Sistemático: Edição 1350 – 30/08/2007


Notícias



"TRANSFERÊNCIA" DA REITORIA DA UFMG PARA MONTES CLAROS MARCA 80 ANOS DA UNIVERSIDADE

A transferência simbólica da Reitoria da UFMG para o campus Regional de Montes Claros, em vigor desde a manhã de terça-feira, dia 28, como parte das comemorações dos 80 anos da Universidade, agitou a cidade do Norte de Minas Gerais. A mudança será mantida até sexta-feira, dia 31, festejando também o 150º aniversário do município.

Pela manhã, o reitor da UFMG, professor Ronaldo Tadêu Pena, destacou, em discurso no Núcleo de Ciências Agrárias (NCA), que uma das metas prioritárias para o próximo ano é exatamente a expansão do campus Montes Claros, considerando este um passo importante no processo de interiorização das atividades da Universidade. “A UFMG é de Belo Horizonte, mas também é de Montes Claros e das demais cidades mineiras”, disse.
Atualmente, encontra-se em fase de análise a proposta de criação de quatro cursos de graduação no campus de Montes Claros: Administração (com formação complementar em mercado agrícola/cooperativismo), Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola e Ambiental e Engenharia de Alimentos.

No dia 28, à noite, a UFMG foi homenageada na Câmara Municipal. No dia 29, foi a vez da Universidade retribuir, homenageando Montes Claros pelos 150 anos da cidade. A programação incluiu inaugurações de obras, mostra de cinema e atividades de cidadania e bem-estar voltadas à população, como a UFMG na Praça e a Rua do Lazer.

Ainda no dia 29, a programação contou com a inauguração do prédio novo da Zootecnia, no Bloco C do Núcleo de Ciências Agrárias (NCA) e, concluindo a agenda, o reitor Ronaldo Pena, o diretor do NCA, Rogério Marcos de Souza, a diretora da Fundação Mendes Pimentel (Fump) Rocksane de Carvalho Norton, e o prefeito Athos Avelino lançaram a pedra fundamental da Moradia Universitária, a ser construída em terreno doado à Universidade pela prefeitura da cidade. A cerimônia marcou o início das obras que vão gerar 112 vagas para alunos e professores visitantes. A iniciativa garantirá permanência com qualidade dos estudantes provenientes de outras localidades.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006512.shtml – 28/08/2007)

O prof. Paulo Fernando Seixas, diretor de Tecnologia da Informação, e Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, diretor do Centro de Computação, estiveram em Montes Claros no dia 28, participando da comemoração dos 80 anos da UFMG.

ENCERRADA A MATRÍCULA DO 2º SEMESTRE DE 2007 DOS VETERANOS DA UFMG

No período de 02 a 13 de julho, os alunos veteranos dos cursos de graduação UFMG realizaram a matrícula para o 2o semestre de 2007. A matrícula foi realizada via Internet, com acesso ao sistema de matrícula on-line da instituição. Além da matrícula, os alunos tiveram que responder aos questionários de avaliação das disciplinas e dos professores do último semestre.

Segundo a profa. Zélia Falcão, Coordenadora da Matrícula de Graduação da UFMG pela Internet, de um total esperado de 20.467 alunos, foram efetuadas 18.366 matrículas, corres-pondendo a 88%. Após a fase de inclusão, chegou-se a 90% de matrículas. Apesar da greve dos funcionários da UFMG, somente duas unidades apresentaram alguns problemas.

Nesse semestre letivo, os alunos não utilizaram mais a senha acadêmica, passando o acesso ao sistema a ser feito com o código de usuário e senha do minhaUFMG. Apesar do cadastro no minhaUFMG ter iniciado em abril desse ano, muitos alunos ainda não se encontravam cadastrados. Para possibilitar o cadastramento foi montado um esquema pela ATI para a inclusão desses alunos no minhaUFMG em tempo hábil durante a matrícula.

Outro aspecto importante salientado pela profa. Zélia foi sobre a participação dos coordenadores dos cursos, que estão cada vez mais atuantes durante o período de matrícula. O sistema funcionou muito bem, devido, principalmente, a atualização de suas funcionalidades e aos novos recursos computacionais alocados. Pela primeira vez a matrícula foi realizada em apenas duas semanas e, mesmo assim, o acesso ao sistema chegou a níveis bastante altos nos três últimos dias, o que vem a confirmar que a maior quantidade de acesso sempre se dá nos últimos dias.

FUNCIONÁRIO DA DAC PARTICIPA DE TREINAMENTO ORACLE

O funcionário Márcio da Costa Viana, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC), está participando, desde o dia 27, de um treinamento Oracle. O treinamento OR10g – Oracle Database 10g: Introduction to SQL está sendo oferecido pela Casa de Software em suas instalações e será encerrado amanhã, dia 31.

O objetivo da participação de Márcio Viana no treinamento é viabilizar a capacitação da equipe responsável pelo suporte ao ambiente operacional de servidores e estações de trabalho na administração de banco de dados Oracle.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Eu já fui fumante e sei o quanto é difícil parar de fumar. Por que as pessoas não conseguem largar o cigarro? Fumar cigarros com baixo teor de alcatrão é menos prejudicial à saúde? Esclareça essas e outras dúvidas a respeito do tabagismo em http://www.queroparardefumar.com.br/.

– O que é um áudio-livro? O áudio-livro é um livro em áudio, também chamado de livro falado ou ainda audiobook. Pode ser a leitura de um clássico, um romance, um artigo, um ensaio, uma aula. Um texto, publicado ou não. Veja em http://universidadefalada.com.br/.

– Se você procurar um curso on-line na área de Energia Elétrica, visite o site Universidatte (http://www.universidatte.com.br/lms/cursosonline_EFFICIENTIA.asp?id=17) e veja toda programação dos vários cursos oferecidos.

– Um bom divertimento para a criançada e também para os marmanjos são os jogos on-line. Ação e aventura para todos no endereço http://www.clickjogos.com.br/.

– O filme Brasileirinho é o grande encontro do Choro Contemporâneo e as músicas foram gravadas ao vivo entre os dias 23 de abril e 10 de maio de 2004 no Rio de janeiro. Visite o site e saiba mais sobre o filme e, de quebra, ouça alguns chorinhos no endereço http://www.brasileirinhofilme.com.br/.

– Para quem gosta de arte e é fã de Leonardo da Vinci, o site http://www.universalleonardo.org/ é o lugar ideal para se saber mais sobre fenômeno da arte mundial. (Site em Inglês)

– O Google vai criar telescópio virtual para exibir galáxias e estrelas. O serviço será chamado de “Sky”. O Sky estará disponível em todos os domínios do Google Earth e em 13 idiomas. Clique no link http://earth.google.com e depois no link “Explore o céu no Google Earth 4.2” para fazer download do programa.

– O microcomputador MSX foi criado em 1983, com a intenção de ser um padrão de microcomputadores domésticos de fácil expansão, simples uso e manuseio, e total compatibilidade. A concepção do padrão MSX veio penetrar numa faixa de mercado promissora: um microcomputador que poderia ser ligado numa televisão, usar periféricos feito por fabricantes diferentes e mesmo assim, manter a facilidade de uso e a compatibilidade. Algumas empresas investiram no MSX, como Sony, Panasonic, Sanyo, Philips, National, Pioneer, Yamaha, Toshiba, entre outras, cujo total alcançava 40 empresas. Saiba mais em http://www.msxrio.com.br/.

– O III Congresso Brasileiro de Telemedicina, a primeira vez fora do Estado de São Paulo, e tendo como Instituição executora a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCM/UERJ), tem portanto, como principal objetivo difundir o conceito, as capacidades em infra-estrutura assim como os projetos já implementados e em implementação. Veja em http://www.lampada.uerj.br/cbtm2007/index.htm.

– Você já passou por dificuldades em reservar hotéis no Brasil e no mundo? E quando você chegou em um hotel que era totalmente diferente do que o site mostrava? Os quartos limpos e bem decorados eram pequenos e mal cuidados, a piscina grande não dá nem para uma pessoa… Todo mundo tem críticas e elogios a fazer sobre hotéis das suas últimas viagens! Então, não deixe de visitar o endereço http://www.olhardoviajante.com/top10.php.

PRAZO DAS INSCRIÇÕES AO VESTIBULAR É PRORROGADO

A UFMG prorrogou para o dia 10 de setembro o prazo das inscrições pela internet ao Vestibular 2008. O anúncio foi feito pela Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) no dia 24. Agora, os candidatos que querem entrar na disputa por uma das 4.684 vagas distribuídas em 48 cursos de graduação podem fazê-lo até as 16h do dia 10 de setembro, uma segunda-feira. Confira o edital de prorrogação da data no site da Copeve.

O balanço parcial, que indicava 25 mil inscritos via on-line, somado ao grande número de pedidos de pessoas que alegavam ter condições de pagar a taxa de inscrição somente após receber seus salários, foram os motivos da dilatação do prazo, segundo Vera Resende, coordenadora geral da Copeve. Iniciado no dia 6 de agosto, o prazo das inscrições pela internet terminaria no dia 27 de agosto.

As inscrições pelos correios terminaram no dia 17. O candidato pode se inscrever acessando o site da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve): www.ufmg.br/copeve. Lá, estão disponíveis as versões on-line do Manual do Candidato e do formulário de inscrição. O estudante pode ter acesso ao exemplar da revista Diversa Vestibular acessando os arquivos digitais da publicação (www.ufmg.br/diversa/12).

A taxa de inscrição on-line é de R$ 115. Pela primeira vez, o conteúdo da revista Diversa Vestibular e o formulário de inscrição poderão ser lidos por programas de leitores de telas, softwares específicos para pessoas cegas ou com deficiência visual.

No dia 2 de agosto a UFMG divulgou a relação dos aprovados no Programa de Isenção da Taxa de Inscrição do Vestibular, com 18.296 beneficiados. Destes, 12.588 conseguiram isenção total e 5.708 ficaram isentos parcialmente. A lista pode ser consultada no site da Copeve (www.ufmg.br/copeve). Os candidatos que não receberam o comunicado de isenção até 10 de agosto devem entrar em contato com a Copeve, pelo telefone (31) 3499- 6700, de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h às 17h.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006490.shtml – 27/08/2007)

NOVO SITE DÁ DICAS SOBRE PROFISSÃO

Vestibulandos às voltas com a escolha de uma profissão, universitários insatisfeitos com seus cursos, profissionais em busca de um novo rumo na carreira e pais ansiosos para saber como ajudar na opção dos filhos. Todos eles têm muito a encontrar no site do Programa de Orientação Profissional da UFMG (POP/UFMG), que acabou de estrear, no endereço www.fafich.ufmg.br/pop.

Delba Barros, coordenadora do programa e professora do Departamento de Psicologia da UFMG, afirma que o site foi criado, sobretudo, com o objetivo de se transformar em um canal de comunicação entre o POP/UFMG e o público interessado em orientação profissional, o que reforça o caráter de extensão desse tipo de serviço. No endereço, também será possível conhecer as diversas atividades promovidas pelo programa.
Vestibular – O novo site pode ser útil na opção de quem pretende se inscrever no Vestibular 2008 da UFMG, mas ainda não sabe que curso escolher. O prazo está acabando. As inscrições estão abertas até 10 de setembro, às 16h, e podem ser feitas somente no endereço eletrônico da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve).

O trabalho de criação do site foi de Thiago Hernandez, aluno do curso de Psicologia e estagiário do POP/UFMG. A iniciativa conta com a colaboração de todos os demais estagiários do programa.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail pop@fafich.ufmg.br.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006527.shtml – 30/08/2007)2

EDITAL COMPLEMENTAR ALTERA DATA DA PROVA DE SELEÇÃO DO COLTEC

O Edital Complementar do Processo Seletivo da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG alterou para 16 de dezembro o dia da prova para seleção ao Colégio Técnico (Coltec). Veja, na íntegra, o texto do documento:

A Universidade Federal de Minas Gerais faz saber aos interessados que, considerando os princípios da publicidade, da razoabilidade e da finalidade pública, bem como os critérios da conveniência e da oportunidade,
RESOLVE,
1.ALTERAR o item III.3.1 do referido Edital e transferir a data da realização da prova para seleção ao Colégio Técnico (COLTEC) para o dia 16 de dezembro de 2007.
2.MANTER as demais datas anteriormente marcadas para a realização das provas de seleção ao Centro Pedagógico (CP) e ao Teatro Universitário (TU), bem como os demais dispositivos constantes do Edital do Processo Seletivo da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG para admissão, em 2008, ao primeiro ano do Ensino Fundamental do Centro Pedagógico, à primeira série dos Cursos Técnicos de Nível Médio do Colégio Técnico e ao primeiro ano do Curso Técnico de Ator do Teatro Universitário, publicado no Minas Gerais e no Hoje em Dia, em 4 de julho de 2007.

Belo Horizonte, 28 de agosto de 2007.
Prof. Ronaldo Tadêu Pena
Reitor da UFMG


(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006521.shtml – 29/08/2007)

 

DPFO RETOMA PREVENÇÃO DE FOCOS DE INCÊNDIO NA MATA DA UFMG

O Departamento de Planejamento Físico e Obras (DPFO) da UFMG retomou o serviço de recuperação dos aceiros, que são faixas de terreno abertas nas matas para evitar a propagação do fogo, em caso de incêndios. O trabalho é de rotina, mas estava paralisado por causa da greve dos servidores de universidades federais.

A retomada da recuperação dos aceiros evita que a mata da UFMG, a terceira maior área verde de Belo Horizonte, fique vulnerável a incêndios, comuns nesta época, por causa do clima seco. Este ano, o fogo já destruiu parte da vegetação de áreas verdes próximas à capital, como as serras do Curral, do Cipó e do Rola Moça.

Há quase 20 dias, foi registrado um pequeno foco de incêndio no quarteirão 15, na área do BHTec, o Parque Tecnológico de Belo Horizonte, que fica ao lado do Campus Pampulha da UFMG.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006509.shtml – 28/08/2007)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, no 34, de 03/09/1987, publicou notícias sobre palestra Sempre às Sextas, Projeto Teste do SADS, manutenção dos micros SID, acerto de qüinqüênios, acerto e atualização da notícia publicada na semana anterior Expansão da Rede TDI do CECOM, entre outras. A notícia que se destacou foi:

REUNIÃO GERAL DO CECOM
O Centro de Computação promoverá, no próximo dia 10 de setembro, uma reunião geral dos funcionários e chefias.
O objetivo básico desta reunião é permitir que sejam debatidos e esclarecidos, num foro de maior abrangência, uma série de questões relativas ao nosso ambiente profissional.
A organizsação desta reunião está a cargo de Mário Luís Terenzi, chefe da Divisão de Tecnologia e Suporte (DTS), que solicita aos funcionários sugestões sobre a maneira de estruturar o debate, bem como sugestões de temas que gostariam de ver discutidos.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Roberto Simone Maciel Júnior, no dia 1o de setembro; Edir Cabral de Lacerda Ferreira e Fabrício Duarte Nogueira, no dia 02. Os parabéns para os ex-ceconianos: André Maurício Lopes da Gama Cerqueira e Mércia Aparecida Lemos, no dia 31; Elizângela de Souza Prado, no dia 1o de setembro; Cláudia Machado Valente, no dia 03; Vânia Márcia Paiva Pacheco e Leandro Souza Costa, no dia 04; e Laertes Junqueira, no dia 05.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O prof. Paulo Fernando Seixas, diretor da ATI, teve uma festa surpresa no dia 10 de março/2007, data do seu aniversário. A surpresa, preparada pela Rosa, secretária da ATI, contou com a participação em peso dos ceconianos e convidados. As fotos são de autoria de Fabrício, Frota e Lelé.


O Parabéns prá você com Vicentina, prof. Paulo Seixas, Gustavo e Charles


Prof. Paulo Seixas, Márcia Lemos, Carlos Alfeu, Leão e Frota


Prof. Paulo Seixas e Carlos Alfeu. Ao fundo, Carlos Roberto e Frota


Profa. Zélia Falcão, prof. Paulo Seixas e Carlos Alfeu.
Ao fundo: Beth, Rosa e Lelé


Carlos Alfeu, profa. Zélia e Rosa


Beth, Carlos Alfeu, Beatriz, Eustáquio, profa. Zélia e Ronaldo


Prof. Paulo Seixas, Gilmar, Carlos Alfeu e Rosa


Beatriz e Ronaldo


Ronaldo, Eustáquio, Emerson, Beth, Michele e Vicentina


Gustavo, Djim, Rui e Roberto