Sistemático: Edição 1517 – 16/06/2011


Notícias


CECOM ENCERRA FASE DE TESTES DA REDE SEM FIO

Na última semana, a DRC – Divisão de Redes de Comunicação do CECOM – resolveu as últimas pendências relativas à configuração básica dos equipamentos da rede sem fio da UFMG. Os testes envolveram a configuração de equipamentos instalados dentro e fora da universidade, estes últimos simulando o ambiente encontrado em eventos externos que contam com a participação da UFMG.
Nesta quarta-feira, dia 15, chegaram ao CECOM Daniel Ulba dos Santos, Supervisor de Projetos Wireless da Agora Telecom, empresa que venceu a licitação, e Luiz Fernando de Oliveira, Engenheiro de Soluções Wireless da Motorola Solutions, fabricante dos equipamentos. Em reuniões com David Eustáquio da Silva e Fernando Frota Machado de Morais foram abordados detalhes sobre montagem de redes para atendimento a visitantes e eventos (hot spots), uso das ferramentas de detecção de abusos, bloqueio de equipamentos de usuários e configuração avançada de parâmetros utilizados na rede sem fio. Além das informações técnicas, também foram repassados vá-rios documentos que descrevem em detalhes diversos aspectos da programação dos equipamentos e versões atualizadas dos softwares utilizados.
Esta visita marca o final da fase de testes dos equipamentos em laboratório, que deveria ter acontecido no dia 29 de maio passado.
Até o próximo dia 22, de acordo com o cronograma apresentado às escolas e administradores de rede, o CECOM deverá definir a topologia final da rede sem fio e instalar de maneira definitva os equipamentos de gerência. Além disto, na próxima semana começarão a ser entregues às unidades os equipamentos destinados à realização de testes para determinação da localização dos Pontos de Acesso (Access Points) nos prédios acadêmicos
.

Daniel, Frota, Luiz, David

DIRETOR DA DTI PARTICIPA DE EVENTO DO TCU

Está sendo realizado hoje, dia 16, em Brasília/DF, pelo TCU – Tribunal de Contas da União, o evento “Papel da Alta Administração na Governança de TI”. O encontro visa apresentar o cenário de governança de Tecnologia da Informação na Administração Pública Federal, cuja melhoria depende da participação direta da alta administração.
Representando a UFMG está participando do evento o professor Luciano de Errico, Diretor de Tecnologia da Informação da UFMG.

REGISTRO ACADÊMICO PARA APROVADOS DO VESTIBULAR 2011 VAI ATÉ 17 DE JUNHO

Pela segunda vez, o Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) está recepcionando os candidatos aprovados para 1ª e 2ª entrada no Vestibular em datas diferenciadas. Em março deste ano foram recepcio-nados 3.823 candidatos aprovados para a 1ª entrada no Vestibular da UFMG de 2011. No período de 13 a 17 de junho de 2011, os 2.491 candidatos restantes, aprovados para 2ª entrada, fazem seu registro acadêmico.
Desde 2003, o registro acadêmico e a matrícula dos calouros são realizados de forma centralizada, evitando o deslocamento dos calouros para as unidades acadêmicas.
O Registro Acadêmico é realizado no Auditório da Comissão Permanente de Vestibular (COPEVE), situado no prédio da Unidade Administrativa III da UFMG, no Campus da Pampulha, onde funciona o DRCA, e conta com 22 computadores e 5 impressoras a laser.
A escala de atendimento aos diversos cursos, distribuindo-os ao longo da semana por dias e horários específicos, prevê a média de registro de 500 calouros por dia e pode ser consultada no endereço http://www.ufmg.br/drca/escala_atendimento_regmat_2011.htm. Desde 2005, o DRCA disponibiliza o sistema que permite ao calouro preencher previamente a ficha de registro acadêmico facilitando assim todo o processo. O preenchimento desta ficha de registro é feito exclusivamente pela internet. A ficha de registro acadêmico deverá ser preenchida no endereço https://sistemas. ufmg.br/formulariocalouro/, utilizando-se o número de inscrição e a senha usados no Concurso Vestibular.
Todo o trabalho de recepção aos calouros está sendo organizado por Roberto de Siqueira, sob a coordenação de Ana Lúcia Ribeiro Diniz, do DRCA, e conta ainda com a colaboração do CECOM, da COPEVE, da FUMP e do LCC. Pelo CECOM, diversas pessoas estão envolvidas em tarefas relacionadas à preparação do registro acadêmico. Mais especificamente as equipes da DAS e da DAC. Esta última oferece suporte técnico de acordo com escala de plantão. O LCC está entregando aos calouros que confirmarem o seu registro um kit necessário para obter o seu login e senha de acesso ao Portal minhaUFMG. O kit é composto de um cartão plástico personalizado que terá impresso os números NIP, acompanhado de um folder explicativo dos serviços que são disponibilizados pela DTI. No Portal, os alunos terão à sua disposição serviços como e-mail, diário eletrônico, um espaço específico para cada uma das disciplinas em que estiver matriculado, acesso às informações do seu registro acadêmico, dentre outros.
.


A recepção aos calouros


O SISTEMÁTICO COMPLETA 34 ANOS

Hoje, dia 16 de junho de 2011, O Sistemático completa 34 anos de existência. Mais uma vela no bolo e, novamente, os agradecimentos a todos os seus leitores ceconianos, ex-ceconianos e não ceconianos por todo o trabalho apresentado ao longo destes anos.
Este ano, O Sistemático chegou à marca de 1500 edições e, agora, muitos perguntam: “- Será que vai chegar à edição 2000?”
Isto não se pode prever, mas uma coisa é certa. Ele continuará a relatar os feitos do Centro de Computação e de sua equipe com a mesma alegria que o impulsionou até agora.
Feliz Aniversário para O Sistemático e também para todos que o incentivaram e torceram pela sua permanência no CECOM.


Criação de Luiz Carlos Campos


.

.


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

SoundCloud é uma plataforma que coloca o som no coração das comunidades, sites e até mesmo aplicativos. Assista conversas, conexões e experiências sociais com o seu som no endereço.(Site em Inglês)

– O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro chega a 2011 totalmente reformulado e pronto para recuperar o posto de um dos mais importantes do país. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site do Festival aqui.

– Coloque sua empresa no mundo. Parceria Google e Sebrae. Quer saber como? Então, saiba mais.

– A Escola de Televisão oferece cursos On Line para capacitar profissionais para TV. A escola de televisão está em sintonia com a sociedade e o mercado audiovisual eletrônico. Visite.

– O governador Tarso Genro lançou oficialmente o Gabinete Digital no dia 24 de maio. Cerca de 200 pessoas compareceram ao evento. Entre elas, alguns blogueiros e tuiteiros, como o jornalista Paulo Henrique Amorim, do site Conversa Afiada, que desejou sorte ao governador. “Espero ardentemente que esse Gabinete Digital seja um “tormento’ para o senhor”, no sentido de estabecer uma comunicação direta com o cidadão, podendo ouvir as mais diversas opiniões. Leia mais.

Faça download dos jogos ou jogue On Line:
Play4
Ava
Tea Games

Dica do Edgar, da DRC:
– Um curso de IPv6 de linguagem fácil e entendimento simples se encontra no endereço.


INSCRIÇÕES PARA OFICINAS COM SELEÇÃO PARA O 43º FESTIVAL DE INVERNO TERMINAM NESTA SEXTA-FEIRA

ATerminam nesta sexta-feira, dia 17 de junho, as inscrições para as oficinas com seleção do 43º Festival de Inverno da UFMG, que acontece de 8 de julho a 7 de agosto nas cidades de Tiradentes, Cataguases, Diamantina, Belo Horizonte e Brumadinho. O registro pode ser feito no site. As oficinas com inscrição serão realizadas durante o módulo II (Cataguases – 14 a 24 de julho) e III (Diamantina – 17 a 29 de julho) e têm custo de R$ 40 para adultos e R$ 20 para crianças de até 12 anos.
O resultado será divulgado no site e nos postos de atendimento da Fundep às 15h do dia 22 de junho. Após a liberação da lista de aprovados, a matrícula deverá ser efetuada entre 27 de junho e 8 de julho e o valor das taxas varia de acordo com o módulo.
As oficinas que não necessitam de processo seletivo receberão matrículas do dia 27 de junho a 13 de julho.
A programação completa e outras informações sobre o 43º Festival de Inverno da UFMG estão disponíveis no site.
(Fonte: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 14/06/2011)


GREVE SUSPENDE CIRCULAÇÃO DO BOLETIM E REDUZ NOTICIÁRIO DO PORTAL DA UFMG

O Boletim da UFMG não circulará durante a greve dos servidores técnicos e administrativos em educação, deflagrada na última quinta-feira, dia 9. A paralisação, inclusive, comprometeu a distribuição da última edição, que pode ser lida em aqui, na versão on-line. Durante o movimento, o noticiário do Portal da UFMG será mantido com conteúdo reduzido.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/019728.shtml – 15/06/2011)


EDIÇÃO DA PRÓXIMA SEMANA

Devido ao feriado de Corpus Christi, no dia 23 de junho, quinta-feira da próxima semana, O Sistemático não será publicado. Ele retorna no dia 30 de junho.


 


Há 20 anos…

Há 20 anos, O Sistemático não circulou devido à greve dos funcionários da UFMG. O jornal somente voltou a ser publicado no início do mês de setembro de 1991.



Eventos


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Ruana Keith da Cunha Lopes, no dia 26; Carlos Roberto Alves Rodrigues. no dia 28; e Pedro Henrique Begalli Rezende, no dia 29. Os parabéns para os ex-ceconianos: Antônio Pedro Lima Santos, Luciana Martins da Silva e Rui César Andrade Pinho, no dia 16; Fernando Iran Fonseca de Souza e Carlos Farina, no dia 17; Maria Aparecida Faria (Nina) e Sílvio Nascimento de Abreu Bueno, no dia 18; Vicente Joel Prates Cordeiro Valadares, no dia 20; Mílvia Batista de Miranda, no dia 21; Marcos Aurélio Nunes de Morais, Rosângela Martins de Matos e Celso de Souza Lima, no dia 22; Maria Tereza Gonçalves Diniz, no dia 23; José João Teixeira, no dia 24; Dilma Trivelli Pimenta Sandrin, no dia 25; Ângela Lage Ribeiro, José Eduardo Valle Santos e Ambrósio Alves Moreira Filho, no dia 26; Juliano Dantas Santos e Bruno Vieira dos Santos, no dia 27; Vicente Tadeu Lopes Buono, no dia 28; e Rafael Viegas de Carvalho, no dia 30.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana foram tiradas durante a realização do Vestibular 2000 da UFMG, quando vários ceconianos fizeram parte da Equipe de Informações da Coordenadoria de Serviços. Foi um serviço muito interessante e todos que trabalharam gostaram batante de ajudar candidatos e familiares naquela correria que aprontavam para localizar os prédios no Campus da Pampulha. As fotos são de autoria de Renato Righi e do automático da máquina.


Lelé e Wilson, do 3o andar


Rubens (em pé), Beth, Timé, Lelé, Vicentina e Alda


Sentados: Lelé, Rubens e Vicentina. Em pé: Beth, Alda e Timé