Sistemático: Edição 1273 – 05/01/2006


Notícias



CAMPUS DE MONTES CLAROS GANHA NOVA CENTRAL TELEFÔNICA

A partir desta semana, está entrando em funcionamento a nova central telefônica do Campus de Montes Claros. Preparada a partir de atualização tecnológica feita na central telefônica utilizada pela Faculdade de Farmácia, em sua antiga sede, esta central, modelo BP-250, permitirá a evolução dos serviços telefônicos para uso de DDR (discagem direta a ramal), eliminando a necessidade de telefonista, e viabilizará a ampliação do número de ramais instalados, aumentando a qualidade e a disponibilidade dos serviços.

Além disso, entram em operação novos números, fornecidos pela Embratel, que venceu o processo licitatório realizado no ano passado. Estes novos números e a desativação dos antigos, serão oportunamente divulgados pela Diretoria do NCA.

Assim, para conclusão da implantação dos novos serviços de telefonia contratados, resta apenas a liberação das ligações de fixo para celular no Campus Saúde, dentro do novo plano tarifário.

Durante o primeiro semestre deste ano, serão executadas diversas intervenções no sistema de telefonia com o objetivo de melhorar e ampliar a infra-estrutura existente. Maiores informações podem ser consultadas no site do CECOM em https://www.ufmg.br/dti/cecom/si_noticias_1272.shtml#1, conforme divulgado na última edição de O Sistemático.

DAA PROJETA E LIBERA NOVO SITE DA PJ

Em trabalho realizado durante os últimos meses de 2005, a Divisão de Apoio Administrativo projetou e publicou o novo site da Procuradoria Jurídica da UFMG. Este trabalho esteve a cargo do estagiário Thiago Souza Ribeiro, que é oriundo do curso de Comunicação Social, sob a coordenação de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

A idéia do projeto foi implantar um site que tivesse estilo mais leve e simplificado, sendo utilizado para a publicação e consulta de informações institucionais da PJ e divulgação de documentos e textos do interesse da comunidade universitária.

Esta organização de temas foi efetuada pela chefia da Secretaria Administrativa da PJ, Cláudia Queiroz de Almeida, coordenada pela Procuradora Geral Adjunta, Dra. Simone Baccarini Nogueira.

Após a publicação do novo site, a DAA está montando uma documentação com instruções para que a própria equipe da PJ possa realizar a posterior manutenção das informações, sem a necessidade da intervenção da equipe do Centro de Computação.

Esta experiência será, em seguida, estendida ao DRCA e, posteriormente, à Auditoria Geral. Estes locais possuem características e demandas similares às consideradas quando do projeto e desenvolvimento do site da PJ.

O novo site da Procuradoria Jurídica está disponível em www.ufmg.br/pj.

SEGUNDA ETAPA DO VESTIBULAR DA UFMG COMEÇA NA SEGUNDA-FEIRA

De 9 a 16 de janeiro, serão realizadas, em Belo Horizonte e Montes Claros, as provas de segunda etapa do Vestibular 2006 da UFMG. Um total de 11.766 candidatos concorrem às 4.674 vagas oferecidas pela Universidade em seus 48 cursos de graduação. Destes, 334 são treineiros, que realizam o exame mas não disputam um lugar na Instituição.
Com duração de 3 horas, as provas começam às 9h e os candidatos devem chegar aos locais de exame às 8h30. As provas de habilidade específica de Teatro, Artes Visuais e Música serão aplicadas apenas na capital mineira.

Nesta edição do concurso, 67.864 candidatos inscreveram-se para concorrer à primeira etapa, realizada, em 13 cidades mineiras, nos dias 3 e 4 de dezembro de 2005.

O calendário das provas de segunda etapa é o seguinte:
dia 09/01/2005: Redação

dia 10/01/2006: Biologia, Física, Geografia, Percepção Musical, Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

dia 11/01/2006: Química, História

dia 12/01/2006: Filosofia, Habilidade Específica de Artes Visuais, Língua Estrangeira, Matemática

dia 12/01/06: Prática de Música

de 12 a 16/01/2006: Prova de Audição Didática Coletiva e Prova de Atuação.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002851.shtml – 03/01/2006)

VESTIBULAR DA UFMG TEM NOVIDADES

Pela primeira vez na história do Vestibular da UFMG, as provas de atuação, específicas para o curso de Teatro, serão abertas ao público da Universidade. Alunos, professores e funcionários da UFMG poderão assistir às sessões, que acontecem nos dias 12, 14 e 15 de janeiro, no auditório da Escola de Belas Artes.

A novidade, segundo o coordenador do vestibular da UFMG, Antônio Zumpano, é uma tentativa de simular uma situação mais próxima de um espetáculo. “Avaliamos junto aos elaboradores das provas e concluímos que seria interessante para os candidatos se houvesse uma platéia, além da banca examinadora”, explica o professor.

Cada sessão dura, em média, cerca de 30 minutos e contará com a apresentação de cinco candidatos. Os espectadores deverão se identificar na portaria do local de prova e terão acesso ao auditório da Escola de Belas Artes por ordem de chegada. A única recomendação é que o espectador permaneça no auditório durante todo o período de uma sessão de apresentação, que terá cinco cenas. “Não podemos nos esquecer que é uma prova e, certamente, o entra-e-sai de pessoas poderia prejudicar o desempenho ou atrapalhar a concentração dos candidatos”, explica Zumpano.

Mais informações no site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) em http://www.ufmg.br/copeve. (Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002849.shtml – 03/01/2006)

PRIMEIRA EDIÇÃO DO ANO

Nesta primeira edição do ano, O Sistemático celebra com seus leitores a confiança e a determinação de mais um ano de trabalho pela frente. Espera contar, como sempre, com o apoio de todos na divulgação dos trabalhos que envolvem o pessoal do CECOM, levando aos leitores tudo o que acontece nesse universo ceconiano.

Que venham muitas notícias, notícias boas de trabalhos recompensados, reconhecidos e merecedores da atenção de todos.

E que o CECOM continue sendo um bom local de se trabalhar.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as primeiras dicas de 2006:

– Está oficialmente aberta a nova temporada de pesca: de 3 de janeiro a 1º de fevereiro, o Espaço Cultural Sérgio Porto sedia, mais uma vez, uma edição do Humaitá Pra Peixe (http://www.humaitaprapeixe.com.br). O festival acontece todas as terças e quartas-feiras de janeiro, sempre a partir das 19h e apresenta a cada ano novidades na área musical, trazendo em sua programação novos artistas e novos trabalhos, nos mais variados estilos da nossa música.

– Se você é daqueles que gosta de saber sobre os feriados e celebrações pelo mundo, prepare-se! A página “Earth calendar” (http://www.earthcalendar.net/index.php) tem tudo anotadinhos para o seu conforto. (Site em Inglês)

– Quando você vai a um restaurante e não sabe o que fazer com os talheres e o guardanapos, bate aquele pergunta: “E agora?” Faça o seguinte: acesse a página da Istoé independete em http://www.terra.com.br/istoe/produtos/etiqueta/index.htm e teste a sua etiqueta.

– As dicas elaboradas pelo Professor Reinaldo Polito apresentam a essência dos aspectos mais importantes da expressão verbal. Todos os conceitos relevantes da comunicação relacionados à arte de falar em público, ao medo de falar e até de como se relacionar com pessoas do sexo oposto, são tratados de maneira simples e, ao mesmo tempo, com a profundidade requerida pela importância do tema. Eu tenho um livro dele e me ajudou bastante. Vá até http://www.polito.com.br/index2.asp.

– É verão. O sol e o mar nos convidam às caminhadas no calçadão, pedalar nas ciclovias, refrescar nos quiosques da orla e saborear uma água de coco geladinha. A tarde cai, o pôr-do-sol cintila de dourado o horizonte, é a estação do ano, que brinca com os nossos sentidos. Quer apreciar melhor? Então, visite o endereço http://www.riodejaneiro-turismo.com.br/pt/.

– João Esperto merece o nome que tem! Conhece todas as regras de segurança e nunca vai ser enganado por ninguém. Conheça você também o ABC da Segurança e fique esperto como o João em http://www.pr.gov.br/joaoesperto/.

– Osteoporose é uma doença na qual os ossos se tornam frágeis e susceptíveis a fratura. Se não tratada a osteoporose pode progredir sem sintomas até os ossos quebrarem. Estas fraturas podem ocorrer em qualquer parte do corpo principalmente no quadril, coluna e punho. Saiba mais em http://www.metabolismo.com.br/indexp.php.

– PontoFlash (http://www.pontoflash.com.br/) é uma lista de discussão, onde seus integrantes dispõem de um espaço para debater os assuntos relacionados a este poderoso software, Macromedia Flash. A PontoFlash procura transparecer um ambiente informal, sendo um espaço ideal para o intercâmbio de conhecimento entre profissionais e iniciantes.

– Pesquisar “Zip Code” dos Estados Unidos da America é muito fácil. Aponte seu navegador para United State Postal Service e faça sua pesquisa. Página amarelas, brancas e ferramentas para verificar o endereço desejado, tudo isso e muito mais online em http://zip4.usps.com/zip4/welcome.jsp. (Site em Inglês)


PESQUISA SOBRE INTERNET NOS EUA DESTACA DIFERENÇA ENTRE HOMENS E MULHERES

O Globo Online divulgou, no dia 29/12/2005, a notícia Pesquisa sobre internet nos EUA destaca diferenças entre homens e mulheres, transcrita a seguir:

Os usuários de internet têm muitos interesses em comum, mas os homens se caracterizam por consumir mais notícias, informações sobre investimentos em ações, esportes e pornografia. Já as mulheres procuram mais conselhos sobre relacionamentos, saúde e religião, segundo revela uma abrangente pesquisa feita nos Estados Unidos.

O estudo da Pew Internet & American Life, descobriu que os homens usam um pouco mais a rede mundial de computadores do que as mulheres; conectam-se com mais freqüência e passam mais tempo online. Além disso, o público masculino também possui mais acesso a conexões de banda larga do que as mulheres.

– Os homens tendem a se sentir mais atraídos por atividades online que envolvam algum tipo de ação, enquanto as mulheres tendem a dar mais valor a coisas envolvendo relacionamentos ou ligações humanas – disse a autora do estudo e pesquisadora da Pew, Deborah Fallows.

Um grande número de homens também surfa pela internet em busca de prazer, com 70% deles admitindo que se conectam para passar o tempo, enquanto que, entre as mulheres, esse percentual é um pouco menor: 63%.

E se os homens também tendem a ouvir mais música, a usar webcams e pagar por conteúdos digitais exclusivos, as mulheres, por sua vez, se utilizam mais de e-mails para se corresponder, para dividir histórias, para resolver problemas e para obter informações sobre trabalho, amigos e parentes.

Respeitadas as devidas diferenças, a pesquisa conclui que as mulheres começam a alcançar os homens em vários dos assuntos abrangidos pelo estudo, já que ambos encaram a internet como uma fonte de informação e uma ferramenta eficaz de comunicação.

No total, a percentagem de homens e mulheres que se utilizam da web é quase igual. Aproximadamente 68% dos homens e 66% das mulheres se encaixam nesse perfil. Os números são bem superiores aos registrados em 1995, quando outra pesquisa da Pew constatou que 20% da população americana usavam a internet, dos quais 58% eram homens.

A pesquisa também descobriu que, na década passada, os homens se dispuseram mais a realizar encontros ou transações envolvendo riscos maiores, como participar de salas de bate-papo, leilões virtuais e investimento em ações. Os leilões atraíram 30% de homens contra 18% de mulheres.

Além disso, 21% dos usuários masculinos confessaram procurar pornografia na internet, contra apenas 5% das mulheres, concluiu a pesquisa. Mas, conforme admitiu Fellows, esse tema também é mais difícil de ser auferido em uma pesquisa.
Ao mesmo tempo, 74% das mulheres procuram por informações sobre saúde, um índice muito maior que o registrado entre os homens (58%). As mulheres também buscam mais informações sobre religião que os homens: 34% contra 25%.

Os homens conectam-se com mais freqüência: 44% deles admitem acessar a internet várias vezes por dia, contra 39% das mulheres. Essa diferença resulta também do fato de os homens possuírem conexões de banda larga em maior número (78%) que o público feminino (69%), que perde mais tempo com os acessos por conexões dial-up (discagem por telefone) .

Baseada em respostas de milhares de usuários americanos a um questionário abrangendo 90 diferentes áreas de atividades online, a pesquisa da Pew descobriu que algumas diferenças também se referem mais a diferenças entre gerações, do que apenas entre sexos.

Assim, mulheres mais jovens têm mais facilidade de lidar com atividades de tecnologia intensiva do que mulheres mais adultas. Oitenta e seis por cento delas, com idades entre 18 e 29, são internautas. Entre os homens, esse percentual é de 80%. Mas 34% dos homens acima dos 65 anos de idade acessam a internet, contra apenas 21% das mulheres idosas.

Em 2004, 22% de adolescentes do sexo feminino criaram um blog ou outro tipo de diário online, contra apenas 17% dos rapazes. Ainda assim, o público jovem masculino (38%) é mais propenso a baixar músicas e vídeos, do que as garotas (24%), segundo o levantamento.

“As adolescentes podem fazer mais ou menos atividades do que os garotos, como baixar arquivos, mas a mensagem importante da pesquisa é que a tecnologia não está imóvel nas suas vidas”, assinala o documento.

– A tendência é que, à medida que as mulheres jovens forem crescendo, elas superem os homens em termos de audiência total e acesso na internet – prevê Fallows.

A pesquisa realizada pela Pew se estende de 2000 a 2005, sendo que neste ano foram entrevistas 6.403 pessoas.

OBRAS INTERDITAM UMA DAS ENTRADAS DA REITORIA

Dando continuidade à obra da TV UFMG no prédio da Reitoria, amanhã, dia 06 de janeiro, será realizada a concretagem do piso do subsolo. Para isso, a partir das 14h, uma das entradas da Reitoria, localizada em frente ao DRCA, será interditada.

LETRAS CEDE BOLSAS DE CURSOS DE LÍNGUAS PARA FUNCIONÁRIOS

O Centro de Extensão da Faculdade de Letras liberou bolsas de seus cursos de extensão para funcionários da UFMG, cumprindo a Resolução nº 07/2004 de 02 de setembro de 2004 do Conselho Universitário.
Os cursos e as bolsas disponíveis são:
– Alemão: 6 bolsas
– Espanhol: 6 bolsas
– DELE Inicial – para interessados em preparar-se para as provas de obtenção do diploma de Espanhol como língua estrangeira (DELE) ou aperfeiçoar seus conhecimentos em Espanhol: 1 bolsa
– DELE Superior: para interessados em preparar-se para as provas de obtenção do diploma de Espanhol como língua estrangeira (DELE) ou aperfeiçoar seus conhecimentos em Espanhol: 1 bolsa
– Leitura de textos em Espanhol: 1 bolsa
– Espanhol Avançado: 1 bolsa
– Francês: 7 bolsas
– Leitura de textos em Francês: 2 bolsas
– Inglês: 10 bolsas
– Inglês pós-intermediário – módulo leitura e redação: 1 bolsa
– Inglês pós-intermediário – compreensão e expressão oral: 1 bolsa
– TOEFL – preparar interessados em fazer o Test of English as a foreign language com o objetivo de participar de programas de pós-graduação no exterior: 1 bolsa
– Leitura de textos em Inglês: 4 bolsas
– Italiano: 3 bolsas
– Grego: 1 bolsa
– Grego Moderno: 1 bolsa
– Latim: 3 bolsas
– Latim Jurídico: 1 bolsa
– Árabe: 1 bolsa
– Mandarim: 1 bolsa
Cada servidor, para ser selecionado, deverá preencher, atentamente, o requerimento de Isenção de Taxa (servidor) – Cenex – FALE e entregar na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC) juntamente com a carta da chefia imediata e o xerox da carteira funcional ou contracheque.
Tanto o requerimento como os critérios do Cenex para concessão de isenção de taxa estão disponíveis no endereço eletrônico http://www.letras.ufmg.br/cenex.
As solicitações só serão aceitas até o dia 13/01/2006 às 17h e, não serão aceitas solicitações de bolsa sem os devidos formulários preenchidos e documentação anexa.
Se a demanda por bolsas novas for maior que a oferta serão adotados outros critérios para a seleção. No caso específico de servidores bolsistas, a renovação de bolsa obedecerá sistematicamente os critérios de aprovação no curso. A listagem dos aprovados já está na CAC.
A efetivação e a confirmação da matrícula serão feitas e divulgadas pelo CENEX – FALE , até o dia 03 de março, data em que se encerram as matrículas dos alunos pagantes.

ÔNIBUS INTERNO CIRCULA COM HORÁRIO DE FÉRIAS

Desde o dia 19 de dezembro de 2005, o Circular Interno – Campus Pampulha, vulgo branquinho, está atendendo à comunidade universitária de acordo com o quadro de horários de férias. O itinerário e os horários (correspondentes à linha C) permanecerão até o dia 03 de março de 2006 e são os seguintes:
Horário da manhã: 06h20 – 07h – 07h50 – 08h35 – 09h35 – 10h20 – 11h05 – 11h50
Horário da tarde: 12h35 – 13h20 – 14h05 – 14h50 – 15h50 – 16h50 – 18h
Itinerário: Belas Artes – Letras – Ciência da Informação – FAFICH – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Ciências Biológicas – Reitoria – Unidade Administrativa III (Laboratório de Química/DP/DRH) – Unidade Administrativa II (SAST/ FUNDEP) – CEU – Veterinária – Educação Física – Odontologia – Veterinária – Farmácia – Setorial II – Física – Engenharia Elétrica (CPDEE) – Energia Nuclear (CNEN) – Engenharia Mecânica – Colégio Técnico – Química – Ciências Exatas – Geociências – Almoxarifado Central (Setorial I) – Faculdade de Educação – Centro Pedagógico – Creche – Belas Artes.
O retorno ao horário normal ocorrerá a partir do dia 06 de março de 2006.
Dúvidas, sugestões ou reclamações poderão ser encaminhadas à Divisão de Transportes, através dos ramais 4601 e 4606 ou para o e-mail: sfrota@dsg.ufmg.br.

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL OFERECE PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

Ao longo do mês de janeiro de 2006, o espaço do Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (Rua Gustavo da Silveira, 1035 – Santa Inês) está aberto ao público de terça a domingo, apresentando uma série de atividades interativas. Os visitantes podem contemplar as exposições permanentes de Mineralogia, Arqueologia, Paleontologia e Física, participar de caminhada pela mata, conhecer a sala dos morcegos ou o famoso Presépio do Pipiripau.
Mais informações pelos telefones (31) 3461-5805, 3461-9258, telefax 3482-9723 ou através do e-mail dir@mhnjb.ufmg.br. (Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002832.shtml)



Há 20 anos…

O Sistemático não circulou há 20 anos, retornando somente no dia 16 de janeiro de 1986.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Ronaldo Araújo Costa, aniversariante do dia 03 de janeiro. Os parabéns atrasados também para os ex-ceconianos: José Antônio de Faria (DCC) e Pedro Luiz Caetano Filho, no dia 1o de janeiro; Rodrigo Cazetta, no dia 02; e Luiz Antônio Soares, no dia 03. Os parabéns, em dia, para João Cloves Coelho, no dia 10, e para os ex-ceconianos: Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06; prof. João Carlos Pires Bauer (DCC), no dia 08; e Rodolfo Sérgio Ferreira de Resende (DCC), no dia 12.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Na primeira edição do ano, nada melhor do que recordar a Festa de Natal dos funcionários do CECOM, ocorrida no dia 15 de dezembro/2005, em um sítio na Enseada das Garças, na região da Pampulha. Tudo correu muito bem, com um dia de calor e sol, como todos esperavam. Desta vez, a festa contou com a presença de quase todos os ceconianos.
As fotos são de autoria de Thiago Ribeiro.


Joãozinho se servindo. Ao fundo: Marília, Márcia França e Michele


Rubens, Alda e Gardênia. Ao fundo: Bruno, Gilmar, Elza e Max


Bárbara, Carlos Alfeu, Marcelo e Cláudia


Afamília Brandi: Paulinho, Regininha e Renatinha


A família Souza Guimarães: Max, Samuel e Maira


Nilson, Gilmar, Bruno e Elza. Ao fundo: Lelé e Ronaldo