Cultura UFMG

Campus Cultural UFMG em Tiradentes

alt

O Campus Cultural UFMG em Tiradentes é um complexo cultural vinculado à Pró-Reitoria de Cultura, integrado pelo Museu Casa Padre Toledo, Centro de Estudos e Biblioteca UFMG e Quatro Cantos Espaço Cultural, que tem como missão a promoção da democracia cultural, por meio da produção, expressão e fruição das culturas, artes e ciências. Desenvolve atividades na esfera de todas as manifestações da arte e da cultura, por meio de projetos de ensino, de pesquisa, de extensão e de cooperação com instituições públicas e privadas de Tiradentes e de outras cidades da região.

O Campus Cultural da UFMG em Tiradentes foi criado em 2011, a partir de um Termo de Cooperação entre a UFMG e a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA), que é vinculada à Universidade desde 1997, e institucionalizado em 2022, com a criação da Pró-Reitoria de Cultura. Por meio de parceria, a UFMG mantém o funcionamento dos espaços culturais e museológicos nos bens imóveis da FRMFA.

Desde 2011, com a criação do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, a UFMG torna-se mais presente na cidade promovendo uma rica e diversificada programação cultural, apoiando a realização de inúmeros eventos culturais, bem como estabelecendo parcerias com agentes culturais, entidades governamentais e a sociedade civil. O Campus Cultural recebe cerca de 30 mil visitantes anualmente e desenvolve, em cooperação com agentes culturais, múltiplas ações, projetos e iniciativas de produção do conhecimento, buscando a transversalidade e a democratização da cultura. Além disso, a UFMG, através do Campus Cultural UFMG em Tiradentes, é parceira de 5 festivais culturais em Tiradentes e recebe, anualmente, cerca de 100 grupos escolares e 5 mil alunos de escolas públicas, estaduais e municipais da região.

Site:

Redes Sociais: