Cidade: Belo Horizonte
Turno: Noturno
Área: Ciências Sociais Aplicadas
Unidade Acadêmica: Escola de Enfermagem
SOBRE O CURSO E SUAS DISCIPLINAS:
O curso de Gestão de Serviços de Saúde, oferecido pela UFMG desde 2009, é uma graduação multidisciplinar e interdisciplinar que agrega cinco áreas do conhecimento: Saúde, Demografia, Economia, Contabilidade e Administração. Essas áreas fornecem a base teórica e metodológica necessária para o exercício da gestão em serviços de saúde e compõem o núcleo comum, formado por disciplinas obrigatórias e optativas.
Os estudantes contam com um núcleo de formação complementar, que inclui atividades de extensão, iniciação científica, participação na empresa júnior GESTOSS, congressos e seminários. Há também a formação livre, que possibilita cursar parte das disciplinas optativas em áreas correlatas à gestão em saúde, como Estatística e Direito. Outra possibilidade é o núcleo avançado que oferece aos alunos que estão finalizando o curso a oportunidade de cursar disciplinas de pós-graduação, aproximando-os da vida acadêmica e da pesquisa.
O estágio obrigatório é realizado em diversas instituições de saúde em Belo Horizonte e Região Metropolitana, como secretarias de saúde (municipais e estadual), hospitais, como no Hospital das Clínicas da UFMG, operadoras de saúde, unidades básicas de saúde e clínicas, favorecendo a inserção prática e o contato direto com a realidade dos serviços.
DIFERENCIAL DO CURSO NA UFMG:
Entre os diferenciais do curso destaca-se a crescente demanda por gestores de saúde, tanto na esfera pública quanto na privada. Essa realidade tem ampliado as oportunidades de estágio desde os primeiros períodos e garantindo a alta empregabilidade dos egressos. Os alunos também podem participar de projetos de pesquisa, extensão e monitorias, que fortalecem a formação crítica e promovem a inserção em diversas campos de atuação.
ÁREAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL FORMADO NA UFMG:
O curso tem como propósito formar bacharéis capazes de atuar na gestão de serviços de saúde, aptos a identificar, investigar, propor e implementar soluções criativas para os desafios relacionados às necessidades de saúde da população. A formação inclui também o desenvolvimento de competências para o monitoramento e avaliação de programas e políticas de saúde. O profissional egresso pode atuar em diversas áreas, como: hospitais, ambulatórios e clínicas; unidades Básicas de Saúde e Serviços de Urgência; secretarias Municipais e Estaduais de Saúde; operadoras e prestadores da saúde suplementar; gestão de tecnologias em saúde, pesquisa clínica e avaliação de tecnologias em saúde.
DURAÇÃO:
9 semestres
FORMA DE INGRESSO:
A seleção para as vagas ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e pelo processo seletivo de avaliação seriada. Mais informações em Sisu UFMG e Seriado UFMG.
CONTEÚDO RECOMENDADO:
Site oficial do curso de Gestão de Serviços de Saúde
Site do colegiado do curso de Gestão de Serviços de Saúde
Site da Escola de Enfermagem
Vídeo sobre a história da Escola de Enfermagem
Vídeo institucional da Escola de Enfermagem
Vídeo sobre o prédio da Escola de Enfermagem