Sistemático: Edição 1274 – 12/01/2006


Notícias



SISTEMA "DIPLOMAS LEGAIS" TERÁ TREINAMENTO NO FINAL DO MÊS

No início de 2005, o CECOM liberou para uso o sistema “Diplomas Legais” em substituição ao antigo PAD01. Entretanto, naquela época, não foi ativado um programa amplo de treinamento que permitisse, às partes inicialmente envolvidas, disseminar seu uso, seja internamente, ou externamente envolvendo outros órgãos e unidades com os quais trocam informações. Neste período, a utilização do sistema ficou praticamente restrita ao Departamento de Administração de Pessoal.

Este sistema, denominado “DipLegal”, traz inovações como:

– a padronização dos modelos de documento cadastrados;
– a numeração e fluxo desses documentos;
– o registro de informações relacionadas a portarias, contratos, despachos, diligências, editais, ofícios, circulares etc.

Para treinamento dos usuários será montada uma turma para o dia 30 de janeiro, no horário de 8h às 12h, tendo como local a Sala de Aulas do CECOM, no subsolo do prédio da Reitoria. Outras datas e horários serão marcadas, na mesma semana, para receber todas as inscrições que forem necessárias em outras turmas que serão abertas. A confirmação de novas datas de treinamento será divulgada após o retorno de solicitações de inscrição na primeira turma.

Este treinamento se destina aos funcionários dos locais originalmente envolvidos no desenvolvimento do sistema (DAP, PJ, Gabinete, SODS, ProRH, PRA, CPPD e DRH).

Depois, o treinamento será estendido a outros órgãos administrativos e unidades acadêmicas permitindo que o uso do sistema seja ampliado na universidade.

As inscrições no treinamento estão sendo enviadas diretamente para o instrutor, que será o funcionário Maximiliano Luiz Souza Guimarães, da equipe da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS).

DAC FAZ MANUTENÇÃO DA BASE DE FORMULÁRIOS INSTITUCIONAIS

Em 02/01/2003 o Centro de Computação disponibilizou na plataforma Notes a base de Formulários Institucionais, em substituição aos formulários utilizados no Hermes (Sistema residente no Mainframe). Como a utilização desses formulários é alta, o tamanho da base cresce rapidamente e a grande quantidade de documentos pode gerar lentidão nas buscas realizadas pelos usuários.

Rotineiramente, a base deve sofrer manutenção com a retirada de documentos não mais utilizados . Seguindo essa filosofia, e repetindo os procedimentos dos anos anteriores, os documentos relativos ao ano de 2004 serão retirados das suas respectivas visões/pastas, a partir do dia 18/01/2006.

O CECOM informa que, caso haja necessidade de arquivamento físico de algum documento ali armazenado, deve ser providenciada sua impressão antes dessa data.

SISTEMA ANTI-SPAM SOFRE MODIFICAÇÕES

Durante o mês de dezembro foram feitas modificações no sistema anti-spam da UFMG, que causaram redução significativa no número de mensagens que são recebidas e nas que são consideradas SPAM.

Entre os meses de setembro e novembro de 2005 as médias diárias foram de 73.900 mensagens entrantes, das quais 32.113 foram consideradas SPAM (43,45%). Depois de implantadas a verificação da existência do remetente e do destinatário, além da origem da mensagem e autenticidade do servidor (verificação de HELO e SPF), estes números caíram para 34.861 mensagens entrantes por dia, das quais 6.760 (19,41%) foram consideradas SPAM.

Em janeiro, com as medidas já consolidadas, estes valores devem cair ainda mais, com a média de SPAM ficando abaixo de 13%.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE DEZEMBRO

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de dezembro, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
865.389
5.526
209.786
1.080.701
14.475.099
15.555.800

As médias diárias durante o mês de dezembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total Aceitas
Rejeitadas
Total Geral
27.916
178
6.767
37.861
466.939
501.800


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Veja a retrospectiva do BR-Linux em 2005 (http://br-linux.org/linux/retro2005-1), com um resumo do que aconteceu de janeiro até junho. A segunda parte também já está disponível, e o site pede a colaboração dos nternautas para ajudar a corrigir eventuais erros ou omissões. E ainda contga com a sua opinião para eleger as notícias mais interessantes do primeiro semestre.

– “A desertificação é uma das formas mais alarmantes de degradação do ambiente. Ameaça a saúde e os meios de subsistência de mais de um bilhão de pessoas. Estima-se que, todos os anos, a desertificação e a seca causem uma perda da produção agrícola da ordem dos 42 bilhões de dólares. A amplitude do problema e a sua urgência levaram a Assembléia Geral das Nações Unidas a proclamar 2006 o Ano Internacional dos Desertos e da Desertificação.” Veja mais em http://panda.igeo.pt/pancd/2006/index.html.

– A meninada está infernizando a sua vida nestas férias? Não se preocupe, aponte seu navegador para Urbanics (http://www.urbaniacs.com/) e deixe eles a vontade com a criatividade. Lá eles podem criar heróis, com centenas de combinações, e brincar em vários joguinhos. ( Site em Inglês)

– Você é daqueles que gosta de filmes? Quando você assiste uma apresentação, abertura do filme, ele logo fixa em sua mente e nunca mais você esquece. Steven Hills criou a página http://www.shillpages.com/movies/index2.shtml com várias aberturas. Vale a pena conferir!

– A página http://www.sciencedirect.com/ tem uma coleção de eletrônica, ciência, tecnologia e medicina que vai deixar você com leque grande para seu estudo. Tem muito material para você ler em fomato PDF.( Site em Inglês)

– Se você estiver procurando por livros técnicos e didáticos, documentos científicos, teses, relatórios técnicos, vá até http://scholar.google.com.br/.

– A Grisoft disponibilizou um anti-vírus para Linux com interface gráfica em http://free.grisoft.com/doc/4040/lng/us/tpl/v5.

– A fábula é uma das mais antigas maneiras de se contar uma história. Esopo usava muitos bichos como personagens de suas fábulas, entre eles, tartarugas, lebres, raposas, formigas e cigarras. Ele sempre terminava as fábulas explicando a moral da história. Quer dizer, ele usava as histórias para ensinar valores, para mostrar o que é certo e o que é errado. Não deixe de visitar o endereço http://criancas.uol.com.br/historias/fabulas/.

JORNAL DA UFMG PARA ALFABETIZADORES E PROFESSORES PODE SER LIDO NA INTERNET

O que fazer se um aluno da 4ª série não sabe ler e escrever? A pergunta, que expõe um dos maiores desafios enfrentados por professores da rede pública, foi colocada em debate no último número do jornal Letra A, editado pelo Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale) da Faculdade de Educação da UFMG (FaE). Lançado em abril de 2005, para contribuir com a formação continuada de professores do ensino básico, o veículo também está disponível para leitura em versão eletrônica, no endereço www.fae.ufmg.br/ceale.
Nesse sítio, o leitor poderá ter contato com uma das melhores publicações editadas pela UFMG. Com projeto gráfico de qualidade, Letra A veicula, em suas 16 páginas, reportagens e entrevistas contendo sugestões de como enfrentar dificuldades que surgem nas salas de aula e, especialmente, em classes de alfabetização.

A definição dos temas obedece a um processo participativo, pois o jornal conta com um Conselho de Leitores composto por alfabetizadores voluntários, que lêem e comentam cada edição, com o objetivo de melhorar a qualidade dos conteúdos abordados. De acordo com seus editores, as avaliações são feitas em reuniões abertas ao público, na FaE.
Rede nacional – A criação de Letra A atende a um projeto mais amplo, coordenado pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica. A entidade foi criada pelo MEC, em 2004, com o objetivo de produzir materiais e realizar cursos para aperfeiçoar a formação de docentes. Atualmente, ela é formada por 19 centros em universidades brasileiras, sendo o Ceale um dos cinco centros existentes na área de Alfabetização e linguagem.

Como informa o site do Ceale, a impressão e distribuição de Letra A serão feitas em parcerias com as secretarias estaduais e municipais de educação.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/002967.shtml – 11 de janeiro de 2006)

INTERNET VELOZ, FRAUDE MAIS AINDA

O jornal O Globo publicou, no dia 06 de janeiro/2006, a notícia Internet veloz, fraude mais ainda, transcrita abaixo:

Desconfie sempre das mensagens eletrônicas que pedem para você “atualizar” seus dados bancários, inclusive todos os números da senha pessoal. Cuidado também com avisos de que seu nome “está na lista negra da Serasa” ou, por oposição, que você “está com sorte e foi escolhido para receber um grande prêmio”. Ao responder a esses e-mails, você terá engrossado as cifras de crimes bancários e financeiros pela internet, que só em 2005 devem ter provocado um prejuízo estimado em R$ 300 milhões para os usuários – 50% a mais do que em 2004.

Esse tipo de fraude já responde por 40,13% de todos os registros feitos pelo Centro de Estudos, Resposta e Treinamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), contra 5,3% até o ano anterior. O números de casos passou de 4.015, de janeiro a dezembro de 2004, para 27.292 em todo o ano passado. O Cert.br, que é mantido pelo Comitê Gestor de Internet no Brasil, admite que esses números podem ser ainda maiores, já que a entidade depende do interesse e da boa-vontade de administradores de redes e usuários domésticos em informar os golpes.

– Os usuários precisam encarar a internet com o mesmo cuidado com que encaram qualquer outra transação financeira – afirma a analista de segurança do Cert.br Cristine Hoepers.

Bancos: R$ 2 bi em segurança

O alvo preferencial dos vigaristas virtuais são os computadores domésticos, que dispõem de menos recursos de proteção do que os sofisticados sistemas mantidos por bancos e administradoras de cartões de crédito. Geralmente, o usuário é induzido a abrir um arquivo eletrônico (conhecido como trojan , de cavalo-de-tróia) para “atualizar seus dados”. O arquivo esconde um programa ilegal que se instala no computador e rouba as informações armazenadas na máquina. O internauta também pode ser induzido a entrar num site (endereço) falso do banco em que mantém sua conta – golpe conhecido como phishing (de fishing , pescaria em inglês).

Pesquisa recente da America Online e da Aliança Nacional para a Segurança Cibernética mostra que os internautas no resto do mundo também ignoram o perigo das mensagens virtuais. De acordo com o estudo, uma em cada quatro pessoas que usam o computador para fazer transações financeiras está exposta, todos os meses, a mensagens eletrônicas falsas que tentam roubar suas informações pessoais. No caso do Brasil, explica Cristine, a explosão atual de registros reproduz a populari-zação da internet nos últimos dois anos. E as conexões em banda larga possibilitam ainda ficar mais tempo navegando pela rede mundial de computadores.

No fim de agosto do ano passado, a Polícia Federal (PF) prendeu 128 pessoas acusadas de participar da maior quadrilha especializada em crimes virtuais no país. Juntos, eles teriam desviado mais de R$ 80 milhões. Batizada de Operação Pégasus, a ação teve a participação de agentes em São Paulo, Minas Gerais, Pará, Espírito Santo e Goiás (base do grupo). Segundo a PF, todo o dinheiro roubado era depositado em contas de laranjas ou utilizado no pagamento de contas de terceiros.

Organizados, os falsários criaram até uma divisão de tarefas. Programadores clonavam as páginas dos bancos e montavam as mensagens com o trojan , enquanto outro grupo tinha a tarefa de despachar esses e-mails para o maior número possível de internautas.
– Nos meses seguintes à operação, o volume de tentativas de golpes caiu cerca de 20% – afirma o delegado Cristiano Barbosa Sampaio, da Divisão de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal.

No mês passado, Sampaio seguia as pistas deixadas por outro grupo de contraven-tores que tenta burlar a vigilância dos grandes bancos. Recentemente, instituições como o Bradesco e o Itaú distribuíram a seus clientes cartões com até 40 senhas diferentes que devem ser digitadas todas as vezes em que forem usados os serviços de internet. Outra tecnologia disponível é a do token , uma chave com senha extra que muda a cada minuto.

A PF descobriu, porém, que já existiria um novo programa de computador capaz de copiar e armazenar todos os números dos novos cartões.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) afirma que os investimentos em sistemas de proteção somaram cerca de R$ 2 bilhões nos últimos dois anos, mas ressalta que a segurança passa também pela educação do brasileiro.

– Algumas pessoas caem nos golpes por boa-fé. Mas na maioria dos casos o que existe é negligência – diz o diretor de cartões e negócios eletrônicos da Febraban, Jair Delgado Scalco.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 01, de 16/01/1986, publicou notícias sobre enquadramento do pessoal das tabelas especiais, resultado da primeira etapa do Concurso Público para Datilógrafo da UFMG, atualização das Carteiras Profissionais, saídas das programadoras Jane Marie Teichmann e Wang Kui Ying, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

CURSO PARA A ENGENHARIA TÉRMICA
O CECOM, através do Setor de Apoio ao Usuário, vai ministrar, a partir de 28 de janeiro, um curso de nivelamento para a pós-graduação em Engenharia Térmica da UFMG.
O curso terá carga horária de 45 horas com a seguinte ementa: Introdução à Computação com Basic; CPM; WS e Cande.

B6700 – CUSTOS
Os gastos com processamento no B6700 passam agora a ser resgistrados e reportados exclusivamente em créditos, facilitando as projeções de custo visto tratar-se de uma unidade estável.
O valor de um crédito será divulgado e ajustado mensalmente baseado na variação das ORTN’s. Para o mês de janeiro/1986, o valor d crédito para projetos da UFMG foi cotado em Cr$ 402,20, o que representa 0,005 ORTN’s.
Até o final do ano passado, os custos do B6700 eram reajustados semestralmente com base na variação das ORTN’s.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Rodolfo Sérgio Ferreira de Resende (DCC), hoje, dia 12; Luiz Flaviano dos Santos e Lindaura Rosa dos Santos (Fafich), no dia 14; prof. José Nagib Cotrim Árabe (Fundep), no dia 15; Helen Lan Kwai Wah, no dia 16; Maria de Lourdes Moreira Braga (Centro Cultural) e Marli de Freitas Gomes, no dia 17; Simone Valéria Borges e Ilza Maria Morais Diniz, no dia 18.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da Festa de Natal dos funcionários do CECOM, realizada no dia 15 de dezembro/2005, na Enseada das Garças, região da Pampulha. Foram muitas cenas para serem registradas, como o churrasco de confraternização, as conversas, o truco, o futebol e a peteca. As fotos são de autoria de Thiago Ribeiro, Lelé e Marília.


Lelé e Thiago Ribeiro


O truco com Emerson, Charles, Josemar e Gilmar


Cristina Queiroz, lelé, Carlos Alfeu, Eustáquio,Vinícius e Ana Paula


Ronaldo e Alda


Prof. Márcio Bunte: Ao fundo: Cristina Andrade, Emerson e Carlos Alfeu.


A peteca com Diogo, Roberto e Thiago Diniz