Sistemático: Edição 1704 – 03/08/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

CECOM apoia a realização do Registro e Matrícula presenciais

Os candidatos convocados pelo DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico nas chamadas do Processo Seletivo Sisu/1a. edição de 2017 e que efetuaram o registro acadêmico on line para o segundo semestre letivo deste ano, compareceram à UFMG para o procedimento presencial de apresentação de documentos do registro acadêmico nos dias 27, 28 e 31 de julho.

Conforme divulgado no Sistemático no. 20, de 27/07/2017, o CECOM se preparou e introduziu melhorias nos sistemas acadêmicos, reduzindo problemas verificados nos anos anteriores.

O volume de atendimento nos dias de registro foi o seguinte:

Dia Registros Confirmados
27/07/2017 739
28/07/2017 579
31/07/2017 1011

Durante o período do registro, atuaram garantindo a realização dos trabalhos: Luiz Cláudio Ferreira Santos e Samid Eduardo da Silva Reis (DAC), Ivan Santana Santos, Antônio Higino Manoel Machado (DRC), Felipe Ribeiro de Oliveira, Pedro Henrique Begalli Rezende (DIS), Thiago Gabriel Diniz e Mário Nagalhães Lara (DDP), além dos estagiários Leandro Bruno Pereira e André de Las Casas Castro.

Durante o mês de agosto serão realizadas, se necessário, mais 4 chamadas.

CECOM recebe novos funcionários

O CECOM recebeu, esta semana, mais dois funcionários para o seu quadro, visando repor vagas surgidas de aposentadorias recentes.

Os novos funcionários são Douglas Santos e Sadallo Andere Neto, lotados na DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

Douglas Santos é Analista de Tecnologia da Informação e veio para o CECOM, no dia 31/07/2017, por meio de remoção da Escola de Engenharia. Ele foi admitido pela UFMG, em Concurso, no ano de 2008, lotado naquela escola. Trabalhou em vários setores e, por último, foi responsável pela Seção de Tecnologia da Informação na área de infraestrutura de redes.

Douglas é formado em Sistemas de Informação pela PUC/MG e cursou Especialização em Redes de Computadores, também pela PUC/MG.

Sadallo Andere Neto é Técnico em Tecnologia da Informação, admitido pela UFMG por meio do Concurso Público de 2016. Ele foi lotado no CECOM no dia 01/08/2017. Sadallo é aluno do curso de Sistemas da Informação da UFMG e está se inteirando do funcionamento da área de hardware da DRC.

Douglas Santos
Douglas Santos

 

Sadallo Andere Neto
Sadallo Andere Neto

 

Saída de estagiário

Bárbara Ferreira Aguiar Felizardo Evangelista vai encerrar seu estágio no CECOM amanhã, dia 04 de agosto. Ela estava no CECOM desde novembro de 2016, lotada na DDP – Divisão de Desenvolvimento de Projetos.

Bárbara Evangelista
Bárbara Evangelista

Novos estagiários do CECOM

O CECOM está contando, desde o dia 01/08/2017, com mais dois novos estagiários em seu quadro. São eles:

– Jonas Ferreira da Trindade, aluno de Sistemas de Informação, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação.

– Hudson Martins Nunes, aluno de Biblioteconomia, lotado na DAC – Divisão de Atenção ao Cliente.

Jonas Ferreira
Jonas Ferreira

 

Informativo

Estatísticas do Sistema de Telefonia da UFMG

Desde o mês passado, O Sistemático está publicando as estatísticas referentes a um dos tipos de atendimento realizado pela DRC – Divisão de Redes de Comunicação – Telefonia. Esse atendimento refere-se aos sistemas de telefonia de toda a Universidade, ou seja, todas as unidades acadêmicas e administração central, alocadas tanto no Campus Pampulha, Montes Claros, unidades do Centro quanto no Hospital das Clínicas.

Gráfico 1 No primeiro gráfico é destacado o quantitativo de solicitações que o setor recebe por mês. Apesar de ser período de férias, o que faria com que o número de solicitações diminuíssem, houve alguns problemas na central, por isso o número chegou a 249. A coluna `rejeitados’ trata das solicitações recebidas com informações incorretas. Esse mês foram 67 solicitações rejeitadas. Daí decorre a necessidade de filtrar os pedidos antes de serem passados para o atendimento.

Outro dado aparente no gráfico é a quantidade de solicitações atendidas, das que foram abertas no próprio mês, e a quantidade atendida referente ao acumulado de outros meses, totalizando assim 202 atendimentos no mês de julho. Esses atendimentos vão desde uma programação ou reparo mais complexo na central até a troca do cordão espiral de um aparelho telefônico.

g2

Gráfico 2 Esse gráfico mostra quanto cada unidade acadêmica e também a Administração Central absorvem de atendimentos da Telefonia. É uma constante a Administração Central absorver a maior parte do atendimento, por se tratar de um agrupamento de diversos setores e que absorve a maior parte dos funcionários da Universidade. Esse mês, o Instituto de Ciências Exatas – ICEx, se destaca, com um grande número de reparos tanto na rede, quanto na central, totalizando aproximadamente 10,0%. Esse mês não tivemos solicitações externas à UFMG.

g3

Gráfico 3 Esse gráfico reflete os diversos serviços que o setor realiza nessa área, dando destaque esse mês para a quantidade de reparos na central, aproximadamente 35,0%, em decorrência de vários problemas em toda a Universidade, demandando inclusive intervenção da mantenedora durante vários dias. A coluna HC mostra os atendimentos feitos no Hospital das Clínicas, não sendo detalhado o tipo de atendimento por se tratar de uma central separada, feito pelo técnico da DRC alocado no centro. A coluna miscelânea trata de diversos serviços que não tem expressão em número suficiente para receberem coluna específica.

Curso sobre musas e museus começa na próxima semana, no Museu Mineiro

O Departamento de Filosofia da UFMG e o Museu Mineiro promovem, de agosto a outubro, o curso 9+2 Musas para um museu. Dez especialistas vão tratar das artes às quais as musas estavam associadas e de sua ligação com a ideia de museu, e também do estado atual dessas artes e dos espaços educativos. A primeira palestra será feita no próximo dia 10, pelo professor Jacyntho Lins Brandão, da Faculdade de Letras da UFMG, sobre Érato: poesia amorosa.

Abertos ao público, os encontros serão às quintas-feiras, das 19h às 20h30, na sala de reuniões do Museu Mineiro. As exposições, de caráter introdutório, durarão cerca de 40 minutos. Depois de uma breve apresentação do convidado e da musa do dia, haverá a palestra e uma conversa entre os participantes e o expositor, com acompanhamento de quitutes mineiros.

A iniciativa é destinada a interessados em Filosofia, Teatro, Letras Clássicas, Historia, Direito, Ciências Políticas, Comunicação Social e Belas Artes.

O Museu Mineiro fica na Avenida João Pinheiro, 342, Funcionários. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (31) 3269-1103. …

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/048278.shtml – 03/08/2017)

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XXI, no. 26, de 07/08/1997, publicou notícias sobre estrutura de editoração, eleição para Reitor, Rede DSG, treinamento Cliente/Servidor, curso na ATT, defesa de tese de mestrado de Iremar Nunes de Lima, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PONTOS DA REDE REITORIA NO SEGUNDO ANDAR

A instalação de pontos da Rede Reitoria no segundo andar do prédio, espaço anteriormente utilizado pelo DRCA, foi feita de forma provisória, tendo em vista a mudança programada daquele órgão. Durante a preparação da 49a. Reunião Anual da SBPC, esta instalação foi reaproveitada, devido à duração limitada da necessidade de uso pelos organizadores do evento. Entretanto, com a recente definição pela ocupação daquele espaço por comissões ligadas ao Gabinete do Reitor (CPPD, CT&IT e outras), a DAC está, juntamente com aquele órgão, através da Coordenadora Administrativa do Gabinete, Iara Efigênia Santa Bárbara, verificando os procedimentos necessários para a instalação, naquele local, de infraestrutura definitiva para conexão à rede local.

 

Eventos

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Alan Calazans, no dia 06; e para os ex-ceconianos: Joaquim Coelho da Fonseca Neto, no dia 03; Evandro de Paula Godoy e Iracema Alves Torres. no dia 04; e Danilo Eduardo Fonseca Souza, no dia 09.

NASCIMENTO: Nasceu Samuel no dia 24 de julho, filho de Carolina e Emerson Henrique Kfuri Pereira. O Sistemático, em nome de todos, envia as felicitações.

Memória Fotográfica do CECOM

As fotos desta semana foram enviadas por Cleuza Maria Bento, a QQ, vencedora do concurso para a escolha do nome do jornal do CECOM em 1977. Ela esteve presente à comemoração dos 40 anos de O Sistemático no dia 14 de junho de 2017 e fotografou o evento.

Entre as fotos, foi marcada a presença da ex-ceconiana Dilma Trivelli Pimenta Sandrin (Didi), que mora no Canadá há mais de 20 anos. Dilma foi diretora da Divisão de Usuários (1978/1983), e a partir de 1984, exerceu o cargo de diretora da Divisão de Núcleos Computacionais, que ficava instalada no Hospital das Clínicas, até a sua aposentadoria em 1996.

Passeando por Belo Horizonte, Dilma aceitou o convite da Xina em rever o CECOM numa ocasião muito especial.

Foi um encontro de ceconianos e ex-ceconianos, mostrando O Sistemático como um elo, nas palavras de Carlos Alfeu, entre o passado e o presente.

Lelé, QQ e Didi
Lelé, QQ e Didi

 

Enfim, a surpresa da festa: O mascote do Sistemático
Enfim, a surpresa da festa: O mascote do Sistemático

 

O mascote foi uma surpresa alegre para todos
O mascote foi uma surpresa alegre para todos

 

Lelé, Marco Túlio e Helvécio. Carlos Alfeu não aparece na foto, mas está abrindo o pacote surpresa da Rosa e da Takeda
Lelé, Marco Túlio e Helvécio. Carlos Alfeu não aparece na foto, mas está abrindo o pacote surpresa da Rosa e da Takeda

 

Fim de festa!
Fim de festa!