Cultura UFMG

left direction
right direction
  • PDF

Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos oferta nove disciplinas para o segundo semestre
Foto Foca Lisboa

Passaporte cultural passa a ser disciplina e recebe matrículas a partir do dia 14

Para o segundo semestre de 2021, a Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos, organizada pela Diretoria de Ação Cultural da UFMG (DAC), ofertará nove disciplinas, que contemplam as áreas de artes cênicas, projetos, design, fotografia, música, comunicação e performance. Este será o primeiro semestre em que o já conhecido Passaporte Cultural (modalidade em que o estudante pode assistir apresentações artísticas e culturais e transformá-las em créditos) e os Seminários Transversais serão ofertados como disciplinas.

A mudança na grade de oferta amplia o acesso dos estudantes às duas modalidades, que anteriormente eram restritas àqueles previamente matriculados em alguma disciplina da Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos. A partir de agora, os estudantes podem se matricular diretamente nestas duas matérias, cujo objetivo é incentivar a fruição de produções culturais e estimular os alunos a experienciar a arte e a cultura em suas múltiplas formas, enriquecendo sua formação cultural durante a vivência universitária.

Por meio do Passaporte Cultural, os estudantes podem ser creditados por suas participações em eventos como espetáculos e manifestações da cultura, além de visitas a museus e exposições de instituições parceiras da DAC espalhadas pela Região Metropolitana de Belo Horizonte. Jó os Seminários Transversais permitem a creditação da presença em seminários, oficinas, workshops e outras atividades formativas. A frequência nos eventos deve ser registrada pelo aluno, de acordo com as orientações e os critérios estabelecidos pela Formação, e será validada após a devida apuração da Comissão Coordenadora.

Formação com foco em cultura e artes
Desde 2016, a Formação Transversal em Culturas em Movimento e Processos Criativos é ofertada pela DAC, propondo modos de experimentação, criação e discussão acerca das culturas e das artes, de forma a articular extensão, ensino e pesquisa, assim como investir na formação cultural, artística, cidadã e crítica dos estudantes. As disciplinas do segundo semestre de 2021 reforçam a importância da interdisciplinaridade e abordam temas de relevância acadêmica e social, como pode ser visto aqui.

Um destaque é a nova disciplina Planejar para a liberdade - ateliê de objetos cibernéticos de segunda ordem, que será ministrada pelo professor José dos Santos Cabral Filho, da Escola de Arquitetura. A atividade propõe investigar a ideia de liberdade por meio da construção de objetos, focando nas possibilidades democráticas dos conceitos cibernéticos e nas diferentes linguagens dentro do campo de conhecimento do aluno. Além de objetos físicos, poderão ser elaborados textos, peças gráficas, partituras, esculturas, desenhos, mecanismos, circuitos eletrônicos, códigos de programação, colônia de bactérias, entre inúmeras outras possibilidades.

Matrículas
As inscrições seguem o cronograma publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), com abertura de matrículas a partir de 14 de outubro e prazos específicos para alunos da graduação, pós-graduação e para o público externo. Alunos da graduação devem fazer o requerimento online pelo Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA) durante a 3ª fase da matrícula, entre os dias 14 e 15 de outubro. Os pós-graduandos têm até o dia 19 do mesmo mês para enviarem o requerimento de matrícula para o e-mail da Secretaria das Formações Transversais ( Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). Já os interessados que não estudam na UFMG podem solicitar a matrícula na modalidade “disciplina isolada” até o dia 21 de outubro, mediante disponibilidade de vagas.
Você está aqui: Home