A DEDD abriu 2025 com o pé-direito: em janeiro, a unidade inaugurou o Laboratório de Educação Digital (LED), espaço destinado a abrigar iniciativas de formação contínua para membros da comunidade acadêmica da UFMG.
Com capacidade para atender turmas de até oito pessoas, o ambiente é equipado com televisão de 85 polegadas e oito notebooks e integra a infraestrutura física da DEDD, que já conta com estúdio para gravação de videoaulas e sala para transmissão de webconferências. Conheça melhor a estrutura do LED no vídeo abaixo.
O LED sediará workshops e oficinas práticas sobre temas ligados à educação a distância e à educação digital, com o objetivo de contribuir para que os cursistas desenvolvam competências digitais e possam incorporar novos recursos tecnológicos às suas práticas pedagógicas e administrativas.
O laboratório também tem como objetivo promover a experimentação com ferramentas e tecnologias digitais relevantes para a educação digital, incentivando a criatividade e a resolução inovadora de problemas e estimular o intercâmbio de experiências e a colaboração mútua entre os participantes das atividades.
A agenda de cursos ofertados pelo LED/DEDD será divulgada na página https://www.ufmg.br/dedd/led/.
Cursos de verão
A primeira ação promovida no LED foi a primeira edição dos Cursos de Verão, que compreenderam três capacitações de curta duração, destinadas a professores da UFMG e ofertadas entre janeiro e fevereiro: “Design e Criação de Materiais Didáticos Interativos no Moodle”; “Criação e Edição de Conteúdos Multimídia: Videoaulas e Podcasts” e “Explorando o Moodle: Recursos e Estratégias para Potencializar suas disciplinas”. Todas foram ministradas pelo assessor tecnológico e mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, Thiago Belchior.
Aluna desta última formação e professora da Faculdade de Educação, Anna Paula Vencatto buscou o curso para compreender melhor os recursos do Moodle, ambiente virtual de aprendizagem adotado pela Universidade.
Apesar de já ter experiência no uso do Moodle, o curso possibilitou à docente aprendizados como incorporar vídeos, organizar melhor as atividades avaliativas, em especial os fóruns de discussão e a edição do código em HTML da página e deixou ótima impressão em Anna Paula.
“A didática com que o professor Thiago apresentou os conteúdos foi excelente. Ele também criou atividades para que pudéssemos testar o que explicava aula a aula. Os materiais a que nos deu acesso ao longo do curso – e que permanecem abertos para consultas – são bem feitos, bem explicados e serão bastante úteis para a montagem dos meus cursos daqui para a frente. Penso que tudo isso me auxiliará a proporcionar uma melhor experiência com a plataforma para as turmas em que leciono. Agora quero fazer os outros cursos da DEDD também”, avalia.
Foto: Carolina Vilhena/DEDD UFMG