A UFMG e a PUC Minas organizam, entre 10 e 12 de novembro, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2008), no campus Coração Eucarístico da PUC. O evento é considerado o principal na área de pesquisa e desenvolvimento de jogos e entretenimento digital da América Latina. Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com apoio da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (Abragames), o evento vai reunir estudantes, professores, artistas, designers e empreendedores de diversas universidades, centros de pesquisa e da indústria de jogos. Além da apresentação de artigos por alunos do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG, o evento vai contar com a apresentação de trabalhos de estudantes de outras unidades, como Faculdade de Letras (Fale), Escola de Belas artes (EBA) e Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich), além da participação de docentes da UFMG em palestras. "Como o simpósio é multidisciplinar e envolve diversas áreas, essa é uma oportunidade para nossos estudantes agregarem conhecimento", revela o professor Luíz Chaimowicz, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG e coordenador do encontro na Universidade. "Este é o principal evento a juntar a academia e a indústria de jogos", completa. Em sua sétima edição, o simpósio está estruturado em quatro eixos: Computação, Arte & Design, Indústria e Jogos & Cultura. Serão apresentados artigos completos, pôsteres e tutoriais. O SBGames 2008 conta ainda com o Festival de Jogos Independentes, dois workshops Blender Pro e o 1º Fórum de Jogos Digitais no Ensino de Computação, além de palestras de especialistas nacionais e internacionais. "A área de jogos está crescendo bastante e representa um grande potencial de investimento e geração de renda", explica o professor. As inscrições on-line já estão encerradas e podem ser feitas apenas na secretaria do SBGames durante o evento. Mais informações no site www.sbc.org.br/sbgames.