Sistemático: Edição 1229 – 02/12/2004


Notícias



SISTEMA DE DIPLOMAS LEGAIS TERÁ PROGRAMA DE TREINAMENTO

Conforme divulgado anteriormente em O Sistemático, está sendo implantado o sistema de “Diplomas Legais”. Este novo sistema, cuja base de dados é totalmente integrada ao INA (Informações Acadêmicas) e ao SIORC (Controle de Órgãos Colegiados) permitirá o registro padronizado de diversos atos administrativos, que são os “Diplomas Legais” tais como portarias, resoluções, pareceres etc.

Através do sistema é possível editar modelos de documentos que, quando utilizados para preenchimento, buscam diretamente nas bases corporativas os dados cadastrais e contratuais de docentes, técnicos e administrativos e discentes e agilizam a elaboração e controle dos atos, com numeração seqüencial controlada para cada órgão.

Na semana passada os órgãos que participaram do projeto do sistema desde seu início, no caso o DAP, DRH, Gabinete, SODS e PJ, receberam a visita de Maximiliano Luiz Souza Guimarães, que orientou funcionários destes locais no uso do DIPLEGAL, nome de batismo do novo sistema. O uso ainda está restrito ao ambiente de testes, e assim ficará até o final do ano. No dia 3 de janeiro de 2005, primeiro dia útil do ano, o DIPLEGAL entrará em funcionamento.

Em nova etapa, como parte do processo de implantação, o CECOM e a Proplan estarão oferecendo, na próxima semana, cerca de 100 vagas, cuja ocupação será definida por DAP, DRH, Gabinete, SODS e PJ, distribuídas em turmas oferecidas nos dias 9 e 10 de dezembro. No dia 14 de dezembro serão montadas turmas específicas para o DAP, que deve ser o principal usuário do novo sistema.

Veja dados relacionados ao programa de treinamento do sistema:
– título: Treinamento para utilização do sistema de “Diplomas Legais”

– descrição:O treinamento se destina a capacitar funcionários administrativos da universidade no uso do sistema de “Diplomas Legais”, através do qual serão controlados os modelos, a numeração, o preenchimento e a impressão dos diplomas legais gerados na instituição.

– público alvo: Funcionários de secretarias, diretorias, seções de pessoal e órgãos da administração central, indicados pelos usuários que participaram do projeto (DAP, DRH, SODS, Gabinete e PJ)

– instrutores:Maximiliano Luiz Souza Guimarães (CECOM) e Luiz Eduardo Correa Pereira (Proplan)

– carga horária: 4 horas

– turmas: até 10 turmas com no máximo 18 alunos

– datas: 09/12 (duas turmas pela manhã, de 8:00 às 12:00, e duas à tarde de 13:30 às 17:30)
10/12 (duas turmas à tarde)
14/12 (duas turmas pela manhã e duas à tarde, exclusivas para o DAP/ProRH)

– local: salas de aula 1 e 2, CECOM, subsolo da Reitoria.


Conteúdo
Introdução – como acessar o sistema via Web
– instalação de plugin
– cadastramento de senhas de acesso
Criação de modelos de documentos – classificação de assuntos e tipos
– edição de textos
– preparação de tags
Preenchimento de documentos cadastrados – identificação de modelos existentes
– recuperação de tags existentes na base de dados
– preenchimento de tags variáveis
– ajuste final do documento
Impressão do documento – visualização do texto
– impressão em formato PDF
Consultas – recuperação de informações históricas
– migração da base PAD01

Para divulgação do programa de treinamento será enviado e-mail aos interessados citando período e forma com a qual poderão ser feitas as inscrições.

CECOM DISTRIBUI CELULARES PARA DIRETORIAS DE UNIDADES ACADÊMICAS

Conforme foi divulgado anteriormente pelo Sistemático, diversas unidades acadêmicas solicitaram à Administração Central, e esta a ATI, que fosse estruturado processo licitatório para a contratação de serviço de telefonia móvel (celular) a ser utilizado por suas diretorias.

Então, o CECOM realizou o processo licitatório, no qual foram licitadas linhas de celulares, com os respectivos aparelhos. Foi vencedora a empresa Oi que, após os trâmites burocráticos de assinatura de contrato, enviou esta semana para o CECOM os aparelhos para serem distribuídos.

Estas linhas, e os respectivos aparelhos, estão destinadas a Copeve, ao HC e as seguintes unidades acadêmicas: Arquitetura, Belas Artes, Ciência da Informação, Enfermagem, Engenharia, Veterinária, FACE, Farmácia, Letras, Medicina, ICEx e IGC.

Ainda há a possibilidade de serem acolhidas demandas apresentadas pelas demais unidades, que venham a se interessar pelo serviço, ou mesmo o acréscimo de linhas para as solicitantes atuais.

Nos próximos dias, o CECOM repassará, além dos aparelhos em questão, informações relacionadas ao uso e tarifação deste serviço, cuja responsabilidade pelo pagamento das contas será de cada unidade solicitante, não havendo, por parte da Administração Central, comprometimento de recursos para tal.

CECOM ALERTA SOBRE ENVIO E RECEBIMENTO DE MENSAGENS DE FINAL DE ANO

Com a aproximação do final de ano, todos gostam de trocar mensagens referentes ao Natal e ao Ano Novo com amigos e colegas. Entretanto, como o correio eletrônico tem sido uma porta de entrada para vírus e invasões a micros, a DAC enviou e-mail de alerta aos usuários da rede administrativa sobre os cuidados a serem tomados em relação ao envio e recebimento desse tipo de mensagem:

– Evitar enviar mensagens com arquivos anexados, ou imagens inseridas no texto, pois isso sobrecarrega a rede e os servidores de processamento.

– Não clicar em links “estranhos” recebidos em mensagens, especialmente naqueles que apontem para áreas de download de arquivos das extensões “.exe”, “.pif”, “.com”, “.scr” e “.zip”.

– Principalmente, não abrir qualquer arquivo anexado, mesmo que tenha sido enviado por alguém conhecido, sem antes verificar a existência de vírus.

Esse tipo de cuidado deve ser tomado durante qualquer período do ano, pois não faltam relatos de prejuízos causados pelo descuido com mensagens recebidas.

FaE PROMOVE SEMINÁRIO MOVIMENTOS SOCIAIS EM REDE

Vai ser realizado hoje, dia 02, o Seminário Movimentos Sociais em Rede: Limites e Possibilidades da Tecnologia, às 18:30, na Faculdade de Educação. O tema a ser tratado dará ênfase ao uso das tecnologias nos movimentos juvenis. Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas no endereço http://www.ufmg.br/online/arquivos/001090.shtml.

A diretora da Divisão de Atendimento e Consultoria, Aleixina Maria Lopes Andalécio, estará presente ao seminário.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE NOVEMBRO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de novembro, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.363.745
47.349
1.533.031
2.944.125
4.568.352
7.512.477

As médias diárias durante o mês de novembro foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
45.458
1.578
51.101
98.138
152.278
250.416


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Sistema Nacional de Trânsito estabelece diretrizes da Política Nacional de Trânsito, com vistas à segurança, à fluidez, ao conforto, à defesa ambiental e à educação para o trânsito, fiscaliza seu cumprimento e fixa, mediante normas e procedimentos, a padronização de critérios técnicos, financeiros e administrativos para a execução das atividades de trânsito. Além disso, estabelece a sistemática de fluxos permanentes de informações entre os seus diversos órgãos e entidades, a fim de facilitar o processo decisório e a integração do Sistema. Estas e outras informações com links para os Detrans de todo Brasil, você pode encontrar na página http://www.denatran.gov.br/.

– Prepare-se para o verão. Oceral é um antimicótico eficaz, indicado para o tratamento de todas as formas de micose superficial de pele. Ele contém nitrato de oxiconazol, substância que combate os agentes causadores das micoses de pele: dermatófitos, leveduras ou fungos leveduriformes. Todas as informações sobre este produto e outros estão na página http://www.oceral.com.br/rch/oceral/web/.

– Está pensando em viajar para a Alemanha e assistir a Copa de 2006? A Copa 2006 será sediada em 12 cidades alemãs. Esta é uma oportunidade imperdível para você assistir a todos os jogos e conhecer cada canto deste país fascinante. Para quem pensa que este é um sonho impossível, está muito enganado. Existem várias formas de planejar bem este passeio, de acordo com suas preferências e orçamento. Vá até o endereço http://www.vocenacopa.com.br/.

– Se você é um daqueles que gosta de um software Beta não vai perder esta. O BetaNews tem uma boa quantidade de software, últimas versões, para você instalar e ter um produto fresquinho no seu micro. Aproveite a oportunidade e navegue até a página http://www.betanews.com/.

– Eu sinto uma dor terrível nos joelhos e até hoje não fui ao ortopedista para saber o que pode ser feito. Depois de acessar uma página na Web que trata do assunto (http://www.edheads.org/activities/knee/), vou pensar duas vezes. É que tem fotos de alguns joelhos abertos e isto me deixou assustado. Fora isto, tem uma animação onde você pode ser o médico e fazer uma cirurgia de joelho. É uma ótima página para os estudantes da área e curiosos. (Site em Inglês)

– No dia 5 de dezembro de 2004, atletas de todos os cantos do planeta irão se encontrar na capital carioca para a disputa do Red Bull Giants of Rio. Em cada uma das 80 equipes (31 brasileiras e 49 estrangeiras), especialistas em natação em mar aberto, mountain bike, vôo livre e corrida. E no fim da competição, quatro verdadeiros gigantes serão coroados. Veja em http://www.redbullgiantsofrio.com/country/index.php?Country=bra.

– A maioria da população acredita que está livre dos impostos. Ou que paga, no máximo, o Imposto de Renda. O cidadão não sabe que, ao contrário do que imagina, paga imposto sobre tudo o que recebe, consome e adquire. Diante desta realidade, a ACSP (Associação Comercial de São Paulo) desenvolveu um conjunto de ações visando esclarecer a população brasileira. O objetivo é mostrar que todo cidadão, até mesmo aquele que atua na economia informal, paga imposto e é, portanto, um contribuinte. E que ser informado, de maneira transparente, sobre o quanto exatamente paga de impostos é um direito. Vá até http://www.contribuintecidadao.org.br/.

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação semanal TI & GOVERNO, da Plano Editorial, divulgou notícia no dia 30/11/2004, sobre compras públicas de TI, transcrita a seguir:

Novo padrão orienta as compras de TI – O secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, acredita que, no ano que vem, os benefícios da interoperabilidade dos sistemas de informática do governo e da certificação digital já vão chegar à sociedade. Segundo ele, a burocracia dos órgãos públicos será reduzida drasticamente, porque o e-Ping (padrões de interoperabilidade do governo eletrônico) permite grande simplificação dos procedimentos. Será possível, por exemplo, acabar com a exigência de inúmeras certidões para abertura de empresas ou participação de licitações, já que o sistema pode buscar todas essas informações eletronicamente. A primeira versão do e-Ping será publicada em dezembro e, de acordo com Santanna, vai orientar as compras públicas de sistemas e componentes na área de TI. Junto com o e-Ping vem “um novo paradigma” para as compras de hardware: o governo vai investir mais em clusters, em busca de redução de custos e de independência tecnológica, em substituição ao mainframe. Santanna participou, na semana passada. do 2o Fórum de Certificação Digital, promovido pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).

PLANTÃO INFO

O Plantão Info divulgou, no início de novembro, as seguintes notícias:

Skype e Siemens levam VoIP para telefone sem fio (10 de novembro/2004) – Os usuários do serviço de telefonia VoIP do Skype não precisam mais passar horas em frente ao computador. Em vez disso, podem fazer e receber ligações por meio de telefones sem fio da Siemens.
Um adaptador Gigaset M34, conectado na saída USB do computador do usuário, comunica-se com a base do telefone, que passa a fazer e receber ligações via internet rápida.
A novidade, por enquanto disponível apenas na Europa, funciona em seis modelos de telefone sem fio Gigaset recém-lançados pela Siemens, que custam entre 65 e 260 dólares.
O adaptador vale 129 dólares e vem com 120 minutos de crédito no SkypeOut, um serviço do Skype que permite fazer ligações VoIP para telefones convencionais.
Não há previsão de quando o adaptador Gigaset M34 será comercializado no Brasil.

Net apresenta melhor resultado em 10 anos (10 de novembro/2004) – A Net registrou o melhor resultado trimestral desde o início de suas operações, há dez anos, fechando o terceiro trimestre com um lucro líquido de 1,2 milhão de reais.
No trimestre anterior, a empresa havia registrado um prejuízo líquido de 76,7 milhões de reais. Essa é a segunda vez em sua história que a companhia apresenta lucro líquido trimestral.
Segundo a empresa, os reajustes nas mensalidades de tevê por assinatura, o aumento do volume de vendas de pay-per-view e o crescimento da base de banda larga foram os principais fatores que determinaram os índices do trimestre.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano VIII, no 36, de 29/11/1984, publicou notícias sobre o programa de treinamento do CECOM, saída da bolsista Marilene Faria, Festa de Natal do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

SELEÇÃO DE BOLSISTAS
Foi divulgado ontem à tarde, o resultado da seleção para o Quadro de Bolsistas do CECOM. Os alunos selecionados foram: Elizabeth Lhamosas e Maria Letícia Rodrigues Fonseca (Setor de Apoio ao Usuário); André Luís Cioffi e Milton Pifano Soares Ferreira (Setor de Programação); e Vinicius Gomes Costa (Núcleo Computacional do Hospital das Clínicas).



Eventos



DECORAÇÃO DE NATAL DO CECOM

O Sistemático publica hoje mais uma foto da decoração de Natal do 8º andar: a lareira com os motivos natalinos e a árvore de luzes e cores.

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Cláudia Galinkin, no dia 09. Os parabéns para os ex-ceconianos: Orlando Laboissière (Música) e Regina Antônia Diniz Siqueira (FaE), hoje, dia 02; e Juarez Mendes Campos, no dia 03.

CASAMENTO: Vai ser realizado às 20:00 do dia 11 de dezembro, o casamento de Kennedy Fontana de Souza (Biblioteca da Fafich) e Gislaine Michel. A cerimônia religiosa será na Paróquia de Santa Luzia, na Av. Dr. Júlio Otaviano Ferreira, 913, no Bairro Cidade Nova.

FORMATURA: A formatura do Ensino Fundamental de Jovens e Adultos, do ProF2, do Centro Pedagógico, foi realizada ontem, dia 01/12, no Auditório da Reitoria. Entre os formandos, Maria Helena Rodrigues de Araújo, funcionária da Atlan no 8º andar.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Devido ao fim-de-semana prolongado com o feriado do dia 02/11, a comemoração dos aniversários de Gilmar Lima Guimarães e Vicentina Maria Queiroz, no dia 1º de novembro, foi antecipada para o dia 29 de outubro. O sorriso dos dois nas fotos comprova a alegria com que receberam os Parabéns prá você dos ceconianos. Como há anos, é feita uma única comemoração, Gilmar e Vicentina já se acostumaram a dividir o mesmo bolo.

As fotos são de autoria de Alexandre Fonseca.

Vicentina e Gilmar. Ao fundo: Samuel, Josemar, Ronaldo, Roberto, Emerson e Carlos Roberto

Vicentina e Gilmar. Ao fundo: Samuel, Josemar, Roberto e Robson

O abraço dos aniversariantes

Vicentina e Gilmar apagando a vela

Gilmar recebendo os cumprimentos do Emerson. Ao fundo: Elza, Márcia e Robson.

João Vitor, Igor, Max, Mário, Denise e Bia aguardando o pedaço de bolo

Samuel, Ronaldo, Renato, Roberto e Gerson, ao fundo