Sistemático: Edição 1539 – 13/12/2011


Notícias


REDE SEM FIO DA UFMG TEM MAIS DE 2.500 USUÁRIOS POR DIA

O processo de implantação da rede sem fio da UFMG nas unidades acadêmicas está próximo do fim. Na tarde desta quarta-feira, dia 13 de dezembro, estavam ativos 271 Pontos de Acesso. Pontos de Acesso, ou APs – Access Points, são equipamentos que fazem a ponte entre a Rede UFMG já existente, que funciona sobre cabos de fibra ótica e par metálico, e os notebooks, tablets e celulares com capacidade de acesso a redes wireless.
Ainda sem divulgação pública do recurso e de como configurar equipamentos para sua utilização, o número de usuários diários continua aumentando. O dia 22 de novembro, uma terça-feira, é o que teve maior número de usuários ativos, 2.519, que utilizaram 2.741 equipamentos diferentes. A diferença entre o número de usuários e a quantidade de equipamentos que usam a rede sem fio se deve ao fato que algumas pessoas utilizam mais de um dispositivo, como celular, tablet e notebook. As instruções para uso da rede sem fio estão em http://www.redesemfio.ufmg.br.
Apenas três unidades acadêmicas ainda não iniciaram o processo de instalação física da rede sem fio, mas todas elas já passaram para o CECOM as informações necessárias para que os equipamentos sejam configurados: a Faculdade de Educação deve receber seus APs até sexta-feira, dia 16. Em seguida, o Instituto de Ciências Biológicas receberá os Pontos de Acesso para instalação nas áreas definidas como prioritárias e a Escola de Arquitetura começará a substituir sua rede atual, que não exige autenticação e gera diversos problemas para a administração da Rede UFMG. Em seguida, serão entregues os equipamentos para o Departamento de Ciência da Computação, que iniciará o processo de substituição de sua rede dentro do Instituto de Ciências Exatas, e o restante do material do ICB. O Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros, já recebeu alguns equipamentos, mas a ativação definitiva da rede depende de melhoria de sua conexão à internet. Em janeiro, o CECOM deve iniciar o processo de instalação da rede nos prédios administrativos e no Centro Cultural.

VIVO VENCE REGISTRO DE PREÇOS DE MODEMS 3G E MICRO CHIPS

O CECOM promoveu, no último dia 07, pregão eletrônico para Registro de Preços para aquisição parcelada de serviço de acesso à Internet, para transferência de dados, em âmbito nacional, para uso em dispositivos móveis que necessitem do modem USB 3G e telefones celulares com tecnologia adequada.
Três empresas apresentaram propostas e, após a fase de lances e exames de proposta e documentação apresentada, foi vencedora a empresa VIVO S.A. Foi assinado o contrato com a operadora e o CECOM entrará em contato com as unidades da UFMG que solicitaram o serviço para entrega dos modems de acesso.

UFMG LANÇA NOVA MARCA

O novo sistema de identidade visual da UFMG, que começa a ser usado a partir desta semana, moderniza a marca de utilização cotidiana lançada no início dos anos 1990 e recupera o uso solene do brasão, que volta a aparecer apenas em documentos específicos. A nova versão do logotipo faz referência à anterior, que lembra a relação afetiva da comunidade com a universidade, e aposta na sigla como elemento forte de identificação institucional.
A nova marca utiliza tipografia com serifa – pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras – originária dos tradicionais desenhos com bico de pena, somada a outra de formato mais contemporâneo, próprio do meio digital. Como na marca adotada nos anos 90, o destaque é o ‘m’, em vermelho.
A letra é usada em itálico, que lembra a escrita cursiva e representa o gesto e a criatividade. Os caracteres foram estilizados, para obter desenho exclusivo. Sob o ‘m’, retângulo vermelho, similar ao que compõe a fachada do prédio da Reitoria, remete a um elemento do cotidiano da universidade.
Embora valorize a história, a nova marca reflete a contemporaneidade da Instituição”, afirma Marcelo Lustosa, coordenador do Núcleo de Criação do Centro de Comunicação (Cedecom), que trabalhou na formulação do novo sistema em parceria com os departamentos de Comunicação Social, da Fafich, e de Design Gráfico, da Escola de Arquitetura.
A intenção é padronizar gradualmente as peças institucionais de comunicação de uso cotidiano, com base na nova marca. “O logotipo deve ser aplicado ao lado da identidade visual adotada pelas unidades acadêmicas”, completa Lustosa. Material gráfico de divulgação institucional está em fase final de elaboração, para uso das pró-reitorias e das unidades acadêmicas. Também estão sendo propostos modelos de aplicação da marca em camisetas.
Para o diretor do Cedecom, Marcelo Freitas, a mudança é parte de estratégia que busca dar maior visibilidade à qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão produzidos na UFMG, extrapolando as fronteiras de Minas Gerais e do país. “Condizente com esse espírito, o novo logotipo dá concretude à ideia de busca de novos espaços de atuação institucional”, resume. O uso do brasão será mantido nos documentos de cunho formal.
(Fonte: Cedecom – Assessoria de Imprensa – 12/12/2011)

ÚLTIMA EDIÇÃO DO ANO

Esta é a última edição do ano de 2011. O Sistemático deseja a todos os seus leitores um Feliz Natal e um Ano Novo maravilhoso. Espera que o ano de 2012 traga muitas alegrias, muita criatividade, muita esperança e vontade de compartilhar tudo de bom que existe.
O Sistemático agradece a companhia de todos e espera ter muitas notícias boas para publicar no próximo ano. Somente notícias boas!
Muita paz e felicidade para todos!

 

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE NOVEMBRO/2011

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que se possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.
No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.
.
No mês de novembro/2011, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.503.904
500
650.236
2.154.640
12.261.547
14.416.187

As médias diárias durante o mês de outubro foram as seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
50.130
17
21.675
71.821
408.718
480.540



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Fique por dentro de tudo que rola na vida do jogador de futebol Neymar, Santos F.C., no seu site. Leia as últimas do Santos e Neymar no Japão. Veja.

– Conheça o “Letters of Note”! Tem notas como: “Junho de 1964. Marlon Brando envia um telegrama para Martin Luther King e oferece uma oferta para ajudar em uma manifestação…” Leia mais. (Site em Inglês)

– Aprenda quase tudo de graça. “Com uma biblioteca de mais de 2.700 vídeos que cobrem tudo, desde a aritmética à física, finanças, e da história, 247 exercícios práticos, estamos em uma missão para ajudar você a aprender o que quiser, quando quiser, no seu próprio ritmo”. Vá até o endereço. (Site em Inglês)

– Conheço duas senhoras que vão adorar este curso básico e gratuito. Elas estão fazendo curso de dança de salão. Não vou dizer os nomes e nem de onde elas são. Quem sabe a Salsa não faz a cabeça delas. Com um movimento simples e intermediário que combina com um moinho de vento ou com outras combinações básicas. Assim, chamamos o movimento da dança salsa. A música utilizada no vídeo é fornecido pelo alemão Silva, isto mesmo Silva, e é chamado de ‘Unchained Melody’. Você pode encontrá-lo no iTunes. Clique para dançar. (Site em Inglês)

– Para os usuários do sistema Android tem uma opção que é gratuita para aprender Salsa. Download.

– Site Petição Pública online. O Petição Pública Brasil pretende constituir um serviço público de qualidade a todos os cidadãos brasileiros. A grande maioria dos sites de abaixo-assinados online são em língua estrangeira e não estão apresentados da melhor forma para a solidificação de uma petição pública nacional. No endereço, encontra-se um dos mais antigos métodos de democracia, combinado com a última e mais moderna tecnologia digital de comunicação, disponível gratuitamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano! 

– O Sistema de Tarifas de Cartões de Crédito disponibiliza as tarifas praticadas pelas instituições emissoras de cartões, permitindo que os clientes comparem os valores cobrados pelos diferentes tipos de serviços (Anuidade, Pagamento de Contas, Avaliação Emergencial de Crédito, entre outros), de forma simultânea, em até 3 instituições emissoras diferentes. Os valores das tarifas listadas no site foram fornecidos pelas próprias instituições financeiras e administradoras de cartões de crédito, e podem não representar todos os produtos e serviços oferecidos. Veja.


XIII VOLTA INTERNACIONAL DA PAMPULHA

A XIII Volta Internacional da Pampulha foi realizada no dia 04 de dezembro e contou com 13 mil corredores nos 18Km de percurso da prova.
Como sempre, existe um ceconiano participando de evento deste tipo. Lá estava Raimundo Natalino Chaves, da Divisão de Aplicativos e Sistemas. Ele marcou o tempo de 01:28:56, ficando classificado em 236o na sua faixa etária, e na classificação geral da prova Raimundo ficou em 1640o.
Mais uma vez, os parabéns para o atleta Raimundo!


Raimundo (de camisa vermelha)


UFMG PROMOVE LEILÃO DE VEÍCULOS USADOS E SUCATAS

A UFMG, por meio do Departamento de Logística de Suprimentos e de Serviços Operacionais, realiza no dia 15 de dezembro, a partir das 9h30, na Praça de Serviços, campus Pampulha, leilão de bens que não mais são úteis para a instituição. Entre os objetos que serão vendidos estão veículos usados de várias marcas, pneus e sucatas diversas.
Os interessados devem estar cientes de que “os bens serão ofertados e vendidos no estado e nas condições em que se encontram, não sendo aceitas reclamações posteriores à arrematação, inclusive com relação a eventuais defeitos ou vícios ocultos bem como, da mesma forma, não serão aceitas desistências dos lances declarados vencedores”, conforme determina o edital.
Mais informações relacionadas ao leilão, como as regras para participação e questões relacionadas à aquisição dos produtos ofertados, devem ser consultadas no edital do processo publicado no site do Departamento de Serviços Gerais (DSG) da UFMG. Para ter acesso ao edital, é necessário preencher o formulário disponível http://www.ufmg.br/dsg/form_dicompras_2011le001.shtml.
(Fonte:http://www.ufmg.br/online/arquivos/021998.shtml – 7/12/2011)



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XV, no 35, de 12/12/1991, publicou notícias sobre Vestibular da UFMG de 1992, Rede Novell, palestras no CECOM, Festa de Natal, paradas do Sistema A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

IMPRESSÃO A LASER
Durante a impressão dos comprovantes do Vestibular 1992, o analista Carlos Alfeu Furtado da Fonseca esteve em visita à BMS – Belgo Mineira Sistemas, acompanhando os trabalhos. Nessa visita, foi possível verificar o ambiente de produção de um CPD com impressão a laser e avaliar as possibilidades técnicas disponíveis com os recursos dessa modalidade de impressão.
A partir disso, a intenção é verificar, dentro das atividades do CECOM, aquelas que possam migrar para este tipo de solução, através de contratação de seviços externos, já que o volume atual de impressão no CECOM não justifica a aquisição de equipamento desse porte.


 


Eventos


   

MENSAGEM DE BOAS FESTAS DA ATI

UM FELIZ NATAL PARA TODOS E UM ANO NOVO REPLETO DE ALEGRIAS E CONQUISTAS!

 

FESTA DE NATAL DO CECOM

Tudo preparado para a Festa de Natal dos funcionários do CECOM que será realizada amanhã, dia 15 de dezembro, no Clubinho, na região da Pampulha.
O evento está marcado para iniciar às 12h, com um churrasco de confraternização.
Durante a festa, serão sorteadas as já famosas cestas de guloseimas, que todos do CECOM ajudam a confeccionar. Até o momento quase 200 itens chegaram à Redação de O Sistemático. A contribuição de cada item dá direito a um número para o sorteio das cestas.
Como o mês de dezembro é de chuvas, a expectativa é muita com relação ao tempo. Mas sempre se espera um dia de Sol e muito calor!
Uma boa festa de Natal para todos do CECOM!


As contribuições para as cestas de guloseimas


SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns atrasados para Cláudia Galinkin, no dia 09; e o ex-ceconiano Sílvio Leonardo Teixeira de Souza Cruz, no dia 13. Os parabéns em dia para prof. Márcio Luiz Bunte de Carvalho, no dia 24; Raimundo Natalino Chaves, no dia 25; e para os ex-ceconianos: Sálvia Maria de Figueiredo Moreira e José Arcênio da Silva, no dia 14; Aleixina Maria Lopes Andalécio, Eduardo José Tostes Barbosa e José Caetano Filho, no dia 17; Esdras Viggiano de Souza e Dimas Afonso de Souza, no dia 22; Grace França Versiani, no dia 23; Sueli de Jesus Ferreira, no dia 25; Luiz Diniz Ferreira, no dia 26; Romildo Monte e Matheus Moreira dos Santos, no dia 27; Cláudio Antônio Mussi e João Múcio de Catro Alves, no dia 29; e Carlos Ferreira de Vasconcelos, no dia 30. No início de 2012, os parabéns para Ronaldo Araújo Costa, no dia 03 de janeiro; e João Cloves Coelho, no dia 10. Parabéns para os ex-ceconianos: José Antônio de Faria e Pedro Luiz Caetano Filho, no dia 1o de janeiro; Fabiano Teixeira Lana e Rodrigo Cazzeta, no dia 02; Luís Antônio Soares, no dia 03; Luiz Henrique de Araújo Vecchio, no dia 06.

MENSAGEM RECEBIDA: O ex-ceconiano Cantídio Lelis Pereira enviou a seguinte mensagem: “Desejo aos amigos do CECOM, um feliz natal e um 2012 cheio de alegria e esperança.”