Sistemático: Edição 1390 – 31/07/2008


Notícias



DIÁRIO ELETRÔNICO É ENCERRADO PARA A GRADUAÇÃO COM RECORDE DE UTILIZAÇÃO

Foi realizado na madrugada de hoje o encerramento, para as turmas de graduação, do Diário Eletrônico referente ao período letivo de 2008/1. Para as turmas de pós-graduação a previsão de encerramento é para o próximo dia 15/08. Com relação ao período letivo de 2008/2, tanto os professores das turmas de graduação quanto das turmas de pós-graduação já poderão utilizar o Diário Eletrônico a partir de hoje. Entretanto, para que isso seja possível, é necessário que os colegiados tenham lançado os encargos didáticos dos professores em suas respectivas turmas.

Em comparação com o período letivo anterior (2007/2) houve um aumento significativo do número de professores que passaram a utilizar o Diário Eletrônico em suas turmas, conforme pode ser visto nos quadros abaixo. O Diário Eletrônico trouxe diversas vantagens e facilidades para os professores, dentre elas o lançamento do cronograma das atividades previstas e da matéria lecionada, a inclusão e apuração da freqüência e das avaliações parciais e do resultado final, a interação direta com os alunos e a integração com a ferramenta Moodle.

DRC CRIA FERRAMENTAS PARA MONITORAR O DDD FACILITADO UFMG

Paulo Couto Lessa, da Divisão de Redes de Comunicação, iniciou os trabalhos para criar ferramentas de geração de estatísticas do serviço DDD Facilitado UFMG (3333), montado sobre a plataforma VoIP UFMG, que é conectado ao serviço VOIP@RNP da Rede Nacional de Pesquisa. Estas estatísticas são uma exigência da norma de telefonia da Universidade e servirão de subsídio para uma possível decisão da UFMG de passar a completar ligações locais em Belo Horizonte dentro do projeto da RNP.

Os valores iniciais referentes ao mês de Julho/2008, ainda em curso, mostram que foram realizadas 618 ligações DDD utilizando o sistema VoIP UFMG, por meio do Ramal 3333, totalizando 2.143 minutos de ligações interurbanas sem custo para a Universidade. Os destinos das ligações foram os mais variados, sendo que para São Paulo foram efetuadas mais de 200 ligações e para Brasília foram totalizados 250 minutos de conversação.

O sistema VOIP, além de gerar economia para a UFMG, também possibilita redução de custos para pessoas, empresas e outras instituições que mantêm contato com a Universidade: neste mês foram completadas 128 ligações para a UFMG oriundas de outras instituições integradas ao VoIP@RNP em um total de 624 minutos. Em “http://www.rnp.br/voip/instituicoes/?exibir=todos” é possível ver a lista de instituições participantes do projeto e o número do telefone (IVR externo) que permite a qualquer pessoa se conectar ao sistema VOIP e fazer a ligação, apenas para as universidades, centros de educação tecnológica e institutos de pesquisa membros do projeto, num processo semelhante ao do ramal 3333 na UFMG. Ligações efetuadas pelo IVR Externo para números não pertencentes às instituições participantes do projeto VoIP@RNP não são completadas.

CECOM PARTICIPA DE TREINAMENTO EM GERÊNCIA DE REDES

Paulo Couto Lessa, da Divisão de Redes de Comunicação, participou de treinamento em Gerência de Redes, realizado pela RNP na unidade da Escola Superior de Redes de Porto Alegre, instalada na UFRGS.

O curso, oferecido na semana de 21 a 25 de outubro, mostra ferramentas e técnicas para gerenciamento de redes de computadores. Com o aprendizado adquirido neste curso e a troca de experiências com administradores de redes de outras universidades, os métodos utilizados para a gerência da Rede UFMG poderão ser aperfeiçoados e novas práticas podem vir a ser utilizadas, a fim de oferecer o melhor serviço de rede para a comunidade universitária.


Paulo Lessa

NOVA ESTAGIÁRIA NO CECOM

Com a saída da estagiária Bruna Maria Souza, na semana passada, o CECOM contratou para ocupar a vaga a estudante de Administração, Bárbara Coelho Alves Pereira.

Bárbara iniciou o estágio no último dia 28, lotada na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde participará de serviços relacionados às licitações, contratos preparados pela divisão, permissão de uso e contratos com fornecedores.


Bárbara Coelho


Informativo


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Você quer fazer uma foto diferente? Quer algo mais alegre e com efeitos fantásticos? Acesse o site Photofunia, em http://www.photofunia.com, escolha em qual estilo você quer e depois clique na opção Browser para indicar onde está a foto. Espere alguns segundos e veja o resultado. Pode usar no Orkut, MSN etc. (Site em Inglês)

– Fora da mídia, mas gravando CDs, Byafra tem uma voz diferenciada. Caso você não se lembre ou nunca ouviu suas músicas, vá até o site http://www.byafra.com e veja vídeos e canções. Ouça as canções Sonho de Ícaro, Leão ferido, Helena e outros sucessos.

– Tire suas dúvidas sobre o Orgasmo. Nesta quinta-feira, dia 31, o mundo celebra uma data curiosa: O Dia Mundial do Orgasmo. Quer ler o texto? Vá até o endereço http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mulher/mat/2008/07/25/tire_suas_duvidas_ sobre_orgasmo-547411166.asp.

– O Jornal Inglês The Times disponi-bilizou um acervo que data de 1785 até 1985 e tudo on line. Veja em http://archive.timesonline.co.uk/tol/archive. (Site em Inglês)

– Você conhece o site de pesquisa Cuil? Tom Costello, professor de Stanford e sua mulher, Anna Patterson, ex-arquiteta do buscador Google e outros lançaram o pesquisador e promete ter mais resultados de páginas pesquisadas. O endereço é http://www.cuil.com. (Site em Inglês)

– Aponte seu navegador para o site Superdownloads, em http://super downloads.uol.com.br/usuario/Editor-SD/conversao-de-video.35598.html, conheça e baixe os conversores de vídeo que são livres para uso doméstico ou profissional.

– Relembre músicas dos anos 80 e faça a festa com a rádio Trash80, em http://www.trash80s.com.br/radio/radio.htm. Clicando em “mais estações”, é só escolher o ritmo e curtir bastante. Esta dica é do Eugenio Pacelli, do CECOM/DAC.



SAST REATIVA SERVIÇO ODONTOLÓGICO

O Serviço de Atenção à Saúde do Trabalhador (Sast) da UFMG vai reativar, a partir de 1º de setembro, o serviço odontológico no campus Pampulha. Inicialmente, serão agendados horários de consultas para diagnóstico e prevenção de doenças bucais.

Terão prioridade nos agendamentos, em primeiro lugar, os servidores efetivos da UFMG, com renda líquida de até R$ 1.500 (comprovada por contra-cheque); em segundo lugar, os adolescentes trabalhadores em exercício na UFMG, contratados por meio de convênio com a Cruz Vermelha; em terceiro, cônjuge ou companheiro(a), pais e filhos dos servidores efetivos da UFMG, (comprovação por documento de identidade).

A marcação de consulta pode ser feita pelo telefone 3409-4498, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 12h. O Sast funciona na Unidade Administrativa II, no campus Pampulha (perto da saída pela avenida Abrahão Caram).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009348.shtml – 30/07/2008)


OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO TERÁ AULA ABERTA AO PÚBLICO SOBRE ECLIPSES

No próximo sábado, dia 2 de agosto, o Observatório Astronômico Frei Rosário da UFMG, na Serra da Piedade, em Caeté, estará aberto a interessados nos eclipses. Por meio de aulas multimídia e de laboratório interativo, os visitantes poderão conhecer mais sobre o fenômeno, que será visto em Minas Gerais no dia 16 de agosto. A programação acontece das 17h às 23h e não é necessário agendamento prévio.

Nas aulas multimídia, os professores da UFMG Renato Las Casas, Carlos Heitor Fonseca, Alaor Chaves e Túlio Jorge dos Santos vão explicar o eclipse da lua, que acontece em agosto, e apresentar as últimas descobertas da Astronomia. Os professores também vão falar sobre a história dos eclipses e sobre as origens da civilização. No laboratório interativo, o professor Carlos Heitor Fonseca apresenta as noções básicas da física dos eclipses. Pelo telescópio principal, será possível observar o planeta Júpiter.

O Observatório Astronômico Frei Rosário também abre às quartas, quintas e sextas-feiras, para escolas e grupos interessados, que devem agendar visita pelo telefone (31) 3409-5679 ou pelo e-mail:astrovis@fisica.ufmg.br. Mais informações no site do Observatório Astronômico Frei Rosário (link).

Programação – 02/08 – 17h às 23h

Aulas multimídia:18h – Eclipses através da História – Prof. Túlio Jorge dos Santos

19h30 – O Eclipse de Agosto/2008 –

Prof. Renato Las Casas

21h – Origens da Civilização – Prof. Alaor Chaves

22h30 – As Últimas Descobertas da Astronomia – Prof. Túlio Jorge dos Santos

Laboratório interativo: A Física dos Eclipses – Profs. Carlos Heitor D. Fonseca e Fernando Augusto Batista

Observações astronômicas: No telescópio principal: Júpiter.Nos telescópios amadores: o que for do interesse do visitante.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009337.shtml – 30/07/2008)



CONSERVATÓRIO DIVULGA PROGRAMAÇÃO DO QUARTA CULTURAL PARA OS EGUNDO SEMESTRE

O Conservatório UFMG divulgou a programação do projeto Quarta Cultural no segundo semestre deste ano. O retorno, após o recesso de julho, será em 6 de agosto, com espetáculo da Orquestra de Câmara de Belo Horizonte, que vai executar obras de Vivaldi, Mozart e Villa-Lobos, sob regência de Nyll Batista. Veja a programação completa em http://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/Conservatorio2.pdf (sujeita a alterações).

Os eventos do projeto ocorrem às quartas-feiras, às 12h30, no Conservatório UFMG, que fica na avenida Afonso Pena, 1.534, Centro. A entrada é franca.
Mais informações pelo telefone (31) 3409-8300.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009327.shtml – 29/07/2008)



CACS OFERECE CURSOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA A BAIXO CUSTO

Quem quer aprender inglês, francês e espanhol pode se matricular nos cursos do Projeto de Ensino de Línguas Estrangeiras do Centro Acadêmico de Ciências Sociais (Cacs) da UFMG. De 6 a 8 de agosto, a coordenação do Projeto fará a matrícula de pessoas vinculadas à Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade e de alunos do curso de línguas no primeiro semestre deste ano. Os demais interessados devem se inscrever entre 11 e 14 de agosto.

O Projeto de Ensino de Línguas Estrangeiras do Cacs é realizado há nove anos. As aulas ocorrem na Fafich, durante a semana e aos sábados. Para estudar línguas nos cursos do Projeto, é preciso ser aluno de graduação, de pós-graduação, do Colégio Técnico, professor, funcionário ou ex-aluno da UFMG.

O Ensino de Línguas do Cacs segue o Método Comunicativo, baseado nas habilidades de escutar, falar, ler e escrever. De acordo com a coordenadora pedagógica dos cursos, Thaís Maia, o diferencial do Projeto é conseguir oferecer qualidade a um preço bem abaixo do mercado, porque a atividade não tem fins lucrativos. Ela explica que todos os professores são nativos de países que têm o idioma ensinado como língua oficial ou são graduados e pós-graduados em Letras.

Os cursos são divididos em níveis com duração de 60 horas por semestre. São duas aulas por semana, de duas horas cada. O custo semestral de R$260 pode ser dividido em até três vezes com acréscimo. Alunos carentes I e II da Fump têm benefícios no pagamento e podem solicitar empréstimo dos livros didáticos.

Informações sobre a documentação necessária para a matrícula, turmas ofertadas e teste de nivelamento estão disponíveis no site do Cacs (http://jornalmuraldocacs.blogspot.com/).

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/009352.shtml – 31/07/2008)





HÁ 20 ANOS…

O Sistemático Ano XII, nº 26, de 28/07/1988 , publicou notícias sobre os módulos funcionais que constituem o CECOM com a apresentação da Diretoria Geral (Eduardo Henrique Lima), Vice-Diretoria (Carlos Alfeu Furtado da Fonseca) e Secretária (Regina Antônia Diniz Siqueira), paradas do A-10, prestação de serviço para a GSI-Gerdau Serviços de Informática, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

ON LINE
O Setor de Suporte de Hardware da DTS instalou uma segunda caixa conversora TDI no DRCA, que vai permitir o início de operação do sistema de emissão de Histórico On line, desenvolvido pela DDS.

MELHOR UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS
O Setor de Pessoal e Patrimônio solicita aos chefes de setores que façam um levantamento de móveis e utensílios para verificação de utilização ou não no setor. Caso estejam subutilizados, os materiais devem ser repassados ao SPP que os destinará a algum setor que possa melhor utilizá-los.

Essa medida vai beneficiar o próprio setor, evitando o acúmulo de material desnecessário dentro da sala.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Diva Corrêa Vieira, hoje, dia 31; e Danilo Eduardo Fonseca Souza, no dia 09 de agosto. Os parabéns para os ex-ceconianos: Eliane Pawlowski, no dia 31; Clarindo Isaías Pereira da Silva e Pádua (DCC), no dia 1º de agosto; Joaquim Coelho da Fonseca Neto, no dia 03; Iracema Alves Torres e Evandro de Paula Godoy, no dia 4.

FORMATURA: A colação de grau dos formandos em Administração da UFMG será no dia 08 de agosto/2008, às 20h, no Auditório da Faculdade de Direito da UFMG, Av. João Pinheiro, 100, 2o andar, Prédio II, Centro. Entre os formandos, a ex-estagiária do CECOM, Adriana Heloísa Lima Bittencourt.


Adriana Bittencourt

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Os amigos e colegas da estagiária da DAA Bruna Maria Souza fizeram a sua despedida do CECOM com um lanche na tarde do dia 22 de julho/2008, com direito à refrigerantes, bolo e pão de queijo. As fotos são de autoria de Gabriel Pinheiro.


A mesa com as guloseimas


A mesa com as guloseimas


Beth, Daniel, Márcia Lemos, Xina, Caio, Rosa e Bruna


Beth, Matheus, Daniel e Márcia Lemos


Rosa, Bruna e Michele


Pedro Begalli, Carlos Alfeu, Gerson, Beth, Matheus e Márcia Lemos