Cultura UFMG

Mapeamento Cultural da UFMG

alt

O Mapeamento Cultural é um projeto que propõe a construção de um mapa cultural na UFMG, abarcando o período de 2019 a 2021. O objetivo geral é realizar um diagnóstico da cultura na universidade, identificando, registrando e analisando agentes, espaços e ações culturais. A realização é da Diretoria de Ação Cultural da UFMG junto com pesquisadores convidados.

A primeira etapa consiste na coleta de informações junto a a comunidade da UFMG, por meio de um questionário on-line composto de perguntas fechadas e abertas. Pela análise quanti-qualitativa dos dados obtidos, visa-se conhecer agentes, espaços e ações vinculadas à cultura na UFMG, em um recorte temporal que abrange os anos de 2019 a 2021.

Na segunda etapa, os dados serão sistematizados de acordo com as dimensões da cultura na UFMG, dando sequência ao georreferenciamento dos agentes e espaços de cultura. Este georreferenciamento permitirá a visualização das redes de cultura que a UFMG estabelece com o município de Belo Horizonte, com o estado de Minas Gerais, com o Brasil e com o exterior. Em seguida, os dados serão analisados estatística e qualitativamente.

A cada etapa, serão apresentados os resultados, parciais e finais, à comunidade universitária. Ao final do processo, o mapa cultural da UFMG será disponibilizado aqui no hotsite, e os resultados da pesquisa divulgados em artigos acadêmicos.

Espera-se que, com o mapeamento cultural, constitua-se um retrato dos agentes, espaços e ações culturais na UFMG, viabilizando a construção de indicadores culturais e de informações quanti-qualitativas que subsidiem a elaboração de um futuro Plano de Cultura da UFMG.

Saiba mais sobre o projeto e participe da pesquisa em www.ufmg.br/mapadacultura

Você está aqui: Projetos Mapa da cultura UFMG