As especializações em Educação Especial e em Alfabetização e Letramento, ofertadas pelo programa UAB na UFMG com o apoio da DEDD, recebem inscrições até, 16/8, para a seleção de professores formadores para as disciplinas que integram as matrizes curriculares dos cursos. 

Os candidatos devem ser, prioritariamente, professores efetivos da UFMG e em atividade,  com as formações exigidas pelas coordenações de cada curso, experiência comprovada no magistério superior de pelo menos um ano e disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atribuições, que incluem a participação nas atividades de docência da disciplina, desenvolver a metodologia de avaliação dos alunos e acompanhar a atuação dos tutores que dão suporte às suas turmas, dentre outras listadas nos editais que regem dos processos seletivos. 

Excepcionalmente, também poderão se inscrever professores aposentados da UFMG e professores externos à instituição que atendam aos requisitos previstos. As inscrições são vedadas a estagiários dos projetos da UAB e a alunos desta oferta do curso. 

Em ambas as seleções, os interessados poderão se inscrever mais de uma disciplina, desde que as cargas horárias das matérias somadas não ultrapassem 60 horas no mesmo período.

Os selecionados contarão com bolsa de R$ 1.850 por cada 15 horas de carga horária da disciplina, limitado a um pagamento por mês. A aprovação nos processos seletivos não garante o início imediato das atividades, uma vez que as convocações são condicionadas ao provimento de bolsa por parte da UAB/Capes e a necessidade de docentes pelos cursos. 

Informações: programas@dedd.ufmg.br

 

Especialização em Alfabetização e Letramento (edital 1.582/2025) 

A especialização em Alfabetização e Letramento, ofertada pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação (FaE/UFMG), com apoio da DEDD/UFMG e fomento da UAB/Capes, selecionará professores formadores para ministrar as 14 disciplinas que compõem o programa do curso, com duração de dois anos. 

As matérias, com cargas horárias que variam entre 15 e 30 horas, são 1) História da alfabetização; 2) Alfabetização e Letramento; 3) Escritas acadêmicas; 4) Desenvolvimento e aprendizagem da escrita; 5) Análise Crítica da Prática Pedagógica (ACPP); 6) Metodologia de pesquisa; 7) Alfabetização e letramento na cultura escrita digital; 8) Sistema de escrita e ortografia; 9) Literatura e Alfabetização; 10) Análise Crítica da Prática Pedagógica II; 11) Práticas de leitura e compreensão textual; 12) Jogos e recursos didáticos na alfabetização; 13) Organização e monitoramento da alfabetização e 14) Produção de textos escritos. 

A formação será oferecida na modalidade a distância, majoritariamente. Haverá encontros presenciais nos polos da UAB em Barão de Cocais, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Jaboticatubas e João Monlevade, em periodicidade definida pela coordenação do curso.

Além dos requisitos gerais como vínculo como professor ativo da UFMG, prioritariamente, disponibilidade para cumprir carga horária de 20 horas semanais e experiência de um ano, no mínimo, como docente no ensino superior, os candidatos devem ser graduados em Pedagogia, Letras ou Filosofia. 

A seleção será baseada na análise de carta de intenções, elaborada conforme Anexo 3 do edital de seleção, e da documentação enviada no momento da inscrição. Os inscritos serão avaliados de acordo com os critérios e pontuações máximas detalhadas no Anexo 2. 

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível na página do processo seletivo até as 23h59 do dia 16/8. À ficha, deverão ser enviados os documentos listados no item 7 do edital. 

O resultado final será publicado no dia 29/8. 

Acesse a página do processo seletivo para mais informações. 

Especialização em Educação Especial (edital 1.835/2025) 

Já a especialização em Educação Especial busca professores formadores para as 12 matérias do curso, ofertado pela Faculdade de Educação com suporte da DEDD e recursos da UAB/Capes: 1) Introdução à EaD; 2) Fundamentos históricos, conceituais e legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; 3) Pressupostos Teóricos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a episteme do processo educacional regular; 4) Materialidade laborativa com vistas a práticas pedagógicas inclusivas: Especificidades do Atendimento Educacional Especializado e do Plano de Ensino Individualizado; 5) Ensino Colaborativo; 6) Tecnologia Assistiva e Recursos de Apoio Pedagógico; 7) Desenho Universal para a Aprendizagem; 8) Comunicação Aumentativa e Alternativa; 9) Gestão Escolar e Projeto Político Pedagógico Inclusivo; 10) Família e escola; 11) Arte e Acessibilidade e 12) Metodologia da Pesquisa. Todas as disciplinas têm carga horária entre 15 e 30 horas. 

Majoritariamente virtual, a especialização prevê a realização de encontros presenciais, em frequência a ser definida pela coordenação, nos polos da UAB em Araçuaí, Barroso, Congonhas, Sabará e Sete Lagoas. A formação tem duração de dois anos, organizadas em quatro módulos, três deles com aulas e o último, reservado para a realização do trabalho de conclusão de curso. 

Os candidatos devem ser graduados em Pedagogia, Educação Especial, Artes Cênicas, Psicologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia ou em cursos de Licenciatura, conforme Anexo 1 do edital de seleção, além de cumprirem os requisitos de vínculo ativo como docente da UFMG, prioritariamente;  de disponibilidade para dedicar 20 horas por semana às atividades e de experiência comprovada mínima de um ano no magistério superior. 

A avaliação dos inscritos será feita em duas etapas: a primeira, eliminatória e classificatória, será baseada na análise dos documentos enviados a partir dos quesitos definidos pelo Anexo 2 do edital, e a segunda, entrevista, conforme critérios previstos pelo Anexo 3 do mesmo documento e para os quais serão convocados apenas os candidatos aprovados na fase anterior. Os encontros serão realizados nos dias 30 e 31/8. 

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível na página da seleção até as 23h59 do dia 16/8, ao qual devem ser enviados os documentos listados no 7 do edital. 

O resultado final será divulgado no dia 1º/9. 

Confira outras informações na página da seleção

Imagem: Standret/Freepik