Sistemático: Edição 1402 – 06/11/2008


Notícias



CECOM APÓIA COPEVE NO SORTEIO PARA O CENTRO PEDAGÓGICO

Na última sexta-feira, 31 de outubro, a Copeve realizou o sorteio das 75 vagas do Centro Pedagógico destinadas a crianças nascidas de 1° de julho de 2002 a 30 de junho de 2003.

Essas vagas foram disputadas por 1.354 inscritos. Após o sorteio dos 75 novos alunos foram também sorteados outros 15 candidatos que ficaram como excedentes. Esses excedentes serão chamados caso alguns dos 75 não se apresentarem no prazo com documentação para efetuar o Registro Acadêmico e a Matrícula. As atividades de Registro, assim como na Graduação e Pós-graduação, estão agora a cargo do DRCA – Departamento de Registro e Controle Acadêmico da UFMG.

O sorteio foi aberto ao público, sendo realizado no pátio interno do Centro Pedagógico. Pela UFMG participaram, além da equipe da Copeve, a Diretoria de Ensino Básico e Profissional, a Diretoria e a equipe do Centro Pedagógico, a equipe da CAC (responsável pela infra-estrutura de áudio e vídeo) e o CECOM, que implantou, pela prImeira vez, um sistema para controle e apresentação do processo do sorteio. Esteve também presente uma equipe de auditoria da Loteria Mineira. Pelo CECOM estiveram presentes o Diretor Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, coordenador de TI dos processos seletivos conduzidos pela Copeve, e Raimundo Natalino Chaves, sub-coordenador de TI dos processos seletivos do EBAP.

A relação dos sorteados e dos excedentes está à disposição de todos no site da Copeve, em www.ufmg.br/copeve.

 

CECOM COMPLETA 38 ANOS

Na última terça-feira, dia 04 de novembro, o CECOM completou 38 anos. Foi nessa data que saiu a Portaria nº 569, de 04/11/1970, criando o Centro de Computação, em substituição ao antigo Centro de Processamento, que existia desde 1967.
São 38 anos de muito trabalho, muitas lutas. Os parabéns para todos aqueles que construíram o CECOM nesse longo caminho na UFMG.

 

ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de outubro/2008, foram registrados 6.023 usuários diferentes acessando o sistema, desde que ele foi implantado no início de abril/2006.

No gráfico abaixo, pode-se verificar que, após o período de férias em julho, está havendo um crescimento cada vez maior a cada mês.

Para quem está fora da Rede UFMG, por exemplo, acessando a Internet de casa, o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido através de autenticação, já que só podem fazer uso deste serviço pessoas que façam parte da comunidade universitária.


 


Informativo


ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE OUTUBRO/2008

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa mais claramente conhecer o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em http://www. cecom.ufmg.br/se_redes.shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de outubro/2008, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.234.297
347
486.320
1.720.964
6.841.387
8.562.351


As médias diárias durante o mês de outubro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
41.143
12
16.211
57.365
228.046
285.412





DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Quer usar o Microsoft Word para fazer rótulo de dvd? Acesse o site http://office.microsoft.com/pt-br/templates/TC101695581046.aspx?pid=CT101467661046 e baixe os modelos.

– Quem já viu alguém fazer origami e ficou de boca aberta? No site http://www.instant-origami.com, você aprende a fazer num piscar de olhos. Clique nas opções: “The mask”, “The orca” e outras para voce ver como é fácil. Será? (Site em Inglês)

– Como o nome já diz, o Guia Feminino traz todas as informações para a mulherada ficar mais do que bonita no dia a dia. Veja o endereço http://www.guiafeminino.com.

– Se você procura algo diferente para decoração de interiores e exteriores da sua casa, o site de decoração, em http://www.homeinteriorszone.com, vai fazer a sua cabeça. Da porta até até o jardim. (Site em Inglês)

Dica do Eugênio (DAC):

– A Expo Money é um circuito de eventos focado na Educação Financeira e nos Investimentos para a formação de investidores individuais. O evento gratuito, que reúne palestras e exposição, é direcionado para qualquer pessoa interessada em planejar suas finanças, aprender a poupar, começar a investir, conhecer ou explorar todas as opções de investimento para fazer seu dinheiro trabalhar por você. Veja em http://www.expomoney. com.br.

Dica da Maria do Socorro (Faculdade de Farmácia):

– Quem não gosta de filme? É muito bom ver o cartaz, as trilhas sonoras e os personagens. Assim, relembrar os filmes nos faz viajar pelos momentos que passamos na estréia ou quando estávamos assistindo ao filme no escurinho do cinema. Não deixe de visitar o endereço http://www.65anosdecinema.pro.br/index.htm.

Dica do Artur (DRC):

– Muito louco é o site Desnecessário! Logo que acessar o site, entre com a data de nascimento e marque o sexo. Clique no link Sacaneie, siga as instruções para enviar uma foto, e monte a brincadeira. Depois, é só enviar por e-mail marcando a opção de envio. É muito divertido. Faça primeiro com a sua foto para ver como é a brincadeira. Visite o endereço http://www.deznecessarios.com.br.

Dicas do Gabriel (DAA):

– Papel feito com "cocô" de elefante? Sim, é possível! Essa idéia simples pode ajudar a salvar o mundo. Veja no endereço: http://blog.flash-brasil.com.br/2007/03/25/papel-de-coco-vai-salvar-mundo/.

– Designers for Barack Obama : uma seleção de 50 postêres relacionados a campanha do novo presidente dos EUA. Veja no endereço http://www.evasion.cc/blog/comments/designer-obama-poster/. (Site em Francês)

 




UFMG E PUC MINAS ORGANIZAM EVENTO NACIONAL SOBRE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL

A UFMG e a PUC Minas organizam, entre 10 e 12 de novembro, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2008), no campus Coração Eucarístico da PUC. O evento é considerado o principal na área de pesquisa e desenvolvimento de jogos e entretenimento digital da América Latina.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com apoio da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), o evento vai reunir estudantes, professores, artistas, designers e empreendedores de diversas universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos.

Além da apresentação de artigos por alunos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, o evento vai contar com a apresentação de trabalhos de estudantes de outras unidades, como Faculdade de Letras (Fale), Escola de Belas Artes (EBA) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), além da participação de docentes da UFMG em palestras.

“Como o simpósio é multidisciplinar e envolve diversas áreas, essa é uma oportunidade para nossos estudantes agregarem conhecimento”, revela o professor Luiz Chaimowicz, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG e coordenador do encontro na Universidade. “Este é o principal evento a juntar a academia e a indústria de jogos”, completa.

Em sua sétima edição, o simpósio está estruturado em quatro eixos: Computação, Arte & Design, Indústria e Jogos & Cultura. Serão apresentados artigos completos, pôsteres e tutoriais. O SBGames 2008 conta ainda com o Festival de Jogos Independentes, dois workshops Blender Pro e o 1º Fórum de Jogos Digitais no Ensino de Computação, além de palestras de especialistas nacionais e internacionais. “A área de jogos está crescendo bastante e representa um grande potencial de investimento e geração de renda”, explica o professor.

As inscrições on line já estão encerradas e podem ser feitas apenas na secretaria do SBGames durante o evento. Mais informações no site www.sbc.org.br/sbgames.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/010274.shtml – 6/11/de 2008)

 




CLASSIFICADOS

Vende-se GOL ANO 2006 preto, flex com alarme e som. Único dono. 90.000 km R$23.000,00. Entrar em contato com Regina 32781393.






Há 20 anos…


O Sistemático nº 40, de 03/11/1988, publicou notícias sobre os 18 anos do CECOM, manutenção preventiva do Sistema A10, participação de Eduardo Henrique Lima do Encontro de Planejamento em Informática, participação de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Célio Casemiro de Sousa do IV ERANUNI – Encontro Regional da Associação de Usuários Unisys, entre outras. A notícia que se destacou foi:

TERMINAIS TB-27
A Unisys forneceu, em empréstimo, ao Centro de Computação três terminais modelo TB-27. Esses terminais são os atualmente fornecidos aos clientes para comunicação com seus computadores.
Um dos terminais fornecidos será instalado na Pró-Reitoria de Administração e será de uso exclusivo do Pró-Reitor Rodrigo Andrade. Além dos serviços on line que serão implantados, a PRA estará utilizando até o final do ano o Correio Eletrônico HERMES.



Eventos



SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “ Sistemático” envia os parabéns para: Josemar Pererira dos Santos, no dia 11; e Márcia Regina Lemos, no dia 12. Os parabéns para os ex-ceconianos: Efigênio Vieira Ataíde e Maria Tereza Camargo Diniz França de Abreu, no dia 07; Thiago Souza Ribeiro, no dia 09; Benjamin Pinto Neto (Imprensa) e Hilmes Almeida Pinhos Caldeira, no dia 11; Gustavo Moreira da Fonseca, no dia 12; Danilo Pinheiro Soares Guimarães e Maria de Fátima Rego, no dia 13.

 

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA

Isto é que é abrir o baú da memória do CECOM. Estas fotos foram tiradas em julho de 1974, no antigo Restaurante Setorial, perto da saída do Colégio Militar. Tempo em que todos nós éramos estudantes, estagiários, dinheiro curto e somente o Clarindo é que tinha carro: uma Kombi emprestada pelo pai para vir para o Campus e dar carona para todos. Termpo muito bom, de muita saudade. As fotos foram tiradas pela Lelé e outra pessoa com uma máquina bem simples, mas que marcou uma época de muitas risadas e companheirismo.


José Marcos, Josarida, Laertes, José Flávio, Peterson e Clarindo


Monteiro, Dojai, Lelé e Robinho


Em pé: Clarindo, Peterson, José Flávio, Josarida e Joana. Agachados: Help, Angela Lage e Laertes.


Em pé: José Flávio, Peterson, Clarindo, Lelé, José Marcos e um funcionário do Setorial muito amigo de todos. Agachados: Help, Laertes e Josarida