Sistemático: Edição 1145 – 13/02/2003


Notícias



CRESCE O ACESSO DOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO AOS SEUS DADOS VIA WEB

No segundo semestre de 1997, em parceria com o DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico, o CECOM implantou um serviço especial, à época pioneiro, para os alunos da Graduação.

Através desse serviço, disponível para acesso no site principal da universidade, em http://www.ufmg.br/cursos/cursos_grad.shtml ou através do site do CECOM, menu “Aplicativos e Sistemas”, submenu “Acadêmicos”, é possível aos alunos acessar seus dados acadêmicos relacionados a histórico escolar, ocorrências acadêmicas, dados cadastrais, oferta e sugestão de matrícula etc.

Esse serviço deverá ser desativado quando entrar em funcionamento o novo sistema acadêmico da graduação, que se encontra na fase de desenvolvimento. Desde sua implantação, o CECOM vem contabilizando o volume de acesso a essa consulta. Inicialmente, de 1997 a 1999, eram considerados apenas os acessos à página de entrada, na qual é informada a senha do aluno. A partir de 2000, passaram a ser computados somente os acessos com senha correta, desconsiderando-se a simples visualização da tela de entrada ou tentativas com senha inválida. Passaram a ser calculados também o total de acessos para cada aluno e a média de acessos por aluno/ano.

Esses dados são bastante interessantes e servem para a ATI projetar a evolução esperada dos sistemas Grude e do futuro sistema Acadêmico.

Vendo os gráficos abaixo percebe-se que, apesar da senha de acesso ter sido enviada em 1997 a todos os alunos, gradativamente tem crescido o interesse e a oportunidade deles checarem seus dados. Isto tem ocorrido a cada nova geração de calouros.

CECOM E LCC APLICAM NOVO TREINAMENTO SOBRE INAv2.0 E OPUS

Durante a próxima semana, de 17 a 21 de fevereiro, o CECOM e o LCC estarão aplicando nova edição do programa especial de treinamento dos sistemas INA e Opus, que foi montado, pela primeira vez, no mês de outubro de 2002.

Agora dentro do PROGRID – Programa Integrado de Desenvolvimento, que está sendo implantado pela ProRH, o objetivo deste programa é completar o processo de disseminação do uso dos dois sistemas divulgando, além disso, as novidades que foram implantadas ao longo dos últimos meses.

Pessoas que já participaram do programa do ano passado podem avaliar, acessando os dois sistemas, se é necessária, ou não, uma reciclagem na utilização dos mesmos. Entretanto, departamentos acadêmicos e programas de pós-graduação que não inscreveram representantes da vez anterior, devem ficar atentos, pois será esta a última edição do programa, antes da entrega do Relatório Departamental à CPPD.

Preferencialmente o treinamento está dirigido às secretarias dos departamentos acadêmicos e dos programas de pós-graduação. Principalmente para aqueles que não tiverem participado do programa anterior. Porém, não há reserva de vagas. Assim como não há impedimento que outros interessados se inscrevam.

O conteúdo do programa é o seguinte:

Módulo
Conteúdo Público
Vagas oferecidas
Carga horária
I
Opus Secretarias de departamentos
150
4 horas
II
INA: Home-page, Encargos Didáticos, Dados Pessoais e Relatórios (individual e departamental) Idem Módulo I
180
4 horas
III
INA: Home-page, Bancas, orientação, agrupamento, projeto e curso Idem Módulo I e as secretarias dos programas de pós-graduação
180
4 horas

 

O módulo I será dado nas instalações do LCC, no 1o. piso do prédio do ICEx. Já os módulos II e III serão dados no subsolo da Reitoria, nas instalações do CECOM. As inscrições para os três módulos podem ser feitas diretamente no site do CECOM, em www.ufmg.br/dti/cecom, conforme realizado no último ano.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JANEIRO
O gráfico mostra, dia a dia, os números de mensagens trabalhadas e recusadas durante o mês de janeiro de 2003:

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

“Eu cansei dessa esculhambação de vocês e resolvi tirar umas férias que ninguém é de ferro, então preciso de um santo descansado que tome conta das coisas na minha ausência. “ Cansado dos erros cometidos pela humanidade, Deus resolve tirar umas férias nas estrelas, a fim de descansar de seus aborrecimentos com o ser humano. Mas, para isso, ele precisa encontrar um santo que… Confira a página http://www2.uol.com.br/columbiapictures/hotsites/deus_brasileiro/ com sinopse, trilha sonora, trailers, ficha técnica, fotos etc. do filme Deus é brasileiro.

– Ao editar textos, normalmente usamos Arial ou Times New Roman, e quando precisamos de uma fonte diferente ela não existe no editor de texto. Agora, você tem uma alternativa que é usar as fontes da página Fontes Grátis (http://www.fontesgratis.hpg.ig.com.br/index.htm) que tem centenas de opções e de diversos estilos, com letras infantis, tridimensionais, curiosas, futuristas, caligráficas e góticas. Todas as instruções para instalação se encontram na página.

– Se você gosta de acompanhar o programa Big Brother Brasil, visite a página http://bigblogbrasil.blogspot.com/ e leia os comentários. Você pode opiniar e colocar a boca no trombone, dizendo tudo o que pensa do programa. Fórum de debates, enquete e links para as páginas do Big Brother em vários lugares do mundo, como Portugal e Austrália.

– O que rola na noite em Belo Horizonte pode ser conferido na página http://www.noiteembh.com.br. A página faz uma completa das principais festas, bares e boates da cidade. São várias seções de fotos atualizadas semanalmente com muita gente bonita.

– Aprenda sobre crianças e masturbação. Ao ver o filho pequeno manipulando seus órgãos genitais, muitos pais não sabem como agir. “Será que ele está se masturbando? Isso é normal?” Se despertou o seu interesse, aponte seu navegador para página http://www.clicfilhos.com.br/site/home.htm e tire suas dúvidas. Saúde, educação, comportamento, nutrição e culinária, são alguns dos assuntos tratados nesta página.

– Quando se pensa em bondade, e acima de tudo, espiritualidade e amor, não há como não pensar em Chico Xavier, o “Mineiro do Século”. A página do médium, http://www.geocities.com/mineirodoseculo/, traz muitas informações sobre sua vida e obra, além de mensagens especiais, várias fotos e muitos pensamentos e depoimentos de Chico, que dedicou todo o seu tempo a ajudar o próximo, através de projetos assistenciais.

– Você quer receber o Boletim Digital Guga.com direto em sua caixa de e-mail com as últimas notícias do Guga? Então, visite a página http://www.guga.com.br e assine já. Nesta página, você fica por dentro de tudo sobre o ídolo brasileiro que vem conquistando o mundo com as suas sacadas sensacionais. Além disso, acompanhe a estréia do Guga na Copa Davis.

– Um tema muito interessante e que talvez muitas pessoas nunca ouviram falar é de uma doença conhecida como Lupus. A doença atinge o sistema imunológico do doente e os anticorpos reagem contra as células normais, podendo afetar a pele, as articulações, rins e outros órgãos. O site Lupusonline informa as causas da doença, os tratamentos tradicionais e alternativos, além de pesquisas, curiosidades, indicação de livros. O endereço é: http://www.lupusonline.com.br/.

– A página http://www.inca.org.br/, do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é ideal para as pessoas que buscam se informar mais sobre a doença. O conteúdo é disposto de maneira didática, sem a utilização de termos técnicos de difícil entendimento. O site dá dicas de saúde, prevencão da doença e ainda estimativas de incidência de câncer divididas por estados e regiões do país. Destaque para o link que ensina como parar de fumar.

– É muita moleza! Sabe aquelas tradicionais monografias que os professores pedem na faculdade? Não precisa se preocupar mais com isso. A página http://www.zemoleza.com.br/ traz dezenas de trabalhos apresentados em diversas universidades do país nos mais variados temas.

MSA FAZ PARCERIA COM IBM NA LINHA WEBSPHERE

Em novembro de 2002, a MSA fechou contrato de parceria com a IBM na linha de produtos e serviços da plataforma Websphere. Profissionais da área de Tecnologia da MSA já iniciaram seus treinamentos com o objetivo de obter as certificações necessárias nesta parceria. Dentro da estratégia de adoção da plataforma J2EE – como o ambiente voltado para o desenvolvimento de aplicações corporativas e de missão crítica, a escolha da IBM para esta parceria se deu, entre outros fatores, em função de sua posição de destaque neste segmento de mercado, e pela portabilidade oferecida entre sistemas operacionais NT e Linux.
“Esta parceria é estratégica e nosso objetivo é nos tornarmos uma referência no Brasil no uso desta tecnologia”, afirma Wilson Caldeira, Gerente de Marketing da MSA.
(Transcrito do jornal MSA Informa, no. 38, 2003)

HORÁRIO DE VERÃO

Termina neste domingo, dia 16 de fevereiro, o Horário de Verão, iniciado em 03 de novembro de 2002. Os relógios deverão ser atrasados em uma hora, a meia-noite de sábado, retornando assim, ao horário oficial do país.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal do CECOM de 1987 foi realizada no Clube XV Veranistas, no dia 21 de dezembro, com a presença de quase todos os ceconianos. Naquela época, ainda havia a entrega do Amigo Oculto e todos participavam da brincadeira. A cada ano, inventava-se a forma da entrega do presente. Naquela festa, cada um deveria imitar o Amigo e este, por sua vez, descobrir que era ele. Além das brincadeiras, havia sempre a presença do Papai Noel, que aparecia de surpresa, e era o Caetano.

As fotos são de autoria de Luiz Ricardo de Faria e Silva.

Maria Auxiliadora Silva e Lelé. Onde pode estar o Amigo Oculto da Dôra?

Alexandre Castor recebendo seu presente, tendo ao seu lado a Lelé e atrás o Caetano

Zédu e Regina chegando com Emília.

Maria Auxiliadora Silva, Pedro Luís Caetano e Paulo Maia. Ao fundo: Paulo Inácio e Beatriz Perrela.

José Diz Ramos

Pedro, Caetano e Lelé. Ao fundo: Diz e William.

O abraço da Lelé em seu Amigo Oculto, o Caetano

Leão entregando seu Amigo Oculto para uma estagiária

Rosa recebendo o Amigo Oculto de Eduardo Henrique Lima, vendo-se Sálvia Figueiredo à frente.

Xina e Lelé



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VII, no. 6, de 10/02/1983, véspera do Carnaval, publicou o artigo “O Teleprocessamento e a Sociedade de Informação” de Luiz Carlos Campos, a entrevista de Lindaura Rosa dos Santos na seção “Um Pouco de Nós” e as seguintes notícias:

CHEFIA DA DIVISÃO DE SERVIÇOS IMPLANTADOS
Durante as férias de Nilza Magalhães Lara, chefe da Divisão de Serviços Implantados do CECOM, Hélio Teixeira da Costa estará respondendo pela chefia da divisão.

CHEFIA DA DIVISÃO DE PROJETOS ADMINISTRATIVOS
Durante as férias de José Eduardo Valle Santos, chefe da Divisão de Projetos Administrativos do CECOM, o analista Benjamin Pinto Neto estará respondendo pela divisão.

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE
O pessoal organizador da Campanha de Solidariedade, realizada no CECOM para os desabrigados de Belo Horizonte em conseqüência da chuvas caídas no início do ano, agradece a participação daqueles que contribuíram com seus donativos. …



Eventos



NOVAS TURMAS DE TREINAMENTO LOTUS NOTES

Dando continuidade ao treinamento para implantação do programa Lotus Notes, o CECOM tem oferecido, nas últimas semanas, turmas voltadas para os setores administrativos da Universidade. Participaram do treinamento os seguintes funcionários:

Turma 7/2003, dia 07/02/2003: Alice de Melo (Medicina), Breno Lucas Navais Aniceto (BU), Carlos Augusto da Silva (ICEx), Cláudia Queiroz de Almeida (Auditoria), Cláudia Maria Pereira (TU), Cleusa Maria Simões (Veterinária), Creonice da Silva (PRPG), Elaine Faria Ramos (CP), Eliana Lúcia Fagundes Habaeb (DSG), Érika Martins Lage (FACE), Francisco de Assis Fernandes (FaE), Luciene Antunes Alves (Educação Física), Maria das Graças Silva de Souza Oliveira (DAP), Maria de Lourdes Bicalho (Medicina), Michele Rios Eugênio (Gabinete), Monaliza Maria da Silveira Caires Lima (BU) e Nilza Maria Mendes (DAP). Instrutor: Antônio Eustáquio Rodrigues. Monitor: Ivan Pereira Prado.

Turma 8/2003, dia 13/02/2003, hoje, quinta-feira, de 13:00 às 17:00, turma criada para atender à demanda da Escola de Arquitetura: Alexandra Mara, Ana Maria Dias Moutinho da Silva, Angela Maria Paiva de L. Drumond, Beatriz Costa Monteiro de Oliveira, Cleber Alves Pereira, Elda Aimar de Jesus, Juliana Rodrigues Pereira, Marcos Antônio de Araújo, Maria Lúcia Menezes, Maria Vilma de Melo, Marilene Teixeira Cardoso, Mário Campos dos Reis, Moema Brandão da Silva, Mônica Silvânia de Queiroz, Ramon Lunardi Campos, Renata Albuquerque de Araújo, Simone Dorneles de Brito e Vantuil Corrêa de Oliveira. Instrutor: Eugênio Pacelli Pereira de Souza. Monitor: Ivan Pereira Prado.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Márcio da Costa Viana, no dia 18 e Aline Toledo Silva, no dia 20. E os parabéns para os ex-ceconianos: Antônio Roberto Lana Chaves, hoje, dia 13; Newton José Vieira (DCC) e Cristiane Maria Nunes, no dia 14; Daniel Borges de Figueiredo Santos (LCC), no dia 15; Bráulio César de Oliveira, no dia 16; Jane Marie Teichman, no dia 18; Mário Luís Terenzi, no dia 19; e Hélio Yoshida (Escola de Música), no dia 20.