Sistemático: Edição 1546 – 15/03/2012


Notícias


CRESCE O NÚMERO DE SERVIDORES GERENCIADOS PELO CECOM

No início da década de 90, o ambiente computacional gerenciado pelo CECOM era composto unicamente por um computador de grande porte (mainframe) Unisys, com seus periféricos (unidades de fita magnética, impressoras etc.).

Com o surgimento de novas plataformas, como o ambiente cliente/servidor, as redes locais e a Web, houve a possibilidade de se utilizar equipamentos específicos para hospedar de forma descentralizada esses serviços. Desde 1996, o CECOM divulga, anualmente, o número de servidores sob sua responsabilidade. Se naquela época eram apenas 13 equipamentos, hoje já são 117 máquinas instaladas no sub-solo da Reitoria, na área da Divisão de Controle do Processamento (DCP), divisão responsável por mantê-los operacionais e disponíveis e pela execução de procedimentos de backup e segurança dos dados ali armazenados.

O gráfico aqui apresentado mostra a evolução do número de servidores administrados pelo CECOM. Em 2006, quando foram acolhidos equipamentos de projetos do Departamento de Ciência da Computação e ampliada a redundância dos principais serviços do LCC, houve um crescimento significativo. Desde então, o número de servidores vem sempre crescendo, porém em escala bem mais modesta, principalmente, em virtude das novas tecnologias que melhoram o processamento e a performance dos hardwares, permitindo o oferecimento de muito mais serviços sem, necessariamente, exigir um aumento do parque computacional.

CECOM INICIA CAMPANHA DE DESFAZIMENTO DE BENS

O CECOM dará início neste mês de março ao processo de desfazimento de bens. Para isto, será importante a participação de todos os funcionários no sentido de verificação se os bens de cada sala se encontram ociosos ou inservíveis.

O desfazimento de bens consiste no processo de exclusão de um bem do acervo patrimonial da instituição, de acordo com a legislação vigente e expressamente autorizada pelo dirigente da unidade gestora.

Após a verificação de móveis e equipamentos, as divisões do CECOM deverão repassar para a DAA os bens a serem descartados. Será feita uma relação completa dos bens ociosos ou inservíveis, sendo estes oferecidos para a comunidade universitária. Não havendo interesse, a relação é encaminhada ao Ministério do Planejamento, que indica órgãos que poderão receber as doações.

CECOM PARTICIPA DE CURSOS NA ESAF

A funcionária da DAA, Elizeba Henrique Januário, está participando de treinamento sobre a nova plataforma tecnológica do SIAFI, com a nova versão do CPR – Contas a Pagar e Receber.

O treinamento está sendo realizado nas dependência da ESAF – Escola de Administração Fazendária, nos dias 15 e 16/03, em horário integral.

No final do mês de fevereiro e início de março, Renato Adriano Pires Domingos, da equipe da DAA, participou dos cursos Formação de Pregoeiro, de 27 a 29/02, e Especificação de Compras e Serviços para a Administração Pública, no dia 01/03. Estes cursos também foram oferecidos pela ESAF.


Eliz


Renato Adriano

MODIFICAÇÕES NA RECEPÇÃO DO CECOM

Com a saída de Michele Marie Ribeiro, o CECOM alocou duas funcionárias da DAA para manter o bom funcionamento da recepção do 8o andar e da Diretoria Geral.

Carolina Santos Alves agora atua junto à recepção da Diretoria Geral, atendendo Carlos Alfeu Furtado da Fonseca e Márcia Regina Lemos.

Já a recepção do 8o andar conta com Selma de Paoli Loureiro Damascena, além de Cristina Maria de Queiroz.


Cristina Queiroz, Selma de Paoli e Carolina Alves

 


Informativo



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou a seguintes dicas:

– Veja que incrível. O castelo de Hogwarts fotografado pela primeira vez. É do primeiro filme Harry Potter e a Pedra Filosofal. Clique aqui.

– Os fãs do menino bruxo, Harry Potter, fizeram este site para que você conheça por dentro os castelos. Faça um passeio virtual.

 – Você muitas vezes ouviu sobre a vida imitando a arte. A artista levou ao pé da letra com uma incrível coleção de desenhos que revelam um olhar magistral para a ilusão. Nesta incrível série de desenhos serão exibidos na exposição de arte em Londres usando esboços habilmente desenhados pela artista belga Ben Heine. Ela combina lápis, fotografia, imaginação e realidade. Não deixe de visitar o endereço.

 – O Ministério da Justiça lançou nesta segunda-feira (12/3) um novo canal de comunicação com internautas: o Blog do Ministério da Justiça. Espaço de informação e debate, o blog vai apresentar conteúdos relacionados ao ministério em formatos variados, como texto, vídeo e áudio e imagens. Saiba mais.

 – Mais conteúdos chegando ao YouTube: entretenimento ainda mais original irá juntar-se à linha existente de channel do YouTube em 2012. Criado por conhecidas personalidades e produtores de conteúdo, bem como algumas das mais inovadoras empresas de mídia e alguns dos parceiros do YouTube. Para conhecer mais sobre esses canais, clique sobre os nomes do canal e inscreva-se agora! Clique aqui.

 – Conheça o novo canal de música no YouTube. As filmagens no pequeno almoxarifado de um gabinete de televisão de Manhattan, MyIsh tenta capturar o charme do baixo orçamento da MTV precoce, com conjuntos improvisados sobre notícias de cultura pop do dia. Clique em.

 – Conheça o site Olheparaoceu, do Correio Brasiliense. Vale a pena conferir o endereço.

– PortableApps.com é o mais popular do mundo em solução de software portátil que lhe permite ter o seu software favorito. Completamente plataforma livre, ele funciona em qualquer dispositivo de armazenamento portátil (USB flash drive, iPod, cartão de memória, disco rígido portátil etc). Com milhões de usuários em todo o mundo e uma coleção completa de software, bem como software freeware e comerciais compatíveis e parceiros na indústria de software e hardware. PortableApps.com é a solução completa! Veja em.


DAI IMPLANTA PROCESSO DE AUTOAVALIAÇÃO DA UFMG

Com o objetivo de colher dados para o processo de autoavaliação da UFMG, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) colocou, na página da Universidade, um questionário destinado a colher opiniões das comunidades interna e externa acerca do papel e das atividades desempenhadas pela Instituição.

O questionário está disponível na relação de banners que se encontra à esquerda da página da UFMG. Ele pode ser encontrado também no endereço www.verkn.com/questionario_ufmg.


CONSELHO UNIVERSITÁRIO VOTA PELA NEGOCIAÇÃO DE CONTRATO COM A EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES

O Conselho Universitário da UFMG aprovou nesta quarta-feira, dia 14, por 35 votos a 17, a manifestação do interesse em negociar com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a oficialização de contrato de gerencia-mento do Hospital das Clínicas (HC).

De acordo com o reitor Clélio Campolina, as condições serão discutidas posteriormente com a direção da empresa, em Brasília. “A Ebserh está sendo constituída agora e o governo federal ainda vai decidir quando a empresa vai, de fato, começar a operar. Vamos fazer tudo de forma transparente: a situação funcional dos servidores, a gestão do hospital, o financiamento e a garantia de nossa autonomia, como unidade de ensino, pesquisa e extensão”, afirmou o reitor. O próximo passo é formalizar o interesse da Universidade junto à Ebserh e abrir as negociações em torno dos diversos aspectos que envolvem a elaboração do contrato.

O reitor destaca que a organização que gerenciará o Hospital, uma empresa pública de direito privado, garantirá estabilidade aos servidores e a única diferença é que eles serão enquadrados no regime celetista, ou seja, serão regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “A empresa resolverá o problema da precariedade dos 1.100 servidores do hospital, que hoje são contratados via Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep)”, informou Campolina.

A admissão de novos funcionários será feita por concurso público, mas os atuais servidores continuarão exercendo suas funções no HC. “Essa é uma posição que defendemos o tempo inteiro”, ressaltou Clélio Campolina. Em relação aos 1.700 servidores concursados, o reitor explica que a situação deles merecerá discussão à parte: como são servidores públicos estáveis, será preciso definir se permanecerão no hospital ou irão para outras áreas da Universidade.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/023035.shtml – 14/03/2012)


Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 09, de 12/03/1992, publicou notícias sobre reunião geral semestral do CECOM, relotação de Adriana Lima Leonel na Escola de Arquitetura, Centenário da Faculdade de Direito da UFMG, utilitário para verificação de arquivos autorizados, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MATRÍCULA ON-LINE

Teve início hoje, dia 12, a matrícula on-line para o primeiro semestre letivo de 1992.
Nesta semana, está havendo matrícula ns seguintes unidades: Belas Artes, ICEx, Fafich, ICB e Educação Física, exclusivamente para os calouros aprovados no Vestibular da UFMG de 1992.
Estas unidades já utilizavam a matrícula on-line, exceto o ICEx, que pela primeira vez está fazendo uso desse sistema. Anteriormente, esta unidade realizava a matrícula por meio do sistema MACACO, desenvolvido para uso em PCs. ….

   
   
   
   
 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Maximiliano Luiz Souza Guimarães, no dia 19; Mário Magalhães Lara e Emerson Henrique Kfuri Pereira, no dia 22. Os parabéns para os ex-ceconianos: Messias Emanoel Chaves, Mônica Ataíde Silva e Roberto Márcio Ferreira de Souza, no dia 16; Odilon Gonçalves de Castro, no dia 17; Michelle Marie Ribeiro e Rodrigo Torres Assumpção, no dia 18; Rafael Alves de Souza, no dia 19; Maria Luciene Diniz Ferreira, Samuel de Freitas e Gladson de Oliveira, no dia 20.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais um lote de fotos da festa surpresa de despedida de Michele Marie Ribeiro realizada no dia 02 de fevereiro/2012, na Sala de Convivência do 8o andar. As fotos são de autoria de Álvaro Antônio.



Carlos Alfeu e Michele


Denise e Michele


O abraço de despedida do Eustáquio


O abraço de despedida da Ruana


Frota, Michele e Vicentina (responsável pela organização da festa)


A hora de partir o bolo