Sistemático: Edição 1547 – 22/03/2012


Notícias


CECOM IMPLANTA MUDANÇAS NO PORTAL MINHAUFMG

Com o intuito de ajudar os usuários a localizar com mais facilidade os sistemas e serviços por eles utilizados, foram implementadas algumas mudanças no portal minhaUFMG.

A partir de agora, os usuários visualizarão apenas os links para os sistemas e serviços que possuam permissão de acesso. Com isso, links como o do Sistema de Matrícula de Graduação, só serão exibidos para os alunos de graduação.

Outra mudança é que o link “Atualização cadastral para acesso a novos serviços” só será exibido para os usuários antigos que ainda não fizeram essa atualização. Apesar deste link não estar mais disponível para a maioria dos usuários, os “Termos de Uso” dos sistemas e serviços ainda poderão ser consultados através de link existente no rodapé do portal.

Além disso, alguns sistemas poderão ser exibidos somente por um certo período de tempo, pertinente à sua utilização, como por exemplo, o link do Sistema de Matrícula da Graduação.

Caso algum usuário não esteja visualizando um link, que julgue ser necessário, ele deverá consultar o serviço de atendimento do portal minhaUFMG, no ramal 4009.

As tarefas referentes a essas mudanças foram realizadas por Emerson Henrique Kfuri Pereira, da Divisão de Atendimento e Consultoria do Centro de Computação.

DRC REALIZOU BALANÇO DA REDE SEM FIO

A equipe da Divisão de Redes de Comunicação do CECOM realizou, no dia 15 de março, um encontro com os administradores de rede envolvidos com a instalação da rede sem fio na UFMG.

O evento aconteceu na Faculdade de Ciências Econômicas. Na ocasião foram apresentadas as formas de acesso à rede: através da conta do “minhaUFMG”; através do projeto “Eduroam”, que utiliza contas das instituições de ensino e pesquisa participantes; e por meio de cadastro de convidados, sistema que o CECOM já disponi-bilizou para a comunidade.

Outro assunto muito discutido foi sobre o suporte aos usuários e os problemas encontrados pelas unidades na instalação, tema que foi abordado pela apresentação do Analista Douglas Santos, um dos responsáveis pela rede na Escola de Engenharia, que também comentou sobre a experiência de instalação da rede na sua unidade.

Cerca de 25 administradores compareceram ao evento e proveram um ótimo retorno à DRC, ao apresentar suas expectativas e questões, que foram registradas e serão avaliadas para futuras  melhorias da rede.

A rede sem fio em números: são 516 APs (Access Points) distribuídos e 316 já instalados e ativos, sendo que estão acontecendo novas ativações a cada dia. Em termos de uso da rede, já são mais de 3.000 equipamentos conectados diariamente.

ENTUPIMENTO DE CALHA PROVOCA ALAGAMENTO DE SALAS DO CECOM

Na quinta-feira da semana passada, dia 15, os funcionários que trabalham até mais tarde no CECOM no 8o andar foram surpreendidos com um grande volume de água que desceu pelo teto em salas e banheiros do lado do hall dos elevadores. O problema teve início na manhã de quarta-feira, com infiltração de água na Sala 8014. Até então, ainda não se sabia se o problema teria ocorrido na rede hidráulica ou se foi causado pela forte chuva.

Os danos causados se restringiram às instalações físicas. Equipamentos e documentos foram preservados, principalmente pela ação das pessoas que aqui ainda estavam e agiram prontamente. Quanto aos documentos do arquivo inativo, as caixas de papelão que acondicionam os documentos foram danificadas, mas como a DAA utiliza sacos plásticos para agrupar os documentos nas caixas, nada foi perdido.

O Diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, enviou e-mail aos funcionários do CECOM e à PRA, agradecendo aos que se movimentaram para tentar minimizar o problema, como Raimundo, Diogo, Johnny, Mário, Emerson e Márcia, destacando a iniciativa do Ronaldo, que o acionou e permitiu que se pudesse contactar o Plantão da PRA.

Com relação ao Plantão da PRA, Carlos Alfeu elogiou o atendimento ágil e cordial do Marcos, que acionou o Adão, responsável pelo atendimento de hidráulica. O deslocamento para o CECOM foi rápido e eficaz. O telefone do Plantão da PRA é o ramal 4100, serviço que é ligado à equipe do DLO voltada à segurança universitária. Entretanto, também acolhe e encaminha demandas como a que o CECOM sofreu.

Na sexta-feira, a equipe do DLO esteve no CECOM constatando obstrução na calha do telhado do prédio da Reitoria e executando ações de manutenção.


O teto da sala do Arquivo Inativo

CECOM PARTICIPA DE CURSO NA PLANSIS

Dando continuidade a política de capacitação dos analistas de tecnologia da informação da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), os servidores do CECOM e do LCC estarão participando de mais um treinamento oficial da IBM: IBM Lotus Domino 8.5 System Administration Bootcamp. Neste curso serão apresentados os conceitos básicos e avançados necessários para a execução das tarefas de administração do serviço de correio eletrônico utilizando a versão 8.5 do Lotus Domino.

O treinamento está organizado em 2 turmas de 4 pessoas e será ministrado nas semanas de 26 a 30 de março de 2012 e de 09 a 13 de abril de 2012. A primeira turma contará com a presença dos seguintes analistas: Emerson Henrique Kfuri Pereira e Márcio da Costa Viana pelo CECOM e Daniel Angelo Avelino e Paulo Henrique de Araújo Abreu pelo LCC. Da segunda turma participarão: Antônio Eustáquio Rodrigues, Fábio Luiz de Morais, Wallison Fabiano de Araújo e Karina Flaviana Ribeiro.

O treinamento será oferecido pela Plansis Planejamento e Sistemas Ltda. em suas instalações, na cidade de Nova Lima.

PAULO LESSA DESPEDE-SE DO CECOM

Paulo Couto Lessa, da equipe da Divisão de Redes de Comunicação, despediu-se ontem do CECOM. Após anos de trabalho e convivência muito boa, ele segue para novas conquistas fora da UFMG. Na oportunidade, ele enviou e-mail para a Redação de O Sistemático, transcrito a seguir:

“A todos os amigos que fiz na UFMG,
Hoje, dia 21/03/2012, após 9 anos trabalhando na Reitoria e servindo a toda a comunidade, chega o dia de dizer adeus. Adeus ao meu trabalho junto com vocês, e não um adeus a meus amigos. Para estes, eu espero que seja apenas um “os verei menos frequentemente”.

Entrei para a UFMG a convite dos professores Márcio Bunte e Ronaldo Pena, com os quais tive o prazer de trabalhar na Proplan,  onde fiquei os três primeiros anos e também deixei muitos amigos. Desde então, vim para o CECOM, na Divisão de Redes de Comunicação (DRC).

Em todos esses anos tive o prazer de aprender muito com o Frota, a ponto dos outros me chamarem de Frotinha. Isto ilustra bem a nossa relação. Trabalhamos em equipe, discutíamos o tempo todo e em várias oportunidades tivemos grandes rusgas como numa relação “pai e filho”. Pouco depois de cada rusga, já estávamos bem. Sempre o terei com grande estima, pois se cheguei ao ponto de poder discutir com ele, é porque ele me ensinou a trabalhar muito bem.

Da equipe da DRC, sentirei falta: do meu divã na sala do Antônio Carlos e Edyr, e as orelhas deles nem ficarão mais vermelhas por me ouvir falar! Gildete que junto de mim está de saída, sinto pena por também não esteja me aposentando.  Edgard com suas visitas “interesseiras” à minha sala; Beto, Marquinhos e Wilton, sempre atendendo bem e sorridentes com toda a comunidade; Adyr com seu “non stop ringing” telefone e suas histórias de matar de rir. Uma pena que fiquei tão pouco tempo trabalhando com o Gustavo e suas ferramentas, músicas e interpretações, e o David ali assustado no meio da falação, atento ao que dizíamos para entrar com uma piadinha maldosa. A todos os meus estagiários, aos que já se foram e aos que ainda estão aqui, muitos deles se tornaram grandes amigos mantendo contato mesmo depois de ter saído da nossa equipe. É desta DRC que sentirei falta, todos vocês são especiais para mim e, com certeza, fizeram diferença no meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Ao Carlinhos,  um agradecimento especial. São poucas as pessoas no mundo com a sorte que têm os funcionários do CECOM ao trabalhar com um chefe atencioso, organizado, preocupado com seus funcionários e seu setor e, acima de tudo, um amigo.

A todas as outras divisões do CECOM e a todos os amigos que fiz nelas, vou evitar falar nomes para não cometer injustiça com nenhum, mas fico feliz em saber que alguns são meus amigos pessoais e não apenas colegas de trabalho e outros, companheiros de muitas risadas pelos corredores e salas e de muito trabalho, vão ser sempre levados comigo com as boas lembranças.

Aos administradores de redes das unidades, podem ficar tranquilos que a equipe que fica sem mim para atendê-los dá conta do recado. Continuarão tendo um excelente padrão de atendimento, pois capacidade é o que não nos falta!

Enfim, a toda a UFMG, sentirei sua falta!”


Paulo Lessa

 


Informativo



ARTIGO DO IG ABORDA PERFIL SOCIAL NA REDE APÓS A MORTE

O que acontece com o perfil na rede social após a morte? Parentes e amigos enfrentam problemas para lidar com perfis de pessoas falecidas nas redes sociais. O artigo de Cláudia Tozetto, iG São Paulo, de 21/03/2012, no endereço http://tecnologia.ig.com.br/especial/o-que-acontece-com-o-perfil-na-rede-social-apos-a-morte/n1597697061259.html, esclarece o assunto.
A colaboração é de Ronaldo Araújo Costa, da DAS.

Em agosto de 2011, Mari Viana, empresária, perdeu o marido E. Viana em um acidente de moto numa rodovia próxima à cidade de Pato Branco (Paraná), onde moravam. Apaixonado por motos, ele mantinha um blog sobre suas viagens na web e diversos perfis em redes sociais. Após o acidente, Mari teve que decidir o que fazer com os perfis do marido na web. “Eu queria manter, porque ele conheceu muita gente na internet por conta do blog”, diz ela.

No entanto, Mari se incomodava porque o perfil de Viana no Facebook continuava sendo sugerido como amigo para novos usuários, que acabavam por enviar solicitações de amizade. “É constrangedor. Você tem que repetir a história para todas as pessoas”, diz Mari.

Por meio de uma pesquisa na web, ela descobriu que poderia transformar o perfil dele em um memorial, tornando a página acessível apenas para os amigos já aceitos. “Foi muito fácil e eles me responderam em dois dias.”

Desde 2009, o Facebook permite que os parentes e amigos de usuários falecidos preservem sua página para que mensagens de carinho possam ser deixadas pelos amigos. “O mural permanece intacto para que os amigos e parentes possam deixar publicações em memória do usuário, mas somente amigos confirmados podem localizar o perfil na busca”, explica o Facebook em comunicado.

O único problema, segundo Mari, é que, depois que vira memorial, o perfil não pode ser alterado, mesmo se o usuário tiver a senha da pessoa falecida. “Antes de tornar um memorial, às vezes eu acessava a página para apagar algum comentário inconveniente publicado, mas depois meu acesso foi bloqueado”, diz Mari.

Com mais de 800 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo, o Facebook é uma das redes sociais preferidas dos internautas para compartilhar fotos e atualizações com seus amigos. Como parentes e amigos nem sempre querem manter o perfil de uma pessoa falecida no ar, também é possível notificar a rede social para que o perfil seja cancelado. Para isso, basta preencher um formulário por meio do site.

Perfis esquecidos – É incomum, no entanto, que os usuários passem a senha de acesso às redes sociais em vida para amigos e parentes, com medo de ter sua privacidade invadida. Por conta disso, grande parte dos perfis acabam abandonados. Foi o caso do perfil da irmã de Debora Della no Orkut. Após a morte da irmã, em setembro de 2006, Debora tentou várias vezes cancelar o perfil na rede social, sem sucesso. “Não era o desejo da minha família manter o perfil dela, mas ficou no ar, porque não consegui entrar em contato com o Orkut. Isso é uma falha do serviço”, diz Debora.

Segundo o Google, empresa que mantém o Orkut, existe um formulário online, por onde qualquer pessoa pode notificar a morte de um usuário. Ao contrário do Facebook, não há a opção de transformar o perfil em um memorial. “Os familiares amigos podem manter a conta ativa, caso queiram”, diz o Google, em comunicado. Neste caso, no entanto, é preciso ter a senha cadastrada.

No caso do Google+, nova rede social do Google, não há um formulário para comunicar a morte de um usuário. Segundo o Google, o perfil na rede social – assim como a conta única do usuário no Google e os serviços associados a ela – continuam ativos por nove meses. Em caso de inatividade neste período, o sistema exclui o perfil automaticamente. Twitter e Linkedin também oferecem formulários para solicitar a exclusão do perfil de uma pessoa falecida.!


UFMG ABRE CONCURSO PARA SERVIDORES TÉCNICOS E ADMINISTRATIVOS

De 9 a 23 de abril estarão abertas as inscrições em concurso público para provimento de 95 vagas em cargos técnicos e administrativos, para exercício em Belo Horizonte. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico www.ufmg.br.

Segundo o edital (http://www.ufmg.br /online/arquivos/023090.shtml ) para concorrer às 86 vagas para assistente em administração – cinco das quais reservadas para portadores de deficiência – o candidato deve ter concluído ensino médio profissiona-lizante ou médio. Para as nove vagas de auxiliar em administração (uma reservada para portadores de deficiência) é requisito básico ter concluído o ensino fundamental.

Em ambos os casos, o servidor será regido pelo regime jurídico estatutário, previsto pela Lei nº. 8.112/1990 e demais regulamentações pertinentes, com 40 horas semanais para todos os cargos.

A taxa de inscrição custa R$ 80 para o cargo de assistente em administração e R$ 60 para o de auxiliar em administração. Mais informações podem ser obtidas no edital e pelos telefones (31) 3409-4486 e 3409-4487.

(Fonte: Agência de Notícias UFMG Cedecom – 21/03/2012)


REITORIA TERÁ SERVIÇO DE DESINSETIZAÇÃO NESTA SEXTA-FEIRA

Nesta sexta-feira, dia 23, o expediente no prédio da Reitoria será encerrado às 16h em virtude dos serviços de desinsetização que serão realizados.

Segundo a PRA, a data foi escolhida por três motivos: primeiro, por não haver programação de evento no auditório e saguão; segundo, para que as serventes de limpeza consigam recolher a maior quantidade possível de insetos mortos, não deixando que se acumule até segunda-feira; e, terceiro, para que a ação dos produtos não seja perceptível na segunda-feira, embora a empresa apresente certificados de produtos atóxicos.

Todos os andares, bem como o entorno do prédio, serão desinsetizados. Cada setor deve providenciar a retirada e guarda de utensílios de cozinha e alimentos que estiverem expostos.


IDENTIDADE VISUAL DO FESTIVAL DE INVERNO DA UFMG SERÁ DEFINIDA POR CONCURSO

O 44º Festival de Inverno da UFMG, que este ano acontece em Diamantina, entre os dias 15 a 26 de julho, promove concurso para a criação da identidade visual do evento. A participação é gratuita e pode ser individual ou coletiva. Qualquer pessoa interessada poderá apresentar sua proposta até o dia 9 de abril. Mais informações na página oficial do Festival no Facebook – http://www. facebook.com/festivalufmg.



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 10, de 19/03/1992, publicou notícias sobre Paradas do Sistema A10, lançamento da versão 3.9 do Sistema Operacional da Unisys, palestra SCAP/SPO, Concurso Público da UFMG, V Seminário Nacional sobre Universidade e Meio Ambiente, entre outras. A notícia que se destacou foi:

DUALIZAÇÃO DO A10

Está prevista para amanhã, dia 20, por volta das 12h, a chegada da segunda CPU para a dualização do Sistema A10 da UFMG.
Com a expansão, o CECOM passa a ter um poder de processamento 80% a mais do que o atual, passando a contar com 48Mb de memória e o dobro de bases de I/O (vias de acesso aos periféricos).
O equipamento está vindo da fábrica na cidade de Veleiros, SP, e tão logo chegue, será realizada a sua instalação. O Depto. de Manutenção vai liberar até amanhã a infraestrutura elétrica necessária.
O CECOM espera contar na segunda-feira com o equipamento já dualizado, em virtude da realização da matrícula on-line dos veteranos da UFMG para o 1o semestre de 1992.

 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para: Mário Magalhães Lara e Emerson Henrique Kfuri Pereira, hoje, dia 22; Erlon Charles Thomaz Ferreira, no dia 25; Maria José Cortezzi (Lelé), no dia 26; e para os ex-ceconianos: Daniele Labanian de Sousa, no dia 23;William Andalécio, Robson Nogieira Barreto e Rômulo Vieira de Faria, no dia 24; Ilka Ildefonso Ramos, Eduardo Moreira da Costa e Maria do Perpétuo S. A. S.Lopes (Help), no dia 26; Augusto Pinho Gonmes, no dia 27; Douglas do Couto Teixeira, no dia 28; e Renato Vaz de Melo Espeschit, no dia 29.

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DOS FUNCIONÁRIOS DO CECOM

A data da comemoração dos aniversários dos ceconianos dos meses de janeiro, fevereiro e março foi alterada para a próxima terça-feira, dia 27.


MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

O Sistemático publica fotos dos acontecimentos da noite de 15 de março nas instalações do CECOM no 8o andar do prédio da Reitoria. As fotos são de autoria de Renato Righi



O estado em que ficou o Arquivo Inativo


Buracos foram abertos no teto do banheiro feminino para saída da água


As caixas danificadas foram colocadas para secar


Buraco aberto na Sala 8014 para saída da água


O teto da área da escada