Sistemático: Edição 1263 – 29/09/2005


Notícias



NÚMEROS DAS CHAPAS NA ELEIÇÃO TERÃO UM ZERO À ESQUERDA

Conforme vem sendo divulgado a comunidade universitária será consultada sobre a sucessão do reitorado em processo eleitoral que ocorrerá nos dias 8 e 9 de novembro deste ano. Na semana passada, O Sistemático publicou a confirmação do uso das urnas eletrônicas que serão emprestadas pelo TRE.

O uso destas urnas, pioneiro em eleições na universidade, tem o objetivo de modernizar o processo e agilizar a apuração dos votos. Elas serão utilizadas em, praticamente, todos os locais de votação. Somente aqueles fora do município de Belo Horizonte utilizarão as cédulas convencionais. Este é o caso do NCA, em Montes Claros, do Instituto Casa da Glória, em Diamantina e da Fazenda de Igarapé.

Para se adaptar às características técnicas das urnas, a numeração das chapas ganhou um zero à esquerda. Assim, elas passaram a ser:

01 – Professor Dirceu Bartolomeu Greco, candidato a Reitor. Professora Antônia Vitória Soares Aranha, candidata a vice-reitora.

02 – Professor Ronaldo Tadeu Pena, candidato a reitor. Professora Heloísa Maria Murgel Starling, candidata a vice-reitora.

03 – Professor Jacyntho Lins Brandão, candidato a reitor. Professora Cristina Helena Ribeiro Rocha Augustin, candidata a vice-reitora.

A razão desta mudança na numeração é que a urna eletrônica não aceita números de candidatos com um único dígito.

Assim, como em uma eleição habitual, os membros da comunidade deverão teclar os números da chapa de sua preferência, sempre lembrando do zero antes do 1, do 2, ou do 3. Ao ser apresentada a foto do candidato/chapa, que será mostrada pela urna, o eleitor deve verificar se é a escolha desejada e, em seguida, confirmar seu voto.

O uso da urna eletrônica agilizará o processo de apuração. Quando forem fechadas, às 22 h do dia 9 de novembro, cada urna emitirá imediatamente o boletim de resultado apurado por chapa. Caberá à Comissão Eleitoral, com o apoio do CECOM, receber estes boletins, lançar os dados obtidos por urna em uma planilha geral de acompanhamento, identificando por segmento os totais de votos, para que se possa realizar as ponderações previstas e que são necessárias para se obter o resultado final do pleito.

DRC ATUALIZA SISTEMAS DE LINUX

A DRC tem uma política de atualização do sistema operacional Linux nos servidores de e-mail das unidades acadêmicas que associa o processo a um pedido de suporte que vise solucionar algum problema que esteja provocando interrupção dos serviços. Nestas ocasiões o sistema é vasculhado à procura de sinais de invasão e, caso algum problema seja encontrado, os arquivos envolvidos são salvos para análise posterior e as modificações inseridas pelo invasor são desfeitas. Após esta fase, o sistema operacional é substituido por uma versão atualizada do Linux. No momento, a distribuição utilizada é a Fedora, patrocinada pela RedHat, que parou de liberar uma versão gratuita de seu produto. Para facilitar a manutenção dos sistemas, todos os programas são instalados a partir de pacotes já prontos, evitando-se com isto que futuras atualizações possam se sobrepor a programas instalados manualmente.

A partir de outubro, a DRC vai intensificar uma campanha de ação preventiva, buscando executar estas atividades em todas as unidades acadêmicas que tem servidores instalados com a ajuda e dentro dos padrões do CECOM. O principal objetivo desta campanha, iniciada em setembro, é identificar máquinas que possam estar comprometidas e aumentar a segurança da rede da UFMG, dificultando a ação de invasores. Em setembro foram atualizadas algumas das máquinas da própria divisão, da Faculdade de Farmácia e da Escola de Enfermagem.

DAP FAZ RECADASTRAMENTO DE DEPENDENTES DE IR

Visando um controle mais efetivo das informações sobre dependentes dos servidores, o SIAPE – Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos está atualizando no módulo “Dependentes” os dados cadastrais de dependentes para fins de dedução do imposto de renda retido na fonte.

Para implantar essa modificação na UFMG, o Depto. de Administração de Pessoal (DAP) atualizou a norma sobre o assunto e a enviou aos setores de pessoal. A reunião com os chefes de pessoal foi realizada no dia 19/09/2005.

Os servidores ativos e aposentados deverão procurar o setor de pessoal de sua unidade/órgão para preenchimento do formulário. Os setores de pessoal têm até o dia 31/10/2005 para repassar todas as informações ao DAP.

SUCESU-MG PROMOVE INFORUSO 2005

A SUCESU-MG está promovendo desde ontem, dia 28/09, o Inforuso Sucesu 2005, no Minascentro, com um novo formato projetado com o objetivo de fortalecimento do evento, gerando e promovendo a prospecção de negócios para todos os participantes. No Minascentro está sendo realizado o Congresso e uma Feira de Tecnologia da Informação e Telecomunicações (TIC).

O Inforuso encerrará sua programação no dia 1o de outubro. Um prospecto com toda a programação do evento se encontra afixado no flanelógrafo do 8o andar.

PRORH PROMOVE TREINAMENTO EM EXCEL

A ProRH, em parceria com o CECOM, está promovendo, desde o dia 26/09, o curso de Excel II – Turma 4.

Estão participando do curso os seguintes funcionários: Ádila de Oliveira (Escola de Belas Artes), Eliane Faria Ramos de Jimenez (Centro Pedagógico), Estevão Salomão das Virgens ( CPPTA), João Batista Guglielmelli (Pró-Reitoria de Pós-Graduação), João de Oliveira Gomes (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas), Leonardo Barbosa Lima Gouvêa (Faculdade de Farmácia), Leonardo Soares da Silva ( Faculdade de Educação), Mônica Cândida Pereira Ricardo (Instituto de Ciências Biológicas) e Vânia Fátima Martins de Oliveira (Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas).

O instrutor do curso é Eugênio Pacelli Pereira de Souza e o treinamento está sendo realizado na Sala de Aulas 2 do CECOM, no subsolo da Reitoria, no horário de 13h30 às 16h30. O curso será encerrado no dia 04 de outubro/2005.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Geobusca (http://www.geobusca.com.br/) agrega dados do Google Earth e é o primeiro portal brasileiro compatível com o Google Earth. Agora, você pode exportar qualquer ponto e trilha do Geobusca para o Google Earth, bem como fazer o caminho inverso, enviando ao Geobusca os seus marcos preferidos do Google Earth.

– Se você é ligado em numerologia, quer saber se o seu nome está de acordo com os números e pretende mudar de nome, como Jorge Benjor (que não fez nenhum bem em mudar de nome), aponte seu navegador para a página http://www.aparecidaliberato.com.br/ e boa sorte.

– Se você quer conhecer a ciência da música explicada pelos estudiosos da área, não perca a oportunidade e vá até http://www.exploratorium.edu/music/. (Site em Inglês)

– A luta olímpica é o confronto corpo-a-corpo entre dois oponentes, que usam força e destreza na aplicação de golpes, dentro das limitações convencionais. Disputada em um combate com três períodos de dois minutos cada, seu objetivo principal é derrubar o adversário de costas, tocando suas duas espáduas no tapete durante um tempo mínimo que permita a verificação do árbitro e a confirmação de um juiz. A vitória pode ser obtida por toque, superioridade técnica, lesão, abandono, pontos ou desclassificação. Conheça mais em http://www.w-rio.net/inicial.htm.

– Ligado em filme? Não perca a oportunidade e vá até a página do Google Vídeo (http://video.google.com/) e assista o novo seriado do comediante Chris Rock. Narrado por ele mesmo, são 22 minutos de muita música e dança. Ah! Tem outos vídeos lá. (Site em Inglês)

– Agora os professores podem economizar várias horas de preparação de aula, utilizando em suas aulas recursos de alta qualidade já disponíveis na Internet. A Discovery na Escola (http://discoverynaescola.com/port/home.shtml) reconhece o valor da participação dos pais no êxito da educação. O que é melhor para praticar raciocínio e lógica, do que jogos divertidos?

– Hstórias da Segunda Guerra: O plano secreto para matar Hitler; o plano Julho, liderado pelo Coronel Claus von Stauffenberg, foi o que mais se aproximou de assassinar Adolf Hitler e acabar com o governo nazista. Faça um passeio virtual pela sala de reunião.Veja tudo isso em http://www.discoverybrasil.com/virtual/_pages/virtual_tours/hitlers_briefing_ hut.shtml.

– Uma página legal para a meninada se divertir é o Canalkids (http://www.canalkids.com.br/portal/index.htm). Tem várias brincadeiras que levam as crianças a pensar na saúde, transporte etc. Vale a pena conferir e assistir a alguns desenhos engraçados.

– Já que estamos dando dicas para a meninada, aí vai a página do Castelo Rá-Tim-Bum (http://iguinho.ig.com.br/parceiros/castelo/) com muita brincadeira. Você pode até fazer uma pintura virtual nos personagens.

– História do brinquedo Boneca Barbie, que é modelo no mundo inteiro. De astronauta a vegetariana, quase todas as meninas já sonharam em ter uma Barbie em casa. A boneca foi apresentada ao público pela primeira vez em 1959 em Nova York e desde então é a preferida das meninas. Saiba a história em http://www.terra.com.br/criancas/.

– Quer bincar mesmo? Então, vá até a página do Duende (http://www.duende.com.br/) e divirta-se prá valer. Ela oferece conteúdo educativo e de entretenimento para promover a formação da criança.

– Divertudo (http://www.divertudo.com.br/) é tudo que você queria para brincar prá valer. O que tem de brincadeira nesta página não é mole não. Vai lá! É muita brincadeira para só um fim de semana.

– Miau, miau, vou passear no quintal, disse Boris, o gatinho. Andou, correu, subiu, desceu e “tibum”, tropeçou. Caiu na lata de óleo e saiu melado igual a pinto pelado…
Esta é uma parte da história, dentre tantas, na página Contando História (http://www.contandohistoria.com/). É lindinha demais a página.2

MESA-REDONDA NA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DISCUTE DESARMAMENTO

Informação e desarmamento será o tema da mesa-redonda a ser realizada, no dia 6 de outubro, às 9h30, no Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação da UFMG. O evento, que busca oferecer informações à comunidade acadêmica sobre o referendo que, no dia 23 de outubro, definirá o futuro da comercialização de armas no Brasil, foi proposto, pela aluna de biblioteconomia Analice de Freitas Fernandes, como trabalho final de curso.

O debate reunirá as vereadoras Neila Batista (PT), presidente da Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de BH e coordenadora de mobilização e eventos da Frente Parlamentar Municipal de um Brasil sem arma e Elaine Matozinhos (PTB), ex-delegada e presidente da Frente Parlamentar BH pelo direito à legitima defesa, o pesquisador Frederico Marinho, do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG, o comerciante Luiz Fernando Chiari Ribeiro, da Casa dos Pescadores, e a professora da Escola de Ciência da Informação, Maria Guiomar Frota. (Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002271.shtml – 28/09/2005)

SIMPÓSIO MINEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SERÁ EM OUTUBRO

O SMSI – Simpósio Mineiro de Sistemas de Informação é um evento anual promovido pela Sociedade Brasileira de Computação e pela Faculdade COTEMIG e apoiado pelo Instituto de Informática da PUC Minas, pelo Depto. de Ciência da Computação da UFMG e pela Escola de Ciência da Informação da UFMG.
O SMSI, em sua 2a. edição, será coordenado pela Faculdade COTEMIG e realizado em Belo Horizonte/MG, de 20 a 21 de outubro/2005, no Minascentro.

O SMSI tem como metas difundir a área de sistemas de informação e oferecer um espaço de discussão e de encontro entre profissionais de empresas, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação.

O evento será composto de sessões técnicas com apresentação de trabalhos completos, sessões de minicursos, sessões de painéis e sessões de palestras conduzidas por profissionais de renome nacional.

As inscrições online estarão disponíveis até o dia 14/10/2005. Após esta data as inscrições só poderão ser realizadas junto à secretaria do SMSI, no local do evento. A inscrição para os minicursos só pode ser realizada mediante a inscrição também no SMSI.
Maiores informações no endereço http://www.sbc.org.br/smsi/2005.

SERVIDORES INSCRITOS NO PAR DEVEM ATUALIZAR CADASTRO

Os servidores da UFMG inscritos no Programa de Arrendamento Residencial (PAR) devem comparecer ao Departamento de Recursos Humanos até sexta-feira, 30 de setembro, ao meio-dia, e apresentar comprovante de renda familiar, para atualizar de seu cadastro.

“As informações atualizadas são fundamentais para que os inscritos possam participar do sorteio, que será realizado no início de outubro”, alerta a pró-reitora de Recursos Humanos, professora Elisabeth Spangler. Segundo ela, inicialmente serão oferecidos 40 apartamentos, para servidores com renda familiar de três a quatro salários mínimos. Posteriormente, haverá sorteio para outros grupos, incluindo aqueles com renda familiar de quatro a seis salários mínimos.

Conforme estabelecido pela Caixa Econômica Federal, deverão ser indicados 120 nomes – três servidores por unidade residencial – para posterior análise cadastral pela CEF. Além da renda familiar compatível, para ser indicado ao sorteio o candidato deve residir em Belo Horizonte, ter entre 21 a 65 anos, não ser proprietário de imóvel residencial, não participar de outro financiamento pelo Sistema Financeiro Habitacional (SFH), nem ter seu nome no SPC ou no Serasa.

Conjuntos habitacionais – Gerenciado pela Caixa Econômica Federal, o Programa de Arrendamento Residencial (PAR) foi criado por lei federal de 2001, que beneficia funcionários públicos com renda familiar de até seis salários mínimos.

Convênio assinado em agosto passado entre a UFMG e a Prefeitura de Belo Horizonte prevê a criação de conjuntos residenciais a serem habitados por funcionários de ambas as instituições. Em cadastramento preliminar realizado na UFMG, 531 servidores manifestaram interesse em participar do Programa.

Segundo as definições do PAR, cada casa ou apartamento, com área útil mínima de 37 metros quadrados, deverá ter custo máximo de R$ 34 mil. Também está previsto na lei o limite de construção simultânea de mil unidades por empresa. Os imóveis se destinam exclusivamente para residência do arrendatário e de sua família e deverão ser ocupados no prazo máximo de 90 dias, após aprovação pela Caixa Econômica Federal.

Condições especiais
– Além de baixa renda, para participar do Programa, o servidor deve atender a diversos requisitos, como residir no imóvel por 15 anos, pagando regularmente as prestações, antes de tornar-se proprierário. Além de prestações equivalentes a apenas 0,7% do valor do imóvel, os servidores selecionados a participar do Programa terão acesso a condições que facilitam o pagamento, como a isenção de IPTU (em Belo Horizonte) e cobrança, pela tarifa mais barata, dos serviços de água e luz.

Outra vantagem do Programa, segundo o superintendente da Caixa Econômica Federal, Dimas Lamounier, é a chamada “portabilidade”. “O mutuário vai pagar as prestações por 15 anos. Contudo, se for transferido para uma cidade onde também haja moradias do PAR, pode ocupar outro imóvel sob as condições do seu contrato original, pagando, apenas, o restante das prestações”, explica.
Mais informações sobre o PAR podem ser obtidas pelo telefone 3499-4593. (Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002262.shtml – 27/09/2005)



Há 20 anos…

O Sistermático Ano IX, no 37, de 26/09/1985, publicou notícias sobre Telecongresso, debate com os candidatos a Reitor, apoio computacional do CECOM ao vestibular simulado do Pitágoras, proposta para reformulação acadêmica da UFMG, incorporação de DAI, entre outras. A notícia que se destacou foi:

XVIII CONGRESSO NACIONAL DE INFORMÁTICA
Pelo 18o ano consecutivo, a Sucesu está realizando o seu Congresso Nacional de Informática com painéis, sessões técnicas, conferências nacionais e internacionais, cursos e trabalhos técnicos selecionados entre mais de 500 inscritos. Paralelamente ao XVIII CNI, está sendo realizada a V Feira Internacional de Informática com 280 expositores.
O Centro de Computação participou do congresso com dois trabalhos técnicos apresentados no dia 23: “Sistema Automatizado para Controle de Farmácia Hospitalar” de Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, Gino Ottoni Durante e Marcelo Novaes Machado e “Sistema Automatizado de Gerenciamento de Banco de Sangue” de Denise Spira. Além dos autores dos trabalhos, estão também em São Paulo para assistir ao congresso: William Andalécio, Mário Luís Terenzi, Luciano de Errico, André Maurício Lopes da Gama Cerqueira, Cláudia Galinkin, Maria de Lourdes Moreira Braga, Marcos Aurélio Nunes de Morais, Cristiane Maria Nunes, Wang Kui Ying, Kátia Lisboa Macedo, Luiz Flaviano dos Santos, Luís Fernando Terenzi e Ricardo Yokoyama.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gino Ottoni Durante, hoje, dia 29; Rosa Amélia dos Santos (ATI), no dia 30; Paulo Inácio Sobrinho, no dia 03 de outubro; Thiago Gabriel Diniz, no dia 04; e Jader Santos, no dia 05. Os parabéns para os ex-ceconianos: Aléxia Maria Muller de Gouveia, no dia 29; Alexandre Francisco Fonseca de Morais, Allan Ibrahim Peron e João Carlos Bretas Leite, no dia 1o de outubro; Geraldo José Coelho Ribeiro, no dia 02; Patrícia Lúcia Pereira Ferri, no dia 03; Rosilene Terra Zeferino, no dia 04; e Igor de Carvalho Ferreira, no dia 06.

CASAMENTOS EM OUTUBRO: Outubro já está chegando e com ele dois casamentos: o de Igor Campos Leal e Adriana Faria, às 20h30 do dia 15 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, à Rua Iraí 429, Vila Paris.
O outro casamento vai ser do ex-ceconiano Clayton Ricardo dos Santos e Adriana da Costa, às 19h45 do dia 21 de outubro, na Paróquia de Santa Efigênia dos Militares, à Rua Álvares Maciel 223, Santa Efigênia.

DIA DA SECRETÁRIA

O Sistemático parabeniza Michele Marie Ribeiro Perpétuo, do CECOM, e Rosa Amélia dos Santos, da ATI, no Dia da Secretária, comemorado no dia 30 de setembro. E não se esquece de Marília Pereira Martins e Cristina Maria de Queiroz, as recepcionistas do CECOM.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No dia 08 de abril/2005, um grupo de aniversariantes dos meses de março e abril resolveu oferecer um lanche coletivo para todos os colegas do CECOM. Alda, Beth, Carlos Alfeu, Michele, Samuel, Rubens, Max, Denise, Emerson e Lelé organizaram o lanche com salgadinhos, torta de frango, bolo de nozes oferecido pela Márcia Regina, e refrigerantes.
Não precisa nem contar que muitos ceconianos estiveram presentes cantando o Parabéns prá você.
As fotos são de autoria de Alexandre Cardoso.


A mesa. Ao fundo: Michele e Rubens


Carlos Alfeu, Max, Samuel, Alda, Lelé, Michele e Denise. Ao fundo: Ricardo, Gerson, Rogério, Gilmar e Maria Helena Rodeigues


Igor, Raimundo, Maria Helena Rodrigues e Rubens


Leão. Ao fundo: Max, Cidney, Juliano e Josemar


Lelé e Gilmar. Ao fundo: Robson, Roberto e Dante


Denise, Bia, Xina, Gilmar, Diogo e Igor


Alda, Frota e Lords


Beth, Matheus, Samuel, MAria Helena Rodrigues e Lelé