Cidade: Belo Horizonte
Turno: Diurno
Área: Engenharias
Unidade Acadêmica: Escola de Engenharia
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
O curso oferece disciplinas básicas de formação técnico científica em Engenharia e de formação aplicada ao projeto, desenvolvimento, construção, operação e manutenção de aviões, motores aeronáuticos, helicópteros, drones, foguetes, satélites, sondas espaciais e inúmeros outros veículos ligados às indústrias aeroespacial e de defesa em geral.
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
O curso forma Engenheiros Aeroespaciais desde 2009, porém, tem experiência de mais de 4 décadas na formação de Engenheiros Mecânicos com ênfase em Aeronáutica e no projeto e construção de aeronaves, conta, inclusive, com um hangar no aeroporto da cidade de Conselheiro Lafaiete, a 100 km de Belo Horizonte, onde são realizados voos experimentais.
Atualmente, o curso prepara seus alunos para atuarem nas modernas indústrias aeronáutica, espacial e de defesa, com formação sólida. Durante o curso, os alunos podem participar de equipes de competição nas áreas de aeromodelismo, foguete modelismo, drones, mini satélites, etc, todas campeãs em suas categorias, além de programas de iniciação científica na área. Nossos alunos egressos têm inserção no corpo de engenheiros de empresas de ponta no setor, como a EMBRAER, Boeing, SIATT, Gol linha Aéreas, Telebrás, em institutos de pesquisa como o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Departamento de Ciência e Tecnologia da Aeronáutica (DCTA), entre outros.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
Os Engenheiros Aeroespaciais atuam na concepção (análise de demandas), projeto, construção, testes, certificação, vendas, operação e manutenção, de aviões, helicópteros, drones, motores aeronáuticos, foguetes, satélites, espaçonaves, estações orbitais e sondas espaciais. Também atuam na indústria de defesa, desenvolvendo mísseis, radares, etc. As principais indústrias nessas áreas em nosso país são: EMBRAER, Boeing, Airbus, Helibras, SIATT, AVIBRAS, VISIONA, GE Aerospace, WEG, Aromot, AKAER, Mac Jee, e institutos de pesquisas e estatais como o INPE, DCTA, AEB (Agência Espacial Brasileira), ALADA (Empresa de Projetos Aeroespaciais do Brasil), Telebras, etc.
O Engenheiro Aeroespacial também pode trabalhar em áreas afins, como a indústria automobilística, naval, ou eletrônica, no desenvolvimento de aviônicos, por exemplo.
DURAÇÃO:
10 semestres
FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e Seriado UFMG.
CONTEÚDO RECOMENDADO:
Site oficial do curso de Engenharia Aeroespacial
Site do colegiado do curso de Engenharia Aeroespacial
Site da Escola de Engenharia
Vídeo sobre o prédio da Escola de Engenharia