Sistemático: Edição 1364 – 13/12/2007


Notícias



AUXÍLIO SAÚDE: SERVIDORES PODEM FAZER SUA ADESÃO

Desde o dia 10 de dezembro está disponível, no Portal minhaUFMG,o Formulário de Adesão/ Inscrição ao Plano de Saúde Suplementar do Servidor. Pelo minhaUFMG, usando o aplicativo “Adesão ao Auxílio Saúde”, podem aderir servidores ativos e aposentados que estejam cadastrados no sistema. No caso de pensionistas, ou de aposentados não cadastrados no minhaUFMG, a adesão será efetuada em sistema específico, operado por funcionários lotados pela ProRH em dois postos de atendimento: no Campus Pampulha – sede da OAP, Praça de Serviços, segundo andar, ou no Campus Saúde – Faculdade de Medicina, sala 47, primeiro andar.

A Caixa de Assistência à Saúde da Universidade (CASU) foi a entidade escolhida pela UFMG para operacionalizar o Plano de Saúde, com base nas diretrizes estabelecidas pela Portaria 1.983/2006, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento. A adesão ao Plano é voluntária.

O período de adesão/inscrição com isenção do período de carência se estende até 8 de janeiro de 2008. O período de adesão/inscrição para utilização dos serviços a partir de janeiro de 2008 é até 28 de dezembro de 2008. As informações sobre o Plano e os procedimentos de adesão estão disponíveis no site da ProRH.

O processo de adesão foi desenvolvido pelo CECOM, em dois ambientes distintos. O primeiro, disponível via minhaUFMG, está voltado ao atendimento de adesões individuais e simplifica o procedimento de preenchimento dos formulários para todos os técnicos e administrativos cadastrados no portal. O segundo, disponível para acesso via Web, porém em arquitetura cliente/servidor, organiza e automatiza os procedimentos operacionais e gerenciais da ProRH, das seções de pessoal e da CASU, no que diz respeito ao controle da conferência e tramitação da documentação.

Até as 17h dessa quarta-feira 225 pessoas já haviam preenchido seu formulário de adesão, sendo que dessas, 32 já validaram sua documentação junto à Seção de Pessoal de sua unidade. Também já foram cadastrados 270 dependentes.

No CECOM, participaram desse processo: João Carlos Lages, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Ronaldo Araújo Costa, Rogério Soares Pinheiro e Thiago Gabriel Diniz, todos da equipe da DAS.

CECOM DISPONIBILIZA NOVA INTRANET PARA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

O CECOM colocou em produção, no início do mês de novembro, a nova Intranet Administrativa UFMG, desenvolvida utilizando a plataforma Plone/Zope, uma das mais usadas para gerenciamento de conteúdo de páginas web. Uma Intranet é uma rede interna de computadores que utilizam os serviços da Internet, com características de controle de acesso. Seu principal objetivo é a disseminação rápida e eficiente de informações entre os usuários de uma corpora-ção. No caso da Intranet Administrativa UFMG, o objetivo é permitir o compartilha-mento de documentos e serviços de interesse da comunidade UFMG, e ela só pode ser acessada por pessoas que estejam dentro da rede UFMG, não sendo permitido o acesso externo.

As principais vantagens da Intranet Administrativa UFMG são:

– acesso interno com segurança a documentos, padrões e textos comuns aos diversos órgãos da rede administrativa UFMG;

– integração e centralização das Intranets locais dos órgãos, de modo a permitir melhor gerência e funcionalidade da Intranet Administrativa.;

– redução do fluxo e armazenamento de papel em cada órgão;

– automatização, socialização e disponibilização do fluxo de informações entre funcionários e gerências, por meio de ferramentas da Internet já dominadas pelo público alvo;

– simplificação e agilização da tarefa de atualização e busca de documentos de interesse geral da comunidade administrativa da UFMG e de interesse interno ao órgão e às divisões (setores) do órgão.;

– produção de uma base de conhecimento do órgão, com registro de padrões e procedimentos para posterior recuperação.

Inicialmente, a nova Intranet Administrativa UFMG foi liberada com os conteúdos do CECOM e da SODS, mas ela pode ser usada por qualquer órgão da Administração Central que desejar fazê-lo, bastando solicitar ao CECOM a criação da estrutura necessária.

A nova Intranet Administrativa UFMG pode ser acessada a partir da página do CECOM, no link Intranet e Extranet. O login e a senha de acesso são os mesmos usados no portal MinhaUFMG.

PROF. MÁRCIO BUNTE PARTICIPA DE EVENTO NA COLÔMBIA

Foi realizado, no período de 29 a 30 de novembro/2007, em Bogotá/Colômbia, o Fórum Internacional Descontración de la Oferta en Educación Superior.
O encontro teve como objetivos gerar um espaço de reflexão sobre diferentes estratégias para a ampliação da oferta em educação superior e incentivar o posicionamento do tema nas políticas e planos nacionais e institucionais.
Foram apresentadas palestras de representantes da Colômbia, Argentina, México, Estados Unidos, Venezuela e Brasil. O representante da UFMG no evento foi o prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, diretor do Laboratório de Computação Científica – LCC, que apresentou a palestra Sistema Universidade Aberta do Brasil. Além da palestra, o prof. Márcio Bunte participou da mesa de trabalho Nuevos modelos de aprendizaje para la desconcentración de la oferta, como moderador, juntamente com representantes do México e Colômbia.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE NOVEMBRO/2007

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas.
Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de novembro/2007, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

 

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
919.875
747
440.901
1.361.523
4.910.442
6..271.965

As médias diárias durante o mês de novembro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
30.663
25
45.384
43.384
163.681
209.066

 



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Um dos músicos da nova geração que mais tem se destacado no Rio de Janeiro é Rodrigo Lessa. Bandolinista e violonista, compositor e arranjador, além de seu trabalho solo, participa de dois importantes grupos cariocas: Nó em Pingo D’Água e o inusitado Pagode Jazz Sardinha´s Club. Ele tocou para o Grupo The Police, antes da apresentação, por exigência do Sting. Veja em http://www.rodrigolessa.com.br/.

– Você quer um site que tem todas as opções, tais como, mapas, rotas, endereços, telefones, CEPs, produto, serviço ou nome da empresa? Então, aponte seu navegador para o site ilocal em http://www.ilocal.com.br/.

– Primeiro Santo brasileiro, Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, filho de pais piedosos e cuja família era rica e reconhecida por sua grande caridade para com os pobres, nasceu em 1739 em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, cidade situada bem próxima ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Saiba mais em http://www.freigalvaobrasil.com.br/.

– Paula Saldanha é presidente do Instituto Cultural Ecológico Terra Azul, organização não governamental, sem fins lucrativos, voltada para a área social e de meio ambiente. O nome da ONG é uma homenagem ao programa “Terra Azul”. Veja em http://www.expedicoes.tv/paula.htm.

– O site Waitless tem boas dicas para o seu dia a dia. Um vídeo do choro do bebê é um bom exemplo. A dica do site é de que quando a criança estiver chorando sem motivos, abrir uma torneira ajuda a acalmá-la. Isso porque o barulho da água, diz o site, funciona como um relaxante. Se funciona ou não, só mesmo testando. Visite o endereço http://www.waitless.org/. (Site em Inglês)

– Para o pessoal que não gosta de ler, vai uma dica para tomar gosto pela leitura. O site Viciados em livros (http://www.viciadosemlivros.com.br/) é um lugar para você fazer download de mais de 15.000 títulos. Vale a pena navegar e conferir.

– Já que a leitura nos faz viajar, vai mais uma dica. PDL é uma das maiores referências de biblioteca virtual livre em língua portuguesa da internet, com um acervo alimentado por centenas de colaboradores em todo o mundo e uma história de 5 anos de existência. Todo os e-books são produzidos e geridos pelos próprios usuários, que fazem do site um grande centro de troca de novidades e discussões relacionadas à área. Nãp deixe de visitar o endereço http://www.portaldetonando.com.br/forumnovo/portal.php



SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SERVIDOR CONTINUA DISPONÍVEL

O sistema que abriga o Programa de Avaliação de Desempenho dos servidores da UFMG continua reaberto. Será possível, portanto, que os servidores que não responderam aos questionários até o dia 16 de novembro – 3% do total – sejam incluídos e se candidatem à progressão funcional. O sistema permanecerá aberto até 28 de dezembro.
Aqueles que fizerem a auto-avaliação e forem avaliados por seus chefes até o dia 3 de dezembro, segunda-feira, às 17h, receberão o percentual de progressão (incluindo valores retroativos a janeiro de 2007) na folha de dezembro, que é paga em janeiro. Os servidores que participarem do processo depois do dia 3 só receberão na folha de janeiro, com pagamento em fevereiro.

Como o acesso aos formulários será feito pelo portal Minha UFMG, é fundamental que o servidor esteja cadastrado nesse sistema (quem ainda não o integra deve procurar imediatamente o responsável pela informática em sua unidade). Uma vez dentro do site Minha UFMG, basta procurar o link da Avaliação na seção Meu Menu.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/007258.shtml – 11/12/ 2007)


SRH ESTABELECE REGRA PARA AVERBAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO ESPECIAL

A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento publicou em 21/11/2007 no Diário Oficial da União, a “ Orientação Normativa Nº 7”, estabelecendo orientação aos órgãos da Administração Pública Federal de como proceder a averbação do tempo de serviço considerado especial, para aqueles servidores que até 12/12/1990 prestaram serviço sob condições insalubre, penosa e perigosa ou atividades com Raios X e substâncias radioativas, submetidos ao regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O artigo 7º regulamenta que o tempo de serviço exercido sob as condições acima descritas será considerado somente para fins de aposentadoria e abono de permanência. No caso de concessão de abono permanência, os efeitos retroagirão a data em que o servidor implementou os requisitos, respeitada a prescrição quinquenal.

O parágrafo único do art. 3º traz que “ É de competência do INSS a emissão de Certidão para os períodos de trabalho vinculados ao Regime Geral Previdência Social…”. Diante disso, O Depto. de Administração de Pessoal da UFMG (DAP) sugere aos servidores interessados que façam contato com o INSS pelo telefone “135” ou pelo site http://www.mpas.gov.br, e agende seu atendimento.

Após o agendamento, o servidor deve solicitar ao Departamento de Administração de Pessoal uma “Declaração Funcional”, informando no pedido a data em que que deverá comparecer ao INSS, tendo em vista que a referida declaração é valida apenas por 30 (trinta) dias.
De posse da certidão emitida pelo INSS, o servidor deverá abrir processo de Averbação de Tempo de Serviço em sua Unidade Acadêmica/Órgão Administrativo e enviá-lo ao Departamento de Administração de Pessoal para as demais providências.

ASSUFEMG IMPLANTA NOVO SISTEMA PARA IDENTIFICAÇÃO DE SÓCIOS

A Assufemg implantou um novo sistema de identificação para os sócios à entidade. A partir de agora, a identificação dos associados se dará através da utilização do cartão magnético – a identidade do sócio perante a Assufemg. Os associados já podem retirar seus cartões magnéticos na sede da Assufemg, de 8h às 17h, bem como efeturar o cadastramento de senhas e de seus dependentes legais, para que estes tenham acesso ao cartão de sócio-dependentes. Para tanto, é necessária a comprovação de vínculo dos dependentes com o associado titular, através de documento.

A obrigatoriedade da utilização dos cartões magnéticos para acesso aos serviços prestados pela Assufeng está prevista para iniciar no primeiro dia útil de janeiro de 2008. O cartão magnético não é válido para o Plano de Saúde Assufemg.

(Fonte: Boletim Pinga-Fogo no 1051 – 11/12/2007)




Há 20 anos…

O último número editado no ano de 1987 ocorreu em 12/11/1987, em decorrência de greve dos funcionários da UFMG. O jornal semanal do CECOM retornou no início de janeiro de 1988.

 



Eventos



FESTA DE NATAL DO CECOM

A organização da Festa de Natal do CECOM está a pleno vapor. A lista de adesão continua sendo passada como também está sendo realizado o recolhimento da contribuição de cada participante.

A Festa de Natal do CECOM está marcada para o dia 20 de dezembro, a partir das 12h, com um churrasco de confraternização no Clubinho, local das últimas festas do CECOM.
Durante o evento, será sorteada uma cesta de Natal. Esta cesta está sendo formada com contribuições dos funcionários do CECOM. Até o momento já contribuíram: Lelé, Selma, Euler, Leão, Márcia Lemos, Daniel, Beth e Matheus, Maria Helena Rodrigues, Edir, Gildete, Alda, Gustavo Fonseca, Pedro, Cristina Queiroz, Gabriel, Helvécio, Carol e Bruna.
Quanto ao Amigo Oculto, a Rosa continua aguardando a confirmação dos participantes.

 

A decoração da Divisão de Controle do Processamento, no subsolo

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Aleixina Maria Lopes Andalécio, no dia 17. Os parabéns para os ex-ceconianos: Sílvio Leonardo Teixeira de Souza Cruz, hoje, dia 13; Sálvia Maria de Figueiredo Moreira e José Arcênio da Silva, no dia 14; Eduardo José Tostes Barbosa e José Caetano Pinto, no dia 17.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da comemoração dos aniversariantesdo mês de novembro, que ocorreu no dia 29/11.

A chegada dos aniversariantes e convidados com Thiago Moreira, Vicentina e Ana Paula Fonseca

Max e Denise

Paulo Lessa e Rosa

Regininha, Rubens, Josemar, Raimundo e Gustavo Moreira

Alda, Fabrício, Ronaldo, Carlos Roberto, Max, Thiago Ga-briel e Rogério

Nathália Avelar, Natália Rocha, Paulo Lessa e Frota

Lísia, Bárbara, Gilmar, Eliane Paw, Max e Xina.

Ronaldo, Carlos Alfeu e prof. Baracat

Regininha e Gilmar