Sistemático: Edição 1119 – 25/07/2002


Notícias



ATUALIZAÇÃO DE SERVIDORES DE REDES ADMINISTRATIVAS

O CECOM adquiriu licenças do sistema operacional de redes Netware 6 para atualização de todos os servidores da Rede Administrativa, cuja gerência é centralizada pelo Centro.

O Netware 6 é uma evolução do sistema hoje usado nestas redes, tendo características voltadas para o uso e administração da Internet.

Devido aos requisitos de hardware recomendáveis para implantação desta versão (Pentium III ou superior, 512 M de memória e 5 Gb disponíveis para o sistema operacional), a Imprensa Universitária adquiriu um novo equipamento para ser o servidor de arquivos daquela unidade e o CECOM está disparando processo de compra de um servidor para atender à sua própria rede.

SICCA E SISTEMA DE PATRIMÔNIO

Foi realizada na última sexta-feira, dia 19, entre o Centro de Computação e o Depto. de Serviços Gerais (DSG), reunião para discussão da estratégia de implantação dos módulos de Compras e Contabilidade do Projeto SICCA (Sistema Integrado de Compras, Contabilidade e Almoxarifado) e também para melhor definição da interação deste projeto com relação ao desenvolvimento do novo Sistema de Patrimônio. Do projeto SICCA original, apenas o módulo correspondente ao Almoxarifado foi realmente implantado na Universidade. Os outros dois módulos, Compras e Contabilidade, apesar de já terem sido desenvolvidos, ainda não foram totalmente consolidados e implantados. Estiveram presentes à reunião: Regina Helena Moura Brandi, do CECOM, como a nova responsável pelo Projeto SICCA, e Edna Lúcia Gelmini, diretora do DSG.

NOVO PADRÃO PARA AMBIENTE DE MICROS DA REDE ADMINISTRATIVA

Com a adoção do sistema operacional Windows 2000 Professional como padrão para os microcomputadores dos órgãos da Administração Central, várias mudanças foram implementadas, visando uma maior padronização e, principalmente, a garantia da legalização do ambiente de software dessas máquinas.

O sistema operacional anterior, Windows 98, por não ser voltado para ambientes corporativos, permitia a seus usuários total controle de suas funções e sistemas. Os usuários podiam, por exemplo, mudar as configurações de rede e de periféricos, alterar o fundo de tela, acrescentar e remover softwares, alterar a disposição e formato dos ícones apresentados na área de trabalho etc. Embora tais privilégios possam ser considerados, por alguns usuários, “essenciais” para um melhor desenvolvimento de suas tarefas diárias, na grande maioria das vezes causam problemas para os responsáveis pela manutenção dos equipamentos, no caso o CECOM, além de retardar e irritar outros usuários que, porventura, venham trabalhar nesse ambiente personalizado.

Muitos usuários ignoram que, ao modificarem os ícones, por exemplo, para ícones animados, e modificarem o fundo de tela para uma imagem qualquer, geralmente retirada de algum site da Internet, estão afetando, em alguns casos drasticamente, o desempenho de seus equipamentos, uma vez que grandes imagens demoram mais tempo para serem processadas e ícones animados são programas que ficam residentes na memória em tempo integral. Outra possibilidade que o Windows 98 dá a seus usuários é a instalação e remoção de qualquer software no equipamento, o que vai contra a necessidade de se ter um ambiente legalizado, uma vez que muitos dos programas instalados são cópias de demonstração, que deveriam ser retiradas após um prazo determinado.

Com a adoção do Windows 2000 Professional, esses privilégios passaram a ser controlados pela administração da rede. Foi definido um ambiente de usuário padronizado, incluindo área de trabalho tendo como fundo de tela o símbolo da UFMG e ícones com formato e disposição pré-estabelecidos, bem como a impossibilidade de qualquer alteração do ambiente de software previamente instalado e de qualquer modificação do sistema, evitando travamentos causados por alterações indevidas na configuração. Além disso, por ser Windows 2000 um sistema operacional mais estável que o seu antecessor, o CECOM acredita ter conseguido fornecer aos usuários da Administração Central um ambiente mais profissional e condizente com as necessidades da instituição.

AMBIENTE FÍSICO PARA O DESENVOLVIMENTO DO NOVO SISTEMA ACADÊMICO

Já está quase pronto o novo ambiente físico que o CECOM está montando para dar continuidade ao desenvolvimento do projeto do Novo Sistema de Controle Acadêmico. O mobiliário da sala de programação já foi montado faltando apenas o conjunto de trabalho (mesa em L e cadeira) que será montado na sala de desenvolvimento.

Com relação aos equipamentos, todos já chegaram e estão sendo testados, instalados e configurados pela DAC, que também está providenciando a disponibilização dos novos pontos de rede com os respectivos endereços IP. A previsão é que no dia 1o. de agosto próximo, todo o ambiente físico esteja pronto.


Informativo



Genteware

Há pouco mais de um mês, ela passou a pertencer ao quadro do CECOM, a partir do Convênio UFMG/Cruz Vermelha. É uma menina de um sorriso muito bonito, simpática, que ri à toa. Muito educada, está lotada na Diretoria do CECOM. Ela é Michele Marie Ribeiro Perpétuo que ficou muito feliz por ter sido convidada para a entrevista.

SIST: Como você ficou sabendo do Convênio UFMG/Cruz Vermelha?
MICHELE: Sempre tive muita vontade de trabalhar e achei que, já tendo completado 16 anos, fazer um estágio seria perfeito. Comecei então a buscar oportunidades nos lugares em que meus familiares trabalhavam, mas não deu certo. Eu não desisti ! Foi aí que um tio meu me falou sobre as inscrições na Cruz Vermelha. Ele me explicou que eu não precisava ter a experiência que todos os outros empregos me exigiam. Fiz minha inscrição no começo deste ano, logo que fiz aniversário, em março. Fiquei assustada com o número de jovens que buscavam um emprego. A fila era gigantesca! A partir daí foram dois meses de espera. No final do mês de maio, fui chamada para fazer uma entrevista de seleção com mais oito meninas, se não me falha a memória. Duas semanas depois, fui convocada para a primeira entrevista, no Centro Pedagógico e, antes que se passasse uma semana, o CECOM me convocou para a segunda entrevista.

SIST:Como foi a sua entrevista no CECOM? Achava que seria chamada?
MICHELE: Foi incrível! A Márcia e a Lelé me deixaram tão a vontade que, quando dei por mim, o meu nervosismo já quase não existia. É claro que a ansiedade de saber o que estavam achando de mim fez com que parte desse meu nervosismo persistisse. A entrevista também foi bastante parecida com as duas primeiras. Talvez isso também tenha ajudado um pouco. Recebi a resposta no mesmo dia, mas a expectativa daqueles cinco minutinhos antes da confirmação… Não acreditava que pudesse ser a escolhida

SIST: Foi o seu primeiro emprego?
MICHELE: Eu já havia trabalhado na equipe de promoção da rádio Transamérica, em sua antiga direção. Fazia o que eles chamam de “peruinha Transamérica” e participava de feiras de música. Contudo, não tinha nenhum tipo de garantia ou horário certo.

SIST: Como está sendo o seu trabalho no CECOM?
MICHELE: Tenho certeza de que meu anjo da guarda anda fazendo muito bem o seu trabalho. Ele me guiou para o melhor lugar da UFMG. Iniciei meu trabalho no CECOM no dia 12 de junho/2002. Fui muito bem recebida por todos e a Marília teve muita paciência comigo durante o treinamento. Ela foi uma excelente professora! No começo, fiquei totalmente perdida, mas minha “professora” me tranquilizou, dizendo que aos poucos eu assimilaria todas as informações. De fato, é isso o que está acontecendo. Sei que ainda tenho muito o que aprender e me sinto muito segura sabendo que serão vocês os meus professores. Todos aqui me ensinam muito! Procuro fazer o meu trabalho da melhor maneira possível, mas às vezes tropeço na falta de experiência. E tenho consciência da minha responsabilidade.

SIST: Você está preferindo almoçar no CECOM? Já se acostumou com a turma do almoço?
MICHELE: Com certeza prefiro almoçar aqui no CECOM. Além de muito mais animado, (principalmente quando não tem metade do CECOM de férias), é muito mais confortável para mim não ter que gastar tempo e dinheiro com almoço. Já me acostumei tanto com o pessoal que sinto falta da Beth, da Maria Helena e da Marília almoçando conosco. Pena que a Marília tenha mudado de horário! Ainda bem que a Elizângela voltou!

SIST: O que espera deste serviço no CECOM?
MICHELE: Acredito que esse trabalho será a base de todo o meu futuro no mercado profissional. A partir daqui é que tem início a minha experiência com público e com o próprio ambiente de trabalho. Enfim, tudo o que eu aprender aqui será muito bem aproveitado.

SIST: Conta um pouco sobre você e sua família.
MICHELE: Somos cinco pessoas na minha família: minha mãe Maria, meu pai Francisco, minha irmã Anna Paula, minha avó D. Zorandyr e eu. Moramos num apartamento no Bairro Serrano. Meu pai trabalha como vendedor de bombas de água e motores em uma firma aqui na Pampulha. É um pai daqueles bem coruja, sabe?! Já minha mãe é um pouco mais liberal. É mãe! Minha irmã acabou de passar no vestibular da Newton de Paiva. Também tenho um tio que trabalha no Centro Audiovisual da UFMG, o Gegê (como todos o chamam e conhecem). Aliás, foi ele o tio que me falou sobre as incrições na Cruz Vermelha.

SIST: E os estudos?
MICHELE: Estou no segundo ano do segundo grau e estudo atualmente no Dom Orione. Digo atualmente porque minha vida mudou muito de uns meses para cá. Eu morava em Santa Efigênia e estudava no Instituto de Educação, mas mudei para o Serrano no começo do ano. Coincidiu com a minha vinda para o CECOM e daí tive que mudar de escola também, porque o Instituto ficou muito longe para mim. Foi difícil ter que me adaptar a tantas mudanças num período tão curto, ainda mais tendo estudado a minha vida inteira no Instituto. Mas até que eu me acostumei rápido!

SIST: No seu tempo livre, o que gosta de fazer?
MICHELE: Não posso ver meus amigos durante a semana e quase não vejo minha família, pois os horários não coincidem muito.Por isso prefiro passar meu tempo livre com eles. Às vezes, saio com meus amigos e, às vezes, fico em casa com a minha família.

SIST: Conta sobre seus sonhos.
MICHELE: Pretendo me formar em Publicidade como minha irmã, ou Turismo. Mas como o futuro a Deus pertence, ainda posso mudar de idéia. Não sonho muito… Quero me formar e ter um emprego seguro que possa trazer tranquilidade para mim e a meus pais. Se é que isso é sonho! Prefiro dizer que são planos para o futuro.

SIST: Quer dizer alguma coisa para o pessoal do CECOM?
MICHELE: Como já disse, ter vindo para cá foi um presente de Deus! As pessoas são maravilhosas e com certeza eu vou aprender muito mais com vocês. Agradeço as oportunidades que estão me oferecendo aqui e a paciência que estão tendo comigo. Espero corresponder às expectativas de todos.Tenham a certeza de que eu me esforço para isso!

Foi muito bom conversar com a Michele, que disse que tem uma história ceconiana tão pequenina quanto ela. Mas que esperava poder compartilhá-la com todos. Esperamos corresponder também às suas expectativas e ajudá-la bastante neste início de vida profissional. E agradecemos a ela por estar entre nós, com sua alegria e disposição de aprender.

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas de sites:

– Enquanto o MP3 continua pela Internet e com muita polêmica, o REM vai em sua página o álbum r.e.m.IX. Como sugere o nome, vem com diversas versões remixadas de músicas da banda. Além das 10 músicas em MP3, você pode baixar até os arquivos em PDF para imprimir e fazer a capa do seu CD. O endereço é: http://www.remhq.com/flash/index.html.

– Para quem gosta de música e quer conhecer o ex-integrante da banda Titãs, Arnaldo Antunes, é só apontar o seu navegador para a página oficial. A trajetória do músico e tudo sobre sua carreira além de incluir a discografia completa com livros, reportagens, agenda de shows e projetos paralelos, tem novidades, fotos e até um chat. Vale a pena conferir no endereço http://www.arnaldoantunes.com/.

– Como é difícil imaginar nossa vida sem a luz! Mas foi somente em 1879 que Thomas Edison finalmente conseguiu desenvolver a lâmpada incandescente para uso prático, após centenas de experiências. A página Light traz a biografia desse grande cientista, além de informações sobre a ciência, a tecnologia, a história e a matemática da luz. A página explica a diferença entre lâmpadas incandescentes, fluorescentes e HID (comumente usadas nos postes) e mostra algumas experiências simples e interessantes, incluindo a construção de uma câmera fotográfica rudimentar. Tem área de estudante e professor. O endereço é: http://www.gelighting.com/na/home/gela/index.htm. (Site em Inglês)

– Você sabia que, em 1188, Frederico Barba-Roxa, imperador alemão, Filipe Augusto, rei da França, e Ricardo Coração de Leão, rei da Inglaterra, organizaram uma Cruzada a pedido do papa Gregório VIII? Não? Nem eu. Só a partir da leitura dessa página é que descobri esta informação. Você encontrará essas e outras informações na página de 1096 a 1270, que traz uma cronologia de fatos ocorridos desde a Expansão Árabe até o fim dos Estados Latinos no Oriente, passando por todas as 8 cruzadas. Para quem gosta de história é uma ótima dica. Visite http://www.arqnet.pt/portal/universal/cruzadas/index.html.

– Sabe aquele material sobre informática que você precisa e não acha na Web? Pois é. A página http://www.agatetepe.com.br/ reúne uma excelente coleção de tutoriais, dicas e diversos tipos de documentação sobre informática divididos em categorias como utilitários, desenvolvimento, sistemas operacionais, multimídia, gráficos, cabeamento, redes, linux etc. O endereço é: http://www.agatetepe.com.br/.

– O que não falta são lendas e mitos na história. Para quem se interessa pelo assunto, a página Bulfinch´s Mithology traz histórias e curiosidades sobre a Era da Fábula (deuses e heróis, da Grécia e Roma antigas, como Prometeu, Pandora, Minerva, Cupido, Pegasus, Perseus), a Era da Cavalaria (as lendas do Rei Arthur e seus cavaleiros) e as Lendas de Carlos Magno (romances da Idade Média). “Agora Merlin, de quem nós ouvimos falar tanto e ouviremos mais, era filho de nenhum pai mortal…” Esta e outras estórias ou histórias você encontrará na página http://www.bulfinch.org/. (Site em Inglês)

– Desenvolvido em Flash, na página Papel Legal você vai encontrar dezenas de ícones, cursores, temas, papéis de parede e protetores de tela, além de diversos utilitários para download, incluindo um software que exibe um papel de parede diferente (sorteado entre 15 de sua escolha) cada vez que você liga o computador. Para quem gosta de enfeitar o Windows é uma ótima dica. Ah! tem mais: papel de parede com a raposa (Cruzeiro), coelho (América), galo (Atlético) e como não poderia faltar o urubu (Flamengo), filmes, natureza, animais, cartoons, personalidades etc. O endereço é: http://www.papelegal.com/.

– Quando o Windows trava é aquele sufoco. Mensagens de erro estranhas ou se o o drive de disquetes continua a ler um disco que não está no leitor? A página Ajuda Certa ajuda a resolver alguns problemas comuns dos computadores e oferece downloads, apostilas, e dicas sobre ICQ, Flash, Linux e Windows. O endereço é: http://www.ajudacerta.com.br/.

– O Linux vem ganhando mercado e algumas pessoas, que não trabalham com informática, não estão sabendo disso. Mas para quem administra sistemas, vale conferir a página UnderLinux. Artigos sobre diversos assuntos, informações sobre programação, hardware, bancos de dados, proxy, sendmail, firewall, segurança, redes, protocolos, Apache, Linux e Free BSD, além de fóruns, entrevistas e links interessantes para quem atua na área. O enderço é: http://www.underlinux.com.br/.

– Apesar da página ser em Inglês, com fotos e informações completas e variadas sobre diversos pontos turísticos e personagens históricos em 5 regiões do planeta, Geographia tem todas as informações para quem vai viajar. Em “Destinations”, você escolhe a opção para conhecer a África, Ásia, Caribe, Europa ou América Latina. Não deixe de conferir a página http://www.interknowledge.com/.

– Todo dia é dia de alguma coisa. Você sabe o que se comemora no dia 24/07/2002? Não? Bem , 24 de julho, oito dias, três horas e 18 minutos depois de ser lançada ao espaço no bico de um gigantesco Saturno 5, o maior foguete já construído, a pequena cápsula de comando da Apollo 11 mergulhou nas águas do Pacífico Sul, na altura da Polinésia. Uma das mais antigas fantasias do homem, ir à Lua e voltar são e salvo, tinha enfim se tornado realidade. Agora você sabe né. Fique por dentro das comemorações navegando na página http://www.quediaehoje.net. Você pode fazer pesquisa por data e navegar pelos canais.

– A frase é proibido proibir vista de várias maneiras com placas de todo o mundo. Muito legal. O endereço é: http://www.donotenter.com. (Site em Inglês)

Para mudar um pouco as dicas de páginas pela Web, Adyr está incluindo, nesta edição, uma pequena mudança para que os leitores possam ficar por dentro de quase tudo que rola na Web. São alguns artigos tirados de jornais que são publicados na Web para maior conforto dos fiéis leitores do Sistemático.

China quer criar seu Windows – O governo chinês anunciou que deseja criar um sistema operacional semelhante ao Windows 98, segundo o jornal local People’s Daily. O programa estará pronto em um ano e será compatível com o Office2000 e o editor de texto Word.
As faculdades chinesas já estão, gradualmente, recebendo a primeira versão de um sistema operacional local, chamado de Yangfan 1.0.

Grã Bretanha anuncia política para uso de programas open source – O governo britânico revelou ontem, seus planos para a implementação de softwares de código aberto nas instituições estatais. Segundo o Douglas Alexander, ministro do Interior, “o objetivo é evitar soluções que prendam o estado a serviços e produtos proprietários”.
O texto da Open Source Software Policy Document afirma que o estado usará apenas programas que garantam interoperabilidade e que usem padrões e especificações abertas e estudará a possibilidade futura de adotar exclusivamente programas de código aberto.
(Open Source Software Policy Document)

Homem compra mais pela web que mulher – As mulheres, que sempre levaram fama de compradoras compulsivas, foram desbancadas pelo homens, quando se trata de compras pela Internet. Uma pesquisa realizada pelo site e-bit, mostrou que os homens gastaram cerca de 30% a mais do que as mulheres em compras de comércio eletrônico no Brasil, no primeiro semestre deste ano.
Além de gastarem mais, os homens foram responsáveis por 60% das transações realizadas no país no mesmo período. Os dados da pesquisa revelaram ainda que as mulheres são mais cautelosas que os homens na hora da comprar na Internet, pois preferem usar como forma de pagamento o boleto bancário. (Jornal do Brasil, 23/07/2002)

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A Festa de Natal do CECOM de 1995 foi realizada no Grêmio Espanhol, no Bairro Xangrilá, no dia 15 de dezembro. O churrasco contou com a participação de ceconianos e seus familiares, além de convidados. Verificando as fotografias deu para relembrar que, dias antes, Ana Lúcia, então diretora da DAS, havia sofrido um acidente na rampa da Reitoria, trincando o osso do tornozelo. Mas nem por isso deixou de comparecer. Houve, também, o Parabéns prá você para Luísa, filha do Mário e da Gila, com direito a bolo e velas. Durante o churrasco, os loucos por truco formaram duplas e jogaram a tarde toda.

As fotos foram tiradas por Lelé.

Uma visão da piscina e do clube

Conceição, Adyr, Rubens, Regina e Helvécio

Ana Lúcia, Raimundo, Gilmar, Norberto, Helinho e Rogério. À esquerda, ao fundo: Lobinho e Nilson

Dilma e Dojai

Helinho e Luciene

Ronaldo, Alri, Ana Lúcia, Lísia, Carlos Roberto e Leão

Matheus e Henrique, Bessa, Jader Batista e Gerson. Mariângela ao fundo

Janaína, Bárbara, Murillo, Marcelo, Ronaldo e Haroldo

Lurdinha, Renato, Alda e Carlinhos. Ao fundo:Luciene, Beth e Bárbara



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VI, no. 28, de 22/07/1982, publicou notícias sobre a Semana de Atualização do Dirigente e Executivo de Informática, Concurso Agente de Portaria, viagem do prof. João Carlos Pires Bauer, ao Rio de Janeiro, para reunião com dirigentes da Finep, funcionamento do Sistema Burroughs 6700, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PALESTRA NA EMBRATEL
O prof. João Carlos Pires Bauer e Romildo Monte participaram, na última quinta-feira, dia 15, de uma palestra no auditório da Embratel, em Belo Horizonte, sobre a rede de comutação de pacotes que será implantada no Brasil através de transferência de tecnologia da rede Transpac francesa.
A mesma palestra foi apresentada por Romildo Monte para o Setor de Suporte, na segunda-feira, dia 19
.



Eventos



CURSO DE FOTOGRAFIA

Início: 1a. quinzena de agosto. Aulas: 2a. e 4a., de 19:15 às 21:00. Duração: 4 semanas. Contato: 3261-2712/9984-0584, com Cristina.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para João Paulo Rodrigues da Costa, aniversariante de hoje, dia 25; e Haroldo Alves, no dia 27. E os parabéns, também, para Eliane Pawlowiski, no dia 31, e Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua (DCC), no dia 1o. de agosto.