Sistemático: Edição 1549 – 12/04/2012


Notícias


REESTRUTURAÇÃO INTERNA DO CECOM CRIARÁ NOVAS ÁREAS

Na quarta-feira da semana passada, dia 4 de abril, o diretor do CECOM, Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, apresentou às equipes da DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria e DRC – Divisão de Redes de Comunicação, o resultado dos trabalhos do grupo técnico criado em fevereiro deste ano e que analisou necessidades de mudança no organograma do CECOM e a consequen-te mudança na distribuição de atribuições e responsabilidades destas equipes internas.

Durante a apresentação, Carlos Alfeu destacou que, na área de TI, as necessidades de mudança classicamente ocorrem em função dos avanços tecnológicos, das ações provocadas por atores externos à instituição ou, ainda, pelas demandas apresentadas pelos usuários.

No caso atual, as principais razões que afetam o cenário de atuação do CECOM e motivam as mudanças são as seguintes:

– a necessidade de prover serviços, novos ou não, de maior qualidade ou abrangência à comunidade universitária;
– a obrigatoriedade de seguir normas e padrões de mercado, que tem sido induzidos pelos órgãos reguladores, tais como TCU e CGU;
– a absorção de atividades administrativas que antes vinham sendo executadas pelo LCC – Laboratório de Computação Científica.

Quanto à primeira razão, existiam diversas ideias em evolução no CECOM, que vinham sendo trocadas entre membros da equipe, e precisavam gerar resultados práticos. A segunda razão tem sido foco constante das últimas e várias auditorias que tem sido feitas na universidade, principalmente nos últimos dois anos. Por fim, a terceira razão, causada por decisão recente da administração e baseada em trabalho de Comitê específico, criado em agosto de 2011 para analisar e transformar a estrutura de organograma da DTI – Diretoria de Tecnologia da Informação está resgatando o papel de atuação do LCC, voltado ao apoio do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, e migrando para o CECOM atividades administrativas até então feitas pelo Laboratório. O portal minhaUFMG está sob a responsabilidade do CECOM desde o final de outubro de 2011. Atualmente, está em curso a migração do Correio, que deve ser concluída ainda neste semestre.

Para viabilizar uma análise adequada das transformações internas ao CECOM, foi criado um grupo constituído pelas seguintes pessoas:

– Diretoria: Carlos Alfeu;
– DRC: Fernando Frota e Paulo Lessa;
– DAC: Antônio Eustáquio, Márcio Viana e Emerson Kfury.
– LCC: Daniel Avelino e Paulo Henrique.

Este grupo elaborou a proposta de reestruturação, que foi aprovada pelo Prof. Luciano de Errico, diretor da DTI.

Nesta proposta as atribuições hoje concentradas na DAC e na DRC foram redistribuídas em 4 (áreas):

– Redes;
– Atendimento;
– Infraestrutura e
– Segurança.

A área de Redes continuará a ser representada pela DRC, que não muda de nome, passa a ser responsável pelas redes administrativas e deixa de ser responsável por serviços de saída e entrada de mensagens.

A área de Atendimento cresce de importância, passando gradualmente a unificar os diversos serviços de atendimento aos usuários providos pela DTI, no CECOM e no LCC, e buscando novos padrões de qualidade na implantação e atendimento de sistemas e serviços. Ela conservará o nome e a sigla da atual DAC.

A área de Infraestrutura também estará mais destacada e cuidará dos servidores e seus softwares básicos, necessários para o provimento de serviços e sistemas do CECOM. Ela não cuidará mais das redes administrativas, que estarão sob os cuidados da DRC, nem das atividades de microinformática, que estarão na DAC. Com o novo prédio da DTI, previsto para futuro breve, esta divisão gradativamente será também responsável por prover infraestrutura para os projetos cuja gestão permanecerá no LCC. Seu nome de batismo será Divisão de Infraestrutura de Serviços e atenderá pela sigla DIS.

A área de Segurança será a que trará maiores novidades. Por suas características e pelo que tem sido estabelecido pelos atuais padrões de mercado, será a que demorará mais tempo para ser implantada como Divisão. Inicialmente, ela surgirá com pessoas indicadas pelas três áreas citadas, além da área de desenvolvimento, representada no CECOM pela DAS. Ela concentrará e construirá novas normas, voltadas a políticas e padrões de segurança, análise de riscos, tratamento de incidentes etc. Entretanto, seu nome já está definido, será a DSI – Divisão de Segurança da Informação.

Após a apresentação, as mudanças serão implantadas de forma gradativa. Serão realizadas atividades para sua formalização, serão providenciadas as realocações de pessoas nas equipes, serão recebidos novos colegas transferidos da equipe do LCC e serão definidos os novos diretores para as áreas de Infraestrutura e Segurança, já que a diretoria da DRC continuará com o analista Fernando Frota e que a diretoria da DAC continuará com o analista Antônio Eustáquio.

Na análise do diretor Carlos Alfeu os maiores desafios serão implantar novos padrões de governança em TI e suprir as carências de recursos humanos, geradas em função do crescimento das atribuições do Centro de Computação.

Ao longo das próximas semanas outras novidades ocorrerão e serão divulgadas, inclusive aqui em O Sistemático.


A apresentação de Carlos Alfeu

NOVA TURMA DO CECOM PARTICIPA DE CURSO NA PLANSIS

Dando continuidade a política de capacitação dos analistas de tecnologia da informação da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), os servidores do CECOM e do LCC estão participando de mais um treinamento oficial da IBM: IBM Lotus Domino 8.5 System Administration Bootcamp. Neste curso são apresentados os conceitos básicos e avançados necessários para a execução das tarefas de administração do serviço de correio eletrônico utilizando a versão 8.5 do Lotus Domino.

A primeira turma, de 26 a 30 de março, contou com a presença dos analistas: Emerson Henrique Kfuri Pereira e Márcio da Costa Viana, pelo CECOM e Daniel Angelo Avelino e Paulo Henrique de Araújo Abreu, pelo LCC.

Esta semana, foi a vez da segunda turma, de 09 a 13 de abril, com a participação de: Antônio Eustáquio Rodrigues, Fábio Luiz de Morais, Wallison Fabiano de Araújo, pelo CECOM, e Karina Flaviana Ribeiro, pelo LCC.

O treinamento é oferecido pela Plansis Planejamento e Sistemas Ltda., em suas instalações, na cidade de Nova Lima.


Antônio Eustáquio


Fábio Morais e Wallison Fabiano

CECOM DÁ CONTINUIDADE AO PROCESSO DE DESFAZIMENTO DE BENS

Dando continuidade ao processo de desfazimento de bens, a Comissão do CECOM realizou sua primeira reunião no dia 03 de abril, iniciando assim, os trabalhos.

Todos os rsponsáveis por locais de guarda serão contactados por um dos membros da comissão para verificar se existem nos ambientes sob a sua responsabilidade bens que poderão ser aproveitados em outros locais do CECOM, doados para outras unidades da UFMG, ou que serão objeto de doação para entidades sem fins lucrativos, conforme prevê a lei.

A próxima reunião da Comissão de Desfazimento está marcada para o dia 17 de abril, às 10h, na Sala de Reuniões do CECOM.

PUBLICADA APOSENTADORIA DE GILDETE

Foi publicada, no dia 04 de abril de 2012, a portaria no 1.738, de 02/04/2012, que aposenta o servidor Gildete de Jesus, da Divisão de Redes de Comunicação do Centro de Computação.

O Técnico em Telefonia Gildete de Jesus entrou para a UFMG em 1978, na antiga Prefeitura da Universidade, onde exerceu funções na área de serviços gerais e na área administrativa. Pouco mais de 1 ano depois, foi para o hospital das Clínicas, como instalador e reparador de aparelhos telefônicos. Após 12 anos no HC, veio para o Campus da Pampulha trabalhar na Telefonia que, na época, pertencia ao DPFO. Em 2000, o CECOM assumiu a área de Telefonia da UFMG e Gildete, junto com toda a equipe, passou a fazer parte da DRC – Divisão de Redes de Comunicação, até a sua aposentadoria.


Gildete

SAÍDA DE MENOR DA CRUZ VERMELHA

O menor do Convênio UFMG/Cruz Vermelha, Leonardo Barroso de Araújo, lotado no CECOM, completou 18 anos no dia 10/04. Como ocorre com todos, ao completar 18 anos, os menores são desligados do convênio.

Leonardo entrou para o CECOM em novembro de 2010, lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde prestou serviços como contínuo.


Leornardo Barroso

NOVO MENOR DA CRUZ VERMELHA DO CECOM

Com a saída de Leonardo Barroso de Araújo, o Convênio UFMG/Cruz Vermelha contratou, a partir do 11/04, o menor Michael Fernandes Diniz Moreira.

Michael está lotado na Divisão de Apoio Administrativo (DAA), onde está prestando serviços como contínuo.


Michael Moreira

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas a sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 31 de março/2012, foram registrados 13.349 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

Veja as imagens em alta resolução da Nasa no flickr.

– Blog do ebook homônimo, produzido colaborativa e voluntariamente por pesquisadores e profissionais da área. O ebook é gratuito e traz textos curtos que abordam temas transversais ao universo das redes de relacionamento, com o objetivo de estimular o debate e o compartilhamento de boas práticas. Saiba mais.

– Revision3 é a principal rede de televisão para a geração internet. São criados e produzidos todos os programas comunitários originais com episódicos dirigidos assistidos por uma base de fãs. Clique aqui. (Site em Inglês)

– Saiba tudo sobre o mundo dos games e as reclamações feitas por usuários dos jogos. Conteúdo incomparável, incluindo uma amostra dos jogos e comentários ao vivo de eventos de cobertura, com qualidade de cinema, vídeos, entrevistas exclusivas, guias de estratégia, programas originais e muito mais. Leia mais. Para reclamações, clique aqui.

– Estão abertas as chamadas de trabalho, com reuniões preparatórias, para mais uma etapa do Festival Latino Americano de instalação de Software Livre: o Flisol Guarulhos e Alto Tietê 2012. O evento será realizado no dia 28 de Abril de 2012, das 8 h às 17 h, no Adamastor, e será realizado por iniciativa do Movimento Software Livre e pela Prefeitura de Guarulhos, com outros apoiadores públicos e privados. Não deixe de visitar o endereço.

– SugarSync é uma ferramenta que você pode usar para, automaticamente, fazer backup e sincronizar seus arquivos entre computadores. Você pode editar um documento de trabalho no seu PC Windows, depois descobrir que o documento aparece em seu Mac em casa, usando a sincronização automática através da Internet. Se você estiver na estrada e desligar sua máquina de trabalho, você pode entrar em sua conta SugarSync, acessar os arquivos e documentos que você tenha sincronizado com sua conta e faça o download para o seu laptop. Veja.


AGÊNCIA DOS CORREIOS NA PRAÇA DE SERVIÇOS ENCERRA ATIVIDADES

A agência franqueada dos Correios na Praça de Serviços do campus Pampulha (ACF Pampulha) encerrou, no dia 22 de maço, suas atividades, por força de rescisão contratual com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

A administração central da UFMG está negociando junto à ECT a abertura de uma agência própria na Praça de Serviços.

Já os serviços administrativos – recolhimento de correspondências a serem postadas e troca de malotes – para unidades e órgãos continuarão sendo executados pelos empregados da antiga franquia.

Outras informações pelos telefones 3409.4664/4369 ou pelo e-mail corresponde@dsg.ufmg.br.
(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/023131.shtml – 22/03/2012)


FUMP ESCLARECE SOBRE FILAS NOS RESTAURANTES UNIVERSITÁRIOS

A implantação do novo sistema de acesso aos restaurantes universitários (RUs) da UFMG, nesta segunda-feira, 9, provocou filas maiores do que as habituais para entrada nos estabelecimentos. Em comunicado oficial, a Fump esclareceu que o problema ocorreu devido ao tempo natural de aprendizado dos operadores de caixa e a usuários que ainda não providenciaram a documentação exigida. A Fump prevê que em poucos dias o tempo de espera seja reduzido.
(Fonte: http://www.ufmg.br/online/arquivos/023364.shtml – 10/04/2012).



Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, no 12, de 09/04/1992, publicou notícias sobre dualização do Sistema A10, palestra da Itautec, I Encontro Unisys/Embratel, Concurso Público da UFMG, paradas do A10, entre outras. A notícia que se destacou foi:

MATRÍCULA ON-LINE

Concluindo a implantação da matrícula on-line nas unidades da UFMG, desta vez o ICEx estará realizando sua matrícula através do Sistema EGM – Ensino/Graduação/Matrícula.
Devido ao significativo número de transações operadas neste período, de 10 a 15 de abril, a matrícula terá um acompanhamento especial, tendo prioridade maior que os demais serviços processados nestas datas.
Na verdade, o que se fará é puramente uma análise do desempenho do Sistema EGM no usuário, garantindo um bom tempo de resposta no ICEx.
Esta análise e acompanhamento estará a cargo da DST, que gerenciará o A10 durante as atividades de matrícula.s. ….

 


Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: Como O Sistemático não circulou na semana passada, nesta edição são enviados os parabéns atrasados para Denise Cristina de Assis Moreira, no dia 08; Nilson José Marinho Vale, Dioberto César dos Reis e Leonardo Barroso Araújo, no dia 10; Carolina Santos Alves, no dia 11; e para os ex-ceconianos: prof. Wilson de Pádua Paula Filho e Werner Streitwieser, no dia 05; Eduardo Jaime Quirós Batres e Miriam Lúcia dos Santos Jorge, no dia 07; prof. Paulo Fernando Seixas, Benício Alves de Souza (LCC) e Nair Vieira Sales, no dia 10; Caroline Mitsuko Rocha Kinoshita, no dia 11. Os parabéns, em dia, para: Rubens Crispim da Silva, no dia 19; e para os ex-ceconianos: André de Paula Dias Couto, no dia 12; Aline Serrão de Filipo, no dia 14; e Marcelo Bassoli Campos, no dia 16.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

As fotos desta semana mostram a festinha surpresa de aniversário e despedida, preparada pela DAA, para Leonardo Barroso de Araújo, no dia 10/04/2010. As fotos são de autoria de Vicentina Maria Queiroz.



O bolo com a vela improvisada de 18 anos


A surpresa do Leo com todos cantando Parabéns prá você


Vamos apagar a vela?


Desta vez, a Márcia cortou o bolo