Sistemático: Edição 1304 – 17/08/2006


Notícias



AVANÇA A IMPLANTAÇÃO DO PINGIFES

A equipe treinada para auxílio às IFES, na instalação do Projeto PingIfes, continua visitando as universidades para implantação do projeto. As IFES que não solicitaram a visita da equipe estão trabalhando sozinhas, mas auxiliadas remotamente pela equipe do LCC. Este apoio remoto se dá principalmente via MSN ou telefone.

Nos dias 10 e 11 de agosto foram realizadas visitas à UNIFESP/SP, por Rodrigo Eduardo Silva, do LCC e à UFG/GO, por Ricardo Zago, do MEC. Essa semana, no período de 16 a 18 de agosto, estão sendo visitadas a UNIFAL/MG, por Heber Gonçalves Pereira, do LCC e UFRRJ/RJ, por Josemar Pereira dos Santos, do CECOM. As próximas viagens serão confirmadas pelo MEC ainda essa semana.

Até o momento, o PingIfes já se encontra instalado em 44 IFES. Quando a etapa de instalação é concluída, cada instituição cuida da carga dos dados na base do sistema. Quanto a esta etapa, 13 instituições já concluíram a exportação dos dados relacionados à graduação, sendo que outras 22 estão com este processo em andamento. Já os dados relativos à pós-graduação foram carregados em 9 instituições, sendo que outras 9 instituições estão com esta etapa de carga em andamento. Estas informações, que avançam diariamente, foram fornecidas pela coordenadora do processo de implantação do PingIfes, a analista Letícia Santos Neto, da equipe do LCC.

 

CECOM DESENVOLVE INTERFACE COM O PERGAMUM

O Sistema de Bibliotecas da UFMG está contando, desde 7 de agosto, com o Sistema de Automação de Usuários da Biblioteca – USUBIB. Este sistema permite a interface das bases de dados da universidade, que possuem dados cadastrais de professores, técnicos e administrativos e alunos, com a base de dados de usuários do sistema Pergamum, que é o sistema informatizado que controla o acervo do Sistema de Bibliotecas da UFMG.

Na situação anterior ao novo sistema, os usuários das bibliotecas eram cadastrados no Pergamum com processos informatizados, porém não automatizados, dependendo da ação de analistas do CECOM na extração e preparação dos dados. Da mesma forma, o processo de carga dependia de diversos procedimentos de cópia de arquivos e carga de dados por parte da equipe da BU. Em função disso, erros de cadastramento eram possíveis, já que poderiam ser geradas redundâncias, ou ainda, inclusões, exclusões ou alterações de dados poderiam ficar incompletas. Fatos como este prejudicariam a confiabilidade da base e causariam desconfortos para os usuários do Pergamum.

Estas situações foram sanadas com o desenvolvimento e implantação do USUBIB que permite até o acompanhamento de mudanças de nível de curso ou status do usuário. Um exemplo seria o de um aluno de graduação que se formou e agora está fazendo um curso de pós-graduação. Outro seria o de um técnico e administrativo que está fazendo mestrado. Estas situações específicas foram citadas pelo fato do aluno de pós ter direito a mais dias de empréstimo, o que justifica o interesse na mudança de nível de usuário. Entretanto, esta mudança deve ser feita sem que seu histórico como usuário das bibliotecas seja interrompido ou encerrado.

O sistema USUBIB foi desenvolvido por Maximiliano Luiz Souza Guimarães e Rogério Soares Pinheiro, da Divisão de Aplicativos e Sistemas.

PROFESSOR E ALUNOS DA ENGENHARIA ELETRÔNICA VISITAM CENTRAL TELEFÔNICA DO CAMPUS PAMPULHA

Nesta quarta-feira, dia 16, o prof. Murilo Eugênio Duarte Gomes, juntamente com os alunos do 3º período do curso de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia, estiveram visitando a central telefônica do Campus Pampulha, como parte das atividades acadêmicas daquele curso.

No CECOM, eles foram recebidos por Antônio Carlos Soares, da Divisão de Redes de Comunicação (DRC), que mostrou as instalações e fez uma apresentação sobre o uso do equipamento Ericsson MD110 na UFMG.

PRORH PROMOVE TREINAMENTO EM INFORMÁTICA

A ProRH, em parceria com o CECOM, está promovendo, desde o último dia 09, mais um treinamento em informática para funcioná-rios da universidade.

O curso sobre Word Avançado, ministrado por Eugênio Pacelli Pereira de Souza, está sendo realizado às segundas, quartas e sextas-feiras, no horário de 8h30 às 11h30, na Sala de Aulas da Imprensa Universitária.

Estão participando do treinamento: Ana Paula Fonseca de Almeida (CECOM), Domingos Sávio de Barcelos Coura (Faculdade de Medicina), Douglas da Silva Fantoni (Instituto de Geociências), Edgard Gonzaga de Bastos (Escola de Ciência da Informação), Elizete de Paula Brito (Pró-Reitoria de Administração), Flávio Lins Peixoto (Pró-Reitoria de Graduação), Jobert Michael de Jesus Lima (Faculdade de Farmácia), Jurema Renna de Negreiros Figueiredo (Faculdade de Farmácia), Maria de Lourdes Vieira (SODS), Marilene Beatriz de Sousa (Faculdade de Farmácia), Rosemary Maria de Oliveira (Faculdade de Medicina), Tatiana Pereira Queiroz (Gabinete) e Tiago Arlei Alves (Pró-Reitoria de Recursos Humanos).

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Está procurando programas de graça para Windows e não sabe onde encontrar? A página Road to Know Where, em http://www.roadtoknowwhere.com/, faz uma procura para os seus downloads. Fique ligado. (Site em Inglês)

– Se você tem Macintosh e quer fazer ele rodar Windows, aponte seu navegador para a página Boot Camp (http://www.apple.com/macosx/bootcamp/publicbeta.html ) e veja as recomendações para instalar Windows XP. O que você precisa para instalar Windows? A versão Mac OS X Tiger v10.4.6 ou superior. Fique ligado, porque são 202 MB de arquivos e na página tem todas as dicas de instalação. (Site em Inglês)

– Deixe a criançada se divertir prá valer com os jogos infantis da Trakina, no endereço http://www.trakinas.com.br/trakinas/page?PagecRef=1. A página é super colorida e com muitos jogos, piadas e até Dj para as crianças criarem ou mixarem as músicas.

– Ouça os repentistas “os nonatos”, cearenses, vencedores do desafio de cantadores de 2005. O nome do repenti é “O planeta movido a Internet é escravo da tecnologia”. Legal demais! O link é grande mais vale a pena ouvir. Vá até http://oglobo.globo.com/online/blogs/arquivos/2006-07-26_13h00_ O_planeta_movido_a_internet_-_audio.mp3.

– O blog em http://mightyillusions.blogspot.com/ é muito bacana e tem várias fotos com ilusão de ótica. Confira que vale a pena. (Site em Inglês)

– O Hattrick é um jogo de futebol online onde você compra, vende e treina jogadores enquanto compete contra centenas de milhares de oponentes em todo o mundo. O endereço é http://www.hattrick.org/Common/default.asp.

– O Fundo 157, que foi criado pelo Decreto Lei nº 157, de 10.02.1967, tratava-se de uma opção dada aos contribuintes de utilizar parte do imposto devido quando da Declaração do Imposto de Renda, em aquisição de quotas de fundos administrados por instituições financeiras de livre escolha do aplicador. Se você já fez aplicação neste fundo e não viu a cor da grana, consulte o endereço http://cvmweb.cvm.gov.br/SWB/Sistemas/SCW/CPublica/FormBuscaCota157.aspx e corra atrás.

– Eleição 2006 – Sites dos Presidenciáveis: Conheças as idéias e os projeto dos candidatos.

www.heloisahelena.com.br: Heloisa Helena (Psol)

www.geraldo45.org.br: Geraldo Alckmin (PSDB)

www.lulapresidente.org.br: Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

www.cristovam.com.br: Cristovam Buarque (PDT)

www.psdc.org.br: José Maria Eymael (PSDC)

www.lucianobivar.com: Luciano Bivar (PSL)

www.pco.org.br: Rui Pimenta (PCO)

 

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA EM NOVEMBRO

Por causa das eleições, o horário de verão deve chegar mais tarde este ano. Os relógios só deverão ser adiantados em uma hora em novembro. A expectativa é de que a mudança ocorra no dia 05, primeiro domingo do mês. Normalmente, o horário de verão entra em vigor em meados de outubro.

(Fonte: Jornal Estado de Minas, 15/08/2006)

DE PORTAS ABERTAS PARA ESPORTE

Em outubro, a UFMG troca os laboratórios, salas de aula, livros e pesquisas pelas pistas, quadras, piscinas e campos de futebol. Entre 8 e 15 de outubro acontece, no Centro Esportivo Universitário (CEU), a I Olimpíada Universitária da UFMG. Os amantes do esporte têm até o dia 28 de setembro para se inscrever na competição.

O talento esportivo de alunos, funcionários e professores da Instituição será exercitado em seis modalidades coletivas: voleibol, futsal, handebol, basquetebol, peteca e futebol de campo. Já os “atletas-solo” irão aparecer no tênis de campo, natação, atletismo, salto em distância e xadrez. Todas as modalidades serão disputadas nas categorias feminino e masculino.

Funcionários, professores e alunos interessados em se inscrever nas Olimpíadas devem procurar o Laboratório de Atividade Física e Saúde, com sede no CEU, munidos de atestado médico que os libere para prática de esportes. No caso dos times, a organização do evento receberá a relação com os nomes dos atletas. Mais informações sobre as Olimpíadas pelos telefones (31) 3499-2386 ou 3499-2372.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/004119.shtml – 16/08/2006)

 

PROPOSTA DE SAÚDE SUPLEMENTAR PARA SERVIDOR PÚBLICO FOI DISCUTIDA NA REITORIA

O direito à assistência suplementar de saúde para o conjunto dos servidores públicos federais do país ainda deve demorar pelo menos dois anos para tornar-se realidade.

Apresentado na quarta-feira, dia 16, no auditório da Reitoria, pelo coordenador-geral de seguridade social e benefícios da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Luiz Roberto Pires, o projeto ainda não conta com fonte de recursos para ser implementado.

Fruto de trabalho que prevê a uniformização de benefícios em todo o serviço público federal, a proposta prevê que os órgãos federais recebam, do Tesouro Nacional, o equivalente a R$ 42 mensais por servidor ativo e inativo, seus dependentes diretos e pensionistas, para contratar planos básicos de saúde. Os servidores que desejarem serviços adicionais deverão complementar, com seu salário, o pagamento das despesas.

A proposta prevê a inclusão, como dependentes, de companheiros de uniões estáveis e homoafetivas que constem nas informações cadastrais do servidor. Os pais do titular poderão ser incluídos no plano mas sem direito a subsídio do governo.

O direito ao benefício será definido em lei até o final de agosto, com a publicação de portaria que regulamenta a Lei 11.302, no âmbito do Regime Jurídico Único.

Leia mais em http://www.ufmg.br/online/arquivos/004127.shtml – 16/08/2006)

 



Há 20 anos…

O Sistemático Ano X, no 31, de 21/08/1986, publicou notícias sobre a participação de Eduardo Henrique Lima, diretor do CECOM, na VI Feira Internacional de Informática; fumaça no subsolo, segurança na Reitoria, horário de malote no CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

INFORMÁTICA/86: VISUAL EFICIENTE

Luciano de Errico, chefe do Setor de Suporte de Hardware, esteve, nos dias 18 e 19 últimos, visitando a VI Feira Internacional de Informática, no Riocentro, Rio de Janeiro. O objetivo da visita foi manter contato com fabricantes de equipamentos e atualização quanto aos lançamentos do mercado.

Em termos de novidades, Luciano destacou: o lançamento de micros PC-AT e alguns PCs portáteis; o surgimento de diversas firmas especializadas em redes locais de comunicação de dados apresentando suas respectivas redes; o lançamento, pela Elebra, de um telefone digital com modem embutido para a ligação a serviços de VideoTexto, Cirandão etc.; e a apresentação, mais próximo ao público, do Macintosh, da Unitron.

Como novidade em relação aos anos anteriores, o clima da feira estava mais para profissional do que para festivo, sendo que a limitação do tamanho dos estandes e a comunicação visual eficiente (tinha até Luiza Brunet e garotas de Can-Can) facilitaram a circulação dos visitantes.

 



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Izaías Marques de Oliveira, no dia 17; Heitor Mota Belisário de Moraes e Carlos Alberto Gonçalves, no dia 18; José Bernardino Reis, no dia 20; Eduardo Henrique Lima e Zélia Miranda Kiliminik, no dia 21; Tarcísio Antônio Lopes, no dia 22; Paulo Maia da Costa Ribeiro, no dia 23; Luciano de Errico e Carlos Alberto Barbosa França, no dia 24.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica mais um lote de fotos do Happy Hour Julino, ocorrido no dia 07/07/2006, no Espaço de Convivência do 8o andar. As fotos são de autoria de Sílvio Bueno.


Ana Paula, Michele e Natasha, neta do Leão


Gino, Nilson e Vicentina


Cláudia, Marcelo e Rosa


Adriana, Ana Paula, Márcia Lemos e Eustáquio


Lelé, Rubens, Rosa e Max


Elza, Gilmar, Bárbara, Marcelo e Alfredo