Sistemático: Edição 1362 – 29/11/2007


Notícias



MATRÍCULA DA GRADUAÇÃO PELA INTERNET COMEÇA NO DIA 1º

A matrícula dos alunos de graduação pela Internet terá início do dia 01 de dezembro, às 14h. Para efetuá-la, os alunos deverão ter respondido aos questionários de avaliação de disciplinas e professores, que já está no ar desde o dia 26 de novembro, e quitar a guia de Contribuição ao Fundo de Bolsas.

O aluno que não receber a guia em casa, deverá entrar no link existente na página da matrícula e imprimi-lo, pois o prazo para que o pagamento caia no sistema é de até 72 horas.

O término da matrícula será no dia 13 de dezembro às 24h e os alunos poderão verificar o resultado de sua solicitação a partir do dia 26 de dezembro.

ATI REALIZA LEVANTAMENTO DE EQUIPAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

A ATI vai realizar um levantamento do parque computacional da Rede Administrativa. O sistema CACIC será utilizado para obter essas informações. Esse sistema tem um módulo cliente que fica instalado no micro do usuário, o que é indicado pelo ícone de um índio exibido na barra de tarefas do Windows.

Os usuários administrativos devem verificar se esse ícone aparece no seu micro e, caso isso não aconteça, devem entrar em contato com o Agente de Informática do órgão, para que ele providencie a sua instalação.

No dia 04/12, terça-feira da próxima semana, a Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC) irá forçar a execução do cliente do CACIC em todos os micros da Rede Administrativa, para fazer a coleta dos dados atualizados. Será, então, apresentada a tela abaixo, “Coletor de Informações Patrimoniais”, a qual deverá ser preenchida e enviada através do botão “Gravar Informações”.

JÁ ESTÁ DISPONÍVEL SITE ESPECIAL COM INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR UFMG 2008

A Os candidatos ao Vestibular UFMG 2008 já podem acompanhar as informações mais recentes sobre o concurso por meio do hotsite Vestibular 2008 . Lá os estudantes, além de informações, também acessam a programação especial que a Rádio 104,5 UFMG Educativa e a TV UFMG preparam para a cobertura do evento.

No dia das provas, 2 de dezembro, o hotsite publicará fotos e depoimentos de candidatos, acompanhantes e profissionais envolvidos na realização do Vestibular 2008, diretamente do campus Pampulha. O recurso servirá ainda como importante fonte de informações oficiais para jornalistas, representada pelo Manual para Imprensa e a disponibilização de fotos em alta resolução, para reprodução nos veículos impressos interessados.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007259.shtml – 29/11/2007)

COORDENADORIA DE PROCESSAMENTO MONTA EQUIPE DE DESEMBALAGEM DAS PROVAS DO VESTIBULAR 2008

A Coordenadoria de Processamento montou a sua Equipe de Desembalagem das Provas da primeira etapa do Vestibular 2008 da UFMG. Os trabalhos terão início no dia 03 de dezembro e estarão participando da equipe os seguintes funcionários distribuídos em três turnos:

Turma A – horário de 8h às 12h: Adriana Heloísa Lima Bittencourt, Ana Paula Fonseca de Almeida, Antonino Bosco de Andrade Oliveira, Carlos Roberto Alves Rodrigues, Daniel Lemos de Morais, Denise Cristina de Assis Moreira, Gustavo Moreira da Fonseca, Jacqueline Pawlowski Oliveira, Luiz Gomes Temponi, Marcelo Novaes Machado, Márcia Regina Lemos, Maria das Graças Santa Bárbara e Rogério Soares Pinheiro.

Turma B – horário de 13h às 17h: Amanda Leão dos Santos, Antônio Eustáquio Rodrigues, Bruna Maria Souza, Eliane Pawlowski Oliveira Araújo, Elizabeth Gomes Oliveira Clementino, Érica Fernanda da Silva, Geraldo Bonfim Fernandes, Haroldo Alves, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, Maria José Cortezzi, Patrícia Lúcia Pereira Ferri, Rui César Andrade de Pinho, Tereza Cristia Andrade Oliveira e Yolanda Vieira de Castro.

Turma C – horário de 17h30 às 21h30: Ana Paula Lobato Ribeiro, Cleto Boechat Véo, Estevão Salomão das Virgens, Fabiano Teixeira Lana, Gabriel Pinheiro Dutra, Gustavo Campos Ferreira Guimarães, Helder Monteiro Leite, Luiz Cláudio Ferreira Santos, Márcio da Costa Viana, Robson Miranda, Natália Costa Guilhelmelli Avelar, Nathália Pereira Rocha, Rosa Amélia Santos Froeseler e Tatiana Pereira Queiroz.

RNP COMEMORA O DIA NACIONAL DE SEGURANÇA EM INFORMÁTICA

Vários grupos de segurança em informática comemoram o dia 30 de novembro como o DISI – Dia Internacional de Segurança em Informática – divulgando boas práticas de segurança e realizando palestras sobre segurança.

Para comemorar este dia, o CAIS/RNP realizará no período da manhã do dia 30/11 várias palestras sobre segurança para o usuário final. Estas palestras serão transmitidas pela internet.
Mais informações do DISI 2007 e o link para a transmissão das palestras podem ser visualizados no link: http://www.rnp.br/eventos/disi/2007/

Já o CSIRT PoP-MG vai comemorar o DISI promovendo um pequeno desafio aos clientes do PoP-MG. Este desafio consiste em achar uma mensagem secreta em uma máquina com vulnerabilidades. O objetivo deste desafio é mostrar que com algumas ferramentas e algum conhecimento em segurança é possível subjugar algum sistema. A máquina vulnerável e seu ip serão divulgados no link: http://www.csirt.pop-mg.rnp.br/eventos/disi2007.php, às 13:00h.

A máquina ficará aberta por 4 horas (até às 17h) e, após este horário, será divulgado, no mesmo link citado acima, o nome dos usuários que conseguiram terminar o desafio e também uma solução para o problema.


Informativo


     
     

DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Se você acabou de adquirir a nova versão do Mac OS X, conhecida também como Leopard, e não quer usar seus recursos usando o mouse, vá até o site Usingmac que vai dar uma força para você usar os atalhos de teclados. São mais de 200 atalhos. O endereço é http://www.usingmac.com/2007/11/21/mac-os-x-leopard-200-productivity-booster-hotkeys. (Site em Inglês)

– A Sony inaugurou o Playstation Store, uma loja virtual que comercializará diversos tipos de conteúdo para o Playstation Portable. No site, o usuário poderá baixar, além dos jogos desenvolvidos diretamente para o portátil, games feitos originalmente para o Playstation One e que podem ser executados tanto no PSP quanto no Playstation 3. Veja em http://store.playstation.com/store/index.vm. (Site em Inglês)

– O projeto Universidade Falada® pretende democratizar a cultura. Facilitar o acesso às grandes obras à população mais afastada dos grandes centros culturais do país. A sua missão é ajudar pessoas, oferecer conhecimento, discutir temas velhos e novos, ensinar e filosofar, agregar valor ao ser humano. Saiba mais em http://www.universidadefalada.com.br/.

– O endereço http://www.correcotia.com/ é o site dos livros de Sonia Hirsch sobre alimentação, saúde, medicina chinesa, mulheres, gatos, bichos que dão em gente, quadrinhos, numerologia chinesa.

– Limão (http://home.limao.com.br) é o nome de um site que está ficando maduro e abrindo ao público interessado seu conteúdo. A idéia é estimular a criação de conteúdo relevante e responsável Oferecer novidades da internet é o objetivo desta página desde o ínicio. “Aqui tudo tem um dono, tem nome e endereço, e quem fizer coisas legais pode ser recompensado no futuro,” afirma Bianchi. Lançado no dia 12/11, o Limão já conta com mais de 8 mil usuários cadastrados, em sua maioria jovens de 15 a 25 anos de idade.

– Criada em 19 de abril de 1974, a Associação dos Servidores da Universidade Federal de Minas Gerais – Assufemg – lança seu site oficial. A Assufemg é uma instituição que agrega desde servidores do quadro da UFMG até funcionários de fundações ligadas à universidade, tais como Fundep, Fundação Christiano Ottoni, Zootecnia, Valle Ferreira, Fundep/HCL, FUMP e Cefet/MG. Sem fins lucrativos, esta entidade objetiva atender aos associados em suas diversas demandas, oferecendo-lhes um leque de serviços diferenciados. Busca, ainda, fomentar atividades culturais, de lazer e esportivas, com vistas à integração da comunidade universitária. Visite o endereço http://www.assufemg.org.br/.

– Tecnologia da Informação voltada para o mercado empresarial, suplementos e produtos especiais, exclusivos e inéditos para o mercado de TV paga, telecomunicações, broadcast, vídeo e cinema: Guia Tela Viva, Atlas Brasileiro de Telecomunicações, Anuário Pay-TV, Guia de Serviços de Valor Adicionado, Guia de Serviços de Telecomunicações e TI, pôsteres temáticos. Veja em http://www.tiinside.com.br/.

– Que o mundo caminha para a banda larga, isso parece mais ou menos evidente. E que a banda larga não será exclusividade das redes fixas, isso também é algo que se pode assumir como premissa nos dias de hoje. É nesse cenário que o WiMAX está se colocando, no mundo todo, e também no Brasil. Trata-se de uma tecnologia voltada, tão e simplesmente, para o provimento de conectividade em banda larga. É isso que se pôde observar no WiMAX World, principal evento da tecnologia WiMAX, que aconteceu no final de setembro em Chicago, nos Estados Unidos. Veja em http://www.teletime.com.br.



     

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SERVIDOR ESTÁ DE NOVO DISPONÍVEL

O sistema que abriga o Programa de Avaliação de Desempenho dos servidores da UFMG foi reaberto. Será possível, portanto, que os servidores que não responderam aos questionários até o dia 16 de novembro – 3% do total – sejam incluídos e se candidatem à progressão funcional. O sistema permanecerá aberto até 28 de dezembro.
Aqueles que fizerem a auto-avaliação e forem avaliados por seus chefes até o dia 3 de dezembro, segunda-feira, às 17h, receberão o percentual de progressão (incluindo valores retroativos a janeiro de 2007) na folha de dezembro, que é paga em janeiro. Os servidores que participarem do processo depois do dia 3 só receberão na folha de janeiro, com pagamento em fevereiro.

Como o acesso aos formulários será feito pelo portal Minha UFMG, é fundamental que o servidor esteja cadastrado nesse sistema (quem ainda não o integra deve procurar imediatamente o responsável pela informática em sua unidade). Uma vez dentro do site Minha UFMG, basta procurar o link da Avaliação na seção Meu Menu.

Progressão – O Programa de Avaliação de Desempenho (PAD), instituído pela Lei 11.091, de 2005, vai determinar a progressão (ou não) na carreira por mérito. O programa prevê a ascensão para o vencimento imediatamente subseqüente, a cada dois anos, desde que o servidor apresente resultado fixado pelo PAD. A apreciação será anual para todos os servidores. O processo vai também fornecer subsídios para o desenvolvimento profissional e para a melhoria das condições de trabalho, além de dimensionar necessidades de pessoal e de políticas de saúde ocupacional.

O servidor conquistará a progressão funcional por mérito se atingir mínimo de 70 por cento do total de pontos nas avaliações. A pontuação final será calculada somando-se a análise do chefe e a auto-avaliação, e dividindo-se o resultado por dois.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007258.shtml – 29/11/2007)


     

TERMINA NESTA SEXTA-FEIRA PRAZO DE INSCRIÇÕES PARA A CRECHE DA UFMG

A Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Alaíde Lisboa, antigo Centro de Desenvolvimento da Criança (CDC) da UFMG, tem inscrições abertas até amanhã, dia 30, para o ano letivo de 2008. A creche fica no campus Pampulha e atende gratuitamente cerca de 300 crianças, de 0 a 5 anos. A comunidade da UFMG tem direito a 65 vagas, que serão distribuídas por sorteio.

Podem concorrer os filhos ou crianças sob guarda legal de professores, servidores técnicos e administrativos e estudantes da UFMG. As inscrições devem ser feitas na Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), que funciona na entrada lateral do prédio da Biblioteca Central, das 9h às 17h.

Para cadastrar a criança é necessário apresentar a certidão de nascimento do menor e algum documento que comprove o vínculo de pelo menos um dos pais com a UFMG. Não há cobrança de taxa de inscrição.

O sorteio das vagas será em 3 de dezembro, às 18h30, no auditório da Reitoria. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3409-4191 ou no site da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007266.shtml – 29/11/2007)


     

SITE DA ASSUFEMG ENTRA NO AR

A Associação dos Servidores da UFMG – Assufemg – acaba de lançar, oficialmente, o site da entidade: www.assufemg.org.br. Esse é o link de acesso ao boletim Pinga-Fogo, às informações sobre eventos e assembléias promovidos pela entidade e para os associados que desejam fazer suas críticas e sugestões a tudo o que diz respeito à Assufemg. O site vai disponibilizar também, em breve, serviços via Internet. Está prevista para breve, igualmente, a criação de links para que expositores da Feira de Artesanato Assufemg possam mostrar seu trabalho aos internautas.

A implementação do site da Assufemg foi um grande desafio, que por sua vez se mostrou maior do que o previsto. Embora tenha sido implantado somente agora, o embrião do site foi gerado ainda durante a gestão UnificAção para Crescer (2005-2007), no primeiro mandato de Magna Cristina de Oliveira, diretora de Imprensa e Divulgação, à frente da pasta até os dias atuais. Já no segundo mandato, quando esta idéia foi cristalizada, recursos advindos da Feira de Artesanato da Assufemg foram canalizados para custear as despesas relacionadas com a implementação do site. A criação do site faz parte do conjunto de diretrizes que buscam a integralidade da comunicação entre a entidade, os diversos setores que a compõem e os associados.

Acesse o site da Assufemg e confira: http://www.assufemg.org.br.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da Assufemg)


     

CLASSIFICADOS


Vende-se um aparelho Nokia 2650.Mais informações com Beth, 9282-8356.

 


         
         



Há 20 anos…

O último número editado no ano de 1987 ocorreu em 12/11/1987, em decorrência de greve dos funcionários da UFMG. O jornal semanal do CECOM retornou no início de janeiro de 1988.



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

A Festa de Natal dos funcionários do CECOM será realizada no dia 20 de dezembro. Na próxima semana, serão divulgados o local e os valores a serem pagos.
Enquanto isso, o CECOM está se enfeitando para as festas. O subsolo já está pronto graças à Elza e o 8o andar está na reta final.


 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Clélia Camargo Cardoso, hoje, dia 29; Frederico Faleiro Viegas, no dia 30; prof. Ivan Moura Campos, no dia 1o de dezembro; Orlando Laboissière (Escola de Música) e Regina Antônia Diniz Siqueira (Faculdade de Educação), no dia 02; prof. Juarez Mendes Campos, no dia 03; e Ivan Oliveira Araújo, no dia 06.

COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIOS: Como em novembro a safra de aniversários no CECOM bate recorde, os aniversariantes farão hoje, à tarde, a partir das 16h30, uma comemoração, na Espaço de Convivência do 8o andar. Os felizes aniversariantes são: Ana Paula Lobato, Caio, Frota, Gilmar, Gustavo Moreira, Josemar, Leão, Márcia Lemos, Thiago Moreira, Vinícius Henrique Aguilar e Vicentina.

BOAS NOVAS: Na semana passada, O Sistemático publicou a Campanha de Natal da Domínio Comunicação & Design, que muitos se prontificaram e ajudaram. Para aqueles que não sabem, a empresa pertence a Thiago Souza Ribeiro e Alexandre Francisco Fonseca de Morais, ex-estagiários do CECOM. Os dois foram estagiários da DAA, onde atuaram como webdesigners, responsáveis pela manutenção da página do CECOM na Internet e junto à Redação de O Sistemático. Sucesso para os dois nessa empreitada! O endereço eletrônico da Domínio é www.dominiocomunicacao.com.br.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Os funcionários da DAA comemoraram no dia 12 de novembro/2007 o aniversário de Márcia Regina Regina Lemos com torta de maracujá, pão de queijo e refrigerantes. O “Parabéns prá você” contou com a participação de toda a divisão e convidados. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


A mesa com a torta e os salgados


Lelé acendendo a vela sob os olhares de Eugênio, Haroldo, Márcio Viana, Rubens, Selma, Gilmar, prof. Paulo Seixas, Daniel e Beth


O Parabéns prá você com Daniel, Beth, Rosa e Márcia Lemos


Rubens, Márcia Lemos, Ana Paula, Pedro (de costas), Alda, Márcio Viana, Michele e Bruna


Beth, Eugênio, Lelé, Rosa, Daniel e Márcia. À frente: Michele e Alda.


Lelé, Gilmar, Eugênio, Gerson, Michele, prof. Paulo Seixas e prof. Baracat