O Campus Cultural UFMG marcará presença no 14º Festival de Fotografia de Tiradentes – Foto em Pauta com uma programação diversa e envolvente. Entre os destaques estão a projeção audiovisual “Estranha Vertigem”, a exposição “Mãe Mar”, um bate-papo com curadores e artistas, e o lançamento do livro “Aves da Serra de São José”.
Projeção Audiovisual “Estranha Vertigem”

Foto: Luana Carla Martins Campos Akinruli & Samuel Ayobami Akinruli
A projeção “Estranha Vertigem” apresenta um conjunto diverso de trabalhos que exploram as múltiplas possibilidades do fazer fotográfico em um mundo de transformações aceleradas. Fruto de uma chamada aberta à comunidade da UFMG, a exibição reúne diferentes pesquisas, olhares e ações com a imagem, transitando entre a urgência do agora e a resistência do que perdura. Os trabalhos mostram como a fotografia pode construir memórias e experiências, tecendo uma narrativa coletiva sobre as percepções e inquietações do nosso tempo.
A mostra será exibida nos dias 28 e 29 de março, às 20h, no Largo das Forras, com trilha sonora do percussionista Rick Vargas.
Participantes:
Alex Hermes, Beatriz Pessoa, Beatriz Rodrigues, Caio Marqz, Coletive Trupe Simbionte (Nico Vaz, Popó Tolentino e Rosa Dornas), Danielle Cascaes Dantas, Débora Mano de Faria, Eduardo Viana Vargas, Fellipe M. Martins, Giovanna Almeida Cunha & Desface, Ian Nogueira, João Paulo Neves de Oliveira, Lara de Azevedo Reis, Lívia Spinellis, Luana Carla Martins Campos Akinruli & Samuel Ayobami Akinruli, Marcella Marzano, Popó Tolentino, Rogério Duarte do Pateo, Tici Ribeiro e Vitor Fernandes.
Comissão Curadora:
Anna Karina Bartolomeu, Brígida Campbell e Eduardo Queiroga.
Bate-papo com o público
No dia 29 de março, às 11h, no Centro de Estudos e Biblioteca (Rua Padre Toledo, 158), ocorre uma conversa com Anna Karina Bartolomeu, Brígida Campbell, Eduardo Queiroga e Patrícia Franca-Huchet sobre os trabalhos apresentados na projeção “Estranha Vertigem”.
Exposição “Mãe Mar”
O Museu Casa Padre Toledo recebe a exposição “Mãe Mar”, de Andrea Goldschmidt. A série propõe um mergulho na morada de Iemanjá, por meio de uma catalogação fotográfica de imagens captadas na festa de Praia Grande (SP). O trabalho convida à reflexão sobre a pluralidade de origens e a forte miscigenação que caracterizam o povo brasileiro e a história da cultura de matriz africana no país.
Visita guiada com a artista: 28 de março, às 17h.
Lançamento do Livro “Aves da Serra de São José”
No dia 29 de março, às 18h, no Museu Casa Padre Toledo, ocorre o lançamento do livro Aves da Serra de São José, com a presença dos autores Luiz Cruz e Kassius Santos. O evento contará com apresentação da Corporação Musical São Sebastião, de Santa Cruz de Minas, e do Projeto de Educação Ambiental e Patrimonial Aves da Serra de São José.
A publicação aborda os cinco municípios que compõem as unidades de conservação ambiental da Serra, trazendo informações sobre legislação de proteção, paisagem e os diversos ambientes de ocorrência das aves. Com 160 espécies catalogadas, o livro destaca a beleza e a importância da avifauna local.
Valor do livro: R$ 80,00 (renda revertida para a Corporação Musical São Sebastião).
O projeto foi realizado com apoio da Prefeitura de Santa Cruz de Minas, Conselho Municipal de Política Cultural e Patrimônio, secretarias de Cultura e Educação e da Escola Estadual Amélia Passos. Também recebeu financiamento das leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. O projeto elegeu o pássaro campainha-azul como “Ave Símbolo da Serra de São José”.
A participação do Campus Cultural UFMG no Festival de Fotografia de Tiradentes reafirma o compromisso da Universidade com a difusão e o incentivo às artes visuais, promovendo encontros e reflexões sobre a fotografia e suas diversas formas de expressão.