temas como políticas acadêmicas, recomposição orçamentária, inovação, inclusão e saúde
A chapa UFMG Acolhedora, única inscrita para o processo de escolha do próximo Reitorado (2026-2030), em sua apresentação durante o primeiro debate oficial, realizado na noite da última quarta, 17, no auditório da Reitoria, campus Pampulha, destacou o senso de responsabilidade e compromisso, assumido pela candidatura com o bem comum e a convicção de que a universidade pública deve ser espaço de ciência, de cultura e de inovação, mas também de acolhimento e cuidado.
O encontro foi transmitido no canal da Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) e pode ser assistido a qualquer momento.
Os integrantes da Chapa apresentaram aspectos de seu programa de gestão, composto por oito eixos: Ciência, pesquisa e inovação; Ensino e formação acadêmica; Acolhimento, saúde mental e bem-estar; Sustentabilidade e infraestrutura; Cultura, diversidade e direitos humanos; Governança e gestão institucional; Internacionalização e redes e, por fim, Gestão Estratégica e desenvolvimento institucional.
Os candidatos convidaram a comunidade ao diálogo, nos debates e nas visitas às unidades acadêmicas e administrativas, que tem acontecido nesse período de campanha.
O calendário da consulta à comunidade prevê mais dois debates, nos dias 24 de setembro, às 9h, no auditório do Bloco C do campus Montes Claros e no dia primeiro de outubro, às 14h, no auditório nobre da Faculdade de Medicina, campus Saúde, sempre com transmissão no YouTube. A consulta, on-line, será realizada no dia 21 de outubro.