Sistemático: Edição 1710 – 05/10/2017

Notícias:

Informativo:

Eventos:

pdf Versão em PDF

Noticias

UFMG evolui em avaliação de Governança em TI

Nos últimos anos, por ações promovidas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e orientações dadas pelo Tribunal de Contas da União, os órgãos públicos estão sendo estimulados a avançar em políticas, normas e ações que promovam a Governança em TI em suas instituições.

O objetivo da Governança em TI é assegurar que as ações de TI estejam alinhadas com o negócio das organizações e que seu desempenho possa ser avaliado, seus recursos possam ser bem investidos e seus riscos operacionais possam ser mitigados.

No caso da TI, sua importância está associada à capacidade de viabilizar meios para que os objetivos do Plano Diretor Institucional (PDI) possam ser alcançados. Esses objetivos são coletados e interpretados em um Planejamento Estratégico e se desdobram em projetos e seus respectivos planos de ação, compondo a visão tática e operacional que são conduzidas pela área de TI.

Para o acompanhamento do crescimento de sua governança, a UFMG tem se baseado no índice de medição proposto pelo TCU, o iGovTI.

O iGovTI é um índice calculado a partir das respostas dadas pelas instituições a um questionário aplicado a cada dois anos pelo Tribunal. Para facilitar a interpretação dos dados e permitir que fossem feitos comparativos de evolução entre levantamentos, coletados em momentos diferentes, foi criada pelo TCU uma escala de pontuação. Esta escala possui valores que variam de 0 até 1, onde 1 é o máximo a ser alcançado. Ela foi criada com conceitos próprios do TCU, considerando aquilo que o Tribunal entendeu como mais importante para a gestão pública brasileira e tendo por base as boas práticas de modelos consagrados, como Cobit, Itil, PMBOK e outros.

A partir de 2010, com a análise do iGovTI obtido em todas as instituições, foram criados estágios para a classificação do

patamar de governança em TI de cada uma delas. A classificação desses estágios passou posteriormente por uma redefinição em 2014 e seus limites, atualmente, são os seguintes:

Inicial 0,00 d” iGovTI < 0,30

Básico 0,30 d” iGovTI < 0,50

Intermediário 0,50 d” iGovTI < 0,70

Aprimorado 0,70 d” iGovTI d” 1,00

A UFMG obteve o iGovTI de 0,35 em 2010, ficando acima da média das demais universidades (0,33), porém ainda no estágio BÁSICO de governança. No ano de 2012 o TCU aplicou novo questionário, similar e não idêntico ao de 2010, mas comparável, para permitir que seus resultados pudessem ser confrontados. Nesta avaliação a UFMG atingiu a pontuação iGovTI de 0,38, 10% superior ao índice anterior, porém ainda no mesmo nível de Governança.

Em julho de 2014 novo questionário de avaliação foi aplicado. Conforme era a expectativa, em função das ações tomadas, a UFMG manteve seu crescimento, mas foi possível dar um salto, obtendo-se um iGovTI de 0,59 e atingindo o estado INTERMEDIÁRIO . No ano passado o TCU procedeu a nova coleta de informações para a aferição do iGovTI de mais um biênio. Novamente houve um avanço e a pontuação obtida chegou a0,63 em 2016.

Nessa última edição do iGovTI foram avaliados 368 órgãos públicos, sendo 106 Instituições de Ensino. A média nacional do índice foi de 0,49, com desvio padrão de 0,18. Entre as Instituições de Ensino a média foi de 0,42, com desvio padrão de 0,15.

As informações completas sobre o resultado da edição 2016 do iGovTI estão publicadas em https://www.ufmg.br/dti/wp-content/uploads/2016/08/320-Resultado -iGovTI-2016.pdf. No próximo ano, em 2018, nova avaliação será conduzida pelo Tribunal.

CECOM recebe visita de candidatos a Reitor

Como ocorreu nos processos anteriores para escolha dos ocupantes dos cargos de Reitor e Vice-reitor, o CECOM recebe a visita das chapas inscritas.

No dia 26/09, esteve presente no CECOM a Chapa 1, composta pelos professores Renato de Lima Santos e Carmela Polito Braga.

Esta semana, no dia 03/10, foi a vez da Chapa 3, composta pelas professoras Andréa Mara Macedo e Paula de Miranda Ribeiro.

Na oportunidade, as chapas apresentaram suas ideias e propostas e ouviram sugestões da equipe do CECOM.

UFMG terá recesso administrativo na próxima semana

Nos dias 13 e 14 de outubro, sexta-feira e sábado da próxima semana, definidos como não letivos no calendário acadêmico, haverá recesso administrativo na UFMG. O objetivo é reduzir custos operacionais, de acordo com a Reitoria, que emitiu ofício circular.

Ainda de acordo com o documento, o recesso não deve causar prejuízo aos serviços considerados essenciais, como estabelecido pelos dirigentes das unidades e demais órgãos administrativos.

(Fonte: https://ufmg.br/comunicacao/noticias/ufmg-tera-recesso-administrativo-na-proxima-semana)

Edição próxima semana

Com o feriado do dia 12, Nossa Senhora Aparecida, e recesso nos dias 13 e 14/10, O Sistemático não circulará na próxima semana.

 

Informativo

Seminário dá início às atividades da Semana do Conhecimento da UFMG

Mesa-redonda sobre a introdução da pesquisa científica no ensino médio vai abrir, nesta quinta-feira, dia 5 de outubro, no campus Pampulha, o 6º Seminário de Iniciação Científica Júnior, promovido pela Pró-reitoria de Pesquisa (PRPq). O evento terá início às 9h30, no auditório nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), e prosseguirá à tarde, com apresentação dos trabalhos de cerca de 100 estudantes de escolas de Belo Horizonte que desenvolvem pesquisa de iniciação científica sob orientação de docentes da UFMG, em programa que tem o objetivo de apresentar conceitos de ciência, tecnologia e inovação ainda no ensino médio.

O Seminário integra a programação da 27ª Semana do Conhecimento UFMG (https://www.ufmg.br/semanadoconhecimento/), que será realizada de 16 a 20 deste mês, com exposição de cerca de três mil trabalhos vinculados a atividades de ensino, pesquisa e extensão. Também precede a abertura da Semana a apresentação de trabalhos inscritos no 20º Encontro de Extensão e exposição de pôsteres na 26ª Semana de Iniciação Científica, que ocorrerão de 9 a 11 de outubro, em unidades acadêmicas de Belo Horizonte e no Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros.

“A mostra de trabalhos faz parte da Semana do Conhecimento, que, em sua 26ª edição, tem a proposta de estimular uma reflexão sobre a diversidade da ciência produzida e compartilhada pela Universidade, em diálogo com setores da sociedade”, comenta o professor Bruno Teixeira, diretor de Fomento à Pesquisa da PRPq. Ele estima que 8% dos trabalhos expostos antes da abertura oficial da Semana serão selecionados na categoria Relevância Acadêmica, para uma segunda exposição, em formato de pôster, no dia 19 de outubro, no CAD 1, para avaliação pelo Comitê Externo do CNPq.

“Na Iniciação Científica, 10% dos trabalhos são indicados para Menção Honrosa. Dois grandes prêmios serão entregues aos autores de trabalhos das áreas de Ciências da Vida, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra e Humanidades, e um, para a área de Tecnologias”, relata Bruno Teixeira.

(Fonte: Agência de Notícias UFMG – Cedecom – Assessoria de Imprensa – 04/10/2017)

HC UFMG está com inscrições abertas para corrida contra o câncer

“II Oncorrida” acontecerá no dia 18 de novembro no Parque Municipal Américo Renné Gianetti; inscrições custam R$50.

Estão abertas, até o dia 6 de novembro, as inscrições para a “II Oncorrida – Corrida contra o Câncer”, realizada pelo Hospital das Clínicas da UFMG, por meio do seu Registro Hospitalar de Câncer (RHC), e pela Faculdade de Medicina da UFMG, por meio do Projeto de Extensão “Registro Hospitalar de Câncer: uma estratégia na atenção oncológica”. A segunda edição do evento acontecerá no dia 18 de novembro, no Parque Municipal Américo Renné Gianetti (Avenida Afonso Pena, 1377), e contará com dois percursos: 5 km para adultos (ambos os sexos) e 100 m para crianças. Inscrições em no site da Fundep: http://www.cursoseeventos.ufmg.br/CAE/DetalharCae.aspx?CAE=8128

Mais informações pelo e-mail rhc.ufmg@gmail.com, pelo telefone (31) 3409-9273 ou no site facebook.com/ufmg.rhc.

A concentração para os adultos será às 7h (largada da prova às 8h) e para crianças às 8h (largada às 9h). As inscrições custam R$ 50. Ao se inscrever, o atleta terá direito ao kit atleta, composto por camiseta e viseira. São oferecidas 1000 vagas. Os primeiros participantes de cada categoria a cruzarem a linha de chegada receberão premiação especial.

O objetivo do evento, que teve sua primeira edição realizada em 2015, é dar maior visibilidade às questões do câncer, esclarecendo seus fatores de risco, com ênfase em hábitos saudáveis na prevenção da doença. Atualmente, o câncer é a segunda causa mais comum de morbidade e mortalidade. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima cerca de 600 mil novos casos até o fim deste ano, sendo que um terço das mortes está relacionado ao alto índice de massa corpórea, dieta pobre em frutas e vegetais, sedentarismo e uso de álcool e tabaco.

(Com Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas UFMG – (31) 3409-9354/3409-9355-ac@hc.ufmg.br-www.ebserh.gov. br/web/hc-ufmg)

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 28/09/2017)

Mediação coletiva revela diversidade do saber humano no Espaço do Conhecimento UFMG

No próximo sábado, dia 7 de outubro, às 19h, o passeio na Mediação Coletiva é no módulo Vertentes, que aborda as cosmogonias, as grandes navegações e a geografia humana. No dia 21 de outubro, também um sábado, às 15h, o bate-papo acontece por toda a mostra. AMediação Coletiva tem classificação indicativa livre e duração média de uma hora. A participação é gratuita, mas é necessário retirar senha na recepção. O Espaço do Conhecimento fica na Praça da Liberdade, 700, Funcionários. Mais informações pelo telefone (31) 3409-8350.

O Espaço do Conhecimento UFMG oferece um passeio pelos mais variados saberes, que se complementam e mostram como a humanidade é diversa. …

(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 03/10/2017)

 

Eventos

Horário de verão

Neste ano, o horário de verão vai começar no dia 15 de outubro, quando os relógios devem ser adiantados uma hora. O horário de verão termina no dia 17 de fevereiro de 2018.

Há 20 anos

O Sistemático Ano XXI não circulou na primeira semana do mês de outubro de 1997.

Sociais

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Cíntia Campos Silva e André Rodrigues Drummond, no dia 05; Luiz Cláudio Ferreira Santos e Carolina Diniz Cunha, no dia 06; Lucimara Lopes, no dia 10; e para os ex-ceconianos: Jader Santos, no dia 05; Érica Fernanda da Silva, Igor de Carvalho Ferreira e José Ribeiro da Silva, no dia 06; Vítor Carvalho Fonseca, Rodrigo de Oliveira Coelho e Maria de Lourdes Armandi, no dia 07; Gabriel Pinheiro Dutra, no dia 08; Alberto Rubens Beckler, no dia 09; Adyr Rodrigues Nascimento, Jorman Bernardino Soares. Bruna Andreatta Avelar e Marcelo Marcos da Silva Nery, no dia 11.

Memória fotográfica do CECOM

Nos dias 22 e 23 de setembro de 2017, foi realizado, no Hotel Ouro Minas em Belo Horizonte, o XII Congresso Brasileiro de Gerenciamento de Projetos – PMI. Estiveram presentes, representando o CECOM: Karina, Max, Rafael Rocha, Rogério Rosendo, Soraya, Thiago Diniz e Thiago Moreira.

As fotos são de autoria de Thiago Moreira e Fabiana, do DCC/UFMG.

A palestra de Erick Jaquin
A palestra de Erick Jaquin

 

O auditório do evento
O auditório do evento

 

Thiago Moreira, Max, Karina, Thiago Diniz, Soraya e Rafael Rocha
Thiago Moreira, Max, Karina, Thiago Diniz, Soraya e Rafael Rocha