Sistemático: Edição 1202 – 06/05/2004


Notícias



LINK DE DADOS DA ARQUITETURA É ELEVADO PARA 512 KBPS

Conforme vem sendo divulgado nas últimas edições de O Sistemático, o CECOM executou o processo de renovação das contratações de links de comunicação de dados que permitem a conexão das unidades remotas localizadas em Belo Horizonte e do NCA em Montes Claros, ao Campus da Pampulha.

Dentro deste processo, foi possível, na última segunda-feira, dia 3 de maio, melhorar a qualidade de serviço da Arquitetura, que passou da velocidade de 256 Kbps para 512 Kbps.

Este aumento de velocidade proporcionado à Arquitetura, e antes dela ao NCA, não encerra o processo de acompanhamento e análise dos links realizado pelo CECOM.

Durante o decorrer deste ano, caso exista disponibilidade financeira, será avaliada a elevação da velocidade de outras unidades. Até lá, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação do CECOM continuará alerta quanto ao uso indevido da rede, já que, conforme tem sido divulgado, quedas de desempenho em alguns locais tem sido provocadas pelo uso de tráfego p2p, gerado quando há compartilhamento de recursos entre máquinas, principalmente para trocas de música, filmes etc.

Com relação a estas situações, que prejudicam seriamente os usuários das unidades remotas, a ATI está avaliando medidas que possam reduzir suas ocorrências. Hoje, informações quanto ao mau uso dos recursos de rede são repassadas aos administradores de rede nos locais, para que estes orientem os usuários ou tomem outras medidas cabíveis. Os endereços IP dos equipamentos flagrados gerando tráfego indevido tem sido bloqueados para navegação na Internet. Outras medidas mais rígidas estão sendo avaliadas.

CUSTO DE MANUTENÇÃO POR RAMAL TELEFÔNICO NÃO SOFRERÁ AUMENTO ATÉ MAIO DE 2005

Desde que a ATI e o CECOM passaram a gerenciar a infra-estrutura de telefonia, uma das atividades mais importantes foi a revisão do contrato de manutenção das centrais telefônicas.

Foram introduzidos diversos avanços na gestão administrativa deste contrato, mantido com a empresa Damovo (lado comercial da Ericsson). Em maio de 2001, ele foi completamente revisto e renegociado. O escopo das atividades contratadas foi redefinido, o que gerou uma redução significativa dos valores gastos pela universidade. Desde então, ele é sistematicamente revisto, permitindo que o custo de manutenção de cada ramal utilizado na universidade esteja fixo, e assim permanecendo até o mês de maio de 2005. Desta forma, a UFMG estará pagando, em valores nominais até 2005, menos do que pagava em 2000.

Desde 2001, o aumento do custo mensal contratado ocorre, exclusivamente, em função do aumento do número de ramais na instituição. Este é o chamado “crescimento vegetativo” que acontece em função da expansão natural das atividades da universidade. No levantamento do mês de abril, o sistema telefônico da universidade possuía 5.341 ramais.

No início do próximo ano, o CECOM estará preparando novo processo licitatório para contratação destes serviços de manutenção, já que este será o último ano de prorrogação do contrato.

CECOM REALIZA MANUTENÇÃO EM SERVIDORES DA REDE ADMINISTRATIVA

A partir das 09:00 deste sábado, dia 08, será realizada manutenção no servidor UA2 e migração dos usuários do servidor Imprensa para o servidor BU.

Com isso, estarão indisponíveis os seguintes serviços prestados pelo CECOM: rede local e correio Notes da UA2 (DPFO, Campus 2000 e Sast), Imprensa e BU (BU e Editora).

O trabalho está a cargo dos funcionários Márcio da Costa Viana e Jader Santos, da DAC.

DAC IMPLANTA SISTEMA DE SUPERVISÃO DA REDE

Visando a implantação de uma rotina diária de checagem de serviços e sistemas, possibilitando a realização de um help-desk pró-ativo, está sendo testado pela DAC o software NAGIOS, que será utilizado na supervisão da rede. O sistema é baseado em software livre e funciona sobre o sistema operacional Linux.

O sistema foi configurado para a rede administrativa e deve ser colocado em produção nos próximos dias. Os testes estão a cargo de Márcio da Costa Viana.

CECOM COMPLEMENTA ATUALIZAÇÃO DO LX

Na última segunda-feira, dia 05, com o suporte de Thomas Dietrich Kosfeld, da empresa MSA-Infor, a DAC instalou o DataAccess 8.2, sucessor do InfoAccess 6.3. Com o software DataAccess, pode-se desenvolver aplicativos Cliente/Servidor que acessem as bases de dados corporativas, residentes no mainframe Unisys/LX.

Estão sendo realizados testes para adequação das configurações do software e dos microcomputadores que precisam de acesso a essas bases.

Pela DAC, o analista responsável pelo trabalho é Luiz Eugênio de Almeida Oliveira.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

Antônio Carlos de Souza Lima Júnior, estagiário da DAA – Divisão de Apoio Administrativo, pediu demissão do quadro do CECOM no dia 30 de abril/04. Antônio estava na DAA desde julho de 2003, onde trabalhou, principalmente, na manutenção do site do CECOM.

Na mesma data, também pediram demissão do quadro de estagiários, Heitor Motta Belisário de Morais e Rodrigo Fontes Ribeiro, que atuavam na DRC – Divisão de Redes de Comunicação desde agosto de 2003.

NOVOS ESTAGIÁRIOS NO CECOM

O CECOM está contando, desde o início do mês de maio, com os seguintes estagiários:

Fernando Iran Fonseca de Souza, aluno do curso de Ciência da Computação, lotado na DRC – Divisão de redes de Comunicação;

Gladson de Oliveira, aluno do curso de Geografia, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria;

Marcelo Bassoli Campos, aluno do curso de Comunicação Social, lotado na DAA – Divisão de Apoio Administrativo;

Natália Cristina Martins, aluna da curso de Ciência da Computação, lotada na DRC – Divisão de Redes de Comunicação.


Informativo



GenteWhere

Ao lembrarmos dela, sempre a imaginamos com aquela risada em meio a uma conversa sem fim. Ela não pára um minuto, sempre perguntando mil coisas ao mesmo tempo. Ela é a ex-ceconiana Maria Luciene Diniz Ferreira que, em meio à uma visita surpresa ao CECOM, resolveu contar a sua história na UFMG.

SIST: Como foi o seu início na UFMG?
LUCIENE: Entrei, através da FUNDEP, em janeiro de 1983, no DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico, na função de Datilógrafa, com apenas 18 aninhos.

SIST: Como era o trabalho? Com quem trabalhava?
LUCIENE: O trabalho era super novo para mim e bastante interessante, porque anteriormente, só havia trabalhado como secretária (escrava), tipo faz tudo, num escritório de Advocacia. Trabalhava na Seção de Controle Acadêmico, acho que era este o nome, e fazia todo o serviço de datilografia da seção.

SIST: Você trabalhou em quais lugares na UFMG antes de vir para o CECOM?
LUCIENE: Antes de ir para o CECOM, trabalhei no DRCA, de 1983 a 1992, cerca de 9 anos, em diversas funções e seções diferentes. Fui Secretária do departamento, quando a Suzana Pimentel Dias Gomide foi nomeada Diretora do Departamento. Aliás, uma Secretária bastante rebelde. Depois, fui Diretora da Divisão Acadêmica, quando a Eliane Aparecida Ferreira foi nomeada Diretora do DRCA. Nesta época, já ocupava o cargo de Assistente de Administração. Eu gostei muito de trabalhar no DRCA, que é um lugar muito bom, e acho que consegui aproveitar bem o tempo que estive por lá. Apreendi muitas coisas, que me enriqueceram muito profissionalmente e ajudaram na minha formação pessoal, e até hoje procuro manter contato com vários amigos que conheci por lá. No ano de 1992, pedi licença sem vencimento, para fazer estágio na CONVAP, uma Empresa de Engenharia, porque estava me formando no curso de Engenharia Civil, pela FUMEC, e precisava fazer estágio. Retornei para a UFMG em 1993, para o Museu de História Natural, e só agüentei ficar lá 3 meses. Quase morri de tédio, porque eu não tinha quase nada para fazer. Do Museu , fui convidada pela Suzana Gomide, para trabalhar no Departamento de Pessoal, onde entrei para Seção de Classificação. Logo depois, fui convidada pelo Aroldo Batista (Diretor do DP, na época), para substituir a Ana Lúcia (atual Diretora do DRCA), na direção da Divisão de Pagamento. Loucura total, porque eu não entendia nada de pagamento! Mas aprendi rápido e foi uma experiência super enriquecedora e proveitosa. Também fiz vários amigos, com quem procuro manter contato até hoje. Acho que ganhei um presente maravilhoso da vida, quando trabalhei no DP: a amizade da Célia Araújo Ferreira, que deixou muita saudade.

SIST: Quando veio para o CECOM e por que veio?
LUCIENE: Comecei a trabalhar no CECOM em 1995. Eu pedi para ser transferida, porque na época, como Diretora da Divisão de Pagamento, tinha muito contato com os analistas do CECOM e estava fazendo o curso de Análise de Sistemas no DCC / ICEx. Achei que seria bem mais proveitoso para minha formação profissional.

SIST: Foi lotada em qual divisão?
LUCIENE: Fui lotada na Divisão de Aplicativos e Sistemas, para trabalhar com os sistemas da área de Recursos Humanos.

SIST: Como foi o tempo em que esteve no CECOM? Sente saudades?
LUCIENE: Fiquei no CECOM por mais ou menos 4 anos, de 1995 a 1999. Sinto muitas saudades. Acho que trabalhar no CECOM foi fundamental para mim. Aprendi muito com os excelentes profissionais e amigos que conheci no CECOM. Foi um lugar que direcionou o meu futuro profissional e minhas conquistas pessoais e profissionais atuais.

SIST: Ainda mantém contato com o pessoal da UFMG?
LUCIENE: Sempre que venho a BH e sobra um tempinho, procuro manter contato com os meus amigos da UFMG.

SIST: Como ocorreu a sua saída da UFMG? Por que resolveu sair?
LUCIENE: Saí da UFMG em 1999. Resolvi sair para conhecer lugares novos e desafios novos, pois sempre gostei de experimentar coisas novas e não gosto de ficar muito tempo parada no mesmo lugar.

SIST: Foi para onde? E qual o tabalho em que esteve envolvida?
LUCIENE: Quando saí da UFMG, fui prestar serviço pela MSA-Infor Sistemas e Automação Ltda., no cliente BANESTES – Banco do Estado do Espírito Santo, e trabalhar com os Sistemas de Recursos Humanos do Banco.

SIST: Por que resolveu sair de Vitória e ir para Brasília?
LUCIENE: Resolvi mudar para Brasília, mais uma vez à procura de novos desafios. Estava querendo desenvolver coisas novas, participar de projetos novos.

SIST: Como está o trabalho em Brasília?
LUCIENE: O trabalho em Brasília está muito bom. Atualmente, faço parte da equipe (eu e mais uma analista), que desenvolveu, implantou e continua desenvolvendo o Sistema de Empréstimo em Conta Corrente, para o BRB – Banco de Brasí-lia. Continuo prestando serviço para a MSA.

SIST: Pretende ficar muito tempo em Brasília? Não quer voltar para Belo Horizonte?
LUCIENE: Pretendo ficar no mínimo até junho de 2005, quando termino o curso de Especialização em Desenvolvimento de Sistemas Distribuídos com Orientação a Objetos, que estou cursando na Universidade de Brasília. Acho que só volto para Belo Horizonte ou para algum local mais próximo de BH, quando me aposentar. Ainda vai demorar muitos anos.

SIST: Tem vindo muito a Belo Horizonte? Sempre dá um jeito de vir à UFMG?
LUCIENE: Devido à distância de 720 quilômetros, não vou muito a BH. Mais ou menos de 3 em 3 meses, geralmente, quando tenho um monte de coisas para fazer. Mas, quando sobra um tempinho, sempre vou à UFMG rever os amigos.

SIST: Vamos sair do trabalho. Conta um pouco sobre você.
LUCIENE: Sou formada em Engenharia Civil, pela FUMEC, e depois fiz os cursos de extensão do DCC / ICEx, Introdução à Programação de Computadores, Programação de Computadores e Análise de Sistemas. A minha família mora em Belo Horizonte e é constituída pelo meu pai, mãe, uma irmã e um monte de tios(as) e primos(as). Eu continuo SOLTEIRA PARA SEMPRE.

SIST: Coisas que gosta.
LUCIENE: Adoro viajar, de preferência de carro, quando estou dirigindo, ou de avião. Adoro ir ao cinema e atualmente estou gostando muito de ir para a academia de ginástica.

SIST: Coisas que ainda pretende fazer.
LUCIENE: Estudar sempre, viajar muito e continuar descobrindo coisas novas e interessantes para apreender e fazer.

SIST: Quer deixar um recado para todos do CECOM?
LUCIENE: Gostaria de agradecer a todos os meus amigos do CECOM, tanto carinho, atenção, companheirismo etc. Enfim, acho que as palavras são insuficientes para demonstrar o meu agradecimento e saudade. Um grande beijo para todos.

Agradecemos o carinho que ela sempre dispensou ao Sistemático e esperamos que essa amizade com todos do CECOM seja para sempre.

VEJA AS ESTATÍSTICAS DO SISTEMA ANTI-SPAM DE ABRIL

Mensalmente, o CECOM divulga dados estatísticos de acompanhamento do processo de análise que é feito das mensagens de correio eletrônico que chegam à universidade.

Nos últimos meses, O Sistemático tem publicado gráficos de acompanhamento diário, nos quais é possível perceber períodos do mês em que há maior incidência de envio de e-mails, ataques de vírus ou ocorrência de mensagens classificadas como Spam.

A partir desta edição, passará a ser publicado um gráfico com o total de mensagens analisadas no mês, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas.

Nas tabelas e gráficos seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou se contém vírus. Esta discriminação se dá da maneira indicada a seguir.

Rejeitadas: são as mensagens que, por apresentarem problemas de identificação, em função de ato proposital de terceiros, falha de parametrização do servidor de correio do remetente ou apresentarem características usadas por spammers, são sumariamente rejeitadas. A rejeição consiste na recusa do recebimento da mesma. Este ato de recusa é reconhecido pelo servidor de correio do remetente que, em se tratando de instituição confiável, tem condições de corrigir a falha apresentada e reenviar o e-mail para o destinatário;

Aceitas: são as mensagens que, não tendo sido rejeitadas, passam pela análise de conteúdo para se checar se são válidas, spam ou se contém vírus;

Válidas: são as mensagens que são consideradas como normais e confiáveis. Após passarem pelo sistema de análise são encaminhadas internamente para o destinatário;

Spam: são as mensagens que tem conteúdo típico de mala direta comercial, correntes, boatos ou divulgação de sites ou produtos pornográficos. Estas mensagens, após serem analisadas pelo sistema, são discriminadas diariamente em um e-mail único, que é endereçado ao destinatário mostrando apenas a identificação de seus cabeçalhos. Cabe ao destinatário verificar se deseja receber alguma das mensagens ali relacionadas. Caso opte pelo recebimento de alguma delas, pode solicitar ao sistema o envio da mensagem original completa. Mensagens consideradas como Spam ficam retidas por, no mínimo, 12 dias aguardando esta análise do destinatário, sendo removidas depois de decorrido este prazo.

Vírus: as mensagens que chegam portando vírus em arquivos anexos não são entregues, nem informadas aos destinatários. É enviada uma mensagem ao remetente da mensagem portadora do vírus, alertando de que ela estava infectada. Cabe ao remetente reenviar a mensagem, se for o caso. O sistema antivírus renova suas vacinas rotineiramente.

No mês de abril, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.016.720
61.800
1.084.791
2.163.311
3.678.456
5.841.767

 

As médias diárias durante o mês de abril foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
33.891
2.060
36.160
72.110
122.615
194.726

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Você gostaria de ganhar um carro? Se você fizer uma mixagem legal utilizando duas músicas do David Bowie vai ganhar um Audi. É simples. Faça um mash-up de dois sucessos (mash-up é a mixagem de duas músicas, criando uma terceira). Na página http://www.davidbowie.com/neverFollow tem todas as regras e é válida para maiores de 18 anos de qualquer país. Ande depressa, porque a final será no dia 17. (Site em Inglês)

– Apesar de começar com poucos gols, o Brasileirão já ganhou, este ano, mais uma página na Web em http://www.odia.com.br/sites/ataque/brasileirao2004. Lá, você encontrará tabela, artilharia, história e informações sobre as séries B e C.

– Muito legal é o quarto e mais recente filme de Quentin Tarantino, Kill Bill. As seqüências de animação são em estilo japonês e contam a história da personagem de Lucy Liu. Vale a pena navegar na página http://www.ninjai.com. (Site em Inglês)

– Mas, se você quiser ir direto aos filmes, é só apontar o seu mouse para o endereço http://atomfilms.shockwave.com/content/ninjai/index.html e ver os 12 trailers. Antes, você deve escolher a velocidades da sua conexão.

Mesa de jogos (http://mesadejogos2.ibest.com.br/jogo/jogopecom.php?jogo=spacepecom) é uma página onde você poderá se divertir naqueles momentos de folga. São vários jogos.

– A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica. Na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra a Rhea, a Mãe dos Deuses. O próximo registro está no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães. Era chamado de “Mothering Day”, fato que deu origem ao “mothering cake”, um bolo para as mães que tornaria o dia ainda mais festivo. Veja tudo isso em http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto026.shtml.

– O Dias Mães está aí. Se você não sabe como presentear a sua mamãe, visite a página Cesta Show (www.cestashow.com.br) e veja as cestas para o café da manhã. Bem, a página não fica aqui em Belo Horizonte, mas você pode navegar até lá e colher algumas idéias. São várias sugestões que vão agradar com certeza.

– “Bravos Bandeirantes trilhavam os caminhos que levavam ao interior do país. O sonho português de encontrar riquezas minerais navegou junto com as primeiras viagens do descobrimento, estando presente no espírito destes exploradores, o que se mostrou mais tarde ser muito caro para as populações indígenas e para os negros vindos da África. Os bandeirantes abriram caminhos, ergueram cidades e monumentos, porém também deixaram um rastro de sangue indígena, além de uma sociedade erguida sobre o suor da população negra.” Leia mais em http://www.escolavesper.com.br/cidades_ historicas.htm.

– Uma página que vai ajudar a sua criatividade com dezenas de modelos de brinquedos feitos de papel é a http://www. thetoymaker.com. Basta imprimir o modelo, cortar, dobrar e colar. Se você gosta de brincar de criança ou quer ensinar ao seu filho como montar, é uma boa pedida. Solte a imaginação. Caminhões, trens e muito mais. (Site em Inglês)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no. 17, de 03/05/1984, publicou notícias sobre os testes para implantação definitiva do Sistema de Apuração de Ponto do CECOM, treinamento de microcomputadores, cursos sobre o CANDE e LINC, chamada de trabalhos do XVIII Congresso Nacional de Informática, entre outras. A notícia que se destacou foi:

CONCURSO PÚBLICO E ASCENSÃO FUNCIONAL
Foi encerrada ontem a fase de leitura das folha de respostas das provas ao Concurso Público e Ascensão Funcional ao cargo de Agente Administrativo, aplicado no último domingo, dia 29 de abril. E hoje teve início a apuração dos resultados.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para João Carlos Lages, no dia 08; e Carolina Lauriano da Silva, no dia 11. Os parabéns para os ex-ceconianos: Eduardo Miguel Raposo, no dia 08; e Maria das Graças Santa Bárbara, no dia 11.

CAMPANHA COM JANTAR DANÇANTE

Que tal contribuir com esta campanha!

O Centro de Evangelização Espírita Maria de Nazaré vai promover um jantar no dia 29/05, no Clube dos Sargentos e Sub-Tenentes do Exército, no Bairro da Graça. O ingresso é R$12,50 por pessoa (com direito a entradas, jantar e sobremesas – bebidas serão cobradas a parte, porém não haverá bebida alcoólica.). Vocês estão todos convidados!

Informações com Denise Cristina de Assis Moreira, na DAS.

5a. FEIRA DE ARTESANATO DO VALE DO JEQUITINHONHA

Não percam a 5a. Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha – UFMG, na Praça de Serviços do Campus Pampulha. A feira foi inaugurada no dia 03 e vai funcionar até às 14:00 do dia 08 de maio.