Site da UFMG

RSS: Really Simple Syndication
XML: eXtensible Markup Language

O que é e como funciona um Feed?

Um Feed é definido na linguagem XML e consiste em um agregado de conteúdo Web que é utilizado principalmente na comunicação entre softwares, páginas de comunicação e blogs. Esta tecnologia, conhecida como Feed RSS, dispõe de pequenos resumos do conteúdo publicado em uma página e links para o acesso completo a estas informações.

Considerando uma assinatura de um jornal, o cliente não precisa ir à banca para saber se o jornal do dia chegou, pois o receberá em sua casa. De maneira análoga, o usuário que se inscreve em um Feed RSS não necessita acessar o site procurando notícias novas. Assim que um novo conteúdo for publicado, o usuário será notificado através do Feed.

Como se inscrever/assinar um Feed?

Existem vários softwares, gratuitos e em português, leitores de Feeds RSS. Normalmente sua interface se assemelha a de um leitor de Correio Eletrônico, o que facilita a sua utilização. Basta procurá-los no seu mecanismo de busca preferido.

Outra forma de se inscrever ou assinar um Feed é através do seu navegador. Os principais browsers como Internet Explorer, Mozilla Firefox e Opera possuem suporte para inscrição de um Feed, o que dispensa a necessidade de instalação de um novo programa. Basta acessar diretamente o endereço de um Feed (ver lista abaixo) e se inscrever. Para maiores informações, utilize o sistema de ajuda do seu navegador.

Feeds disponíveis


Copeve - Comissão Permanente do Vestibular da UFMG

Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 · Unidade Administrativa III

Campus Pampulha · Bairro Pampulha · Belo Horizonte · MG

CEP 31270-901 · Fones: +55 (31) 3409-4408/4409

Site criado e mantido pelo Setor de informática da Copeve