A organização do 21º Congresso de Ensino Superior a Distância (ESUD) e do 10º Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (CIESUD) recebe inscrições, até o dia 22/9, para a seleção de interessados em atuar como voluntários nos eventos.
Com o tema “Disrupção Tecnológica e Política na EaD”, os congressos serão sediados na UFMG, no campus Pampulha, entre os dias 11 e 14 de novembro, e promoverão debates estratégicos sobre inovações tecnológicas aplicadas à Educação a Distância e suas implicações para as políticas educacionais brasileiras.
Os monitores poderão ser designados para funções como assistência no credenciamento dos inscritos, apoio às mesas-redondas e às estruturas dos auditórios, suporte às oficinas e minicursos, assistência à divulgação e à cobertura dos congressos, apoio volante à equipe de organização, logística e organização geral.
Inscrições
Os candidatos devem ser estudantes de cursos de graduação da UFMG regularmente matriculados, com disponibilidade para atuar pela manhã, tarde ou noite, conforme programação dos eventos, e para participar de capacitação online, obrigatória, para desempenhar as tarefas escolhidas.
Interessados devem se inscrever por meio de formulário eletrônico até o dia 22/9.
Os selecionados terão como contrapartida isenção da taxa de inscrição para os voluntários que atuarem, no mínimo, em quatro turnos, conforme necessidade do evento e certificado de trabalho voluntário.
O congresso não custeará despesas com deslocamento, hospedagem e ou alimentação dos voluntários.
Disrupção Tecnológica e Política na EaD
O 21º ESUD e 10º CIESUD 2025 serão promovidos pela Associação Universidade em Rede (UniRede) em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (DEDD) da UFMG. As atividades serão sediadas, principalmente, no Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD 1) (foto).
Os eventos têm o objetivo de instaurar debates sobre o futuro da educação a distância no Brasil e no cenário internacional, sob o tema “Disrupção Tecnológica e Política na EaD”, além de discutir como
inovações tecnológicas impactam as práticas pedagógicas e as políticas educacionais, sobretudo diante das novas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2024 e dos Referenciais de Qualidade para EaD.
Com uma programação que inclui palestras, painéis temáticos, oficinas práticas e apresentações orais, os congressos reunirão especialistas, pesquisadores, gestores, docentes e estudantes para debater os desafios e as oportunidades no contexto da educação a distância. Transformação digital, metodologias pedagógicas inovadoras, políticas públicas inclusivas e modelos de gestão acadêmica que integram tecnologias emergentes serão alguns dos tópicos debatidos.
Informações: esud2025@ufmg.br.
Imagem: Sara Grunbaum/UFMG