Descrição/Informações do Serviço:
O acesso ao sistema de correio eletrônico corporativo além de via web pode ser feito via cliente de e-mail através dos protocolos POP3 ou IMAP.
Utilizando o protocolo POP3 as mensagens são transferidas do servidor para o cliente local. Após a transferência, as mensagens são excluídas do servidor de correio eletrônico da DTI. Assim que as mensagens são baixadas para o seu dispositivo, as mesmas, por padrão, são excluídas do servidor ficando disponível apenas no dispositivo. Este protocolo é indicado em casos onde é indicado realizar o backup de conteúdo da sua conta de e-mail para liberação de espaço.
As configurações do POP3 são:
Servidor de alunos: pop3aluno.grude.ufmg.br:
Servidor de Funcionários e Professores: pop3.grude.ufmg.br
Porta: 995
Segurança: SSL/TLS
O protocolo IMAP realiza a sincronização das mensagens entre servidor e dispositivos configurados. Diferente do POP3 as mensagens continuam salvas no servidor.
Servidor de alunos: pipa.grude.ufmg.br:
Servidor de Funcionários e Professores: imap.grude.ufmg.br
Porta: 993
Segurança: SSL/TLS
O SMTP é a configuração utilizada para o envio de mensagens através do cliente. As configurações são:
Servidor: smtp.grude.ufmg.br
Porta: 465
Segurança: SSL/TLS
ATENÇÃO: Por questões de segurança, para utilização do protocolo SMTP é obrigatório que o seu endereço IP possua o DNS Reverso cadastrado.
Estes protocolos não são permitidos para acessar os E-mails Corporativos Institucionais, exceto os que necessitam de softwares leitores de tela para acessibilidade.
Segue abaixo instruções mais detalhadas para configuração dos Clientes Outlook e Thunderbird:
Configuração POP3 para Mozilla Thundebird 31.0
Configuração POP3 para Microsoft Outlook 2010
Configuração IMAP para Mozilla Thundebird 31.0
Configuração IMAP para Microsoft Outlook 2010
Atendimento para solução de dúvidas de 8:00 às 18:00 nos dias úteis.
O usuário deste serviço está sujeito ao TERMO DE COMPROMISSO DE USO DOS RECURSOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA UFMG do minhaUFMG.
Canais de prestação do serviço:
(31)3409-4009 ou suporte@dti.ufmg.br
Custos:
Não está previsto, até o momento, o repasse de custos para a utilização deste serviço.
Perguntas e respostas mais frequentes: