O Núcleo de Estudos em Educação a Distância e Educação Digital (NEEDED) foi criado pela DEDD/UFMG em abril de 2024 com a finalidade de investigar e analisar as práticas, desafios e oportunidades relacionadas a esses áreas, com o objetivo de contribuir para o seus desenvolvimento e aprimoramento no contexto educacional.

O núcleo é parte das iniciativas adotadas pela DEDD para promover a Educação a Distância e a Educação Digital na UFMG. O NEEDED tem como objetivo geral investigar e analisar as práticas, desafios e oportunidades relacionadas à Educação a Distância (EaD) e à Educação Digital (ED), visando contribuir para o desenvolvimento e aprimoramento desses campos no contexto educacional. O núcleo fará reuniões mensais, às primeiras terças-feiras de cada mês, nos horários alternados de 10h ou 14h. As reuniões têm 1h e meia de duração e acontecem por meio de webconferências.

O grupo conta com a coordenação da diretora e da diretora-adjunta de EaD e Educação Digital na UFMG, a professora Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, docente do IGC/UFMG, e Ana Carolina Almeida Correia Almeida, respectivamente.

Linhas e grupos temáticos 

As pesquisas desenvolvidas pelos membros do NEEDED enquadram-se em 15 grupos divididos em quatro linhas temáticas.

1. Inteligência Artificial na Educação a Distância e Educação Digital
1.1 Novas aplicações de IA para EaD e ED (grupo 01)
1.2 Implicações éticas do uso da IA na EaD e ED (grupo 02)
1.3 O impacto social da IA na EaD (grupo 03)
1.4 IA no Ensino e Aprendizagem (grupo 04)

2. Política Nacional de Educação Digital
2.1 Educação híbrida no contexto da Política de Educação Digital (grupo 05)
2.2 Inclusão e Acessibilidade Digital (grupo 06)
2.3 Formação de Professores e Capacitação na Educação Digital (grupo 07)
2.4 Educação Digital na educação básica (grupo 08)
2.5 Educação Digital na educação superior (grupo 09)
2.6 Estudos e pesquisas sobre a Educação Digital no Brasil e no mundo (grupo 10)

3. Novo Marco Regulatório da EaD no Brasil
3.1 Novos referenciais de qualidade, presencialidade e avaliação na EAD (grupo 11)
3.2 Desafios e Perspectivas da EAD Pós-Regulamentação (grupo 12)

4. Evasão na Educação a Distância
4.1. Fatores que influenciam a evasão na EaD (grupo 13)
4.2 Perfil dos alunos em situação de evasão na Educação a Distância (grupo 14)
4.3 Estratégias para reduzir a evasão na EaD (grupo 15)