Sistemático: Edição 1484 – 02/09/2010


Notícias



ATI E CECOM INICIAM PROCESSO DE MONTAGEM DE REDE SEM FIO NA UFMG

Confome noticiado na edição do Sistemático do dia 19/08/2010,o Reitor distribuiu no Conselho de Diretores documento preparado pelo CECOM sobre a montagem de uma rede sem fio na UFMG. Este documento continha uma pequena introdução aos conceitos de rede sem fio e sugestões sobre seleção de equipamentos, priorização de locais que devem receber cobertura, como auditórios e bibliotecas e, também, uma estimativa dos recursos necessários para complementação da rede nos espaços não priorizados em cada escola.

Nesta terça-feira, dia 31, o Diretor de Tecnologia de Informação da UFMG, professor Luciano de Errico, foi convidado a apresentar e comentar o projeto, quando foram sanadas dúvidas apresentadas pelos diretores. Ao final da apresentação, a ATI foi autorizada a iniciar o processo de licitação para aquisição dos equipamentos que serão utilizados na montagem da rede, um processo que envolverá CECOM e DLO.

PROJETO PROÍBE USO PARTICULAR DE E-MAILS DO SERVIÇO PÚBLICO

Tramita na Câmara Federal o Projeto de Lei 7352/10, do deputado Roberto Britto (PP-BA), que proíbe o uso particular de e-mails de entidades da administração pública federal. Segundo o texto, as mensagens enviadas ou recebidas por e-mails institucionais poderão ser lidas por qualquer pessoa, desde que haja autorização do órgão.

De acordo com o parlamentar, mensagens pessoais sobrecarregam o endereço eletrônico das instituições, além de, eventualmente, veicular conteúdos impróprios ou alheios ao trabalho. Isso, diz Britto, compromete a imagem dos órgãos públicos junto à população. Conforme o projeto, o Poder Executivo deverá regulamentar a medida até 180 dias após a publicação da lei.

Tramitação – A proposta será analisada em caráter conclusivo, rito de tramitação pelo qual não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. Ele perderá esse caráter em duas situações: – se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); – se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário. pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Leia a proposta em http://www.camara.gov.br/internet/sileg/Prop_Detalhe.asp?id=477944.
(Agência Câmara)

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/016557.shtml – 31/08/2010)

RONALDO PENA É NOVO PRESIDENTE DO BH-TEC

O professor Ronaldo Tadêu Pena, reitor da UFMG na gestão 2006-2010, é o novo diretor-presidente do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec).

Ele sucede a Francisco César de Sá Barreto, que foi reitor do período 1998-2002. A cerimônia de transmissão do cargo aconteceu na quarta-feira, dia 1o, na sede administrativa do BHTec.

(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/016618.shtml – 02/09/2010)


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE AGOSTO/2010

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em https://www.ufmg.br/dti/cecom/se_redes. shtml.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de agosto/2010, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.549.158
574
359.087
1.908.819
18.802.193
20.711.012

As médias diárias durante o mês de agosto foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
49.973
19
11.583
61.575
606.522
668.097


DICAS DE DICAS INTERESSANTES


Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Confira o Blog do Bem e vacine-se! Veja em http://blogueirodobem.zip.net/.

– Se você acha que fotografar animais em movimento rápido é difícil, tente disparar balas cortando gotas de água. Esse é o tipo de fotografia que Alexander Augusteijn faz. Não há truques ou manipulações Photoshop, apenas dedicação e paciência. Confira aqui.

– O Lá Fora é um projeto da Conmark -Consultoria de Marketing, desenvolvido e editado por Sérgio Viriato. A mídia exterior é o mais antigo meio de comunicação e uma das mais antigas formas de propaganda. Durante os últimos 100 anos, ela viu surgir diferentes meios e sobreviveu a todos eles, mostrando-se sempre uma mídia eficaz e com excelente relação custo benefício. Visite o endereço http://lafora.com.br/.

– A banda “Arcade Fire” lançou um site em HTML5, em parceria com Google, que é super bacana. Assista a alguns clips da banda. Vale a pena conferir as músicas. Como sugestão digite a letra “H” e clique em uma das opções. O endereço é http://www. thewildernessdowntown.com/.

– Veja o que este japonês faz com as bolas de vidro em http://www.youtube.com/watch?v=CtztrcGkCBw&feature= player_embedded#!

– Tiny Youtube Converter permite converter vídeos Youtube para MP3. A instalação é gratuita para o Windows XP, Vista e 7. Veja em http://www.tiny-youtube-converter.com/.

– Veja o que o mundo está pesquisando. Com o Google Insights para pesquisa, você pode comparar padrões de volume de pesquisa em regiões, categorias, períodos e propriedades específicas. Veja exemplos de como você pode usar o Google Insights para pesquisa em http://www.google.com/insights/search/#.

– Dica da Xina (de Paris): Voar é com os pássaros e para aqueles que fazem bom uso da imaginação! Cliquem em http://www.tedxsaopaulo.com.br/jarbas-agnelli/. Vale a pena!

– Dica do Leão, da DAC: Vai a dica de Consulta à situação do Título de Eleitor. O endereço é http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/consultaSituacao Nome.htm.


INSCRIÇÕES PARA O VESTIBULAR UFMG 2011 TERMINAM DIA 10 DE SETEMBRO


A UFMG recebe até dia 10 de setembro as inscrições ao Vestibular UFMG 2011, que devem ser feitas exclusivamente pela internet no site www.ufmg.br/copeve. Apenas os candidatos que tiverem o número de inscrição no Enem poderão fazer o concurso, cuja taxa é de R$ 90.
Como definido pelo Conselho Universitário em maio, a UFMG utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à primeira etapa do Vestibular para ingresso em 2011. As provas do Enem serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro e as provas da segunda etapa do Vestibular UFMG serão realizadas em Belo Horizonte e Montes Claros, de 23 a 29 de janeiro de 2011.

O Vestibular UFMG 2011 ofertará 6.610 vagas, em 75 cursos. …

Isenção da inscrição – Desde o dia 12 de agosto, os candidatos ao Vestibular UFMG 2011 que se inscreveram para obter isenção da taxa de inscrição podem conferir o resultado de seu pedido no site www.ufmg.br/copeve. Este ano o Programa de Isenção da Taxa de Inscrição ao Vestibular UFMG concedeu isenção integral para todos os candidatos que comprovaram, através da documentação exigida, sua condição de não poder arcar com a taxa de inscrição, que este ano será de R$ 90.

De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular UFMG (Copeve), este ano 30.235 candidatos se inscreveram no programa, mas apenas 12.804 enviaram a documentação comprobatória, sendo que destes, 10.778 foram contemplados com a isenção integral.

A consulta ao resultado é individual e pode ser feita pelo site www.ufmg.br/copeve onde o candidato encontrará também orientações sobre como se inscrever no Vestibular, no período de 16 de agosto a 10 de setembro de 2010. E ainda pelos telefones (31) 3409-6700, 3409-4408 e 3409-4409, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 01/09/2010)


PODA DE ÁRVORES




O feriado de 7 de setembro vai cair na próxima terça-feira. Um bom descanso para aqueles que vão ter um fim de semana prolongado!


   


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 33, de 30/08/1990, publicou notícias sobre migração dos bancos de dados para a versão 3.7, linha dedicada, palestra AAP, palestras para setembro, recordes da rede, paradas do Sistema A10, treinamento do uso da LMO 68R, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

SIMPLIFICAÇÃO DO ACESSO AO A10
Desde o dia 29, todos os usuários do CECOM que estão conectados ao A10, via linha TDI (prédio da Reitoria) ou linha discada (várias unidades do campus), tiveram o acesso ao A10 simplificado com a retirada das telas de Usercode, Access Code e Password. Desta maneira, para estes usuários, o acesso tornou-se mais simples sendo que, a partir de agora, eles só farão uso de 2 senhas: a senha SADS (para sistemas online) e a senha Hermes (para correio eletrônico).
A rotina de LogOn (início de acesso) se resumirá a ligar o equipamento e teclar SOS01 para chamar o menu de sistemas online.
A rotina de LogOff (fechamento de acesso) se resumirá na transmissão da opção “99”, no SADS ou no Hermes, dependendo de qual deles o usuário estiver usando.
Já estão nesta modalidade de acesso os seguintes locais: Gabinete, Proplan, Prograd, Propos, Propesq, Proex, Pra, CPPD, SODS, Belas Artes, FaE, Fafich, IGC, ICEx, DCF, CCS, DP, DRCA, Copeve, DMP, DSG, Assessoria de Racionalização e Veterinária.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Edir Cabral de Lacerda Ferreira e Leandro Damasceno Pio, hoje, dia 02; José Eugênio de Assis Gonçalves, no dia 04; e Renato Machado Righi, no dia 08. Os parabéns para os ex-ceconianos: Fabrício Duarte Nogueira, no dia 02; Cláudia Machado Valente, no dia 03; Leandro de Souza Costa, Vânia Márcia Paiva Pacheco e Glaura da Conceição Franco, no dia 04; Laertes Junqueira, no dia 05; Hélio Chachan e Paulo Vianna Affonso, no dia 07; prof. Henrique Pacca Loureiro Luna, no dia 08; e Elidimar Sérgio Soares, no dia 09.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais uma aula presencial do módulo de Inglês do Curso Instrumental de Línguas, organizado pelo CECOM com apoio da ProRH e professores da FALE, foi realizada no dia 31 de agosto, no Auditório da Copeve. As fotos são de autoria de Caroline Mitsuko.


Os participantes da aula


Pedro Begalli, Wallison, Carolina Diniz e José Eugênio


Selma, Márcia Lemos, Diva e Cristina Andrade


David e Gustavo


Nilson e Leão


Helvécio, Rubens, Elza, David e Gustavo