Sistemático: Edição 1328 – 22/03/2007


Notícias



CECOM EXPLICA PROBLEMAS OCORRIDOS NOS SERVIDORES METAFRAME

A manutenção de recursos de software atualizados é fundamental para garantir a segurança e estabilidade dos ambientes computacionais. Pensando nisso, o CECOM adquiriu, no final do ano passado, novos servidores de processamento e um conjunto de licenças de software para a necessária atualização do ambiente das servidoras Metaframe, que disponibilizam os sistemas desenvolvidos em plataforma Cliente/Servidor, tais como o INA, o SICPAT, o SICCA, o SICCOR e demais sistemas construídos em ambiente Windows. Na aquisição dos dois novos servidores e do software que neles será instalado, a Universidade investiu cerca de R$55mil.

Por razões alheias aos interesses do CECOM, os novos servidores sofreram atraso em seu prazo de entrega, o que comprometeu não só a substituição das Meta-frames, como outros serviços.

Com o atraso na instalação dos novos equipamentos, as vulnerabilidades existentes no ambiente Windows NT permitiram que os atuais servidores Metaframe fossem infectados por Worms (programas auto-replicantes, semelhantes a um vírus).

Em 5 de março, começou a instabilidade do ambiente, com diversos momentos de interrupção do funcionamento dos sistemas instalados nas Metaframes. Esta instabilidade permaneceu ao longo da primeira semana de março, quando a equipe do CECOM atuou nas seguintes frentes:
– combater a atuação do Worm;
– manter os sistemas no ar o máximo de tempo possível;
– remontar o ambiente atual, eliminando-se as vulnerabilidades atacadas pelo Worm;
– agilizar a montagem do novo ambiente de hardware e software.

A situação de instabilidade perdurou durante a primeira semana de crise. Na semana seguinte, todos os sistemas, à exceção do SICCA (almoxarifado) voltaram ao funcionamento normal. Entretanto, com restrições de volume de acesso, pois o ambiente estava funcionando com um terço da capacidade de desempenho.

A normalização do acesso dos usuários só foi possível após a formatação e reconstrução dos três servidores. A primeira máquina refeita foi colocada no ar no dia 15 de março. Esta máquina, entretanto, ainda não disponibilizou o SICCA, que depende de uma configuração distinta das demais aplicações da UFMG, por ter sido desenvolvido por terceiros. No dia 19 de março, à tarde, foi colocada no ar a segunda máquina, onde as aplicações SICCA foram finalmente disponibilizadas. Desde então, o uso dos servidores Metaframe vem sendo monitorado pela DAC, sendo que a terceira máquina entrará em funcionamento em 26 de março.

Enquanto isso, a equipe do CECOM está preparando o novo ambiente de administração das aplicações Cliente/Servidor, que utilizará equipamento com hardware de maior porte, e ambiente operacional com Windows Server 2003 e Citrix Metaframe Presentation Server. Esta preparação deve ser encerrada até o final de março.

A equipe do CECOM agradece e destaca a compreensão e a solidariedade dos usuários durante esses dias de turbulência, informando que qualquer dúvida, reclamação ou sugestão sobre o funcionamento das aplicações Cliente/Servidor deve ser direcionada para opr@cecom.ufmg.br ou para o atendimento telefônico, no ramal 4009.

PROCESSO DE SOLICITAÇÃO DE VAGAS SERÁ IMPLANTADO NO NOVO SISTEMA DA PÓS-GRADUAÇÃO

Já está em fase de especificação, no novo Sistema de Gestão Acadêmica da Pós-Graduação, a funcionalidade que permitirá aos colegiados solicitarem à Pró-reitoria de Pós Graduação (PRPG), via sistema, a abertura de vagas para os seus respectivos programas de mestrado e doutorado. Além de propriamente substituir o trâmite de documentos em papel, a nova rotina trará diversos benefícios, pois já calculará automaticamente, através de dados disponíveis no repositório de dados do sistema, os parâmetros necessários à composição da solicitação anual de abertura de vagas.

O novo sistema foi implantado em setembro de 2006 e os colegiados têm trabalhado no sentido de atualizarem dados anteriores a essa data e que não eram suportados pelo sistema antigo. Essa atualização é muito importante já que a rotina de abertura de vagas trabalha com dados dos últimos 3 anos e a sua não atualização poderá comprometer todo o processo de automatização. A PRPG e o CECOM estão providenciando mecanismos para que os colegiados verifiquem a sua situação e tomem, a tempo, as providências necessárias.

Pelo cronograma de desenvolvimento, a implantação dessa nova funcionalidade está prevista para maio próximo, já com o objetivo de ser utilizada para as solicitações encaminhadas à PRPG neste ano, visando a abertura de vagas para 2008.


Informativo



DICAS DE SITES INTERSSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:


– Se você é chegado em seriados e quer ficar por dentro das últimas, aponte seu navegador para o Globo Online (http://oglobo.globo.com/blogs/series/) e leia tudo que está rolando.

– Olha, uma maneira legal e divertida de descobrir músicas e com um visual super bonito é visitar o Musicovery, no endereço http://musicovery.com/ . Veja qual é o ritmo que você mais gosta! (Site em Inglês)

– Dê umas boas gargalhadas com o Brasil das placas. É uma viagem por um país ao pé da letra, com um e um livro só de placas. Não deixe de visitar o endereço http://www.trampo.com.br/brasildasplacas/.

– A segunda edição do virtual RIO 2007 – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, acontece no Centro Cultural OI Futuro, de 19 de março a 24 de abril, das 11h às 20h. A programação ocupa todo o espaço do OI Futuro, inclusive a Sala Multiuso, que recebe palestras. Saiva mais em http://www.virtual.org.br/.

– Com alto nível tecnológico, Xerox Foto monta produtos diferenciados criados pelo cliente e entrega no endereço em todo o território nacional. A empresa conta com a tecnologia digital “i-Gen”, o que garante a qualidade da impressão dos seus produtos. Em breve, Xerox Foto oferecerá uma grande variedade de produtos personalizados, desenvolvidos pelo e para o próprio cliente. Serão canecas, cartões postais, sacolas, toalhas e tudo que a imaginação permitir. Vá até http://www.xeroxfoto.com.br/xerox/Default.aspx.

– O conceito da e-Fotos está em potencializar as necessidades dos clientes através da aplicação e exploração de todas as vantagens da tecnologia digital e da Internet. Veja em http://www.efotos.com.br/.

– Interessante é a galeria criada pela Wired News no aniversário do mouse. Aos 45 anos, o jovem rato continua na mão de todos e tem pessoas que não sabem trabalhar sem ele. Veja as fotos da evolução em http://blog.wired.com/wiredphotos62/. (Site em Inglês)

– Conheça e tire todas as suas dúvidas sobre o Second Life no endereço http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/03/21/idgnoticia.2007-03-21.2748846627.

Dicas do Bruno, da DAA:

– No site Learn Genetics da Universidade de Utah, você aprende tudo sobre o efeito das principais drogas no cérebro através do Mouse Party. É um flash interativo no qual você aprende meio que brincando, o que drogas como cocaína, heroína, LSD, metanfetamina, ecstasy, maconha e álcool podem fazer no seu cérebro. Basta escolher o ratinho que está sob o efeito de uma das drogas, posicioná-lo na cadeira e acompanhar a explicação. Mesmo quem apenas “arranha” o inglês consegue entender. Acesse http://learn.genetics.utah.edu/units/addiction/drugs/mouse.cfm .

– O Nature Footage possui uma coleção de vídeos com sequências da natureza filmados e acelerados. Clicando nas imagens você pode ver plantas crescerem, flores desabrocharem, frutas amadurecerem e apodrecerem em segundos. Muito interessante! Acesse http://www.naturefootage.com/stock_video/plant_time_lapse_footage.htm .

– Quer saber quais são as novas do YouTube? Existe um blog que sempre traz coisas boas do universo túbico. Jogue sua televisão fora, e acesse a TV Tubo, no endereço http://teve-tubo.blogspot.com/.

– Eu confesso, me viciei nesse site. Um lugar feito para você desabafar, mas tudo com limite e criatividade. Como em um confessionário, só que sem o padre. E tudo fica no anonimato. Vá se confessar, acesse http://www.euconfesso.com.br/.

– Será que você é mais um nerd louco por Star Wars? Você é fã do Skywalker ou do Darth Vader? Não importa, há um lugar para você. Venha para este lado da força, acesse http://www.jedimania.com.br/.

– Muitas pessoas não gostam de assistir a filmes dublados. Outras já gostam de vê-los redublados. A redublagem de trechos de filmes e/ou de seriados é uma mania que se tornou uma febre, mais uma daquelas febres da rede. Desde Star Wars até Batman. Divirta-se em http://www.redublagens.com/. Mas tire as crianças de perto…

– Close. Cinema Revolução. Cinetos-cópio. Grande Angular. O site Filmes Polvo já está na sua terceira edição e tem sido um motivo de orgulho para os seus criadores. Fruto do esforço de alguns estudantes que formaram na Escola Livre de Cinema (em Belo Horizonte), o site é um lugar de reflexão sobre a sétima arte. Acesse http://www.filmespolvo.com.br/ .

SAMU INAUGURA SERVIÇO NO CAMPUS PAMPULHA

O Reitor da Universidade Federal de Minas Gerais, Professor Ronaldo Tadêu Pena, e o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Helvécio Miranda Magalhães Júnior, estarão inaugurando um Posto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, no Campus da Pampulha.

A inauguração será na próxima segunda-feira, dia 26 de março, às 15h, no Prédio da Unidade Administrativa II – SAST/UFMG.

Este posto terá plantão 24 horas como todos os postos do SAMU e o projeto das instalações desenvolvido na UFMG servirá de modelo para as outras unidades de Belo Horizonte.

DCC LANÇA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM COMPUTAÇÃO EM PARCERIA COM A GOOGLE

O DCC acaba de fechar uma parceria de programa de Residência em Computação com a Google para o primeiro semestre de 2007. O programa, proposto pelo Synergia, laboratório de Engenharia de Software e Sistemas do DCC, visa propiciar aos participantes uma formação abrangente e sólida, por meio de um processo de formação organizado e consistente.

O Programa de Residência do DCC em parceria com a Google tem como objetivo capacitar profissionais de Tecnologia da Informação e alocar os residentes nas áreas afins da empresa. A duração do programa é de quatro meses, sendo que nesta turma serão beneficiados dez profissionais já selecionados pela Google e DCC.

O início do Programa de Residência ocorreu no dia 12 de março/2007 e os coordenadores são os professores do DCC, Geraldo Robson Mateus e Antônio Alfredo Loureiro. A primeira turma da residência já está fechada e já estão previstas novas turmas do programa.
O Programa de Residência em Computação surgiu da necessidade de estruturar, formalizar e dar continuidade à formação de profissionais de alto nível técnico. É inspirado em programas de residência utilizados na área médica, para complementação e especialização da formação de pessoal recém-graduado.

Existem duas modalidades de Programa de Residência: a Residência Padrão, de acordo com um processo padrão definido pelo Synergia e a Residência Personalizada, direcionada a necessidades específicas, ambas podendo ser oferecidas em contrato de patrocínio com uma ou mais organizações parceiras.

A primeira edição do Programa de Residência será realizada no formato personalizado em parceria com a Google.

No segundo semestre de 2007 o Synergia oferecerá também o Programa de Residência Padrão em Engenharia de Software, com o formato e conteúdo definidos pelo próprio laboratório. As empresas interessadas em participar podem entrar em contato com o Laboratório Synergia pelo email: synergia@dcc.ufmg.br.

(Fonte: http://www.dcc.ufmg.br/noticias_eventos/residencia)

UFMG PROMOVE EVENTO SOBRE A QUÍMICA DO CHOCOLATE

Para os cristãos, Páscoa é a comemoração da ressurreição de Cristo. Para as crianças, é dia de ganhar ovos de chocolate. Os comerciantes aproveitam a data para reforçar suas vendas. E o Centro de Difusão da Ciência da UFMG (CDC) vale-se da cultura de distribuição de ovos de chocolate como meio de popularizar conhecimentos científicos.

Em parceria com as faculdades de Farmácia e Medicina, Escola de Enfermagem, Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Escola Maria Chocolate e o Spa Outeiro de Minas, o CDC ajudará a desvendar a química do chocolate, durante evento que será realizado na Praça da Liberdade, no próximo sábado, dia 24 de março.

Tendas didáticas – Das 9h às 16h, o público poderá passear por cinco espaços diferentes. Na tenda do saber, haverá exposição de pesquisas relativas ao alimento milenar desenvolvidas nas universidades. Já na tenda dos mitos e verdades, as pessoas descobrirão, por exemplo, se produtos capilares à base de chocolate são realmente eficazes.

Outras três tendas são a de contos, onde haverá contação de histórias a cada duas horas; a de estética corporal, na qual serão expostos produtos cosméticos à base de chocolate; e a dos sentidos, que permitirá ao público entender como os sentidos humanos são “ativados” pelo chocolate. Deste último espaço participarão integrantes do projeto de extensão Neuroeduca, do ICB.

Quem comparecer à Praça da Liberdade no dia 24 também poderá participar de duas oficinas – degustação e fabricação – oferecidas, respectivamente, pelo Senac e pela Escola Maria Chocolate. Na primeira, além de experimentar coquetéis sem álcool, os participantes aprenderão a diferenciar os tipos de chocolate.

As inscrições, gratuitas, serão feitas no dia da atividade.

(Fonte: http://www.ufmg.br/boletim/bol1569/oitava.shtml)

PLANTÃO PSICOLÓGICO REINICIA ATIVIDADES

O serviço de Plantão Psicológico (http://www.fafich.ufmg.br/plantao/), realizado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) reiniciou suas atividades no último dia 21, quarta-feira.

Dirigido a alunos, funcionários, professores e prestadores de serviço da UFMG, o Plantão Psicológico funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os atendimentos são realizados por estagiários do curso de Psicologia, supervisionados pelo Professor Miguel Mahfoud, coordenador do serviço.

Não é necessário marcar atendimento com antecedência. Os interessados devem se dirigir à secretaria do Serviço de Psicologia Aplicada, localizado na sala 2062 da Fafich, no campus Pampulha, onde será realizado o encaminhamento. É cobrada taxa de manutenção de R$1,00. Mais informações pelo telefone 3499-5070.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005346.shtml – 19 de março/2007)

ESTAÇÃO ECOLÓGICA ABRE INSCRIÇÕES PARA PROJETO CAMINHADAS ECOLÓGICAS

O projeto de extensão Caminhadas Ecológicas, realizado pela Estação Ecológica da UFMG, está com inscrições abertas para alunos dos ensinos médio e fundamental, grupos e associações diversas. A idéia do projeto é proporcionar aos participantes contato com a natureza, noção de conceitos básicos de ecologia e discussão de temas ambientais.
A primeira parte da visita é uma trilha de interpretação ambiental, com acompanhamento de bolsistas da Estação Ecológica. Durante o trajeto, os participantes são estimulados a pensar em questões ambientais diversas, como urbanização, desmatamento, poluição e compostagem.

Após a caminhada, os visitantes expressam ou reforçam as experiências vividas por meio de atividades lúdicas, realizadas em oficinas interativas – Plantio participativo, Desenho, Modelagem e pintura, Caminhos do lixo, Retratando a natureza, Cartões ecológicos, Leis da Natureza, Solo, Teia Alimentar e Compostagem.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones 3499-2295/2296, pelo endereço eletrônico www.ufmg.br/estacaoecologica ou na própria estação, localizada no campus Pampulha. Alunos de escolas públicas pagam R$ 1,50 cada. Para estudantes instituições particulares o valor é R$4.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005347.shtml – 19 de março/2007)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 11, de 26/03/1987, publicou notícias sobre visita à Telemig, inscrições para o curso DMS II, participação de Gino Ottoni Durante no Encontro Nacional do Grupo de Usuários Sisco, visita à PUC/RJ e FGV, apresentação da Burroughs da nova versão do software Linc II, curso CP/M – WSP, entre outras. A notícia que se destacou foi:

V SHOPPING SHOW DA INFORMÁTICA
O V Shopping Show da Informática, que está sendo realizado no BH Shopping desde o último dia 23, tem a participação do Centro de Computação da UFMG com um estande do Núcleo de Computação do Hospital das Clínicas.

No estande estão em demonstração: 1 terminal ligado ao Sisco MB-8000 do Núcleo, através de linha telefônica, mostrando os sistemas que foram desenvolvidos pela equipe da DNC (Controle de Infecção Hospitalar, Vigilância Epidemiológica, Gerência dos Serviços de Radiologia, Gerenciamento de Banco de Sangue e Controle de Farmácia Hospitalar); 1 micro DGT-1000, mostrando a simulação de um marca-passo (este é um programa desenvolvido por um médico do HC) e 1 micro Apple do Greime-Grupo de Estudo em Informática Médica do Hospital das Clínicas, com programas de controle de dieta e Risco Coronariano.

Além da exposição para visita, estão sendo realizadas diversas palestras cuja programação está sendo afixada no quadro de avisos do 8o andar todos os dias. Para assistir às palestras, basta dirigir-se ao estande da Sucesu para inscrever-se gratuitamente. Este estande fica localizado em frente à C&A.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Mário Magalhães Lara e Emerson Henrique Kfuri Pereira, hoje, dia 22; Erlon Charles Thomaz Ferreira, no dia 25; e Maria José (Lelé) Cortezzi, no dia 26. Os parabéns para os ex-ceconianos: William Andalécio, Robson Nogueira Barreto e Rômulo Vieira de Faria, no dia 24; Ilka Ildefonso Ramos, Eduardo Moreira da Costa e Maria do Perpétuo Socorro Almeida Siqueira Lopes, no dia 26; Augusto Pinho Gomes, no dia 27; e Renato Vaz de Melo Espechit, no dia 29.

CASAMENTO: Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e Vivian comunicaram a oficialização do seu casamento realizado no dia 02 de março. O Sistemático, em nome de todos, envia as felicitações.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O 1º Workshop de Desenvolvimento de Sistemas foi organizado pela ATI no dia 04/10/2006, no Museu de História Natural e Jardim Botânico, envolvendo os grupos do CECOM e LCC. Durante o evento foram realizadas diversas palestras com informações e ações estratégicas, numa troca de experiências entre os dois grupos. As fotos são de autoria de Fabrício Duarte Nogueira.


A palestra do prof. Paulo Seixas, diretor da ATI


A vez de Carlos Alfeu, diretor do CECOM


Prof. Márcio Bunte, diretor do LCC


Gilmar Guimarães, vice-diretor do CECOM


Jeroen van de Graaf, vice-diretor do LCC


Uma pausa para o almoço com Rogério, Raimundo e Josemar, à esquerda.
Mário e César, à direita.