Sistemático: Edição 1565 – 07/03/2013


Notícias


DRC INICIA SUBSTITUIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DA INFRAESTRUTURA CENTRAL DA REDE UFMG

A DRC realizou nesta quinta-feira a migração das redes do Restaurante Setorial I e do Centro Esportivo Universitário para o roteador que atende ao ICB – Instituto de Ciências Biológicas.

Com esta migração o roteador da infraestrutura central da RedeUFMG instalado no ICB, modelo Extreme Apine 3804, que temporariamente estava atendendo a estas redes, está pronto para ser substituído por um equipamento recém-adquirido, mais moderno e potente e capaz de transferir dados a até 10 Gbps, dez vezes mais rápido que a velocidade atual, modelo Extreme Summit X-670. Esta substuição fará com que o ICB volte a exercer todas as funções definidas na concepção da topologia atual da rede, em 2004: efetuar a interligação de todos os roteadores da infraestrutura central da Rede UFMG e centralizar o tráfego interno.

Com isto, o seu par, instalado no ICEx, será liberado desta função e passará a concentrar, em situações normais, apenas o tráfego de entrada e saída da UFMG. Em caso de falha no ICEx, a comunicação interna à UFMG deverá se manter sem problemas. Em caso de falha no ICB, o roteador instalado no ICEx assumirá as tarefas de centralização do tráfego interno e externo.

CECOM PROMOVE PREGÃO ELETRÔNICO

O CECOM promoveu, no dia 27/02, pregão eletrônico para contratação de serviço telefônico local, LDN (Longa Distância Nacional), LDI (Longa Distância Internacional) e ligações para celular.

Esses serviços vão atender às Centrais Telefônicas de Belo Horizonte e Montes Claros.

Para os serviços local, LDN e LDI foi vencedora da licitação a empresa Telemar Norte Leste (Oi). Para os serviços de ligações para celular a vencedora foi a empresa Embratel.

Os contratos estão em fase de assinatura e os serviços com as novas operadoras serão habilitados em breve. Os valores para os novos serviços serão divulgados no site do CECOM.

Participaram da licitação: Renato Adriano Pires Domingos, como Pregoeiro; Márcia Regina Lemos e Fernando Frota Machado de Morais, como equipe de apoio.


Márcia Lemos e Renato Adriano


REITORIA DIVULGA CALENDÁRIO DE IMPLANTAÇÃO DO PONTO ELETRÔNICO

Em comunicado divulgado à comunidade acadêmica, a Reitoria informa que “o controle e aferição do cumprimento da jornada de trabalho dos servidores técnicos e administrativos em educação em exercício na UFMG entrarão em operação a partir do dia 8 de abril de 2013”.

Leia no endereço https://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/Comunicado_Ponto_Eletroni
co.pdf o documento completo, que explica os procedimentos e cronograma de implantação do ponto eletrônico.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/027527.shtml – 6/3/2013)

ROGÉRIO PINHEIRO AGORA ESTÁ NO CP

O Analista de Tecnologia da Informação, Rogério Soares Pinheiro, solicitou a sua remoção do CECOM, sendo lotado no Centro Pedagógico no dia 04 de fevereiro de 2013.

Rogério Pinheiro entrou para a UFMG em novembro de 1981, lotado na antiga Prefeitura da UFMG como Auxiliar Técnico de Engenharia. Em agosto de 1984 foi removido para o CECOM, como Programador. Em 1986 passou para o cargo de Analista de Sistemas. Atuou nas divisões de Sistemas, de Tecnologia e, por último, na Divisão de Aplicativos e Sistemas.


Rogério Pinheiro

   

 


Informativo



ESTATÍSTICAS DE ACESSO DO SERVIÇO PROXY HTTP

Destinado a diminuir o tráfego de navegação na RNP e acelerar o acesso de máquinas internas e sites externos, a UFMG conta com o serviço de proxy HTTP, implantado em abril/2006. Todos os meses, O Sistemático tem publicado as estatísticas de acesso a esse serviço.

Até o dia 28 de fevereiro/2013, foram registrados 14.070 usuários diferentes acessando o sistema desde a sua implantação. O gráfico abaixo mostra o total de registros mensais.

Para quem está fora da Rede UFMG (por exemplo, acessando a Internet de casa), o proxy permite o acesso a sites não públicos, como os apontados pelo Portal CAPES.

A queda acentuada no uso do Proxy teve início com a adoção do acesso direto com a autenticação via comunidade CAFe.


DICAS DE SITES INTERESSANTES

Adyrus, o caçador de sites, enviou as seguintes dicas:

– Descubra os vídeos mais vistos no YouTube.

– O Departamento de Trânsito de Minas Gerais, por meio da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor (DHCC), disponibilizou, no site do Órgão Executivo de Trânsito, links de acesso para cursos à distância de reciclagem de condutor infrator e especialização para mototaxistas e motofretistas. Saiba mais.

– Site que procura gifs animados. Visite.

– Quer baixar livros gratuitamente? Vá até o endereço.

– A Praça do Conhecimento é uma grande oportunidade de formar os cibercidadãos de hoje e amanhã, por ser uma área especial para ligar o usuário não só ao mundo da tecnologia, mas também aos seus direitos como cidadão. Leia mais.

– O PetPista é a primeira empresa 100% brasileira especializada no resgate, estreitamento e promoção da relação entre as pessoas e seus animais de estimação, nossos eternos Amigões. Não deixe de visitar o endereço.

– Khan Academy em Português. A Khan Academy é uma organização não governamental com uma missão: tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação por meio de video aulas disponíveis para todos, em qualquer lugar. Além dos vídeos listados abaixo, há vídeos originais no site principal da Khan Academy traduzidos ou legendados para o Português.  Confira.


ASSUFEMG ABRE INSCRIÇÕES PARA EXPOSITORES EM FEIRA DE ARTESANATO NO CAMPUS PAMPULHA

Entre os dias 8 e 12 de abril, a XIX Feira de Artesanato da Associação dos Servidores da UFMG (Assufemg) vai expor e vender bijuterias, calçados, bolsas, roupas, perfumes, quadros, objetos de decoração, artigos infantis e tecelagem, na Praça de Serviços do campus Pampulha da UFMG.

Artesãos associados ou não à entidade interessados em participar da mostra pela primeira vez devem entregar dois exemplares de seus trabalhos nos dias 12 e 13 de março, das 10h às 13h, na sede da Assufemg. Os produtos devem estar identificados com nome, endereço e telefone, para serem avaliados pela comissão de organização da feira. As inscrições definitivas com o pagamento serão realizadas nos dias 15 e 18 de março, para associados, e no dia 21 para não sócios, sempre a partir das 10h.

A feira integra a 28ª edição do festival Rosas de Abril, que realiza apresentações musicais, artísticas, culturais e esportivas em comemoração ao aniversário da Assufemg. Bianual, a feira terá outra edição no segundo semestre.

Durante o evento não será permitida a venda de produtos industrializados, nem de alimentos ou bebidas. Mais informações pelo telefone (31) 3439-8120.

(Fonte: https://www.ufmg.br/online/arquivos/027539.shtml – 7/3/2013)

5ª FEIRA UNIVERSITÁRIA DO LIVRO DA UFMG

DIA INTERNACIONAL DA MULHER – 8 DE MARÇO

OS PARABÉNS PARA TODAS AS MULHERES CECONIANAS PELO SEU DIA!

 

Há 20 anos…

O Sistemático Ano XVII, no 07, de 04/03/1993, publicou notícias sobre Seminário de TQC para a PRA, segurança de acesso ao sistema, compra de equipamento, reunião geral do CECOM, estatísticas do CECOM em fevereiro/93. comemoração dos aniversários do mês, entre outras. A notícia que se destacou foi:

NOVO SISTEMA FREQUÊNCIA

Está sendo desenvolvido, pela DSA, o novo Sistema de Frequência do CECOM.
Esse sistema será composto por 5 módulos, sendo:
1. Tabelas;
2. Controle de Pessoal;
3. Lançamento de Afastamento;
4. Lançamento de Ponto;
5. Contabilidade de Créditos
O módulo 1 já está pronto e o 2 está sendo terminado A implantação do sistema está prevista para abril/93.
O Sistema Frequência está sendo desenvolvido em linguagem Cobol 4.5, para rodar em rede e a ideia é que as pessoas vãso poder consultá-lo a qualquer momento.

 



Eventos


   

COMEMORAÇÃO DOS ANIVERSÁRIOS DO TRIMESTRE

A comemoração dos aniversários do primeiro trimestre do ano está marcada para o dia 21 de março, a partir das 16h, no Espaço de Convivência do 8º andar.

A responsável pelo evento, Vicentina Queiroz, já acionou os aniversariantes para confirmarem a participação na festa e contribuírem com o valor divulgado no e-mail.

A comemoração dos aniversários dos ceconianos se tornou uma festa de encontros, uma vez que alguns ex-ceconianos não deixam de comparecer e participar. É uma tradição que já vem há 20 anos!

Aguardem o dia 21 de março!

SOCIAIS

ANIVERSÁRIOS: “O Sistemático” envia os parabéns para Marcos Antônio Silvestre, no dia 09. Os parabéns para os ex-ceconianos: Sônia Nair Ferreira Guerra, no dia 08; José Efigênio de Oliveira (Alemão), no dia 11; Daniele Maria Miranda e Jane Pires Camargos Lemos, no dia 13; e Gláucia Maria Fantoni, no dia 14.

MEMÓRIA FOTOGRÁFICA DO CECOM

Durante a semana de 18 a 22 de fevereiro de 2013 foi realizado o Registro Acadêmico dos calouros da UFMG 2013 – primeira entrada, no prédio da Unidade Administrativa III, nas dependências da Copeve. Aproveitando o momento, Eugênio Pacelli Pereira de Souza, da DAC, tirou diversas fotos e repassou para O Sistemático.



Os trabalhos do Registro Ac
adêmico