Sistemático: Edição 1403 – 13/11/2008


Notícias



PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DO CECOM SERÁ ENCERRADO NA PRÓXIMA SEMANA

Os dois cursos de capacitação Noções de Administração Pública e Desenvolvimento Pessoal, organizados pelo CECOM, junto com a FACE e a ProRH, serão encerrados na próxima semana. Esse programa de treinamento permitiu a reciclagem e a complementação da formação dos funcionários do CECOM e de funcionários da Administração Central.

O curso Noções de Administração Pública, com carga horária de 120 horas, tem a coordenação do Prof. Reynaldo Maia Muniz. Esse curso teve início no dia 18 de agosto e será encerrado no dia 19 de novembro/2008.

Participam desse treinamento os funcionários: Alcione Aguiar Souza (DSG), Antonino Rodrigues de Magalhães (DEMAI), Ari Eduardo da Costa (DEMAI), Arley Machado Scarpelli (DRCA), Carlos Alfeu Furtado da Fonseca (CECOM), Célia Regina Delgado (DSG), Elizabeth Gonçalves Bastos (PRA), Fernando Frota Machado de Morais (CECOM), Flávio Silva de Castro (DEMAI), Francisco Diniz Alves (DEMAI), Gilberto Soalheiro Matos (DSG), Helena Maria de Deus Castro (Gabinete), Hélida Cristina Markowicz (DSG), Jefferson Jader Mateus (PRA), João Carlos Lages (CECOM), José Carlos Tadeu (DSG), Karina Flaviana Ribeiro (LCC), Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (CECOM), Macilene Gonçalves de Lima (DCF), Márcia Martins de Melo (PRA), Márcia Regina Lemos (CECOM), Margarete Maria Parreiras (DSG), Maria Aeda Viveiros (CECOM), Maria do Carmo Viana Andrade (DSG), Maria Emerenciana Vicente Araújo (PRA), Maria Izabel Oliveira (DSG), Maria José Cortezzi (CECOM), Pedro Henrique Begalli Rezende (CECOM), Rosimeire Rocha Fernandes (DRCA), Rubens Crispim da Silva (CECOM) e Virgínia Caetano Modesto (DEMAI).

O curso Desenvolvimento Pessoal, com carga horária de 90 horas, tem a coordenação de Walter Alcântara de Matos Filho. Esse curso teve início no dia 08 de setembro e será encerrado no dia 17 de novembro/2008.

Participam desse treinamento: Alda Batista (CECOM), Cláudio Lima de Oliveira (DEMAI), Delma Nogueira de Souza Gurgel (Imprensa), Diva Corrêa Vieira (CECOM), Edmar Leão Guimarães (DSG), Élcio Batista Souza (DEMAI), Elizabeth Gomes Oliveira Clementino (CECOM), Elza Maria Guedes Rozinholi (CECOM), Geraldo dos Reis (CECOM), Gilson Geraldo Motta (DEMAI), Helvécio Cossenzo Pinto (CECOM), Hildebrando L. Queiroz (Imprensa), Ildefonso Carrieri (Imprensa), Ismênia Pereira Bonaparte (DSG), Marcelo Eduardo Lacorte (DEMAI), Márcia Maria Fernandes França (CECOM), Marcus Aurélio Nunes de Oliveira (DSG), Maria da Penha de Souza (DSG), Nilson José Marinho Vale (CECOM), Paulo Inácio Sobrinho (CECOM), Rosa Amélia Santos Froeseler (ATI), Selma de Paoli Loureiro Damascena (CECOM), Shirley Tadeu Ponciano Gomes (DSG), Silvana Maria Martins (Imprensa),Tatiana Pereira Queiroz (COPI), Tereza Cristina Andrade Oliveira (CECOM) e Vicentina Maria Queiroz (CECOM).

Os dois cursos estão sendo realizados nas salas de aulas do DRH, na Unidade Administrativa III.

O projeto de implantação do programa de capacitação do CECOM foi criado pelo Diretor Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e foi organizado por Márcia Regina Lemos e Maria José Cortezzi, da Divisão de Apoio Administrativa (DAA).

 

FUNCIONÁRIOS DO CECOM PARTICIPAM DE EVENTO EM SÃO PAULO

Os funcionários da Divisão de Atendimenro e Consultoria (DAC), Márcio da Costa Viana e Emerson Henrique Kfuri Pereira, estiveram em São Paulo/SP, no dia 05/11, participando do evento Virtualização de Servidores CITRIX.

Eles foram conhecer o novo produto da CITRIX, que permite a criação de máquinas virtuais (utilização de sistemas operacionais diferentes em um mesmo equipamento).


Márcio Viana


Emerson Kfuri

 

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando com mais um estagiário em seu quadro. Trata-se de Pedro Henrique Resende de Lacerda, do curso Sistemas de Informação. Pedro Henrique entrou no dia 03 de novembro, lotado na Divisão de Redes de Comunicação (DRC).


Pedro Henrique Lacerda

 


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Pedro Henrique, da DRC, já foi chegando para o estágio e enviou uma dica de site muito divertida que tem o singelo nome de Serviço de Atendimento ao Consumidor do Criador. Leia no “Capítulo II – Afinal, pode ou não pode?” É muito engraçado. Visite o endereço http://sacdivino.wordpress.com.

– O Minha Série, em http://www.minhaserie.com.br, foi desenvolvido especialmente para você, que tem paixão por séries de TV. Abrangendo informações sobre os episódios, os artistas e as novidades dos estúdios, o Minha Série é também um site dinâmico e participativo, onde os fãs são convidados a atribuir notas, debatendo, criticando e elogiando as produções

– Assistimos a um filme e um pedaço da música toca. Ficamos a perguntar: quem é o compositor? Na TV aberta, os filmes não passam os letreiros para saber. Achei o site do músico Mark Mancina e lá estão as canções que ele compôs para diversos filmes, como, “Bad Boys”, “August Rush” e outros. Vale a pena conferir o endereço http://www.markmancina.com/home.php! (Site em Inglês)

– Dica do Artur, da DRC: Akinator é um gênio muito esperto que adivinha o nome de um artista. Pense em um nome mais ou menos famoso, clique na opção “play” da bola branca e comece a jogar. Veja o endereço http://www.devinettor.com/aki_en/index.html#. (Site em Inglês)

– No endereço http://www.interney.net/conversor-ortografico.php existe um formulário que ajusta os textos conforme o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Esse novo acordo entra em vigor no Brasil a partir de janeiro de 2009, conforme decreto assinado pelo Presidente Lula. Regras ortográficas não afetadas por esse decreto não são corrigidas por esse conversor. Você pode baixar no IG Educação o Guia da Reforma Ortográfica onde explica detalhadamente quais são as mudanças. Essa versão funciona apenas com palavras em minúsculas, e se você achar algo estranho, avise.

– Vida e obra do grande pintor Leonardo da Vinci você encontra no site http://www.universia.com.br/especiais/davinci.

– Ainda é possível salvar a Amazônia? Há tempos, essa pergunta desafia as consciências brasileiras sem que para ela, ao longo dos anos e dos governos, o Estado tenha formulado uma resposta confiável e definitiva. Veja em http://www.estadao.com.br/amazonia.

– The Wall Street Journal tem uma versão eletrônica lançada recentemente em Espanhol. É a edição das Américas. É uma publicação para o lado de cá. Mas tem alguns problemas do tipo, o link em inglês do cabeçalho do jornal nos leva para reportagem em inglês. Não deixe de visitar http://online.wsj.com/public/page/2_1362.html e http://online.wsj.com/public/page/2_1557.html (versão em Português).



UFMG RECEBE INSCRIÇÕES PARA TRANSFERÊNCIA E OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO EM 2009

Estão abertas, até 17 de novembro, exclusivamente pela Internet, as inscrições para a seleção de candidatos a vagas em cursos de graduação da UFMG pelas modalidades Transferência e Obtenção de Novo Título. No total, são oferecidas 277 vagas, em 30 cursos. O valor da taxa de inscrição é de R$ 125,00.

O curso com o maior número de vagas é Zootecnia, oferecido no campus Montes Claros, com 35. Já em Belo Horizonte, os cursos com mais vagas são Física, noturno, com 26; Direito, noturno, com 23; e Letras, noturno, com 17. O curso mais concorrido no Vestibular 2009 da UFMG, Medicina, tem seis vagas para as modalidades Transferência e Obtenção de Novo Título. A relação completa de cursos e vagas pode ser acessada no site www.ufmg.br/copeve. No mesmo edital estão os critérios para participação no processo seletivo.

Os candidatos à graduação nessas modalidades devem se submeter às provas da segunda etapa do Vestibular UFMG 2009, que acontecem de 5 a 8 de janeiro de 2009. A mudança, implantada em 2007, tem por objetivo uniformizar e dar maior transparência ao processo de seleção. Desde o ano passado, as vagas são abertas anualmente e não mais a cada semestre.

(Assessoria de Imprensa da UFMG)

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/010327.shtml – 12/11/2008)

 






Há 20 anos…

O Sistemático nº 41, de 10/11/1988, publicou notícias sobre palestra sobre SPO, alteração da versão 3.7 do A10, terminal TB-27 na Proplan, formulários PAM via Hermes, entre outras. A notícia que se destacou foi:

IMPRESSORA MIRAGE
Está em demonstração no Setor de Suporte de Software da DTS uma impressora modelo Mirage 700, da DOTS, cujas principais características são a alta velocidade, ou seja, 700 cps e trabalhar com 3 cabeças de impressão, fixas em um mesmo barramento.
Esta impressora vai, posteriormente, para o Setor de Banco de Dados onde será testada a sua utilização na impressão de jobs remotamente.
Esse processo de homologação é importante, tendo em vista que com a expansão dos serviços prestados pelo CECOM utilizando-se de sua rede de teleprocessamento, poderá surgir a necessidade de utilização de impressoras de porte de 400 ou 700 cps para impressão remota.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ O Sistemático” envia os parabéns para Thiago Tadeu Rodrigues Moreira, no dia 17; Fernando Frota Machado de Morais, no dia 18; Ana Paula Lobato Ribeiro, no dia 19; e Luiz Eugênio de Almeida Oliveira (Leão), no dia 20. Os parabéns para os ex-ceconianos: Danilo Pinheiro Soares Guimarães e Maria de Fátima Rego de Souza, no dia 13; Cyntia Guimarães de Carvalho, no dia 14; Valmir Costa Cruz, no dia 15; Marco Túlio da Silva, no dia 16; Maria Cristina Lima Borges, no dia 18; Renato Mintz e Solange Guimarães, no dia 19.

 

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Mais algumas fotos encontradas no baú da Redação de O Sistemático. A data precisa não está anotada, mas podem ser dos anos de 1977 ou 1978. Uma época em que, após o almoço, dava tempo para uma boa conversa e fotos no gramado debaixo do prédio da Reitoria. Pelas fotos, dá para ver a tranqüilidade ao redor do prédio, com um estacionamento quase vazio. Não se sabe quem foi o autor das fotos.


Newton Vieira, Cleuza Bento (QQ) e Clarindo


Monteiro


Cleuza Bento (QQ), William e Lelé