Projeto Fórum da Mulher do Jequitinhonha

Por Giovanna Ribeiro em

O IX Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha é um dos projetos vigentes do Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, e tem sua história, origem e filosofia atrelados ao Programa. Tem por objetivo reunir grupos e associações de representações femininas que atuam no Vale do Jequitinhonha, promovendo discussões que abordaram temas essenciais sobre a vivência, dificuldades, possibilidades, conflitos e esperanças das mulheres do Vale, assim como discutir uma busca por soluções e representações femininas na Região.

Breve Histórico

O I Fórum da Mulher do Jequitinhonha foi realizado em 2011 no município de Jequitinhonha. Após alguns meses de mobilização, o I Fórum foi realizado com expressiva participação de mulheres representando instituições e municípios da Região. Durante o evento foi elaborado um documento – Carta da Mulher do Jequitinhonha – sobre os debates e as discussões ocorridas no encontro e encaminhado aos órgãos municipais, estaduais e federais.

Em 2012, o Evento foi realizado em Itaobim, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itaobim e a Fundação de Arte de Ouro Preto.  O II Fórum contou com o lançamento de um Livro / álbum que divulga Carta da Mulher do Jequitinhonha, elaborada no ano anterior, e a proposta de criação de Conselhos da Mulher nos munícipios.

O III Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha teve parceria com a Prefeitura Municipal de Capelinha e e foi realizado em junho de 2013 – durante a comemoração de 100 anos de emancipação política do Município. Com a mesma estrutura dos Fóruns anteriores, teve como proposta, além da consolidação/ fortalecimento dos encaminhamentos dos últimos fóruns, promover discussões sobre temas como “Fenômenos Migratórios”, “Saberes inter e transgeracionais” e “Desafios da Saúde no Vale”. Durante o evento foram estabelecidas bases da Campanha do envolvimento dos homens no “Combate à Violência contra a Mulher” e lançado o II Álbum da Mulher, peça gráfica que apresenta o II Fórum da Mulher do Jequitinhonha. 

O IV Fórum da Mulher do Vale do Jequitinhonha aconteceu em 2014 no município de Araçuaí. Durante o evento houve a entrega para todas as mulheres do III Álbum, documento que registra o fórum do ano anterior, além de várias palestras e discussões acerca dos eixos temáticos machismo e violência contra a mulher, migração e trabalho, participação da mulher na política e envolvimento do homem na campanha de combate à violência contra a mulher. Por fim, o município de Virgem da Lapa se ofereceu para sediar o V Fórum da Mulher do Jequitinhonha em 2015.

Ocorrido em 2015 na cidade de Virgem da Lapa, o V Fórum da Mulher abordou o tema água, mas também foram discutidas questões como violência, participação política feminina, criação de conselhos da mulher nos municípios, envolvimento dos homens na defesa da mulher, entre outros. Ademais, durante o evento foi produzida a Carta das Águas, na qual foram discutidos os problemas relativos à água da região, bem como houve a revisão e atualização da Carta da Mulher do Jequitinhonha, escrita em 2011. Houve também a distribuição do IV Álbum do Fórum da Mulher. 

Quebrando o ciclo dos encontros anuais do Fórum da Mulher no ano de 2016 não houve o evento. Com isso, no ano seguinte quem recebeu o VI Fórum da Mulher foi a cidade de Araçuaí, onde foram abordados temas relacionados às lutas das mulheres. Nesse sentido, foram realizadas oito grandes rodas de debates, oficinas temáticas e um ato público: a caminhada das mulheres participantes na rua em forma de protesto. Ademais, foram distribuídos o álbum referente ao V Fórum da Mulher.

Seguindo a periodicidade, o VII Fórum da Mulher aconteceu no município de Diamantina, em 2018. Durante a realização do evento tivemos diversos espaços para debates e rodas de conversas acerca de temas relacionados às múltiplas violências no Vale; as mulheres na política, Questão Quilombola: Direitos e a Situação da Mulher no Quilombo. Além disso, também houve o ato público, com uma caminhada, e ficou definido a próxima cidade que abrigaria o evento, Berilo.

O VIII Fórum da Mulher aconteceu em Berilo, no ano de 2019. Foram trabalhados temas relacionados a organização das mulheres e geração de renda: experiências de sucesso para empoderamento das mulheres, apoio ao fortalecimento das redes de mulheres no alto, médio e baixo Jequitinhonha. Além desses temas foram discutidos encaminhamentos sobre a Carta das Mulheres do Vale e a Carta das Águas.

Entre os anos de 2016 e 2019 não foi possível publicar os álbuns dos eventos separadamente, tendo em vista a escassez de recursos financeiros. Entretanto, graças ao apoio de uma emenda parlamentar do projeto Emenda Geral, um processo participativo de destinação de recursos realizado pelo gabinete da Deputada Áurea Carolina, foi possível publicar o álbum com o VI, VII e VII Fórum da Mulher, realizados em 2017, 2018 e 2019. A publicação do álbum seria em junho 2020, contudo com o cenário de pandemia, o qual impossibilitou a execução do IX Fórum, em Araçuaí, o lançamento foi adiado. Embora o cenário não permitiu encontros presenciais, o projeto realizou e continuou os seus trabalhos de maneira virtual.

O evento de 2022

Em maio deste ano, após dois anos sem a realização do evento, será realizado em Araçuaí o IX Fórum da Mulher e o álbum já citado será lançado e entregue durante o evento para todas as participantes. O projeto está em execução, e durante esse ano convidamos todos a acompanhar o desenvolvimento de suas atividades a partir do site e das mídias sociais do Programa Polo Jequitinhonha!


Compartilhe!