Sistemático: Edição 1357 – 18/10/2007


Notícias



“OS NÚMEROS VÃO MUDAR" DAQUI A 28 DIAS E OS CAMPI ESTÃO SE INTERLIGANDO

Dentro das atividades necessárias à implementação do prefixo único na UFMG, a DRC está preparando a mudança dos números dos ramais nas escolas de Arquitetura e Direito e fazendo testes com a interligação das centrais telefônicas afetadas pelo processo.

Esta semana foi liberada a conexão entre os campi Pampulha e Saúde, o que significa que ligações da Pampulha para o Hospital das Clínicas, Escola de Enfermagem, Faculdade de Medicina e Biblioteca Baeta Viana já são feitas discando-se apenas os 4 dígitos dos ramais. No sentido inverso, já estão liberadas as ligações para os ramais da Pampulha iniciados com o dígito 4 (ramais 4000 a 4999). Posteriormente, serão liberados os demais milhares do Campus Pampulha.

Vale sempre lembrar que nestes dois campi não haverá mudança do número dos ramais, apenas os prefixos utilizados nas ligações externas serão alterados: 3248, no Campus Saúde, e 3499, no Campus Pampulha, serão substituídos por 3409.

No site informativo criado pelo Cedecom, disponível em http://www.ufmg.br/novostelefones, é possível digitar um número atual e ver qual a nova formação numérica que estará em vigor a partir de 15 de novembro próximo, quando as mudanças serão implantadas.

A equipe do CECOM continua reforçando a importância da participação de todos na disseminação das informações relacionadas com as mudanças para a implantação do novo prefixo, o 3409. Em caso de dúvidas, está à disposição o telefone 3409.5000.

 

DECISÃO DA NOVELL REFORÇA POSIÇÃO DO CECOM

Conforme O Sistemático tem publicado, o CECOM vem buscando uma alternativa em software livre para substituir o ambiente atualmente usado na Rede Administrativa, que utiliza o sistema operacional de rede Novell Netware e o Microsoft Windows nas estações de trabalho. Para isso, foi instalado um servidor de arquivos com sistema operacional Linux, distribuição CentOS, que reproduz a estrutura de discos com a qual os usuários da rede administrativa já estão familiarizados (L:, P:, U: e G:). Esse servidor já é utilizado por quatro das seis divisões do CECOM (DAA, DAC, DCP e DGE), para armazenamento de seus arquivos de trabalho, e brevemente isso será feito também pelas duas divisões restantes (DAS e DRC). Os arquivos são acessados a partir das estações de trabalho Windows por meio do SAMBA. Esse modelo de instalação já foi, com o apoio do CECOM, exportado para algumas unidades acadêmicas, como a ECI, o IGC e a FAE.

Além disso, o projeto prevê a utilização de software livre também nas estações de trabalho, eliminando o uso do Windows e seus aplicativos. Buscando atingir essa meta, toda a DAC já usa computadores com o sistema operacional Linux, distribuição Fedora., com exceção dos micros usados na administração da rede atual, que precisam ter o ambiente semelhante ao dos demais usuários da Rede Administrativa. Posteriormente, esse esquema será estendido a outras divisões do CECOM
Notícia divulgada pelo PLANTÃO INFO, em 10/10/2007, reafirma o acerto da posição do CECOM em relação ao Netware:

“Novell decreta a morte do NetWare

Quarta-feira, 10 de outubro de 2007 – 18h41

SÃO PAULO – Ao anunciar a nova versão do SUSE Linux, a Novell avisa que não vai mais desenvolver o NetWare.

Chamada Open Enterprise Server 2.0, a nova versão do Linux da Novell é baseada no SUSE Linux Enterprise Server 10 SP1. A empresa diz que usuários do NetWare 6.5 SP7, a última versão desse sistema operacional, poderão rodá-lo numa máquina virtual Xen sobre o Linux.

As ferramentas clássicas do NetWare, como ConsoleOne, iManager e Novell Remote Manager, permanecem no sistema virtualizado. No entanto, as empresas poderão usar de forma simultânea os programas de gerenciamento do Linux.

O Open Enterprise Server, apresentado em abril de 2005, é considerado o primeiro grande passo da Novell para a mudança do sistema operacional nativo do NetWare para o Linux. De acordo com a Novell, o desenvolvimento do Open Enterprise Server 2.0 contou com a participação das equipes do NetWare e do OES 1.0.

Nos anos 90, o NetWare era líder absoluto entre os sistemas operacionais para servidores de redes. No Brasil, chegou a ter mais de 70% do mercado. A sua evolução, no entanto, não acompanhou a explosão do uso da internet, fazendo com que a Novell perdesse mercado para o Linux e o Windows Server.

Em novembro de 2003, a Novell comprou a SUSE e começou a trilhar o caminho do software livre. Após quatro anos – e uma estratégica parceria com a Microsoft – a empresa está completando a migração e abandonando o desenvolvimento do NetWare. Esse sistema operacional continuará tendo suporte da empresa, mas não terá novas versões.”

ENDEREÇAMENTO DOS LEITORES
DO SISTEMÁTICO SEGUE PROCEDIMENTO DOS CORREIOS

Seguindo os procedimentos para preparação de correspondências de acordo com os requisitos dos sistemas automatizados de triagem dos Correios, o CECOM desenvolveu um programa para gerar o código de barras do CEP nos envelopes de endereçamento para envio de O Sistemático.

O programa foi desenvolvido por Erlon Charles Thomaz Ferreira, da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS), em ACCESS, e além de gerar os envelopes de envio com o código de barras do CEP, faz a manutenção do cadastro dos leitores de O Sistemático.
Segundo os Correios, esse procedimento propicia rapidez, economia e segurança no envio de cartas, malas diretas e encomendas.


Destinatário


Remetente


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se alguém me perguntar qual banda de música estou ounvindo agora, respondo logo: WishBone Ash. É isto mesmo. Uma banda formada na Inglaterra e que já teve várias formações. É rock de qualidade. Ouça o disco Pilgrimage de 1971 e Argus de 1972. Visite o endereço http://www.wishboneash.com/ e para ouvir os trabalhos da banda vá até http://www.wishboneash.com/media.asp. (Site em Inglês)

– Muito bacana é o site Rszr (pronuncia-se “resizer”) que tem recurso de edição de fotografia digital. O mais bacana é que permite reduzir e aumentar imagens horizontalmente e verticalmente com pouca ou quase nenhuma distorção. O endereço é http://rsizr.com/. (Site em Inglês)

– A 31ª edição Mostra de Cinema começa no dia 19/10, em São Paulo. Saiba tudo que vai rolar nesta mostra e onde assistir. Veja a lista de salas no site http://www2.uol. com.br/mostra/31/p_home.shtml?x=1.

– O site http://justjared.buzznet.com/ diz tudo sobre a roupa dos famosos de hollywood. (Site em Inglês)

– Até chegar às lojas, o CD Senóide estará disponível para download integral no site http://www.axialvirtual.com/indexbra.html. Após este período promocional de lançamento, as faixas que não puderam ser licenciadas em Creative Commons, por possuírem autoria de terceiros, serão disponibilizadas apenas por streaming. As demais continuarão livres para download e compartilhamento.

– Enquanto algumas mulheres sentem muito enjôo no início da gravidez, outras não sentem nada. A boa notícia para aquelas que pertencem ao primeiro grupo é que esses sintomas geralmente melhoram após o primeiro trimestre (embora isso não ocorra em todos os casos!). O mal-estar matinal pode, na verdade, aparecer em qualquer momento do dia, mas é mais freqüente de manhã, quando o nível de açúcar está baixo. Saiba mais em http://www.home andhealthbrasil.com/hh_site/sectionHome. jsp?section_id=1&site=brazil.

– Mostra de filmes de um minuto em New York. Vale a pena conferir em http://www.newyorkminutefilmfestival.com/main.html. (Site em Inglês)


DICAS PARA PESQUISA NO GOOGLE

O Boletim Informativo UtilNet, divulgou em seu número 0310/07, dicas para pesquisa no Google, transcritas a seguir. A colaboração é de Aleixina Maria Lopes Andalécio.

 

1 – Dicas para pesquisa no Google

Uma pesquisa no Google, quase sempre, retorna muitos resultados. Mas, às vezes, a quantidade destes resultados é exagerada e nem sempre eles apontam para o assunto procurado.

Por isso, o argumento de pesquisa deve ser sempre muito bem especificado. O próprio Google disponibiliza comandos, sinais e caracteres especiais para depurar a consulta.

Por exemplo: A pesquisa comentada no último boletim com o nome: “Alvaro Moreira de Carvalho” entre parênteses retornou 144 resultados (sendo 138 válidos). Uma nova pesquisa, sem o uso dos parênteses, retornou 960.000 resultados (sendo 959.862 inválidos).

A pesquisa utilizando parênteses é chamada Literal e só retorna links com a sequência exata.

Outro recurso de pesquisa muito interessante e pouco conhecido é o comando define:
Este comando funciona virtualmente como um dicionário e retorna o significado da palavra pesquisada. Digite no Google, por exemplo:

define:conector

define:USB
define:ferramenta
define:mulheres

2 – Outros comandos de pesquisa

Outro argumento de pesquisa muito interessante e pouco conhecido é o comando site:

Ele faz com que um argumento de pesquisa só seja procurado no site especificado.Exemplos:

site:www.centertel.com.br conector
site:www.uol.com.br renan calheiros

Comando link:

Retorna as páginas que apontam para o link especificado.
Exemplo:www.centertel.com.br

Comando related

Retorna as páginas que tenham atividades similares ao URL especificado
Exemplos: www.utilnet.com.br
related:www.google.com.br

Comando intitle

Retorna as páginas cujo título contenha a palavra procurada. – Comando útil para encontrar sites oficiais
Exemplos:

intitle:utilnet
intitle:uol

DAP ALERTA SOBRE GOLPE

O Departamento de Administração de Pessoal alerta que pessoas mal intencionadas estão ligando para os aposentados e pensionistas da UFMG, em nome de servidores do departamento, informando a existência de valores significativos a receber de IPASE.

Fornecem, ainda, os números dos telefones (021) 61-9239-2301 e (021) 61 – 9211-1217, ramal 610, do Dr. Euzébio Vasconcelos, em Brasília, e orienta a depositar, antecipadamente, uma quantia para receber o benefício.

O Depto. de Pessoal não recebeu da SRH/MP, ou de outro órgão do Governo Federal, qualquer informação a respeito de créditos existentes para aposentados e pensionistas da UFMG relativo a IPASE.

Diante disso, os servidores ativos, aposentados e pensionistas que receberem ligações telefônicas dessa natureza não devem fornecer número de documento pessoal ou conta bancária.

EVENTOS NA UFMG DISSEMINAM CONHECIMENTO PARA ALUNOS DO ENSINO BÁSICO

Estarão concentradas na Praça de Serviços do campus Pampulha, hoje, dia 18, e amanhã, 19 de outubro, as atividades do UFMG Jovem e da 1ª Feira de Ciências da Educação Básica, abertos aos alunos e professores das escolas públicas e privadas de Belo Horizonte. No âmbito da feira serão apresentados 45 trabalhos desses alunos, previamente selecionados, que têm a ciência como tema central. Os alunos poderão participar de 16 oficinas, como “Confecção de papel artesanal” e “Mandalas de Origami”.

O projeto UFMG Jovem está em sua oitava edição e conta com os trabalhos produzidos pelos alunos do Centro Pedagógico e do Coltec. O objetivo do evento é levar aos estudantes e professores da Educação Básica, de forma acessível e lúdica, a ciência e o conhecimento desenvolvidos e praticados na Universidade.

Elvira Alvarez Leite, uma das organizadoras do UFMG Jovem, informa que a expectativa para este ano é receber aproximadamente 1500 visitas por turno. Ela acrescenta que a novidade é a 1ª Feira de Ciências da Educação Básica, que dá às escolas de todo o estado a chance de exporem seus trabalhos. “O evento estimula nas crianças um outro olhar sobre o aprendizado e estimula os professores a buscarem novas metodologias”, ela diz.

Outras informações pelos telefones do Centro de Difusão de Ciência (CDC) da Pró-Reitoria de Extensão (3499-4427/4428).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/006884.shtml – 18/10/2007)

EDITORA PERSEU ABRAMO LIBERA 43 LIVROS NA REDE

Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consuiltoria (DAC), enviou mais uma dica do endereço http://www.Dicas-L.com.br/dicas-l/. Desta vez, a dica é “Editora Perseu Abramo libera 43 livros na rede, inclusive o livro “Software Livre: A Luta pela Liberdade do Conhecimento”, colaboração de Sérgio Amadeu.

A Editora Perseu Abramo está dando um grande exemplo que deve ser divulgado e parabenizado. Recentemente, liberou 43 obras para download na Internet. Algumas obras ainda estão em copyright, mas os autores permitem o seu uso justo, ou seja, garantem que você pode baixar seus livros legalmente para uso individual. Outros livros, como Software Livre: a luta pela liberdade do conhecimento, estão em Creative Commons.

Esta iniciativa chama-se Biblioteca Digital e pode ser acessada no site http://www2.fpa.org.br/portal/modules/news/index.php?storytopic=1699 .

A Editora promete soltar em breve outras publicações na rede.
Fonte: http://samadeu.blogspot.com/2007/10/editora-perseu-abramo-libera-43-livros.html.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XI, nº 40, de 30/10/1987, publicou notícias sobre CECOM – Ano 17, modificações na Divisão de Desenvolvimento de Sistemas, remanejamento do estagiário Pedro Luiz Caetano Filho do Setor de Apoio ao Usuário para o Setor de Suporte de Software, dicas da biblioteca, saída do estagiário Marcelo Nilo Narciso Moebus, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

XXIX ANUNI
Será realizado em Recife, de 15 a 19 de novembro, o 29o Encontro Nacional da Associação dos Usuários Unisys. Estarão presentes ao encontro o Diretor Geral do CECOM, Eduardo Henrique Lima, e o chefe da Divisão de Apoio Administrativo, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PESSOAL
O curso de Atualização de Pessoal – Relações Humanas, que o DP está promovendo para funcionários da UFMG, está tendo como participante Maria do Perpétuo Socorro Almeida Siqueira Lopes, do CECOM, além de Euclídia Leopoldina de Macedo Vale e Sálvia Maria de Figueiredo Moreira.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Wanderson Machado Horta, no dia 18; Maria Helena Caldeira dos Reis, no dia 19; José Diz Ramos, no dia 20; Patrícia Lage, no dia 21; Clayton Ricardo Santos, Alexandre Henrique Cardoso e José Marcos Silva Nogueira (DCC), no dia 22; Otto Hilário de Campos Cardoso e Alexandre Castor de Oliveira Pires, no dia 23; Carlos Rafael Quevedo Aguilar, no dia 24.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O CECOM promoveu, nos dias 3 e 10 de outubro, treinamento para uso da nova Intranet Administrativa. As fotos desta semana foram tiradas no primeiro treinamento, que teve a participação de funcionários do CECOM e da SODS. O instrutor foi Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro e Lelé.


À frente, Geraldo, da SODS. Ao fundo, Lelé, Eugênio, Carlos Alfeu e Adalberto


À esquerda: Geraldo, Lelé, Eugênio e Carlos Alfeu. À direita: Helvécio, Leão e Adalberto.


Helvécio, Leão e Adalberto


Eugênio, Geraldo e Carlos Alfeu


Gabriel e Alfredo