Sistemático: Edição 1480 – 05/08/2010


Notícias



CECOM REESTRUTURA A DIVISÃO DE APLICATIVOS E SISTEMAS

Em reunião realizada ontem, dia 04 de agosto, na Sala dos Conselhos do 4o andar da Reitoria, o Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, apresentou aos funcionários da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS) o estudo realizado para a reestruturação da divisão.

Será criada internamente a Gerência de Projetos, que visa sanar restrições organiza-cionais e evoluir os procedimentos técnicos e de gestão da equipe. Tudo isso buscando atingir bons resultados para a UFMG na área de desenvolvimento de sistemas.

João Carlos Lages continuará como Diretor da divisão, contando agora com o suporte de dois Gerentes de Projetos: Denise Cristina de Assis Moreira e Diogo Freitas Duarte Magalhães.

Na oportunidade, o Diretor de Tecnologia da Informação, Luciano de Errico, abriu o evento, passando à Carlos Alfeu a apresentação do estudo.

Estiveram participando da apresentação: Márcia Regina Lemos, Vice-Diretora do CECOM; João Carlos Lages, diretor da DAS; Diogo Freitas Duarte Magalhães, Denise Cristina de Assis Moreira, Maximiliano Luiz Souza Guimarães, Raimundo Natalino Chaves, Carlos Roberto Alves Rodrigues, Carolina Diniz Cunha, Erlon Charles Thomaz Ferreira, Euler Xavier de Oliveira, José Eugênio de Assis Gonçalves, Josemar Pereira dos Santos, Leandro Damasceno Pio, Maria Beatriz de Souza Pereira Prado, Mário Magalhães Lara, Pedro Henrique Begalli Rezende, Ronaldo Araújo Costa, Thiago Gabriel Diniz, Thiago Tadeu Rodrigues Moreira e os estagiários Daniel Alves de Araújo Martins, Daniel Lemos de Morais e Diego Brandão Santos.

O processo de implantação da nova estrutura será gradativa, ao longo do mês de agosto, e os usuários serão informados quanto às novidades.

TEM INÍCIO O MÓDULO DE INGLÊS DO CURSO INSTRUMENTAL DE LÍNGUAS

A aula inaugural do módulo de Língua Inglesa do Curso Instrumental de Línguas, organizado pelo CECOM, com apoio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e professores da Faculdade de Letras (Fale), será realizada na próxima segunda-feira, dia 09 de agosto, às 14h, no Auditório da Copeve.

O módulo de Língua Inglesa, com 70 horas/aula, não terá aulas presenciais, sendo realizado somente com atividades à distância, e será encerrado no dia 24 de setembro. Este módulo atenderá a 46 servidores dos seguintes órgãos administrativos: CECOM, LCC, ATI, DRCA, DAP, DCF, Proplan, PRA, ProRH, Copeve, DEMAI.

A coordenação desse segundo módulo do Curso Instrumental de Línguas está a cargo da profa. Júnia Braga.

O curso faz parte do programa de capacitação do CECOM, cujo projeto foi criado pelo Diretor Carlos Alfeu Furtado da Fonseca.


ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de julho/2010, foram registrados 11.226 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em http://www.cecom. ufmg.br, ou diretamente no endereço https://www.ufmg.br/dti/cecom/proxy_ http.shtml.



SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

Os estagiários Bruna Andreata Avelar e Rodrigo Wenceslau Torres pediram demissão do quadro do CECOM no final de julho.

Bruna Andreata entrou para o CECOM em setembro de 2009, lotada na Divisão de Redes de Comunicação (DRC), onde ficou até a sua saída.

Rodrigo Torres entrou para o CECOM em outubro de 2009, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde atuou como Webmaster, junto à Redação de O Sistemático.



Bruna Andreata


Rodrigo Torres


NOVOS ESTAGIÁRIOS NO CECOM

Com a saída de Bruna Andreata e Rodrigo Torres, o CECOM contratou, no início de agosto, as estagiárias Alyne Carvalho Oliveira e Caroline Mitsuko Rocha Kinoshita.

Alyne Carvalho, aluna do curso de Sistemas de Informação, foi lotada na DRC (Divisão de Redes de Comunicação), onde vai atuar no monitoramento das atividades da Rede UFMG e no apoio a servidores Linux.

Caroline Mitsuko, aluna do curso de Sistemas de Informação, foi lotada na DAA (Divisão de Apoio Administrativo), onde será responsável pelo desenvolvimento e manutenção do site do CECOM.


Alyne Carvalho


Caroline Mitsuko

   


Informativo



ESTATÍSTICAS DO SISTEMA ANTI-SPAM DE JULHO/2010

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/se_redes. shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de julho/2010, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.414.363
1.082
350.963
1.766.408
20.742.851
22.509.259


As médias diárias durante o mês de julho foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
45.625
35
11.321
56.981
669.124
726.105


DICAS DE DICAS INTERESSANTES


Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Festas Populares de Salvador. Cantado em verso e prosa, o baiano arrasta a fama de um povo que tem Deus no Coração e o Diabo no Quadril. A proposta do Festas Populares de Salvador é resgatar e lançar um olhar diferenciado sobre os eventos culturais que legaram tal fama a esse povo e trazer à tona o universo histórico/mítico, as datas e manifestações inerentes ao calendário da cidade. Veja no endereço http://festaspopularesdesalvador. blogspot.com/.

– Escolas de Arte e Tecnologia, a chamada juventude popular urbana das grandes capitais brasileiras é protagonista de sua própria história. Os jovens são formados em Design Gráfico, Web Design, Áudio Design, Computação Gráfica, Vídeo e Fotografia, ampliando sua habilidade de expressão e seu repertório cultural numa formação completa, técnica e humana. Visite o endereço http://www.oikabum.com.br/.

– Você sabe por onde andam os candidatos durante a campanha eleitoral? E mais: em cada ponto visitado por eles, você tem acesso a um vasto conteúdo com notícias, fotos e videos. Veja em http://www.google.com.br/eleicoes2010/.

– Tempo de amamentação de crianças nascidas em hospitais Amigo da Criança é maior do que o de crianças nascidas em outras maternidades. Saiba mais aqui.

– Envie mensagens personalizadas com seu rosto. Você pode adicionar música.Visite aqui.

– Ouça música pela Internet no endereço http://www.awdio.com/.

– Faça sua escolha, ligue as caixas de som e viaje pelo mundo da música em http://www.onellama.com/.

– O Instituto do Carnaval é pioneiro no Brasil no desenvolvimento de projeto pedagógico capaz de formar, em nível superior e em outros níveis de ensino, profissionais capacitados para trabalhar nas áreas de produção, criação e gestão de carnaval. Surgiu em outubro de 2005, quando se implantou, no Rio de Janeiro, o primeiro curso superior de carnaval. Veja em http://www.institutodocarnaval.com/.

Dica da Zélia Falcão:

– Visite o site http://www.cicabraga miniaturas.com.br/ e saiba como comprar miniaturas para Casa de Bonecas (Dolls House Miniatures); a realidade dentro de um universo em miniatura: bonecas, móveis, decoração de ambientes, artesanato, porcelanas, comidas e bebidas, papel de parede, cristais e muranos, lustres e abajur, toalhas e tapetes.


DIA DOS PAIS


Neste domingo, dia 08 de agosto, é o DIA DOS PAIS. Um feliz dia para todos os pais ceconianos, principalmente para aqueles que se desdobram e são os PÃES (pai e mãe ao mesmo tempo!). Um grande abraço para todos!


CLASSIFICADOS


Diogo Magalhães, da DAS, colocou no endereço http://bit.ly/9uF1cs os vários móveis e utensí-lios que quer vender. São artigos como: beliche, cama, rack, mesa/bancada, mesa de madeira com 3 banquinhos, mesa de centro, cadeira, baú madeira, TV 14”, TV 20” e circulador de ar. Uma bagatela!


   


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 29, de 02/08/1990, publicou notícias sobre resoluções da CAD – Comissão de Administração de Dados, liberação de fitas de usuários, aquisição do software Storyboard, medidas gerenciais na DCP, palestras internas do CECOM, curso de Atualização de Pessoal, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MATRÍCULA ONLINE
Nesta semana, a DST está desativando a infraestrutura montada para a matrícula online, dfevolvendo os equipamentos aos seus respectivos responsáveis.
Algumas unidades ainda necessitam desta infraestrutura para as matrículas em disciplinas eletivas e isoladas. Com isso, alguns equipamentos permanecerão para viavilizar o restante do serviço.
Em breve, estes últimos equipamentos serão substituídos por outros adquiridos para as unidades.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maria Auxiliadora dos Santos, no dia 12 e para os ex-ceconianos Danilo Eduardo Fonseca Souza, no dia 09; e Isabel Cristina de Oliveira, no dia 11.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

A reunião de apresentação do estudo de reestruturação da Divisão de Aplicativos e Sistemas (DAS) foi realizada no quarta-feira, dia 04 de agosto/2010. Conforme notícia da primeira página desta edição, estiveram presentes funcionários e estagiários da divisão, além das integrantes da Redação de O Sistemático. As fotos são de autoria de Caroline Mitsuko.


Carlos Alfeu, Diretor do CECOM


Carlos Alfeu e Luciano de Errico, Diretor da ATI


Equipe da DAS


Equipe da DAS