Sistemático: Edição 1519 – 07/07/2011


Notícias


CECOM INVESTE EM TREINAMENTO NO LINUX

Dando continuidade a política de capacitação dos analistas de tecnologia da informação do CECOM, os servidores David Eustáquio da Silva, Gustavo Aurélio dos Santos Diniz, Paulo Couto Lessa (Divisão de Redes de Comunicação), Fábio Luiz de Morais, Márcio da Costa Viana e Wallison Fabiano de Araújo (Divisão de Atendimento e Consultoria) estão, desde 4 de julho, participando do módulo de treinamento GNU/Linux LPI-1 – 102. Esse treinamento conta, ainda, com a participação da gerente de rede da Escola de Veterinária Flaviana Régis de Oliveira.
O curso tem como base conteúdo similar dado por empresas do mercado, está sendo realizado nas dependências do CECOM e é ministrado pelo servidor da Divisão de Atendimento e Consultoria, Emerson Henrique Kfuri Pereira. Ele será estruturado com outros módulos totalizando carga horária de 192 horas.
Para o CECOM o objetivo do curso é consolidar os conhecimentos Linux das equipes da DAC e DRC, bem como servir de piloto para montagem de um projeto de curso de capacitação para os novos Analistas de TI recém contratados e gerentes de rede das Unidades Administrativas e Acadêmicas da UFMG.


ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.
Até o dia 30 de junho/2011, foram registrados 12.961 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.
Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES. O uso do proxy da UFMG por computadores externos só é permitido por meio de autenticação, já que somente pessoas que façam parte da comunidade universitária podem usar este serviço. Para isso, é necessário que os usuários tenham cadastro no minhaUFMG. As instruções necessárias para uso do proxy estão disponíveis no menu “Serviços”, opção Intranet e Extranet, no site do CECOM em http://www.cecom. ufmg.br, ou diretamente no endereço proxy.


.


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE JUNHO/2011

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.
.
No mês de junho/2011, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.514.737
923
506.975
2.022.635
10.531.521
12.554.156

As médias diárias durante o mês de maio foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
50.491
31
16.899
67.421
351.051
418.472



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– O Cinema Brasileiro em cartaz no youtube.com. Confira a cobertura dos principais festivais, curtas e longas. Fique de olho nos lançamentos. No endereço.

– Leia e-books grátis em Inglês e Espanhol, no site 24symbols, aqui. Faça leitura On line. Se tiver conta no FaceBook é só fazer o login.

– Chegou o festival de cinema e audiovisual que faltava! É o MovieFlex, o festival de cinema criado para receber toda a produção que é postada na web ou não encontra visibilidade. Por isso, o MovieFlex permite todo tipo de formato, de tempo, de forma de captação de imagens ou de gênero e abre as portas para as produções feitas digitalmente por pequenos equipamentos que, nos dias de hoje, estão cada vez mais disponíveis para qualquer pessoa. Saiba mais.

– Os 50 anúncios mais criativos para salvar o planeta. Vá até o endereço.

– Se você procura emprego ou uma oportunidade de trocar, visite o endereço e veja as oportunidades em todo o Brasil.

– Dica do Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC: Uma dica pra lá de especial é substituir a sacola plástica para lixo por saquinhos de lixo feitos de jornal. Quer saber como? Veja.


UFMG LIBERA LISTA DE EXCEDENTES CONVOCADOS DO VESTIBULAR 2011

O Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) da UFMG disponibilizou, em seu site (http://www.ufmg.br/drca/), a lista de candidatos excedentes do Vestibular UFMG 2011, convocados para ocuparem vagas nos cursos de graduação da UFMG, com entrada no segundo semestre letivo deste ano. A lista é composta por 618 nomes.
De acordo com a diretora do DRCA, Ana Lúcia Diniz, os candidatos devem ficar atentos aos documentos necessários para a realização do registro acadêmico e da matrícula, bem como à divulgação, durante o mês de julho, das datas, locais e demais informações para tais procedimentos. “Ainda não temos um calendário de atendimento aos alunos convocados, porque a greve dos servidores técnicos e administrativos afetou a rotina do DRCA”, explica.
Documentos – Os candidatos aprovados devem apresentar, no dia do registro acadêmico, o original e uma cópia dos seguintes documentos: certificado de conclusão do ensino médio; histórico escolar do ensino médio; histórico escolar do ensino fundamental para os candidatos que utilizaram o programa de bônus; carteira de identidade; título de eleitor; CPF; certificado militar, quando for o caso; e declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação, em outra instituição pública de ensino superior brasileira (modelo disponível no endereço www.ufmg.br/drca). Também é preciso apresentar dois retratos 3×4, recentes, isto é, tirados há menos de um ano, e escrever o nome e o curso do candidato no verso das fotos.
No caso da conclusão do ensino médio no exterior, não é necessária a apresentação do certificado de conclusão do ensino médio e do histórico escolar. Os candidatos nessa situação deverão apresentar, em substituição a esses documentos, o parecer de equivalência de estudos emitido pela Secretaria de Estado da Educação.
(Fonte: Agência de notícias da UFMG – Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG – 06/07/2011)


43º FESTIVAL DE INVERNO DA UFMG


 


Há 20 anos…

Há 20 anos, O Sistemático não circulou devido à greve dos funcionários da UFMG. O jornal voltou a ser publicado no início do mês de setembro de 1991.



Eventos


ARRAIÁ DO BYTE COXA

Será realizada amanhã, dia 08 de julho, a Festa Julina do CECOM, a partir das 18h, no Clubinho, localizado na Enseada das Garças, região da Pampulha.
O Sistemático deseja uma boa festa caipira para todos e espera que os participantes levem um chapéu de palha e se preparem para dançar a quadrilha!

 

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Euler Xavier de Oliveira, hoje, dia 07; Diego Brandão Santos, no dia 08; Elza Maria Guedes Rozinholi, no dia 10; e Paulo Couto Lessa, no dia 12. Os parabéns para os ex-ceconianos: Geraldo dos Reis, que foi no dia 06; Ana Lúcia Ribeiro Diniz (DRCA) e Carlos Gonçalves da Cruz (Coró), no dia 07; Dante Grapiúna de Almeida, no dia 08; Bernadeth Marques Gontijo Oliveira e Maria Manuela Martins Tavares Reyes, no dia 09; Carlos Alberto Ribeiro Silva, no dia 13; e Alfredo Ventura dos Anjos, no dia 14.

CALOURA: Na lista de excedentes convocados no Vestibular 2011 encontra-se o nome de Carolina Santos Alves, recepcionista do CECOM. Ela foi chamada para o Curso de Gestão Pública. O Sistemático envia as felicitações à nova aluna da UFMG.

 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Nada como lembrar de festas juninas realizadas pelo CECOM no século passado! As fotos desta semana foram tiradas durante a realização do Arraiá do Byte Coxa, a tradicional Festa Junina do CECOM, no dia 04 de julho de 1997.
A festa teve lugar na área central do prédio da Imprensa da UFMG, com direito a jogos, como pescaria e argolas.
A máquina fotográfica pertence à Lelé, mas vários participantes foram autores de algumas fotos.


O cumpadre e as cumadres: Lelé, Rubens e Xina


Vítor, Lords e Carlos Alfeu


Carlos Roberto, Clarice e Alda


Carlos Roberto, Vicentina e Bárbara


Tudo pronto para a pescaria!