Sistemático: Edição 1279 – 16/02/2006


Notícias



UFMG PREPARA REGISTRO ACADÊMICO E MATRÍCULA DE CALOUROS

No período de 20 a 24 de fevereiro, o DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico – recepcionará, no saguão do prédio da Reitoria, os 4667calouros aprovados no vestibular de 2006, que farão seu registro acadêmico na universidade. Desde 2003, o registro acadêmico e a matrícula dos calouros são realizados de forma unificada, o que evita o deslocamento dos calouros para as unidades acadêmicas. A escala de atendimento aos diversos cursos, distribuindo-os ao longo da semana por dias e horários específicos, prevê a média de registro de 900 calouros por dia. Para atendê-los, serão instalados, no saguão da Reitoria, 20 computadores e 5 impressoras a laser.

Desde o ano passado, o DRCA disponibiliza o sistema que permite ao calouro preencher a ficha de registro acadêmico através da Internet, facilitando assim todo o processo. Calouros que não têm acesso a computadores e Internet poderão fazer o preenchimento utilizando 3 computadores que foram instalados, desde o dia 14/2, no saguão da Reitoria.

Todo esse trabalho de recepção aos calouros está sendo organizado pelo DRCA, que conta com a colaboração, além do CECOM, da Copeve, da Cooperação Institucional, da Fump, do LCC e do DCE. Pelo CECOM, diversas pessoas estão envolvidas em tarefas relacionadas à preparação do registro acadêmico: Raimundo Natalino Chaves, Mário Magalhães Lara e Denise Cristina de Assis Moreira, da DAS, os desenvolvedores externos Igor Campos Leal, Diogo Freitas Duarte Magalhães, Thiago Gabriel Diniz e Roberto Simone Maciel Júnior, e toda a equipe da DAC, sob a coordenação geral de Gilmar Lima Guimarães .

AVANÇA A MIGRAÇÃO DAS UNIDADES DO CENTRO PARA A REDE GIGA

Desde o último dia 3 de fevereiro, sexta-feira, após a liberação da obra de interligação física do Campus Pampulha com as unidades localizadas no centro de Belo Horizonte, através da Rede Giga, começou o processo de migração da comunicação de dados destas unidades. Os acessos atuais fornecidos pela Telemar serão gradativamente substituídos, e posteriormente retirados, após um período de avaliação da estabilidade da nova Rede.

Até o momento, a situação de migração para a Rede Giga é a seguinte:
– unidades que já estão usando a Rede: Medicina, Arquitetura, Direito e Conservatório;

– unidades que estão utilizando a Rede, porém ainda sem a velocidade máxima: Enfermagem e Hospital das Clínicas;

– unidade onde o processo de migração ainda não se iniciou: FACE;

– unidade aonde ainda há pendência de liberação da fibra por parte da Prefeitura: Engenharia.

UFMG TEM NOVA LISTA TELEFÔNICA

Já está sendo distribuído o novo catálogo telefônico da UFMG. A lista, resultado de um trabalho de dois anos do Centro de Computação (CECOM) e do Centro de Comunicação (Cedecom), atualiza o catálogo editado há sete anos.

Segundo Edir Ferreira, da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM, existem hoje 5.550 ramais na instituição. “A cada dia são instalados novos ramais, o que reflete o crescimento da Universidade”, analisa.

No catálogo, com tiragem de cinco mil exemplares, constam os telefones dos órgãos administrativos e acadêmicos da UFMG, dos gabinetes dos mais de dois mil professores, além dos números dos serviços que funcionam na instituição, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Real, Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC) e Correios, e das entidades representativas, associações e cooperativas, como DCE, DAs, Apubh, Sindifes, Casu e OAP.

Ao final, a lista traz os telefones úteis de Belo Horizonte, como Defesa Civil, Polícia Militar, Prefeitura e BHTrans.

O novo catálogo, de 176 páginas, será distribuído a todas as unidades administrativas e acadêmicas da UFMG e a órgãos de imprensa. A lista está disponível também na internet, no endereço www.ufmg.br/catalogo.

No CECOM, participaram desse trabalho, sob a coordenação de Fernando Frota Machado de Morais, ditretor da Divisão de Redes de Comuncação (DRC), Edir Cabral de Lacerda Ferreira, responsável pela organização dos dados do catálogo tradicional e Dante Grapiúna de Almeida, responsável pelo catálogo Web.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003148.shtml – 14/02/2006)

CECOM PARTICIPA DE CURSO DA RNP

No período de 6 a 10 de fevereiro, foi realizado no Rio de Janeiro um treinamento em Voz sobre IP, oferecido pela RNP, como parte do programa VoIP4All. O treinamento contou com a participação de funcionários de diversas universidades federais do país. A UFMG esteve presente com Emerson Henrique Kfuri Pereira, da DAC, e Adyr Rodrigues Nascimento, da DRC.
O treinamento foi composto de uma parte teórica, explicando os fundamentos da tecnologia de Voz sobre IP e de uma parte prática, na qual os participantes tiveram um contato com os principais softwares utilizados pelo sistema de telefonia IP na RNP.
Em abril ocorrerá a segunda parte do treinamento na qual os participantes apresentarão o que cada universidade tem feito a respeito da implantação da tecnologia de Voz sobre IP, além das aulas complementares ao primeiro módulo.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIO

O estagiário Jésus Jonatan Souza Santos desligou-se do quadro do CECOM no dia 24 de janeiro/2006.

Jésus iniciou o estágio no dia 1o de dezembro/2005, na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde prestou serviços de apoio a usuários.

NOVO ESTAGIÁRIO NO CECOM

Na vaga de Jésus Jonatan Souza Santos, o CECOM contratou, a partir de 06 de fevereiro/2006, o aluno Luciano Alves Lima, do curso de Letras.

Ele foi lotado na Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), onde já inciou os trabalhos de suporte a usuários.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguntes dicas:

– Um dia desses li que o prefeito de uma cidade do interior proibiu as pessoas de morrerem porque não tinha espaço no cemitério. Se ele tivesse navegando pela Internet ia descobrir que existe uma página com o nome de Funerária online (http://www.funerariaonline.com.br/) que dá todas as dicas de como construir um cemitério. Mas não é só isso, tem um guia funerário com prefeituras, entidades, funerárias, planos, paramentação etc.

– A L.I.B.B.R.A “4 versus 4” surgiu a partir da manifestação espontânea de jovens oriundos de comunidades do Rio de Janeiro que, embalados pela batida do hip hop no Hutúz Rap Festival, improvisaram uma cesta com uma lata de lixo, começando ali uma divertida e emocionante competição de basquete urbano. A partir do ano de 2002, a rapper Nega Gizza – que coordena os eventos alternativos do Hutúz e é a coordenadora nacional da Cufa (Central Única das Favelas) – resolveu incorporar a brincadeira ao evento, criando assim, o primeiro campeonato carioca de basquete de rua, um evento que não parou mais de crescer. Saiba mais em http://www.libbra.com.br/.

– Você é chegado ao Hip-Hop? Então, vá ao primeiro portal de hip-hop do Brasil, em http://www.realhiphop.com.br/. Tem muitas informações e uma rádio hip-hop com os maiores sucesso.

– A Central Única das Favelas é uma organização nacional que surgiu através de reuniões de jovens de várias favelas do Rio de Janeiro – geralmente negros – que buscavam espaço na cidade para expressar suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. Estes jovens, em sua maioria, pertenciam ao movimento hip hop ou por ele eram orientados. Saiba mais em http://www.cufa.org.br/.

– Hutúz é um evento que reúne diferentes manifestações artísticas tendo como base a cultura Hip Hop. Essas diversas manifestações artísticas se fazem presentes na Feira Hutúz, que acontecerá durante todos os dias do Hutúz Rap Festival. Lá você poderá encontrar camisetas, assessórios, tênis, cabelereiros etc. Visite o site em http://www.hutuz.com.br/.

– Ler livros é maravilhoso; de graça ,então, nem se fala. E se for bons livros, melhor ainda. É assim na página da ArcaMax Publuishing (http://www.arcamax.com/cgi-bin/news/channel/1049). Você informa o seu e-mail e todos os dias chega um capítulo da obra que você escolheu. (Site em Inglês)

– Se você fica falando que não existe um espaço na Internet para tirar todas as suas dúvidas sobre o seu animal, agora acabou. Aponte o seu navegador para a página PetStyle (http://petstyle.terra.com.br/site/index.aspx) e faça perguntas para o veterinário. Segundo a página, a pergunta pode demorar a ser respondida devido ao acúmulo de e-mails recebidos. Pelo menos estão sendo sinceros. Tem página que não responde e o endereço de e-mail é só enfeite.

– Inaugurada em 1974, a Ponte Presidente Costa e Silva, mais conhecida como Ponte Rio-Niterói, é uma das maiores pontes do mundo com seus 13 quilômetros de extensão e até 70 metros de altura no trecho do vão central. É, também, a principal ligação da capital com Niterói e o interior do estado, sobretudo o pólo turístico da Região dos Lagos. Com fluxo médio de 135 mil veículos por dia – transportando cerca de 400 mil pessoas – a ponte beneficia o intercâmbio comercial da região, facilita o escoamento da produção regional e contribui para o desenvolvimento turístico do Estado. Veja o trânsito da ponte on line (link rodovia ao vivo) com diversas câmeras espalhadas pela Rio-Niterói em http://www.ponte.com.br/concessionaria/home/.

– Durante toda a temporada regular, a NBA.com/brasil (http://www.nba.com/brasil/) entrega cada semana entrevistas exclusivas com diferentes jogadores, técnicos e personalidades da NBA. Através destas entrevistas, você irá conhecer a “outra cara” da NBA. Não deixe de ler estas entrevistas onde os convidados contam sobre suas atividades dentro e fora da quadra.

– Dica do Eugênio, da DAC: Com o objetivo de deter a circulação de mensagens indesejadas na web, o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) lançou no dia 14/02 o site www.antispam.br, que traz informações sobre o assunto para usuários e administradores de rede. O número de mensagens não-desejadas reportadas ao CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil) – grupo ligado ao CGI.br – totalizou 2,4 milhões no ano de 2005, uma queda de 41,9% em relação a 2004. Contudo, entre janeiro deste ano e dezembro do ano passado, o crescimento no número de spams reportados ao CERT.br foi de 46%, com 276,7 mil mensagens indesejadas comunicadas no mês que passou. O objetivo é fazer do novo site uma referência nacional no combate ao spam. A iniciativa é de responsabilidade da Comissão de Trabalho Anti-Spam (CT-SPAM), ligada ao NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto br), braço executor do CGI.br. (Fonte: Notícia “Comitê Gestor lança site para combater spam”, 14/02/2006, do IDG Now!)

– Dica de Everson Alves dos Santos (Suporte Grude ICB): O Portinho em www.portinho.com.br/link/download é um software gratuito e muito bom para quem trabalha com manutenção e usuários que têm dificuldades de limpeza de máquina. O Portinho é uma solução completa para manutenção de computadores. Funciona em Windows 98/ME/NT/2000/XP. O software é nacional e apresenta as instruções em português proporcionando facilidade no uso, é prático, simples e pequeno (aproximadamente 1 megabyte). Possui alta perfomance. São doze ferramentas divididas em três catego-rias: Limpeza, Otimização e Diagnósticos.


PRORH OFERECE BOLSA PARA CURSO SUPERIOR

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, em iniciativa vinculada ao Programa Integrado de Desenvolvimento – Progrid – oferece aos servidores ativos bolsas de auxílio à realização de curso superior de graduação. O edital se encontra disponível no endereço www.ufmg.br/prorh/programas_bolsasuperior.shtml.

As inscrições foram abertas no último dia 13/02 e serão encerradas no dia 24/02.

ENVIO DE SPAM DISPAROU EM JANEIRO E PASSOU DE 286 MIL MENSAGENS NO PAÍS

O Globo Online, de 14/02/2006, publicou a notícia Envio de spam disparou em janeiro e passou de 286 mil mensagens no país, transcrita a seguir:
As mensagens não solicitadas de e-mails têm aumentado muito no país. Segundo dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança, mantido pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil (cgi.br), em janeiro deste ano foram reportadas espontaneamente 286,7 mil mensagens não solicitadas, número 46% maior em relação a dezembro do ano passado. Em 2005, o comitê recebeu 2,4 milhões de reclamações de spam.
Henrique Faulhaber, conselheiro do Gestor de Internet no Brasil, disse que de 80% a 90% das mensagens que chegam por e-mail são identificadas como spam, trazendo um grande prejuízo aos usuários.
Esse percentual é bem maior do que a média mundial, de 67,25%, segundo dados de junho de 2005 da MessageLabs, empresa que presta serviço de controle de mensagens de correio eletrônico.
– Para evitar prejuízos, as empresas e as administradores de rede precisam se atualizar sobre essa questão no Brasil. Existe um esforço grande dos provedores brasileiros em diminuir o recebimento de spam – disse Faulhaber.
Segundo o Spamhaus, órgão inglês que cuida de coibir spam, em junho de 2005, 70% das mensagens não solicitadas eram enviadas por computadores invadidos. Na época, existiam mais de 4 milhões de máquinas infectadas.
Faulhaber explicou que a chegada de muitos e-mails em um computador não significa necessariamente a prática de spam, mas é preciso ficar atento pois existem muitas fraudes nas mensagens enviadas pelo e-mail.
– Minha dica é a preservação do endereço do e-mail e diferenciar, inclusive, o e-mail profissional do pessoal. É difícil julgar uma mensagem pelo conteúdo. Assim, é preciso cuidado. Os prejuízos são grandes, bilhões de dólares – disse Faulhaber.
Na terça-feira, dia 14/02/2006, o Comitê Gestor de Internet no Brasil lançou um site (http://www.antispam.br) para orientar os usuários de internet. Os técnicos do cgi.br explicam que o spam tem sido amplamente utilizado como veículo para disseminar esquemas fraudulentos, que tentam induzir o usuário a acessar páginas clonadas de instituições financeiras ou a instalar programas maliciosos, projetados para furtar dados pessoais e financeiros.

NOTÍCIAS DO GLOBO ONLINE

O Globo Online divulgou, nos últimos dias, as seguintes notícias:
Orkut e MSN: mocinhos ou vilões? (13/02/2006) – Produtividade é assunto que nunca sai de pauta no mundo empresarial. Os executivos, invariavelmente, ou estão pensando em estratégias para aumentar o rendimento dos seus funcionários, ou estão de olho nos chamados ladrões de produtividade, pequenas atitudes do dia-a-dia que roubam tempo, tiram a atenção e acabam prejudicando o trabalho. Em 2005, o site de relacionamentos Orkut foi apontado como um dos maiores inimigos da produtividade, ao lado do MSN Messenger, serviço de troca de mensagens em tempo real da Microsoft. Isso, na opinião dos patrões, mas, do outro lado do ringue, funcionários se sentem “censurados” quando são proibidos de ter acesso a ferramentas que, de certo modo, facilitam um bocado a vida. Quem estaria certo?

Segundo o economista especialista em planejamento estratégico e gestão empresarial João Baptista Sundfeld, o mau uso da internet resulta em prejuízos anuais de US$ 178 bilhões nos Estados Unidos.Para reduzir as perdas, muitas empresas têm proibido o uso desses serviços durante o expediente. Outras liberam o acesso apenas em horário de almoço ou lanche. Na agência de publicidade Approach, o MSN foi vetado, mas o Orkut continua disponível para os funcionários. De acordo com Sérgio Pugliese, dono da empresa, a ferramenta de troca instantânea de mensagens estava interferindo negativamente no rendimento dos publicitários.

– O MSN escraviza as pessoas. Toma tempo, tira a concentração e, de maneira geral, prejudica a produtividade. O Orkut, se usado com bom senso, pode ser uma ferramenta muito útil inclusive para o trabalho. Mas para tudo tem que haver limite – avalia.
O consultor de carreiras Max Gehringer defende as novidades tecnológicas.
– Na primeira empresa em que trabalhei, os funcionários eram proibidos de ler jornais e revistas durante o expediente. O motivo alegado era o mesmo que hoje se usa para proibir a internet, ou seja, distrai, tira o foco, dispersa. Mas vamos convir, meia hora surfando no Orkut ou trocando mensagens pelo MSN não vai afetar drasticamente a produtividade de ninguém.

A jornalista Fernanda Costalonga se encaixa na categoria de “viciados” no serviço de troca de mensagens instantâneas. Ela utiliza o Messenger diariamente para conversar com o marido, para combinar encontros com os amigos e, acredite, até para trabalhar.
– O MSN é uma ferramenta muito útil para a comunicação interna. Também é boa fonte de informações sobre o que está acontecendo fora do escritório. Já recebi dicas quentes através do MSN que renderam boas pautas. Além disso, é muito bom poder estar em contato com os parentes e amigos a qualquer hora do dia. Eu certamente trabalho mais tranqüila e mais feliz. É claro que há exceções, mas para funcionários conscientes, eu só vejo benefícios – diz.

Para João Baptista Sundfeld, a proibição é ruim porque abala um alicerce fundamental do relacionamento entre empresa e funcionário: a confiança.- O excesso de controle é indesejável – afirma o economista. – Autonomia é importante.- Se levadas em conta as metas da empresa e as suas diretrizes internas, o uso do Orkut e do MSN pode ser muito positivo – afirma o consultor de carreiras Fernando Flessati. – As trocas são sempre importantes. E comunicação, atualmente, é fundamental.

EUA e até ex-aliados de Mao Tse-tung pressionam China contra censura (14/02/2006): O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta terça-feira que vai formar uma força-tarefa para ajudar as empresas de tecnologia americanas a proteger a liberdade de expressão na China, além de outros países que restringem a circulação de informações. As recentes medidas de censura no país asiático têm enfrentado críticas crescentes. Nesta terça, até ex-aliados do ex-governante comunista Mao Tse-tung se manifestaram.
As críticas foram anunciadas no mesmo dia em que a China declarou novas regras para controlar os bares de internet, com o argumento de reprimir as drogas, a prostituição e o jogo.

O apoio do Departamento de Estado segue um apelo por ajuda da gigante de tecnologia Yahoo, que sofreu censura por parte da China. A empresa americana chegou a oferecer informações ao governo Chinês que foram usadas por Pequim para prender um jornalista. Google e Microsoft também sofreram restrições.

O Departamento de Estado disse que vai persuadir outros países a permitir maior liberdade de expressão e que ajudará empresas a decidir o que fazer quando receberem restrições dessas nações.

– Muitas empresas de tecnologia querem trabalhar para ajudar aqueles que sofrem com falta de liberdade – disse a subsecretária de Estado Paula Dobriansky. – Se trabalharmos juntos, podemos fazer progressos significativos no assunto.

Nesta terça-feira, um ex-secretário do ex-governante comunista Mao Tse-tung e uma dezena de outros ex-funcionários do governo se voltaram contra as medidas de censura da atual gestão. Eles denunciaram o fechamento de uma seção de investigação do “China Youth Daily” e disseram se tratar de um “incidente histórico”.

“A história mostra que apenas sistemas totalitários precisam censurar a imprensa, na ilusão que podem manter o público relegado à ignorância”, disseram em uma carta aberta de dois de fevereiro, mas divulgada nesta terça.

PF faz megaoperação contra quadrilha que já desviou R$ 10 milhões pela internet (14/02/2006):
A Polícia Federal prendeu 55 pessoas nesta terça-feira, entre elas cinco menores de idade, acusadas de fazer parte de uma quadrilha especializada em desviar dinheiro de contas bancárias através de transferências e pagamentos realizados pela internet. Muitos deles são de classe média. O suposto chefe da quadrilha, Emir Sangler, de 19 anos, também foi preso. O pai dele também foi preso, sob acusação de dar proteção ao filho.

Estima-se que o grupo tenha desviado mais de R$ 10 milhões. Nos últimos três meses o grupo invadiu cerca de 200 contas de seis instituições bancárias diferentes.
Ao todo, 330 policiais participaram das operações nos estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Paraná. Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal de Campina Grande, onde foi preso o líder do grupo.

“Vocês vão chorar lágrimas de sangue”. As investigações começaram em maio de 2005, depois de denúncias da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. As gravações registraram o desabafo do pai de um dos integrantes da quadrilha:

– Vocês não querem fazer nada na vida, querem viver como vagabundos e ter o status de pessoas que têm condição material de conseguir carros, de comprar jóias, de viajar. E na verdade isso é uma grande fantasia.

Outro pai advertiu o filho da possibilidade de a quadrilha ser presa:

– Está chegando a hora de vocês assumirem a responsabilidade pelo que vocês andam fazendo. Agora, eu só digo uma coisa, meu amigo. Na hora que ‘o pau cantar’, vocês vão chorar lágrimas de sangue. Vão gritar ‘papai, mamãe’ e não vai ter ninguém para socorrer vocês.

Grupo invadiu cerca de 200 contas. Foi apurado que membros da quadrilha enviavam milhares de e-mails com um vírus do tipo “cavalo de tróia” anexado. Este vírus, depois de se instalar nos computadores de correntistas, copiava o número das contas e as senhas e enviava os dados para os “crackers”. Com as informações, eram realizadas transferências de valores para contas de “laranjas” e também eram efetuados pagamentos de boletos bancários. Estima-se que o grupo tenha desviado mais de R$ 10 milhões.

As investigações começaram em maio de 2005, depois de denúncias da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Os detidos durante a operação deverão responder pelos crimes de formação de quadrilha, furto qualificado, violação de sigilo e interceptação telemática ilegal.


ÔNIBUS INTERNO DA UFMG VAI CIRCULAR COM NOVA LINHA

Comunicado da Divisão de Transportes do Departamento de Serviços Gerais da UFMG informa à comunidade universitária que, a partir de 6 de março, o ônibus circular interno do campus Pampulha vai circular com mais uma linha (B1).

Consulte o itinerário e os horários das linhas no endereço www.ufmg.br/serviços/onibus.shtml. Os usuários que desejarem enviar mensagens com dúvidas, sugestões e reclamações sobre o serviço·podem entrar em contato com a Divisão de Transportes – telefone (31) 3499-4601/3499-4606; e-mail sfrota@dsg.ufmg.br.
(Fonte: http://www. ufmg.br/online/arquivos/003136.shtml – 10/02/2006)

FIM DO HORÁRIO DE VERÃO

Chega ao fim o mais longo horário de verão dos últimos cinco anos. No primeiro minuto do domingo, dia 18, os ponteiros dos relógios terão de ser atrasados em uma hora. A mudança será feita nos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Norte e Nordeste, o horário não foi adotado.

O horário de verão foi instituído no Brasil em 1931, quando durou cinco meses. Da versão inicial até 1967, o sistema de horários diferenciados foi adotado nove vezes. Em 1985, ressurgiu e vem sendo mantido sem interrupções.
(Fonte: Jornal Estado de Minas, de 14/02/2006)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 6, de 27/02/1986, publicou notícias sobre debates das conseqüências advindas do enquadramento dos servidores do Grupo de Processamento de Dados no Plano de Classificação de Cargos, curso de Gerência de Desenvolvimento de Software, estágio no Controle, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

NOVO REITOR
O prof. Cid Veloso será o novo Reitor da UFMG. Ele deverá assumir o cargo no dia 17 de março, já que o mandato do atual Reitor termina no dia 16.

NOVO REITOR CONHECE O SIPESQ
A Pró-Reitora de Pesquisas, profa. Glaura Vasques de Miranda, acompanhada do novo Reitor, prof. Cid Veloso, visitou o CECOM, nesta tarde, para demonstrar o funcionamento do Sistema de Informações de Pesquisas – SIPESQ, desenvolvido pela Divisão de Desenvolvimento de Sistemas para o Conselho de Pesquisas. Os visitantes foram recebidos pelo Diretor do CECOM, prof. Bauer, e pelo analista do sistema, Fernando Frota.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Márcio da Costa Viana, no dia 18. Os parabéns para os ex-ceconianos: Bráulio César de Oliveira, hoje, dia 16; Jane Marie Teichman, no dia 18; Mário Luís Terenzi, no dia 19; Aline Toledo Silva e Hélio Yoshida (Música), no dia 20.

E-MAIL RECEBIDO:
A Redação recebeu, hoje, dia 16/02, e-mail do Canadá dizendo: “Oi Lelé, pois é, a gente fica tentando esconder que está ficando mais velha, mas tem “gente” que sempre se lembra! Como é bom ler o Sistemático de vez em quando. Bate uma saudade! Tudo bom com você? Quais são as novidades? Você bem que podia mandar um e-mailzinho de vez em quando. Por aqui, nas terras do Norte, tudo bem. O grosso do inverno já passou; e tem um arzinho de primavera no ar (apesar de ainda estar “meio” frio – hoje à noite está uns -2 graus…). Essa cidade é simplesmente maravilhosa na primavera – cheia de flores! Didi anda bem, trabalhando muito como sempre. A gente se vê pouco, mas se fala sempre. Mande um oi de vez em quando!! Beijins mil. Denise Spira Cardoso.”