Sistemático: Edição 1501 – 10/02/2011


Notícias



CECOM DISCUTE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA DA REDE UFMG

A Divisão de Redes de Comunicação do CECOM começou a planejar a próxima fase da Rede UFMG. Para isto, foi criada uma lista de discussão por e-mail envolvendo inicialmente a Diretoria de Tecnologia da Informação, a Diretoria Geral do Centro de Computação e do Laboratório de Computação Científica, membros da Divisão de Redes de Comunicação e da Divisão de Atendimento e Consultoria do CECOM, membros do Ponto de Presença da RNP em MG (POP-MG), funcionários do Centro de Recursos Computacionais do Departamento de Ciência da Computação do ICEx e um professor do Departamento de Engenharia Eletrônica da Escola de Engenharia.
As discussões, de caráter eminentemente técnico, se concentram, no momento, na implantação do protocolo IPv6 na UFMG. O protocolo IPv6 apresenta como característica de mais visibilidade uma mudança na identificação numérica dos computadores na rede: no protocolo atual, esta identificação é composta por 4 grupos numéricos, cada um deles com valor entre 0 e 255. No novo protocolo, esta identificação conta com 16 grupos numéricos.
As projeções atuais indicam que em 2011 ou, no mais tardar em 2012, os endereços do protocolo IP atual devem se esgotar em todo o mundo, tornando impossível a criação de novas redes e a expansão da internet. No novo protocolo, a Rede UFMG poderá distribuir 65.536 redes, cada uma delas com possibilidade de alocar 18.446.744.073.709.551.616 endereços IP (mais de 16 “pentalhões”) de endereços, mais do que é disponível em toda a internet hoje.
A implantação do novo protocolo deverá ser feita de forma gradual e, durante anos, o IP versão 6 conviverá com a versão 4 utilizada atualmente. O uso do IPv6 exigirá a substituição de alguns equipamentos da rede, os roteadores e, para isto, a DRC está iniciando um processo de avaliação e homologação dos equipamentos disponíveis no mercado.
Outro assunto que deve ser tratado é a integração da nova rede sem fio, adquirida no final de 2010, à RedeUFMG.

 

UFMG DIVULGA RESULTADO FINAL DO VESTIBULAR 2011

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG divulgou ontem, 9 de fevereiro, a relação dos aprovados no Vestibular 2011 para as 6.640 vagas em 75 cursos de graduação oferecidos pela universidade. A lista dos classificados está disponível na página da Copeve, www.ufmg.br/copeve e também está afixada no prédio da Reitoria, no Campus Pampulha.
Os candidatos aprovados no Vestibular UFMG 2011, com entrada no primeiro semestre, deverão fazer o registro acadêmico e a matrícula no período de 28 de fevereiro a 04 de março de 2011, de acordo com escala divulgada no site do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), www.ufmg.br/drca. Já os classificados no concurso com entrada no segundo semestre deste ano deverão efetuar o registro acadêmico no período de 13 a 18 de junho de 2011.
O registro acadêmico e a matrícula em atividades acadêmicas curriculares dos candidatos classificados no Concurso Vestibular UFMG 2011 serão feitos pelo Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG, que fica na Unidade Administrativa III, no Campus Pampulha, av. Antônio Carlos, 6.627. …
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 09/02/2011)
.

CECOM FESTEJA SEU 40° ANIVERSÁRIO E A EDIÇÃO 1500 DE O SISTEMÁTICO

Na última quinta-feira, dia 03/02, o CECOM festejou duas datas históricas: o 40o aniversário de sua inauguração e a edição 1500 de O Sistemático.
Para isso, foi realizado um lanche na Sala de Convivência do 8o andar, que contou com a presença maciça dos ceconianos, de ex-diretores da ATI e convidados. Entre os convidados, Cleuza Maria Bento (QQ), vencedora do concurso para escolha do nome do periódico do CECOM, a professora aposentada do DCC, Maria Tereza Gonçalves Diniz, participante da reunião em foi lançada a ideia de um jornal da área de computação da UFMG e correspondente atuante nos primeiros anos, Aleixina Maria Lopes Andalécio, grande incentivadora do periódico e Alda Batista, que se não tivesse se aposentado seria a funcionária mais antiga do CECOM (1972).
No espaço da Sala de Convivência foi colocado em exposição um exemplar da Edição 1500 no formato A3 colorido, além das edições históricas 1 e 2 de O Sistemático do ano de 1977.
A Redação agradece a presença de todos que estiveram presentes e, novamente, homenageia os ceconianos e ex-ceconianos. Principalmente, todos os que ocuparam a direção do CECOM.
Não poderia se esquecer daqueles que se encontram ainda no CECOM desde o princípio do Centro, como: Leão (o mais antigo), Lelé, Renato, Gerson, Rubens, Jader, Nilson, Adyr, Frota, Marcelo, Gino, Dôra, Bia e Vicentina. Todos esses entraram para o CECOM na década de 1970, como estagiários ou como funcionários.
E, é claro, que não devemos nos esquecer de todos aqueles que passaram pelo CECOM ao longo destes 40 anos e nos deixaram aqui para continuar a jornada.
.


O bolo do CECOM


O bolo de O Sistemático



Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JANEIRO/2011

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis aqui.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de jeiro/2011, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.071.928
1.212
460.824
1.533.964
31.564.373
33.098.377

As médias diárias durante o mês de janeiro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
34.578
39
14.865
49.483
1.018.206
1.067.688

 


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Daniel Domscheit-Berg, ex-vice-chefe WikiLeaks lançou o site OpenLeaks, que é um projeto que visa tornar mais segura as denúncias mais generalizadas. Isto será feito através de serviços dedicados e, geralmente, gratuitos aos denunciantes e organizações interessadas em transparência. Também será criada uma Base de Conhecimento com o objetivo de fornecer uma referência global para todas as áreas ao redor de denúncia. Conheça. (Site em Inlglês)

– Manual do Usuário e Guia do Usuário para muitos equipamentos como telefones celulares, câmeras fotográficas, placa Monther, monitores, software, tv, dvd, e outros. Faça o download. (Site em Inglês)

– O site DatasheetCatalog.net é uma fonte livre de esquema eletrônico para componentes eletrônicos e semicondutores. Leia mais. (Site em Inglês, Fracês, Alemão, Italiano, Português de Portugal, Russo e Romeno)

– Leia edições antigas de jornais por meio do Google. O Jornal do Brasil tem edições lá. Confira.

– Não importa se você está no escritório, em casa ou na rua, Microsoft Office Web Apps o ajudam a realizar muito mais tarefas em praticamente qualquer lugar e a qualquer momento. Esses convenientes complementos online do Microsoft Word, Excel, PowerPoint e OneNote oferecem uma maneira fácil de acessar, exibir e editar documentos diretamente pelo navegador da Web. Olhe aqui.

– Galáxias e nebulosas são impressionantes. Aglomerados globulares são igualmente maravilhosos para assistir. Entretanto, nada se compara a emoção de ver a superfície de um planeta distante. Veja mais. (Site em Português,Inglês, Espanhol, Alemão)

– O blog ImprensaRocker leva informações aos milhões de rockers no Brasil, através de matérias aprofundadas sobre os assuntos que interessam ao público alvo, além de notícias em tempo real. No blog são publicadas entrevistas, reportagens, homenagens, dentre outras atrações. Confira.


PRA IMPLANTA NOVA DEMARCAÇÃO NO ESTACIONAMENTO DA REITORIA

Nesta quinta-feira, dia 10, o DEMAI iniciará o processo de demarcação das vagas do estacionamento da Reitoria, começando com a parte do fundo – próximo à banca de revista.
Para que os trabalhos sejam agilizados, a Coordenação de Infrastrutura da PRA solicita que não utilizem o local nos dias 10, 11 e 12 (quinta, sexta e sábado).
Na fase seguinte, a demarcação continuará no estacionamento em volta do lago e, depois, no estacionamento das árvores.
A PRA solicita a todos os motoristas que respeitem as demarcações/sinalizações, evitando estacionar nos locais onde a pintura for amarela, que indica local impróprio para estacionamento, principalmente nas esquinas/curvas e locais de manobras.


DEDETIZAÇÃO DA REITORIA

Segundo a Coordenação de Infraestrutrua/PRA, no próximo dia 20, domingo, o prédio da Reitoria será dedetizado. O domingo foi escolhido, em detrimento do sábado, por ser o único dia em que não haverá evento no auditório, de acordo com a programação da CAC – Coordenadoria de Assuntos Comunitários.
Por questões técnicas, a Divisão de Controle e Processamento do CECOM, localizada no subsolo do prédio, será dedetizada na sexta-feira, dia 18.


 


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 05, de 07/02/1991, publicou notícias sobre digitação dos formulários de Avaliação de Desempenho, ligação do terceiro NSP, Supletivo Geral, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MATRÍCULA ON LINE
Foi iniciada, esta semana, o processo de matrícula on line da UFMG. O período de matrícula, que varia para cada unidade, acontecerá de 4 a 21 de fevereiro. Estão envolvidas no processo, as seguintes unidades:
– desde o ano passado: ICB, Fafich, Educação Física, Belas Artes e Música;
– a partir deste ano: IGC, Enfermagem, Veterinária, Biblioteconomia e Mediciana.
Assim sendo, excluído o ICEx que processa a matrícula em sistema próprio, apenas 8 unidades ainda utilizam o sistema de leitura de fichas de matrícula.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para os ex-ceconianos: Guilherme Mattar Bastos e Alri Gonçalves de Oliveira, hoje, dia 10; Maria Alice Capobianco de Vasconcelos, no dia 12; Antônio Roberto Lana Chaves, no dia 13; Cristiane Maria Nunes e Newton José Vieira (DCC), no dia 14; Daniel Lemos de Morais e Daniel Borges de Figueiredo Santos, no dia 15; Bráulio César de Oliveira, no dia 16.

CALOUROS DA UFMG: Os parabéns para Carlos Alfeu, Gerson e Márcia França pela vitória de Vítor (Ciência da Computação), Matheus (Medicina) e Izabela (Biblioteconomia) no Vestibular 2011 da UFMG..

MENSAGENS RECEBIDAS: “Qero parabenizar o Sistemático por mais um ano de vida. É gratificante para nós, leitores, ver que  este periódico já faz parte da história do CECOM. Parabenizo também a você Lelé que trabalha com muita dedicação com o Sistemático. E que Deus continue a dar muita energia a você para continuar com grandes metas. Abraço do Leitor assíduo Nilson.”
“Feliz aniversário CECOM! Parabéns “O Sistemático“! Ao ler “O Sistemático” desta semana vi as notícias: CECOM 40 anos e O Sistemático 1500ª edição… Meu Deus, como o tempo está passando depressa! Me lembro de como era o CECOM em 1976, quando aí comecei a trabalhar como estagiária. Me lembro da primeira edição do “O Sistemático” e até da escolha deste nome que sempre achei super legal. Continuo seguindo as notícias do CECOM lendo este jornal, mesmo depois da aposentadoria. Sou ceconiana de coração! Parabéns a todos, principalmente a Lelé e ao Carlos Alfeu. Que o CECOM chegue aos 100 anos com a mesma garra e O Sistemático continue por milhares e milhares de edições.. Regina Helena Moura Brandi.“

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

MO Sistemático publica fotos da comemoração dos 40 anos do CECOM e da Edição 1500 de O Sistemático, no dia 03/02/2011. As fotos são de autoria de Ana Carolina e Caroline Mitsuko.


O mural com a Edição 1500 e as edições 1 e 2


Parabéns para o CECOM e O Sistemático com Carlos Alfeu e Lelé


Uma visão da sala de convivência


Gilmar e Carlos Alfeu


Primeira fila: Carlos Alfeu, Xina e Thomas. Segunda fila: Lelé, QQ, prof. Luciano, Rosa, Tina, Maria Tereza, Leão e Gino. Terceira fila: Cláudia, Marcelo, prof. Paulo Seixas, Frota, prof. Márcio Bunte e Thiago Diniz