Sistemático: Edição 1490 – 28/10/2010


Notícias



USO DO MOODLE AVANÇA E UFMG É A 2ª DO MUNDO

Ao longo dos últimos anos, a UFMG vem ampliando sua atuação na elaboração e fornecimento de cursos à distância. Além disso, ferramentas virtuais também têm sido usadas para incrementar as aulas presenciais dos cursos tradicionais.

Para montagem do ambiente de software que estrutura os cursos à distância e as atividades acadêmicas dos cursos presenciais, foi selecionada a ferramenta Moodle.
O Moodle é um software livre utilizado para o gerenciamento de material didático disponibilizado e utilizado via Internet.

Um software como este pode ser classificado como um Course Management System (CMS), mas também é conhecido como um software Learning Management System (LMS) ou um Virtual Learning Environment (VLE).

Na UFMG, o LCC customizou a instalação do Moodle, permitindo sua adaptação às necessidades da Universidade e sua integração com o portal minhaUFMG. De forma complementar foi construída com o CECOM uma interface de integração com o Diário de Classe.

Desta forma, para cada turma criada semestralmente no Sistema Diário de Classe é criada a turma espelho no ambiente do Moodle.

Assim, à medida que cresce a utilização do Diário da Graduação e da pós-graduação, amplia-se também a utilização do Moodle.

Veja no gráfico abaixo a evolução do total de turmas oferecidas e de alunos:

Como o software é também utilizado para outras turmas e cursos avulsos não vinculados ao Diário e, devido à sua expansão ao longo dos últimos 3 anos, a UFMG hoje já é a 2a. maior instalação do mundo na utilização do Moodle, pelo critério de número de cursos, conforme pode ser visto no site http://moodle.org/stats/, no ranking “Top 10 sites by courses”.

DIA DO FUNCIONÁRIO PÚBLICO

Conforme determinado pela Portaria 834 de 6 de novembro de 2009, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o dia 28 de outubro de 2010, será comemorado no dia 1º de novembro de 2010.
Como o dia 1o de novembro irá cair na segunda-feira e o dia 02 na terça-feira, Finados,

UM BOM FIM DE SEMANA PROLONGADO PARA TODOS!

JHONATA SE DESPEDE DO CECOM

O menor do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, Jhonata dos Santos Soares, lotado no CECOM, está completando hoje, dia 28/10, 18 anos. Como ocorre com todos, ao completar 18 anos, os menores são desligados do convênio.
Jhonata entrou para o CECOM em setembro de 2009, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde prestou serviços como contínuo.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Cinema BR em Movimento, patrocinado pelo Sistema Petrobrás, atenderá 2.400 alunos da rede pública de ensino do ABC Paulista. Nesta temporada, as exibições gratuitas começaram por Santo André, no dia 30 de setembro. Mas, ainda haverá sessões, durante o mês de outubro, para crianças e adolescentes de Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e Mauá. Serão exibidas a animação infantil “O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes” e a maior bilheteria do cinema nacional, em 2009, “Se Eu Fosse Você 2”. Veja.

– Já está no ar o ranking do Sei Mais. Para ganhar troféu ouro vocês devem tirar mais de 80 pontos em pelo menos três trívias de diferentes matérias. Participem! O endereço é http://www.almanaquedarede.com.br/.

– Se você é um daqueles que gosta de futebol e quer saber como anda a vida profissional dos nossos craques no exterior, este site vai deixar você muito bem informado: http://www.jogadoresdobrasil.com/home.html.

– Quer fazer animação? Então, conheça o iKITMovie, que é um software de animação stop motion e animação em 3D para Windows XP/Vista e Windows 7. É apropriado para todas as idades (9-99 anos) e é muito fácil de usar. É ideal para fazer animações ou qualquer tipo de desenho animado ou de animação stop motion. IKITMovie tem mais de 2.200 efeitos sonoros e músicas de fundo incluído para fazer filmes de alta qualidade. (Versão Express iKITMovie tem 500 sons). Visite o endereço http://www.ikitmovie.com.

Dica da Natalia Arantes (DRC):
– A Fundação Itaú está distribuindo gratuitamente um kit de livros infantis com o intuito de incentivar a leitura. Preencha o cadastro aqui.

– O Google lançou um serviço de música na Índia para ajudar os usuários a procurar online e os downloads legais para combater a pirataria digital. O endereço é: http://www.google.co.in/music.

Dica do Guilherme (DRC)
– Vídeo que mais bombou ontem e hoje e certamente irá bombar no ano como webhit foi a hiper-ultra-vomitada-plus da Aretuza. Veja aqui.


DEZ COISAS ESTÚPIDAS QUE PODEM ARRUINAR O COMPUTADOR

O jornal Estado de Minas publicou, no dia 21/10/2010, na Seção Ciência e Tecnologia, o artigo “Dez coisas estúpidas que podem arruinar o computador” (http://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2010/10/21/interna_tecnologia,187222/dez-coisas-estupidas-que-podem-arruinar-o-computador.shtml), de autoria de B. Piropo, transcrito abaixo. A colaboração é de Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da Divisão de Atendimento e Consultoria (DAC).

Não tenho por hábito transcrever artigos ou dicas. Mas hoje abrirei uma exceção, posto que a maior parte do que vocês lerão tem a ver com segurança, e com segurança não se brinca. É uma relação de 10 coisas estúpidas que podem arruinar o computador. O artigo original (em inglês) é de autoria de Debra Littlejohn Shinder e foi publicado no sítio Tech Republic, em http://blogs.techrepublic.com.com/10things/?p=300&tag=content;leftCol. Aos que dominam o inglês, recomendo o original, mais extenso e detalhado. Aqui vai um resumo.

Ligar na tomada sem proteção contra sobretensão – Pode ser um simples estabilizador, que custa algumas dezenas de reais, ou (melhor) uma fonte de energia ininterrupta (no break) de poucas centenas de reais. Mas manter os delicados circuitos de um computador sem proteção, diante de bruscas variações de tensão, definitivamente não é uma atitude inteligente.

Navegar na internet sem um Firewall ativo – É impossível se conectar à internet sem que outros sítios tenham acesso a seu computador. Esta é a regra do jogo. Um firewall serve para garantir que esse acesso seja aberto apenas a quem de direito e não à multidão de malfeitores e seus programas que povoam a rede em busca de um micro desprotegido. Os bons modems e roteadores trazem um firewall embutido. Os bons programas antivírus também. Windows tem seu próprio firewall. Mantenha-os ativos. Não fazê-lo é correr riscos desnecessários.

Não instalar proteção contra vírus e programas mal-intencionados – Correio eletrônico, internet, pen drives alheios, programas comprados no camelô por mixarias… São demais os perigos desta vida. O ideal é um programa comercial, como a suíte Eset e outros. Mas há bons antivírus gratuitos, como Avira, AVG e Avasti. E excelentes proteções contra malwares, como o AntiSpy do Marcos Velasco e o Spybot. Não há desculpa para não usá-los.

Instalar e desinstalar programas, inclusive beta, “só para ver como são” – Sim, eu faço isso, porém por dever de ofício. Mas o perigo é tão real, que tenho uma máquina só para eles. Poucos entram nesta que vos escreve, e só depois de bem testados. E não se trata apenas do risco de contaminação: encher sua máquina de programas que alteram a configuração do sistema e podem provocar incompatibilidades é um meio seguro de arrumar aborrecimento.

Manter discos cheios e fragmentados – Habitue-se não apenas a executar regularmente tarefas de manutenção (como esvaziar lixeira e livrar-se de arquivos temporários), como a inspecionar, de quando em vez, seus discos rígidos em busca de arquivos desnecessários. É impressionante como se junta lixo apenas com o uso regular do computador. Livre-se deles, desfragmente os arquivos usando o desfragmentador que vem com Windows (Acessórios / Ferramentas do sistema), ou um bom programa de terceiros, e veja como melhora o desempenho do micro.

Abrir todos os arquivos anexados a mensagens de correio eletrônico – Precisa explicar? Eu, por princípio, removo todos. Só abro os de fonte bem conhecida. E ainda assim, nem todos.

Ter dedos nervosos (que clicam em tudo) – Não são apenas os anexos que podem conter ameaças. Mesmo atalhos (links) aparentemente inócuos podem instalar cavalos de troia e similares. Só clique em atalhos confiáveis enviados por fonte conhecida e segura.

Compartilhar tudo – Se seu micro faz parte de uma rede (mesmo doméstica) usada por outros, cuidado com os ajustes de compartilhamento de pastas. De preferência, compartilhe apenas a pasta “Itens compartilhados” e mais o estritamente necessário. Abstenho-me de explicar as razões para evitar aborrecimentos com vossos maridos/esposas e assemelhados/as.

Escolher senhas fáceis – Datas de aniversário, nomes de filhos, de animais de estimação, de times do coração são fáceis de lembrar. Por você e por mais quem lhe conhece. Evite-os.

Não fazer cópias de segurança e não manter discos de recuperação do sistema – Essa, eu nem ia incluir. Não há leitor habitual desta coluna com um mínimo de vergonha na cara que não faça regularmente cópias de segurança. Mas, como menciona o disco de recuperação…


PRORH REABRE INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos, por meio do Programa de Formação Integrada e Qualidade de Vida na Gestão de Pessoas – PROFIQ, e em parceria com o Centro Esportivo Universitário (CEU) e a Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), reabre as inscrições para o Programa Qualidade de Vida no Trabalho.

O programa inclui as atividades de Ginástica e Hidroginástica no CEU, exclusiva para servidores efetivos.

As inscrições devem ser realizadas de 21 de outubro a 02 de novembro de 2010, exclusivamente pela página da PRORH. Caso o servidor tenha dificuldade de acesso à internet, pode se dirigir pessoalmente à secretaria da CAC, que fica no prédio da Biblioteca Universitária, Campus Pampulha, de 9h às 17h.

A relação dos servidores selecionados será divulgada no dia 03 de novembro de 2010, e os mesmos iniciarão as atividades no dia 08 de novembro de 2010, quando deverão apresentar ao professor atestado de médico cardiologista ou clínico geral.

Poderão candidatar-se apenas servidores que ainda não participam do Programa, sendo que só será permitida a inscrição em uma única atividade por pessoa.

O critério de seleção será pela ordem de inscrição.

Os horários e turmas disponíveis são os seguintes:
Ginástica: – Turma de Segunda, Quarta e Sexta, de 07h às 08h: 22 vagas
– Turma de Segunda, Quarta e Sexta, de 11h40 às 12h40: 15 vagas
– Turma de Segunda, Quarta e Sexta, de 17h30 às 18h30: 12 vagas
Hidroginástica: – Turma de Segunda, Quarta e Sexta, de 17h30 às 18h30: 06 vagas
– Turma de Terça e Quinta, de 11h40 às 12h40: 30 vagas.


III MUTIRÃO NCAIONAL DE DOAÇÃO DE SANGUE

O III Mutirão Nacional de Doação de Sangue é uma atividade que busca conscientizar a população sobre a importância de atos como a doação de sangue e o cadastramento de medula. A atividade acontecerá no dia 29 de outubro, na UFMG campus da Pampulha, na Praça de Serviços, de 11h às 15h. A atividade deve contar com a divulgação do Movimento Escoteiro e do ato de doação de sangue e o cadastro de pessoas para futuras doações. Além disso, o Mutirão pode contar com diversas atividades de entretenimento e envolvimento com a comunidade.


MISSA DE SÉTIMO DIA

Faleceu no último sábado, dia 23, a Sra. Maria de Lourdes Marinho Vale, mãe do nosso colega Nilson José Marinho Vale, da DCP.
A Missa de Sétimo Dia será realizada às 19h do dia 29/10 (sexta-feira), no Santuário São Judas Tadeu, no Bairro da Graça.


FALECIMENTO

Faleceu na terça-feira, dia 26/10, a Sra. Maria José Boechat Véo, mãe do ex-ceconiano Cleto Boechat Véo, lotado no LCC. O enterro ocorreu no mesmo dia.

 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XIV, no 41, de 25/10/1990, publicou notícias sobre Programa UFMG/MUDAUSERCODE, solicitação de material de consumo, curso de Primeiros Socorros, paradas do Sistema A10, entre outras. As notícias que se destacaram foram:

LINHA DEDICADA FORA DO CAMPUS
A Telemig comunicou ao CECOM a viabilidade da conexão das unidades fora do Campus da Pampulha, através de conexão Voz-Dados dedicada.
O contrato chegou hoje, quinta-feira, para aprovação da UFMG.

PALESTRA
Hoje, na parte da manhã, foi apresentada a palestra “Rede CECOM-Noções Gerais de implantação e uso” pelo analista William Andalécio, da DST.
A palestra contou com a participação de funcionários do CECOM, especialmente as equipes das divisões de Controle de Produção e Operação de Computadores.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Jhonata dos Santos Soares, hoje, dia 28; Gilmar Lima Guimarães e Vicentina Maria Queiroz, no dia 1o de novembro; e para o CECOM, no dia 04. Os parabéns para os ex-ceconianos: Nilza Magalhães Lara e Henrique Velloso Ferreira Melo, no dia 29; Ângelo de Moura Guimarães e Helton Fábio de Matos (DCC), no dia 03; e Euclídia Leopoldina de Macedo Vale, no dia 04.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Esta semana, O Sistemático publica fotos da decoração de Natal do 8o andar do ano de 2004. Naquele ano, foi montada uma lareira, ornamentada com símbolos do Natal, ao lado, a árvore de Natal e o Papai Noel gigante do CECOM. As fotos são de autoria de Alexandre Fonseca, estagiário da DAA na época.


A lareira


A árvore de Natal


Os símbolos do Natal


A árvore de Natal e o Papai Noel do CECOM