Sistemático: Edição 1293 – 01/06/2006


Notícias



ATI, CECOM E DRCA VISITAM A PUC PARA VER SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA

No dia 22/05, a comissão para especificação do software do Sistema Acadêmico da Graduação, composta pelo prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI; Ana Lúcia Ribeiro Diniz, diretora do DRCA; e profa. Zélia Falcão, visitaram a PUC Minas, para conhecer de perto o sistema de gestão acadêmica daquela universidade. Acompanhando a comissão esteve, também presente à visita, o vice-diretor do CECOM, Gilmar Lima Guimarães.

Na PUC Minas, eles foram recebidos pelo Prof. Eudes Weber Porto, do Centro de Registros Acadêmicos. O SGA – Sistema de Gestão Acadêmica – foi desenvolvido pelo Datapuc – Centro de Processamento de Dados da PUC Minas. O Prof. Eudes fez uma apresentação detalhada do sistema, mostrando as funcionalidades disponíveis para coordenadores de curso, professores e alunos. O foco principal da apresentação foi no Diário de Classe, que é de interesse imediato da comissão da UFMG.

Após a apresentação, foi aventada a possibilidade de um novo encontro, desta feita entre o CECOM e o DATAPUC, para discussões técnicas sobre o desenvolvimento do software da PUC.

ESCOLAS DE ENSINO BÁSICO E PROFISSIONALIZANTE AVALIARÃO SOFTWARE

Na próxima semana, as escolas da universidade responsáveis pelos programas de ensino básico e profissionalizante estarão participando de um programa de treinamento no CECOM, quando avaliarão a nova versão do software Collegium, da empresa CadSoft.

A Escola Fundamental do Centro Pedagógico, o Colégio Técnico, o Núcleo de Ciências Agrárias e o Teatro Universitário já utilizam uma versão obsoleta deste produto e pretendem avaliar a viabilidade de sua atualização. Durante o treinamento serão avaliadas as funcionalidades do novo software e sua compatibilidade com os procedimentos de trabalho das escolas.

O software está instalado no CECOM utilizando a mesma infra-estrutura dos demais sistemas do CECOM desenvolvidos em plataforma Cliente/Servidor, ou seja, podendo ser acessado pela Internet, o que permitirá que as escolas continuem testando o sistema após o treinamento sem depender da instalação local do produto.

DAA REFORÇA SUA EQUIPE

Nos últimos anos a Divisão de Apoio Administrativo (DAA) teve suas atividades ampliadas, tanto quantitativamente, como em termos de complexidade das tarefas. Em contrapartida, a equipe de trabalho continuou a mesma. Um dos fatores que contribuiu para esse crescimento foi a absorção e reorganização das atividades de gestão dos serviços de telefonia.

Então, para reforçar a equipe, a DAA está recebendo hoje, dia 1o de junho, a funcionária Ana Paula Fonseca de Almeida, que mostrou interesse em executar novas atividades dentro do CECOM e, para isso, está deixando a DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria.

Ela vai participar dos trabalhos administrativos referentes à gestão financeira, envolvendo compras, contratos e pagamentos.

Ana Paula foi transferida para o CECOM em dezembro de 2003, lotada na DAC, onde exerceu função de atendimento aos usuários. Ela é funcionária da UFMG desde 1991 e antes de vir para o CECOM, foi lotada na Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

A saída da Ana Paula da DAC abre uma lacuna no serviço de atendimento aos usuários. Entretanto, em paralelo a isso, estão em andamento estudos para a reorganização das atividades de helpdesk realizadas pela ATI, tanto no CECOM, como no LCC, que podem trazer boas novidades para os usuários nos próximos meses.

 

FUNCIONÁRIO DA DAC PARTICIPA DE CURSO DA ENAP

A Escola ENAP – Escola Nacional de Administração Pública oferece diversos cursos e eventos como cursos presenciais, cursos a distância, cursos de especialização, projetos especiais e de formação de carreiras.

Na modalidade de ensino a distância, será oferecido, de 05/06 a 26/06/2006, o curso Desvendando a Informática, no qual o funcionário Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), está matriculado.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– A Consuelo, da SODS, enviou uma dica interessante para os viajantes. Antes de uma viagem, a preocupação com o itinerário é quase primordial. Rotas, pedágios nas estradas, o trajeto mais curto e o mais longo são fundamentais para cair na estrada. Então, aponte seu navegador para a página em http://www.maporama.com/share/ e viage pelo mundo. Eu localizei a UFMG neste site Francês. Indique o país, nome da rua ou avenida, número, estado e cidade e veja a localização exata. (Vários idiomas)

– Conheça o site do Leia Brasil, que é uma ONG de promoção da leitura. “Somos uma ONG especializada no incentivo e promoção da leitura como ferramenta de combate ao analfabetismo funcional. Democratizamos livros e outros bens culturais por empréstimo. Oferecemos cursos, oficinas e treinamento continuado para educadores, bibliotecários e outros agentes de leitura.” O endereço é: http://www.leiabrasil.org.br/.

– A Voz do Cidadão é um instituto que tem como objetivo incentivar, cultivar e difundir a consciência e o exercício dos direitos civis coletivos e políticos. Para tal, serve como porta-voz de grupos de cidadãos conscientes e que desejam fazer valer suas justas reivindicações, exercer o controle social sobre a administração pública e a gestão empresarial, e constranger toda sorte de transgressões legais admitidas pela sociedade brasileira, principalmente em face da mídia e do aparelho judiciário. Visite o site do Instituto de Cultura da Cidadania em http://www.avozdocidadao.com.br/.

– A ABC (Associação Brasileira do Consumidor) é uma ONG (Organização Não Governamental), sem fins lucrativos, que defende os interesses de pessoas prejudicadas pela prática de ações ilegais que causam constrangimentos e prejuízos, muitas vezes irreparáveis. Conheça a ABC em http://www.ongabc.org.br/.

– A ABMH – Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação foi criada e é mantida por um grupo de mutuários do SFH que, não agüentando mais serem espoliados pelos famigerados agentes financeiros, recorreram a Justiça para fazer valer os seus direitos, fazer cumprir o que estava estabelecido na lei e descrito nos seus contratos. Visite o endereço http://www.abmh.org/.

– O programa de modernização empreendido pelo Arquivo Nacional rompeu com a imagem de instituição arquivística passiva, de perfil monolítico e centralizador de guarda da documentação gerada pela máquina do Estado, e tornou-se uma instituição moderna, em constante busca de aperfeiçoamento técnico, habilitada a fazer face aos seus novos desafios constitucionais e legais. Saiba mais sobre o Arquivo Nacional em http://www.arquivonacional.gov.br/.

– A Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família – PROVIDAFAMÍLIA – é uma organização legalmente constituída em assembléia geral de 19 de março de 1993. Tem seu estatuto registrado no Cartório do 1° Ofício de Registro Civil de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas sob o n° 2.671, no Livro A-4, Protocolado sob o n° 13.904, em 5 de julho de 1993, em Brasília, DF. Vá até http://providafamilia.org/index.php.

– O Clube das Pulgas é uma entidade de proteção aos animais, sem fins lucrativos, que desde 1997 vem realizando um amplo trabalho de esterilização de animais abandonados e os animais de pessoas com baixa renda. Visite o site em
http://www.clubedaspulgas.com.br/ e saiba mais sobre o trabalho educativo desenvolvido pelo clube, visando incentivar a posse responsável. Os membros e voluntários atuam na recuperação e doação de animais sem lar.

– O projeto “Guiaderaças.com.br” nasceu em meados de 1997. O site dedicava-se exclusivamente às raças raras de cães, disponibilizando informações e links sobre cada raça. Divirta-se em http://www.guiaderacas.com.br/index.shtml.

– “Nosso trem alcançou a primeira estação. A Entre Palavras E-Zine n° 1, edição oficial, está no ar. É a primeira parada dessa nossa viagem rumo ao futuro. Futuro da E-ZINE. Futuro dessa Trupe formada por você, leitor, e por nós, loucos mambembes, que fazemos com sua colaboração a Entre Palavras.” Faça uma boa viagem em
http://www.e-zine.entrepalavras.com.br/.

– A Associação de Amigos do Memorial do Imigrante (AAMI) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para imprimir maior agilidade às atividades do Memorial do Imigrante. Através da AAMI, torna-se possível a captação de recursos para a realização de eventos e montagem de exposições e garante-se que esses recursos, advindos de patrocinadores, sejam aplicados no próprio Memorial e exclusivamente nele. O Memorial do Imigrante, órgão vinculado ao Departamento de Museus e Arquivos, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, é uma instituição museológica, criada em 6 de abril de 1998, com o objetivo de reunir, preservar, pesquisar, documentar e divulgar a história da imigração e a memória dos imigrantes que, a partir da década de 1820, vieram para o Estado de São Paulo. Vale a pena visitar o endereço http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/.

 

CLIPPING DA PUBLICAÇÃO TI & GOVERNO

A publicação TI & Governo divulgou, no dia 30/05/2006, notícias sobre norma do governo para compra de computador pelo setor público e LinuxWorld, transcritas a seguir:

O governo cria norma para comprar computador – A Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI) do Ministério do Planejamento deve estabelecer, em julho, as especificações técnicas para os editais de compras de microcomputadores pelo setor público. “Queremos melhorar o processo de compra do governo federal”, diz Leandro Corte, gerente de projetos da SLTI. A padronização das especificações, segundo ele, vai melhorar a qualidade dos equipamentos adquiridos pelos órgãos públicos, vai resultar em ganhos de escala e deve evitar falhas nos editais que levam a frequentes recursos administrativos e judiciais por parte dos licitantes. As especificações, informa ele, devem resolver de imediato o conflito entre fabricantes de processadores: os editais não tratarão mais da característica das máquinas, mas do indicador de desempenho. A proposta de especificação para microcomputador ficará em consulta pública até o dia 12 de junho no site do governo eletrônico (www.governoeletronico.gov.br), e prevê três categorias de equipamentos: básico, padrão e avançado. O equipamento básico é destinado ao acesso à Internet, a serviços de escritório e tem preço mais baixo. O padrão roda documentos um pouco mais pesados. E o avançado tem hardware mais robusto para uso em desenvolvimento de sistemas, imagem, vídeo e som. A proposta foi discutida e recebeu sugestões de especialistas do próprio governo, de acadêmicos e de fornecedores. O padrão de especificação passará por uma fase de teste por três meses, quando será opcional, e depois se tranformará em norma. Assim que concluir o trabalho com os microcom-putadores, a SLTI vai partir para a especificação de notebooks, impressoras e servidores.

A Red Hat abre filial no país e contrata Tosatti – Ao anunciar o início de sua operação no continente, com a abertura de escritórios na Argentina e no Brasil, a Red Hat enfatizou a contratação de Marcelo Tosatti para integrar seus quadros como engenheiro de software. Tosatti, 22 anos, compõe o grupo internacional de atualização do kemel do Linux e é um dos responsáveis pela produção da plataforma de software para o OLPC (one laptop per child, o projeto do computador de US$ 100 do MIT). Para Tosatti, um dos principais desafios no projeto OLPC é criar uma interface adequada às características do hardware e, principalmente, fácil de usar por crianças de países emergentes, público-alvo da iniciativa. “Além de enxugar o sistema, mantendo apenas os componentes essenciais, temos que construir uma interface para uma tela de tamanho reduzido”, menciona. Ele salienta que a forma de interação entre o sistema e o usuário tem que ser simples e, ao mesmo tempo, dar condições para implementação de aplicativos pedagógicos eficientes e lúdicos. Focada no mercado de infra-estrutura empresarial, a Red Hat chega ao Brasil no mesmo momento em que conclui a incorporação da JBoss, o servidor de aplicações Java de código aberto.

A IBM anuncia novos investimentos
– Durante o LinuxWorld, a IBM anunciou um investimento de US$ 2,2 milhões na expansão de seu Centro de Tecnologia Linux (LTC), com unidades em Campinas e Hortolândia (SP). A iniciativa da IBM é um desdobramento de uma parceria com a Unicamp, que mantém uma equipe de 11 pesquisadores dedicada a melhorias no kemel do Linux. Com a nova unidade em Hortolândia, o time passa a incluir um total de 45 pessoas. “A qualidade do trabalho na Unicamp justificou a expansão. O Brasil está hoje entre as cinco principais bases de desenvolvimento Linux para a IBM no mundo”, informou Haroldo Hoffman, diretor de iniciativas estratégicas da companhia. Hoffman explicou que a IBM mantém ainda mais duas unidades – o Centro de Competência Linux, voltado a parceiros de software e consultoria, e o Linux Integration Center, que apóia implemen-tações inovadoras do sistema operacional. Para o mercado de usuários, o executivo destacou que os novos programas de certificação, como os da Novell, Red Hat e da própria IBM, trazem maior segurança às decisões empresariais.

FESTIVAL DE INVERNO DA UFMG MUDA FORMATO E PRIVILEGIA INTERATIVIDADE

De volta a Diamantina (MG) pela sétima vez consecutiva, quando completa 40 anos de existência, o Festival de Inverno da UFMG realiza naquela cidade, entre 16 e 29 de julho deste ano, sua 38ª edição mostrando novidades em sua estrutura organizativa. Uma entrevista coletiva à imprensa, acontecida nesta quinta-feira, no Conservatório UFMG, marcou o lançamento da programação, que tem como eixo conceitual o tema Interatividades.

Estavam presentes a vice-reitora da UFMG, Heloísa Starling, o prefeito municipal de Diamantina e a secretária de Cultura, Turismo e Patrimônio da cidade, Márcia Dayrell, o diretor de Ação Cultural da UFMG, Maurício Campomori, além de coordenadores e subcoordenadores de áreas temáticas do Festival.

O coordenador-geral, Fabrício Fernan-dino, apresentou o projeto do Festival, que será precedido, entre 11 e 15 de julho, por uma semana de atividades voltadas para produtores culturais e representantes das cidades do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha. O evento, moldado dentro das políticas culturais do Ministério da Cultura, é constituído de ciclos de palestras gratuitos e oferece 25 vagas.

Interatividade – A grande novidade do Festival de Inverno da UFMG para este ano é a proposta de criação de redes interativas entre as diversas áreas do conhecimento, articulando as atividades das oficinas ofertadas – incluindo as de iniciação, para novatos, e de atualização, para artistas profissionais – por meio de cinco núcleos temáticos: arte-aprofundamento, arte-ciência, arte-conceito, arte-poética e arte-tecnologia, tudo isso orquestrado por um Conselho Curatorial interdisciplinar.

Com essa proposta, o mais tradicional festival universitário do país pretende colocar-se em novo patamar, mantendo-se como um evento de ponta e referência nos cenários artísticos nacional e internacional.

Outra novidade é a identidade visual desta edição do Festival, criada pelo Centro de Comunicação da UFMG, que homenageia os cem anos do Presépio do Pipiripau, um dos patrimônios culturais da cidade de Belo Horizonte, criado em 1906 por Raimundo Machado Azeredo (1894-1988), atualmente instalado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG como parte integrante do acervo da Universidade.

Leia mais sobre o Festival em http://www.ufmg.br/online/arquivos/003669.shtml.

 

OAP REALIZA MERCADO DE PULGAS NO CAMPUS PAMPULHA

A Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG (OAP) realiza, de 6 a 9 de junho, seu 11º Mercado das Pulgas. O evento contará com exposição de objetos usados, em bom estado de conservação, artesanato e outros trabalhos artísticos que podem ser trocados, vendidos ou comprados. Os produtos ficarão expostos na Praça de Serviços do campus da Pampulha, de 9h às 17h.

A OAP promove o mercado das pulgas duas vezes por ano desde 2001. O próximo será realizado em dezembro. Não é permitida a exposição de produtos industrializados, exceto quando complementados por trabalhos artesanais. Os associados têm preferência para obter os estandes e as vagas restantes são preenchidas por pessoas indicadas por eles.

Mais informações pelo telefone (31) 3499-4505.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/003665.shtml – 31/05/2006)

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 20, de 05/06/1986, publicou notícias sobre expediente nos dias de jogos da nossa seleção, XII Conferência Latinoamericana de Informática, treinamento com DMS II, contratação de Marcelo Henrique Vieira como bolsista no CECOM, curso de Primeiros Socorros, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

APURAÇÃO DAS ELEIÇÕES

Teve início ontem, às 7h30, no Auditório da Reitoria, a apuração das eleições para Vice-reitor da UFMG e dos Representantes dos Funcionários Técnicos e Administrativos nos Conselhos Universitário, de Diretores e de Curadores.
A Junta Apuradora está composta pelos seguintes funcionários: Coordenador: José Eduardo Valle Santos; Vice-Coordenador: Luiz Eugênio de Almeida Oliveira; Processadores de Dados: Cristiane Maria Nunes e Rogério Soares Pinheiro; Secretárias: Rosa Amélia dos Santos e Cristina Miranda S. Araújo. …

FUTEBOL AMADOR

Na seção “Notas do Dia”, de O Estado de Minas, de 24/05/1986, foi pubicada uma notinha sobre algumas características do futebol amador como, por exemplo, profissionais liberais trabalhando na várzea como juízes e bandeirinhas. E comenta que, ao final do Campeonato Infantil recentemente promovido pelo Depto. de Futebol Amador da Capital, foram premiados também o melhor árbitro e os dois melhores bandeirinhas.
Adivinhem quem foi um dos auxiliares premiados! É ele mesmo, Avair Eustáquio, chefe do Setor de Operação da Divisão de Produção. Ele tem mil histórias prá contar.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Gerson Edson Machado de Sousa e Antônio Carlos Soares, hoje, dia 1o de junho; Tereza Cristina Andrade Oliveira, no dia 03; Marília Pereira Martins, no dia 05; e Natália Cristina Martins, no dia 07. Os parabéns para os ex-ceconianos: Cleuza Maria Bento (QQ) e Cantídio Lelis Pereira, no dia 02; Regina Célia Teixeira, Paulo César Marciano de Oliveira e Maria Aparecida Silva, no dia 03; Rainer Brockerhoff e Rosana de Melo Faria, no dia 06; e Maria Tereza de Melo Carvalho, no dia 08.

 

HAPPY HOUR JUNINO

VEM AÍ O HAPPY HOUR JUNINO. NÃO PERCAM AS NOVIDADES NA PRÓXIMA EDIÇÃO DE O SISTEMÁTICO.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

No início do ano, o CECOM comemorou a conclusão da reforma do 8o andar com um café da manhã. A solenidade, realizada no dia 21/02/2006, foi aberta pela então Reitora da UFMG, profa. Ana Lúcia Almeida Gazzola, e contou com a presença de ceconianos e convidados. A fotos são de autoria de Thiago Ribeiro e Renato Righi.


O discurso da profa. Ana Lúcia Gazzola


O discurso de Carlos Alfeu, vendo-se ainda profa. Sueli Pires, Edir, Iran, Frota, prof. Paulo Seixas e profa. Ana Lúcia


Profa. Ana Lúcia, Francisco Diniz e Antônio Carlos Soares

Beatriz, Michele e Vicentina. Ao fundo: Josemar, Roberto e Rubens.


Helvécio, Alfredo, Rubens e Márcia Lemos