Cultura UFMG

NOTÍCIAS

left direction
right direction
  • PDF

Fórum da mulher do Jequitinhonha tem início nesta quinta-feira


Nos dias 26 e 27 de maio, acontece o IX Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha, em Araçuaí, Minas Gerais. O projeto é realizado pelo Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, por meio da Diretoria de Ação Cultural da Universidade.
 
O projeto nasceu para ser um espaço em que grupos e associações de representações femininas locais possam se reunir e refletir sobre os direitos, as experiências e os desafios das mulheres do Jequitinhonha.
 
Nesta edição, o evento contará com a participação de palestrantes para falar de assuntos como os desafios enfrentados pelas mulheres na pandemia, a violência contra as mulheres de uma forma geral e também na política, as relações étnico-raciais e seus desdobramentos. Além disso, também será discutido a questão das águas no Vale, por meio do projeto ‘Rio Lilás: gestão das águas pelas mulheres’
 
Na ocasião, também serão lançados os ‘Álbuns da mulher’, contemplando as edições do Fórum de 2017 a 2019, e o livro ‘Não me toque!’, que trata de histórias de enfrentamento de violência contra a mulher produzidas por bolsistas. 
 
Histórico
Iniciado em 2011, o Fórum da Mulher do Jequitinhonha acontece a cada ano em uma cidade diferente do Vale. No primeiro ano, ele foi sediado na cidade de Jequitinhonha. O projeto surgiu incentivado por demandas cidadãs que foram apoiadas por intermédio do Programa Polo Jequitinhonha e do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher (NEPEM).
 
SERVIÇO:
IX Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha
26 e 27/5
Local: Araçuaí (Minas Gerais)
 
Mais informações: www.ufmg.br/polojequitinhonha
Você está aqui: Home