Sistemático: Edição 1555 – 04/10/2012


Notícias


CECOM INICIA PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO DA DAS

No início deste ano, o CECOM iniciou um processo de reestruturação de suas divisões técnicas. Em sua primeira etapa, foram realizadas mudanças que realinharam a atuação da DAC (Atendimento e Consultoria) e DRC (Redes de Comunicação) e provocaram a criação da DSI (Segurança da Informação) e DIS (Infrestrutura de Serviços). Este trabalho foi concluído em abril deste ano.

A intenção era iniciar, em seguida, trabalho semelhante na DAS (Aplicativos e Sistemas), o que não foi possível em função da greve que atravessou o ano, de maio a setembro. Agora, com a retomada das atividades normais, o processo foi reiniciado.

Esta semana, na quarta-feira, com a presença de Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, João Carlos Lages, Denise Cristina de Assis Moreira, Diogo Freitas Duarte Magalhães e Thiago Gabriel Diniz, foi realizada uma primeira reunião para alinhar objetivos e estabelecer convites para que mais pessoas da divisão se somassem ao grupo neste trabalho.

Desta forma, a equipe de trabalho está constituída por:

gerentes: Carlos Alfeu, João Carlos, Denise, Diogo e Thiago Diniz;

analistas da DAS: José Eugênio, Leandro Campos, Pedro Begalli, Rafael Rocha, Raimundo e Ronaldo.

O objetivo é que sejam realizadas até três reuniões de trabalho, comcluindo tudo em outubro.

A primeira reunião foi em 03/10 e a próxima seá em 11/10. Os participantes avaliarão os temas propostos pelo grupo durante a reunião.

ANALISTAS PARTICIPAM DE EVENTO SOBRE METODOLOGIAS ÁGEIS

Os analistas de TI Diogo Freitas Duarte Magalhães e Rafael Rocha, da Divisão de Aplicativos e Sistemas, estiveram participando, no dia 29 de setembro, do evento 2º AgileTalk, sobre metodologias ágeis, promovido pela Scrum Minas.

O evento agile talk foi realizado em sua segunda edição e durante todo o dia foram realizadas mini palestras chamadas de "talk" sobre diversos temas relacionados com práticas ágeis classificados em grandes temas (Gestão da Cultura; Análise e Empreendedorismo; Relato de Experiência) e, logo após cada talk, o microfone era liberado ao público presente para discussões sobre o tema.

O Scrum Minas é o único grupo de usuários oficial da Scrum Alliance em Minas Gerais e tem o objetivo do compartilhar teorias e práticas da comunidade ágil com ênfase no SCRUM framework.

O evento foi realizado em horário integral, de 8h às 18h, no MicroUniverso Aud. Ed. Liberdade em Belo Horizonte.


Diogo participando das apresentações


Rafael rocha

DANIEL BORGES DESPEDE-SE DO CECOM

O analista de TI Daniel Borges de Figueiredo Santos, lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, saiu do CECOM no dia 28 de setembro.

Daniel Borges veio transferido do LCC – Laboratório de Computação Científica – para o CECOM no mês de maio/2012.

Antes disso, Daniel foi estagiário do CECOM de maio de 1999 a março de 2000, lotado na DAC – Divisão de Atendimento e Consultoria. Saindo do CECOM, ele foi admitido no LCC como Analista de TI.


Daniel Borges

FUNCIONÁRIAS DO CECOM PARTICIPAM DE PALESTRA

Funcionários responsáveis pela área de Contabilidadee da UFMG estiveram hoje, dia 04/10, na parte da manhã, participando de palestra referente à verão 3.0 da Declaração Eletrônica de Serviços – DES, ministrada pela Prefeitura de Belo Horizonte.

A palestra teve lugar no Auditório da Reitoria e contou com a presença de cerca de 70 pessoas. Entre os presentes, as funcionárias da Divisão de Apoio Administrativo do CECOM, Elizeba Henrique Januário e Maíra Souza Borges.

SAÍDA DE ESTAGIÁRIOS

Os estagiários Álvaro Antônio Fonseca de Souza, Paula Letícia Miranda e Solange Teixeira de Oliveira saíram do CECOM no fonal do Mês de setembro.

Álvaro Antônio entrou para o CECOM em janeiro de 2010, lotado na DAC e, depois passou para a equipe da DRC, onde permaneceu até sua saída. Solange Teixeira entrou para o CECOM em julho de 2010, também lotada na DAC. Depois passou para a equipe da DAS, onde ficou até a saída. Já Paula Miranda entrou em abril de 2011 para a DAC, onde permaneceu atuando na Operação de Rede até o final do estágio


Paula Miranda (à esquerda), Álvaro Antônio (centro) e Solange Teixeira (à direita)

NOVO ESTAGIÁRIO DO CECOM

O CECOM está contando, desde o dia 1º de outubro, com o estagiário Diego Araújo Costa, aluno de Sistemas de Informação.

Diego Costa está lotado na DRC – Divisão de Redes de Comunicação, onde já iniciou suas atividades.



Diego Costa

   

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE SISTEMA ANTI-SPAM DE SETEMBRO/2012

Desde o mês de abril/2004, o site do CECOM passou a publicar texto explicativo e gráfico com o total de mensagens analisadas, para que possa conhecer mais claramente o volume de mensagens que chega à UFMG, como elas são classificadas e as ações tomadas. Essas informações estão disponíveis em serviços de rede.

No gráfico e nas tabelas seguintes, as mensagens são classificadas como rejeitadas ou aceitas. Se aceitas, seu conteúdo é analisado para se checar se são válidas, spam ou contêm vírus.

No mês de setembro/2012, os números totais analisados pelo sistema foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
1.634.490
390
899.270
2.534.087
19.057.910
21.591.997

As médias diárias durante o mês de setembro foram os seguintes:

Válidas
Vírus
Spam
Total aceitas
Rejeitadas
Total Geral
54.483
13
29.974
84.470
635.264
719.733


ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 30 de setembro/2012, foram registrados 13.807 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico ao lado mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.

A queda acentuada no uso do Proxy tevfe início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.



DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, envoiu as seguintes dicas:

O projeto Excelências traz informações sobre todos os parlamentares em exercício nas Casas Legislativas das esferas federal e estadual, e mais os membros das Câmaras Municipais das capitais brasileiras, num total de 2368 políticos. Os dados são extraídos de fontes públicas (as próprias Casas legislativas, o Tribunal Superior Eleitoral, tribunais estaduais e superiores, tribunais de contas e outras) e de outros projetos mantidos pela Transparência Brasil, como o financiamento eleitoral e o noticiário sobre corrupção. Saiba mais.

Conheça o Google Art. Coleções dos maiores museus do mundo. Visite.

Entenda a linguagem HTML e algumas técnicas para confecção de sites de sites. O curso apresenta os principais conceitos e métodos da linguagem HTML. Leia mais.

– O conteúdo do site http://blogdojsilva.blogspot.com.br/2012/09/introducao-informatica-curso-gratuito.html é indicado para quem deseja entender o funcionamento básico dos computadores. As aulas abordam a introdução ao hardware, arquitetura do computador e o conceito de software. Clique aqui .

– O site GSTI disponibilizou dois módulos com aulas detalhadas sobre redes de computadores. Veja como acessar o conteúdo.

– Microscópio Virtual – "A interface do microscópio virtual suporta a navegação de alta resolução, conjuntos de dados multidimensional de imagem do microscópio eletrônico de varredura (MEV) e nosso microscópio de luz (LM). O download pelo link abaixo vem com três espécimes, mas qualquer um dos exemplos em nossa página de dados pode ser baixado e visto com esta interface". Não deixe de conferir.

– Está pensando em mudar de cidade? Recebeu uma proposta de trabalho em uma cidade e não sabe o valor médio que se gasta nela? Aqui é o lugar. 15.392 pessoas de 1.671 cidades já colaboraram. Colabore você também com dados da cidade que você mora. Veja.


DESPEDIDA DA PROFESSORA ZÉLIA FALCÃO


   
 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVI, nº 28, de 01/10/1992,publicou notícias sobre Planejamento Semestral do CECOM, desligamento do COBRAs, curso de Clíper 5.01, palestra sobre Cooperator, recordes da Rede entre outras. A notícia que se destacou foi:

CURSO SOBRE QUALIDADE TOTAL

O CECOM estará participando, de 05 a 09 de outubro, do Curso de Qualidade Total para Gerentesm oferecido pela Fundação Cristiano Ottoni, da Escola de engenharia da UFMG.
Estarão participando do curso na próxima semana: Carlos Alfeu Furtado da Fonseca, Avair Eustáquio, Luiz Eugênio de Almeida Oliveira e Márcia Regina Lemos.
Na semana de 16 a 20 de novembro, estarão participando: Gilmar Lima Guimarães, Fernando Frota Machado de Morais, Maria das Graças Santa Bárbara e Gino Ottoni Duarte.

 



Eventos


   

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Thiago gabriel Dinoz e Daniel Alves de Araújo Martins, no dia 04; Jader Santos, no dia 05; Luiz Cláudio Ferreira Santos e Carolina Diniz Cunha, no dia 06; Adyr Rodrigues Nascimento, no dia 11 e Vítor Fonseca de Melo no dia 16. Os parabéns para os ex-ceconianos: Bruna Maria Souza , no dia 04; Érica Fernanda da Silva, no dia 06; Gabriel Pinheiro Dutra, no dia 08; Jorman Bernardino Soares, Bruna Adreatta Avelar e Marcelo Marcos da Silva Nery, no dia 11; Ana Paula Fonseca de Almeira, no dia 13; Mário Fernando Montenegro Campos, no dia 14; Adriana Aparecida de Melo, Geraldo Robson Mateus e Rômulo Chaves Mendes, no dia 15; Lucas Marcel Fernandes Goulart e Wsley Augusto Araújo Ribeiro, no dia 16; e Wanderson Machado Horta, no dia 18.

TORNEIO DE FUTSAL DA UFMG

A Pró-Reitoria de Recursos Humanos vai promover em outubro a Semana do Servidor da UFMG 2012, com o Torneio de Futsal dos Servidores da UFMG e a Mostra de Telentos Musicais de Servidores.

O CECOM se inscreveu no Torneio de Futsal com os seguintes altetas: Diêgo Jessé, Wallison Fabiano, Fábio Luiz, Diego Brandão, Renato Adriano, Haroldo Alves, daniel Alves, euler Xavier, Carlos Alfeu e Thiago Diniz.

Cada equipe da UFMG pode inscrever no máximo 10 (dez) atletas e no mínimo 5 (cinco) atletas. As inscrições foram prorrogadas, ficando para a próxima treça-feirta a montagem das tabelas. O local escolhido para as disputas do torneio será o CEU – Centro Esportivo Universitário da UFMG.


 

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Mais uma foto da comemoração dos aniversários dos ceconianos dos meses de abril, maio e junho, realizada no dia 11 de julho/2012, no espaço de Convivência do 8º andar. A foto é de autoria da Vicentina.


O Parabéns para você!