Sistemático: Edição 1338 – 31/05/2007


Notícias



TRÁFEGO DA INTERNET QUE ENTRA NA UFMG ESTÁ A GIGA

Nesta segunda-feira, 28 de maio, o CECOM e o POP-MG migraram definitivamente o tráfego de entrada da conexão da UFMG à Rede Ipê (backbone da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) para um circuito de 1 Gbps (gigabits por segundo), decuplicando a banda disponível. Durante a semana passada foram feitos testes nos equipamentos de monitoramento da conexão e das listas de acesso (“firewall”) que bloqueiam tráfego perigoso.

A migração, que já estava prevista, foi necessária porque o circuito antigo, de 100 Mbps (megabits por segundo) ficou congestionado várias vezes durante o mês de maio. O tráfego de saída deverá ser migrado na próxima semana, tão logo sejam terminados os testes dos filtros de tráfego e seja transferido, da Reitoria para o ICEx, o equipamento que faz a medição de banda utilizada por cada computador da UFMG.

Estas atividades estão a cargo DRC – Divisão de Redes de Comunicação, e estão sendo realizadas por Fernando Frota Machado de Morais, Paulo Couto Lessa, Adyr Rodrigues Nascimento e Sílvio Leonardo Teixeira de Souza Cruz.

IAG COMPLETA 10 ANOS

Conforme tem sido divulgado em O Sistemático e em diversos outros mecanismos de comunicação, a utilização da Senha Acadêmica pelos alunos da graduação está sendo substituída pelo acesso ao portal minhaUFMG. Vide informações no portal em http://minha.ufmg.br ou, diretamente, em http://www.lcc.ufmg.br//flash-de-noticias/desativacao-da-senha-academica.html. A Senha Acadêmica completaria, agora em junho, 10 anos de existência, junto com o antigo sistema de “Consulta às Informações Acadêmicas”, o atual IAG.

O sistema original foi desenvolvido de forma pioneira no primeiro semestre de 1997, sendo inclusive apresentado em congresso da Associação Nacional de Usuários Unisys. Ele foi desenvolvido pelo CECOM em parceria com a empresa MSA Infor que, naquela época, testava o produto CorpWeb, lançado em seguida no mercado, e que foi útil para permitir a integração do ambiente mainframe (na época a UFMG tinha um computador Unisys A10 dual) com os serviços da Internet. No CECOM, as responsáveis pelo projeto foram Maria de Lourdes Moreira Braga, hoje Diretora da Imprensa Universitária, e Maria Luciene Diniz Ferreira, também ex-ceconiana.

Apesar do uso da Internet ainda não ser tão popular quanto é hoje, o sucesso obtido com o lançamento foi bastante significativo e rápido. O DRCA enviou correspondências para as residências de todos os alunos da Graduação, o que estimulou o uso. Ao final da primeira semana após seu lançamento, em 19 de junho de 1997, eram contabilizados 1.782 acessos. Ao final do primeiro mês, esse número cresceu para 3.327 acessos.

O sistema antigo continuou disponível até setembro de 2003, quando foi substituído pelo atual IAG, que hoje é acessado por todos os alunos e está disponível para os alunos no portal minhaUFMG.

CT&IT ADOTARÁ O SICCOR PARA CONTROLE DA TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS

Na relação de demandas de desenvolvimento de sistemas, a serem tratadas pela ATI, em função das prioridades que serão definidas pela Reitoria, está o novo sistema de Controle de Processos. Esse sistema, cujo levantamento inicial de informações foi feito no último semestre de 2006, será desenvolvido em ambiente Web e, como evolução e futuro substituto do atual AAP, que reside em ambiente mainframe, pretende estabelecer novos controles e um melhor acompanhamento, tanto por parte da administração, quanto por parte dos solicitantes, mesmo que externos à comunidade através do portal minhaUFMG.

Enquanto este novo sistema de Controle de Processos não é desenvolvido e implantado, o CECOM fornece alternativas às demandas de seus usuários. É o caso do sistema SICCOR, cuja finalidade é o registro e controle de tramitação de documentos, sejam eles processos ou não, estejam eles em meio eletrônico ou não. O SICCOR é um sistema genérico, desenvolvido pela equipe do Centro, sem características específicas que atendam às particularidades de cada órgão que o utiliza. Atualmente, ele é utilizado pelo Gabinete, ProRH, PJ, ProGrad e DRCA. Na semana passada, o sistema foi apresentado por Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Maximiliano Luiz Souza Guimarães para o Prof. Ruben Dario Sinisterra Millan, Coordenador da CT&IT, e para o funcionário Cláudio Vaz Di Mambro Ribeiro.

Em função da avaliação positiva do sistema, quanto à possibilidade de atendimento de parte das demandas de tramitação de documentos na CT&IT, nesta quinta-feira, na sala de aulas 2, estão sendo treinados os funcionários Sidcley Lizandro Amaral Araújo, Hudson Fabrício Trindade, Adriana Moura, Cláudio Vaz Di Mambro Ribeiro e Mabel Vieira Soares. Eles devem iniciar o processo de utilização do sistema, após esse ser configurado com as informações da estrutura interna da Coordenadoria. O treinamento está sendo aplicado por Maximiliano Luiz Souza Guimarães, da equipe da DAS – Divisão de Desenvolvimento de Sistemas.

CECOM REALIZA TESTES COM EQUIPAMENTOS DE VIDEOCONFERÊNCIA

O CECOM, em conjunto com as equipes do Laboratório de Computação Científica (LCC) e de Tele-Saúde do Hospital das Clínicas (HC) e Faculdade de Medicina, iniciou nesta quinta-feira (31/05) uma série de testes com os equipamentos de vídeo-conferência da Universidade, utilizando tecnologia ISDN.

Embora a quase totalidade das video-conferências na UFMG se realize através da Internet, utilizando o protocolo IP, em alguns casos é necessário ou obrigatório a utilização de circuitos ISDN, tecnologia que utiliza linhas telefônicas digitais e é imune à variação de qualidade que pode ocorrer nas conexões IP quando ocorre sobrecarga de tráfego. O objetivo dessa bateria inicial de testes é verificar a compatibilidade entre os dispositivos de vídeo-conferência, de marcas e modelos diferentes, e a central telefônica da UFMG. Ao mesmo tempo, as equipes estão estudando os detalhes de configuração dos equipamentos, de maneira que eles possam ser conectados a linhas ISDN que funcionam como ramais da central telefônica, em vez de linhas ISDN externas.

Os testes estão sendo realizados nas instalações do CECOM no subsolo da Reitoria e contam com a presença de Paulo Couto Lessa (DRC/CECOM), Adyr Rodrigues Nascimento (DRC/CECOM), Emerson Henrique Kfuri Pereira (DAC/CECOM), Sérgio Maurício Oliveira (LCC), Márcio Rodrigo Teixeira de Silva (LCC), Tiago Domingues de Oliveira (LCC), Marcos Cunha Resende (Medicina), Mauro Lúcio Silva Faleiro Júnior (HC) e Guilbert Rey Bastos (HC).

CECOM PARTICIPA DO EVENTO LOTUSPHERE 2007

A Plansis Software organizou, no dia 29/05, no Ouro Minas Palace, em Belo Horizonte, a segunda edição brasileira do evento Lotusphere Comes To You 2007.

O LCTY 2007 está sendo considerado o maior evento de colaboração da IBM no Brasil.
Foram apresentadas todas as novas soluções de Lotus, como também foram debatidos assuntos como Web 2.0, Colaboração em tempo real, Mobilidade e SOA, além de novas tecnologias, como Web Services.

Estiveram presentes, representando a UFMG, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, diretor do CECOM; prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, diretor do LCC; Fabiana Costa Pereira, Soraia de Souza Reis, Paulo Henrique de Araújo Abreu e Márcio Migueletto de Andrade, todos do LCC.

DAA PARTICIPA DE TREINAMENTO NO SERPRO

Nos dias 04, 05 e 06 de junho/2007, o Serpro estará ministrando um treinamento sobre SIASG e ComprasNet – Módulo Cronograma Físico-Financeiro, para fun-cionários públicos federais responsáveis pela Contabilidade de sua unidade.

Estarão participando do treinamento as funcionárias Alda Batista e Ana Paula Fonseca de Almeida, da Divisão de Apoio Administrativo (DAA), representando o CECOM.

CECOM DISPONIBILIZA LISTA TELEFÔNICA GUIATEL

O CECOM tem disponíveis para as Unidades do Campus Pampulha os seguintes catálogos telefônicos da Guiatel:
– Lista Telefônica – Endereços de Belo Horizonte – Negócios – 2006
– Lista de Assinantes de Belo Horizonte – Negócios – Volume I – 2007
– Lista de Assinantes de Belo Horizonte – Residencial – Volume II – 2007

As Unidades que necessitarem de exemplares devem entrar em contato com Haroldo ou Dôra, no telefone 3499-4008 ou pelo e-mail haroldo@cecom.ufmg.br, para agendar a entrega de catálogos.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Na ausência do Adyrus, Bruno (da DAA) enviou as seguintes dicas:


– Uma dica proparoxitonalmente útil para você, viciado em MSN que gosta de viver informado. O MSN Messenger está disponibilizando para os seus usuários o Alerta Windows Live. O serviço é gratuito. Você escolhe os assuntos e o MSN te deixa informado. O Alerta Windows Live entrega, na faixa, de graça e absolutamente sem pagar nada, notícias fresquinhas na porta do seu Messenger. Além de outras firulas, como o MSN in Concert e o Verificador de Segurança. Acesse http://alertas.br.msn.com/.

– Os Simpsons formam uma das famílias mais engraçadas e festejadas entre os desenhos animados norte-americanos. Completando a 18ª temporada na TV norte-americana, eles ganham pela primeira vez uma aventura em longa-metragem, prevista para ficar pronta em meados de 2007. O site da Apple está trazendo o novo trailer do aguardado Os Simpsons: O Filme. Apesar de engraçado, o trailer não apresenta nada revelador a respeito da trama do filme. O vídeo pode ser assistido no formato Quick Time e em três tamanhos diferentes, acessando http://www.apple.com/trailers/fox/thesimpsonsmovie/ .

– Você ainda “upa” os arquivos do seu site para o Rapidshare? Melhor mudar de idéia. O Easy Share hospeda seus arquivos “di grátis” e você ainda ganha grana quando fizerem download. Para cada 1000 downloads, você ganha US$ 1. Parece merreca mas não é não. No final do mês, dá um dinheirinho bonito! Acesse http://www.easy-share.com/cgi-bin/owner.cgi?action=ref&id=10413 .


ESCOLA DE VETERINÁRIA INAUGURA RETRATO DE EX-DIRETOR

Será realizado no dia 14 de junho/2007, na Escola de Veterinária da UFMG, o descerramento do retrato do prof. Roberto Baracat de Araújo, diretor daquela unidade na gestão 2002/2006.

O evento está marcado para as 11h, na Galeria localizada na ante-sala da diretoria da escola.

UFMG RECEBEU 26.500 INSCRIÇÕES PARA SEU PROGRAMA DE ISENÇÃO DA TAXA DO VESTIBULAR

A UFMG registrou, até o dia 25 de maio, 26.500 inscrições ao Programa de Isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular. O benefício destina-se às pessoas que, ao apresentarem documentação exigida para análise de especialistas da UFMG, comprovem a impossibilidade de arcar com a taxa de inscrição, que no ano passado foi de R$ 115.

Segundo o professor Antonio Zumpano, coordenador adjunto do Vestibular da UFMG, há previsão de que os números cheguem a 27 mil inscrições. O número é cerca de 10% maior do que no ano passado, quando 23.888 pessoas se inscreveram no Programa. “O aumento do número de inscritos contraria a tendência de queda dos últimos anos. Para esta edição, a venda de kits do programa e o volume de inscrições foram maiores devido à intensificação, nas escolas e outros espaços públicos, de nossa campanha de divulgação“, explica.

Para esta edição, em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG, a Copeve ampliou a publicidade em torno do Programa. Além da distribuição de 6 mil cartazes da iniciativa nas escolas mineiras, foram feitos outdoors, busdoors e spots de rádio em todo o Estado. Em termos de vendas de kits da iniciativa, os números passaram de 30 para 40 mil volumes comprados pelos candidatos.

Inscrições – Para se inscrever no Programa, os interessados tiveram que comprar, por R$ 1,50, o Kit-Isenção, que trazia o formulário de preenchimento, o edital e todas as informações sobre a iniciativa. “Neste ano, o candidato contou com informações sobre os últimos Vestibulares, como relação candidato/vaga, e a respeito dos programas de assistência da Fump”, explica Regina Lúcia Silva Rezende, coordenadora técnica do Programa.

Resultado – O resultado do Programa de Isenção sai no dia 6 de agosto. Para saber se foi beneficiado, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) – www.ufmg.br/copeve -, procurar a Copeve no campus Pampulha (avenida Antônio Carlos, 6.627 – Unidade Administrativa 3) ou ligar para (31) 3499-6700.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005860.shtml – 25/05/2007)

INSCRIÇÕES PARA OFICINAS DO FESTIVAL DE INVERNO ABREM NESTA SEXTA-FEIRA

Nesta sexta-feira, 1º de junho, abrem-se as inscrições para as 46 oficinas da 39ª edição do Festival de Inverno da UFMG, que acontece de de 15 a 28 de julho, em Diamantina (MG). O evento, que este ano gira em torno do conceito Territórios Contemporâneos – Linguagens Híbridas, contará, além das oficinas – iniciação, atualização e híbridas -, com mostras, exposições, instalações e workshops.

As inscrições para as oficinas do Festival vão até 12 de junho. Já o resultado da seleção dos candidatos será divulgado no site (www.fundep.ufmg.br) e nos postos de atendimento da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) -, no dia 15 de junho. As matrículas para oficina sem seleção acontecem de 18 de junho a 6 de julho e a taxa é de R$30. Crianças pagam R$15.

Mais informações pelo telefone (31) 3499-4220.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005888.shtml – 30/05/2007)

CIRCULAR INTERNO TEM NOVO ITINERÁRIO

A linha B1 do ônibus circular interno foi reforçada para atender aos usuários do restaurante Setorial II. Denominada Linha B1/Setorial II, circula em três horários adicionais – 11h30, 12h15 e 12h50 – e passa a obedecer o seguinte itinerário: Escola de Belas-Artes – Av. Mendes Pimentel até o retorno em frente à Reitoria – Fafich – Escola de Ciência da Informação – Faculdade de Letras – Creche – Centro Pedagógico – Faculdade de Educação – Instituto de Geociências – Praça de Serviços – Biblioteca Central – Instituto de Ciências Biológicas – Faculdade de Farmácia – Escola de Veterinária – Faculdade de Odontologia – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Retorno na Usiminas – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Faculdade de Odontologia – Escola de Veterinária – Faculdade de Farmácia – Setorial II – Instituto de Ciências Exatas – Colégio Técnico – Institito de Geociências – Almoxarifado Central (Setorial I) – Faculdade de Educação – Centro Pedagógico – Creche – Escola de Belas-Artes.

O quadro geral dos itinerários e horários do ônibus circular interno do campus Pampulha se encontra no endereço http://www.ufmg.br/servicos/onibus.shtml

Outras dúvidas, sugestões ou reclamações poderão ser encaminhadas diretamente à Divisão de Transportes (Ditra), do Departamento de Serviços Gerais (DSG) pelos telefones 3499-4601 e 3499-4606 ou para o e-mail sfrota@dsg.ufmg.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/005853.shtml – 25/05/2007)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 21, de 04/06/1987, publicou notícias sobre Norma de Freqüência, Norma de Manutenção de Micros, curso DMS II, seleção de bolsistas, saída da bolsista Mutsuko Usuda, entre outras. A notícia que se destacou foi:

PLANO DE CONTINGÊNCIA
Regina Helena Moura Brandi e Maria de Lourdes Moreira Braga, da Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, estarão fazendo amanhã, sexta-feira, uma apresentação sobre Plano de Contingência. O assunto foi visto por elas durante o Simpósio de Auditoria, Controle e Proteção em Processamento Eletrônico de Dados, realizado em Belo Horizonte, nos dias 07 e 08 de abril/87. A apresentação será no horário de 9h30 às 11h30 para todos do CECOM, na Sala de Aulas do 8o andar.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Diogo Freitas Duarte Magalhães, hoje, dia 31; Gerson Edson Machado de Sousa e Antônio Carlos Soares, no dia 1o de junho; Tereza Cristina Andrade Oliveira, no dia 03; e Marília Pereira Martins, no dia 05. Os parabéns para os ex-ceconianos: Alcy Penido de Souza, no dia 31; Cleuza Maria Bento (QQ) e Cantídio Lelis Pereira, no dia 02; Regina Célia Teixeira, e Paulo César Marciano de Oliveira, no dia 03; Rainer Brockerhoff e Rosana de Melo Faria, no dia 06; e Natália Cristina Martins, no dia 07.


MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da despedida, organizada pelo CECOM, para Regina Helena Moura Brandi. Regininha se aposentou em abril último e teve uma festa surpresa no dia 17/05/2007. As fotos são de autoria de Bruno Santos.


A organização das mesas ficou por conta da Vicentina


Ana Paula, Pedro, Érica, Beatriz e Selma


Rui, Regininha e Carlos Alfeu.
Ao fundo: Gilmar, Mário, Gerson e Renatinha


Carlos Roberto, Emerson, Max, Michele (de costas) e Prof. Paulo Seixas


Uma visão geral da sala do café


Thiago Tadeu, Gerson. Ao fundo:
Rui, Beatriz, Michele, Carlos Alfeu, Emerson, Denise, Paulo Lessa, Antônio Carlos e Diogo.