A especialização em Geoprocessamento Aplicado à Gestão Territorial, ministrada pelo Instituto de Geociências (IGC/UFMG), com o apoio da DEDD e fomento da UAB, abre seleção 17 vagas professores formadores para as disciplinas do curso, cujo início está condicionado à liberação de recursos pela Capes. As inscrições foram prorrogadas até o dia 17/8 por retificação ao edital de seleção publicada no dia 1º de agosto, que também alterou o número de vagas inicialmente ofertadas, de 12 para 17. 

As matérias, cujas cargas horárias variam entre 15 e 30 horas, são: 1) Introdução ao Geoprocessamento e Geotecnologias; 2) Cartografia Básica e Temática; 3) Cartografia Digital e Geoprocessamento; 4) Banco de Dados Espaciais; 5) Sensoriamento Remoto; 6) Geodésia e Topografia; 7) Aerolevantamento e Fotogrametria; 8) Processamento Digital de Imagens; 9) Atividades de campo em Geociências; 10) Estatística Espacial e Geoestatística; 11) Metodologia de pesquisa em Geoprocessamento; 12) Cadastro Técnico Multifinalitário; 13) Instrumentos de Gestão Territorial; 14) Geodiversidade e Geossistemas de Minas Gerais; 15) Cenários e Planejamento Territorial; 16) Projetos em Geoprocessamento I e 17) Projetos em Geoprocessamento II.

Os candidatos devem ser, prioritariamente, professores efetivos da UFMG e em atividade,  com graduação em qualquer área, experiência comprovada no magistério superior e disponibilidade para dedicar 20 horas semanais às atribuições, que incluem a participação nas atividades de docência da disciplina, desenvolver a metodologia de avaliação dos alunos e acompanhar a atuação dos tutores que dão suporte às suas turmas, dentre outras listadas no item 3 do edital de seleção

Excepcionalmente, também poderão se inscrever professores aposentados da UFMG e professores externos à instituição que atendam aos requisitos previstos pelo Anexo I do edital. As inscrições são vedadas a estagiários dos projetos da UAB e a alunos desta oferta do curso. 

Os selecionados receberão bolsa de R$ 1.850 por cada 15 horas de carga horária da disciplina ao mês: para uma matéria de 30 horas, por exemplo, o professor contará com duas bolsas, pagas em meses subsequentes. 

As bolsas do Sistema UAB não poderão ser acumuladas com outras bolsas concedidas pela Capes ou pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ou Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), exceto quando expressamente admitido em regulamentação própria da Capes conforme prevista na Portaria Capes nº 309/2024

Inscrições e avaliação 

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível na página do processo seletivo, até as 23h59 do dia 17 de agosto, de acordo com cronograma atualizado pela primeira retificação ao edital. À ficha, deve ser anexada a documentação listada no item 7.1 do edital, separada em dois arquivos conforme orientações que constam no quadro no mesmo trecho, em formato PDF, com até 25MB de tamanho cada. Os docentes aposentados da UFMG devem ficar atentos, ainda, às orientações sobre a comprovação de seu status, previstas pelo item 7.12 da referida retificação

Será possível se inscrever mais de uma disciplina, desde que as cargas horárias das matérias somadas não ultrapassem 60 horas. 

A avaliação será feita com base na análise do currículo e na carta de intenções enviadas pelos candidatos, de acordo com critérios e pontuação elencados, respectivamente, nos anexos II e III do edital. 

A aprovação no processo seletivo não garante o início imediato das atividades, uma vez que a convocação é condicionada ao provimento de bolsa por parte da UAB/Capes e a necessidade de tutores pelos cursos. 

O resultado preliminar será divulgado na página do processo seletivo no dia 21 de agosto e o final, no dia 29, após prazo para interposição de recursos, nos termos do cronograma retificado no dia 1º/8. 

Informações: programas@dedd.ufmg.br